Loading

Pio IX, a ICAR e o anti-semitismo

Quando João Paulo II adjudicou um milagre para o seu antecessor Pio IX julguei que era um acto gratuito de quem tem a santidade como estado civil e profissão. Não me ocorreu que o anti-semitismo que levou a Igreja católica a matar judeus ao longo da História atingisse tal esplendor com Pio IX.

Pio IX não foi apenas o escriba de pérolas que envergonham uma pessoa de bem,  v. g., a encíclica Quanta Cura e o Sillabus, o Papa que decretou a sua própria infalibilidade e que, com outro dogma, restituiu a virgindade a Maria. Este pontífice foi o pai do anti-semitismo moderno, sendo a mais retrógrada das personalidades do século XIX.

Em 1871 declarou que os Judeus, ao repudiarem o cristianismo, se haviam transformado em cães e que «temos hoje em Roma, infelizmente, demasiados desses cães. E ouvimo-los ladrar em todas as ruas, e andando por aí a incomodar as pessoas em toda a parte».

Este pontífice que perseguiu os judeus de forma tão apaixonada como os talibãs actuais, recusou-se a devolver aos pais uma criança judia raptada por um inquisidor… porque, entretanto, a tinha baptizado. A criança chamou-se Edgardo Mortara.

Como ateu não me permito chamar a Pio IX o que ele chamou aos judeus, mas entendo onde foram buscar o vocabulário os beatos que, intoxicados em hóstias, vêm aqui bolçar impropérios no Diário Ateísta, a fazer ameaças e a insultar o livre pensamento.

São dignos uns dos outros.

26 thoughts on “Pio IX, a ICAR e o anti-semitismo”
  • Cliff

    Carlos deve namorar alguma judia pra ficar defendendo tanto a judiaria

    • Anónimo

      OH CLIFF

      ISSO É COMENTÁRIO QUE SE ESCREVA?
      JÁ OUVIS-TE FALAR EM HUMANISMO, JUSTIÇA OU LIVRE PENSAMENTO?
      CONHECES POR ACASO A PERSEGUIÇÃO HISTÓRICA FEITA PELOS CRISTÃOS E CATÓLICOS AOS JUDEUS? OU SÓ CONHECES A PERSEGUIÇÃO FEITA PELOS COLONOS AOS ÍNDIOS?

      • Cliff

        oh… pobrezinhos dos judeus… são as eternas vitima$… Agora fale do papel criminoso dos judeus na URSS… muitos agentes de Stalin eram judeus… e promoveram todo tipo de terror na Ucrania e em outras partes…. Os judeus adoram falar mal de Hitler… mas evitam falar em Stalin porque é assunto comprometedor… ah… a atuação criminosa da judiaria na URSS serviu de modelo pra Israel… a unica “democracia” do O.Medio…. Ah…. Só um parvo chora pela judiaria….e pelos filmes do “holocausto”

      • Cliff

        oh… pobrezinhos dos judeus… são as eternas vitima$… Agora fale do papel criminoso dos judeus na URSS… muitos agentes de Stalin eram judeus… e promoveram todo tipo de terror na Ucrania e em outras partes…. Os judeus adoram falar mal de Hitler… mas evitam falar em Stalin porque é assunto comprometedor… ah… a atuação criminosa da judiaria na URSS serviu de modelo pra Israel… a unica “democracia” do O.Medio…. Ah…. Só um parvo chora pela judiaria….e pelos filmes do “holocausto”

        • Anónimo

          CLIFF
          O PROBLEMA É QUE NÃO FORAM FILMES…ACONTECERAM…AQUI BEM PERTO E NÃO FOI ASSIM HÁ TANTO TEMPO.
          VAI LÁ PENSAR NISTO PARA CASA…

    Pingback: Tweets that mention Pio IX, a ICAR e o anti-semitismo :: Diário Ateísta -- Topsy.com

  • JoaoC

    “Pérolas que envergonham uma pessoa de bem, v. g., a encíclica Quanta Cura e o Sillabus”

    Envergonham qualquer pessoa de bem?? Essas pérolas DIGNIFICAM o Homem, ao contrário do que querem fazer os animais ateus (e volto a lembrar, antes que me acusem de insulto, que estes último se auto-rotularam de animais recentemente, quando afirmaram não ter alma – embora não façam caso dela, têm-na – que é o que distingue principalmente um animal de uma pessoa) com as suas “teorias” e doutrinas selvagens, primárias e diabólicas.

    “o Papa que decretou a sua própria infalibilidade e que, com outro dogma, restituiu a virgindade a Maria.”

    TODOS os Papa que ocuparam a Cátedra de São Pedro são INFALÍVEL em matérias de Fé e de Moral, quando assim se define e se pronuncia “ex cathedra”. O que Pio IX fez foi confirmar e oficializar isso como verdade absoluta.

    À sempre Virgem Maria NUNCA foi restituída a virgindade porque Ela NUNCA a perdeu. Se não sabem do que falem, fiquem calados. Se sabem, permaneçam calados na mesma, porque esta é uma verdade de Fé INQUESTIONÁVEL no que respeita à Virgindade perpétua da Santíssima e Imaculada Mãe de Deus, vossa Mãe e Rainha.

    “São dignos uns dos outros.”

    Sim. basta ver quem por vós é elogiado e quem vos elogia: Os reles da sociedade, inúteis e marginais parasitas que julgam ter direito a opinião, que julgam que devem ser ouvidos e atendidos, quando na verdade merecem o maior desprezo (coisa que não vos dou, não por achar que são importantes, mas para continuar a ver até onde a vossa maldade vos leva ao ponto de se enterrarem a vocês próprios).

    Como hoje já disse: Todos sabemos que vós, ateus assumidos e outros mais perigosos que se apresentam como crentes e cristãos têm o tempo contadinho…por isso… LADREM!

    • antoniofernando

      Tu é que,a ti próprio, te defines como cão, pois usas para os outros, a forma verbal que constantemente te anima as beiças: ladrar…

      Não tens vergonha de te comparar aos cães ? Não é por causa de ti, mas pelos cães. Acho que estes não merecem que te iguales a eles. Os cães têm uma nobreza de atitudes que tu não tens.Vamos ser justos: compara-te a ti próprio que assim já consegues ver o triste papel quando te miras ao espelho. Tomaras tu teres o nível dos cães…

      • JoaoC

        Auuuu…. Tão básico e previsível 🙂 Serviu o barretinho foi? 😉

        • antoniofernando

          5 secos ainda te devem estar a fazer mossa nas beicinhas. Básico e previsível ? Sim. Tu não consegues arrancar dos teus au-aus palavrosos, como é que eu iria achar que não eras previsível ? Embora aquela tua posição contra o arcebispo austríaco a arengar no sentido de que a sida era castigo divino, surpreendeu-me. Ainda te recordas dos nomes feios que lhe chamaste,ó troglodita ? Já não me lembro se também lhe chamaste cão, mas andou lá perto.Tu és assaz previsível. Só sabes ladrar… 🙂

    • xpto

      Não tenho por hábito comentar em blogs, ou na Internet em geral, mas vou abrir uma excepção.
      Os ateus e os crentes são exactamente iguais, excepto num ponto: os primeiros não acreditam no sobrenatural e os últimos sim.
      Como seres humanos partilhamos das mesmas aspirações: ser feliz, ter saúde e quem sabe encontrar um significado para a nossa vida, ou por outras palavras, sentir que a mesma vale a pena.
      Insultos de qualquer um dos lados mostra apenas uma coisa: que a pessoa que insulta se sente superior às outras que são o alvo dos seus insultos. E não são. Somos todos farinha do mesmo saco, com qualidades que nos dignificam e defeitos que nos denigrem.
      Ateus e crentes são amostras de um grupo maior a que ambos pertencem: a Humanidade. E, condenados pelas estatísticas, estão as duas facções sujeitas a ter umas quantas maçãs podres. Mas a maioria (e é uma maioria, senão a sociedade já teria descambado há muito) são pessoas boas.
      Não desçam o nível no debate livre de ideias.
      Obrigado.

      • Molochbaal

        “Ateus e crentes são amostras de um grupo maior a que ambos pertencem: a Humanidade. E, condenados pelas estatísticas, estão as duas facções sujeitas a ter umas quantas maçãs podres. Mas a maioria (e é uma maioria, senão a sociedade já teria descambado há muito) são pessoas boas.”

        Em que planeta é que vives ?

        No meu planeta a maior parte das pessoas, crentes ou ateus, não pensa noutra coisa senão em lixar a vida ao próximo.

        Não acordes não.

    • Charles

      Sou ateu e também não vi nada de tão indignante na Quanta Cura. Que será que tá pegando ? É por não dizer que comunistas e socialistas são bonzinhos e fofos ?

    • Molochbaal

      “Sim. basta ver quem por vós é elogiado e quem vos elogia: Os reles da sociedade, inúteis e marginais parasitas que julgam ter direito a opinião, que julgam que devem ser ouvidos e atendidos, quando na verdade merecem o maior desprezo (coisa que não vos dou, não por achar que são importantes, mas para continuar a ver até onde a vossa maldade vos leva ao ponto de se enterrarem a vocês próprios).”

      Ó palhaço de merda, a tua opinião vale tanto como a de qualquer outro, não és especial nem parido por nenhuma virgem. Se falas com deus ou deuses, ou com o pai natal, o problema é teu, mas não és mais do que ninguém aqui.

      E desde quando alguém é inutil ou parasita só por não ter a tua opinião meu grande monte de merda ? É essa a educação que vos dão nas paróquias ? Então não é preciso o estado financiá-las, em qualquer bairro de barracas se pode ter uma educação melhor.

    • Sergio 1410

      Nunca vi tanta besteira junta. Esse é o tipo do mala que vive rezando dentro das igrejas e sempre que pode sacaneia o próximo. Ô mala, fique sabendo que o ser humano é o único animal (animal SIM) que cria e sempre criou deuses do nada, da própria cabeça e depois se borra de medo do que ele mesmo criou. Em todo o caso aconselho-o a seguir sua crença e rezar (ou orar) muito pois com esse ódio todo no coração certamente “ESTÁS EM PECADO”.

    • Nuno Leal

      Será que este também se espuma pela bocarra quando ladra?

    • Pai natal

      Animais somos todos…
      uns racionais outros irracionais…
      perante o seu comentário apenas tenho para lhe responder que o escreveu apenas demonstra que existem animais, com alma na sua opinião, que têm muito pouco de racionais…
      se tiver que escolher entre me relacionar com um cão ou com alguém que escreve tais disparates, não tenho dúvidas em optar, sempre, pela canídeo…

  • antoniofernando

    Pio IX assumiu uma posição claramente contrária à liberdade religiosa e era apologista da doutrina de Tomás de Aquino, o que, por si só, basta para o definir como nada motivado para as exigências da fraternidade cristã. E,em 1858, num caso altamente divulgado na época, um rapaz judeu de seis anos, Edgardo Mortara, fora levado de sua casa pela polícia para os Estados Papais. Foi referido que havia sido baptizado por uma empregada cristã da família quando estava doente, por temer que não fosse para o Céu. Naquele tempo os cristãos não podiam ser criados por judeus, mesmo se fossem seus pais. Pio recusou os apelos de numerosos chefes de estado, incluindo o Imperador Francisco José I da Áustria e o Imperador Napoleão III de França para o retorno da criança a seus pais.Que carácter também tão mesquinho…

    Curiosamente, na Agência Ecclesia fui encontrar um texto sobre o qual, penso, valerá a pena reflectir:

    http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=34082

  • antoniofernando

    Citação Do Dia:

    ““(…) Se se deseja emitir um diagnóstico global sobre esse texto [da Gaudium et Spes], poderia dizer-se que significa (junto com os textos sobre a liberdade religiosa e sobre as religiões mundiais) uma REVISÃO do Syllabus de Pio IX, uma espécie de ANTISYLLABUS

    “(…) Contentemo-nos aqui com a COMPROVAÇÃO de que o documento DESEMPENHA O PAPEL DE UM ANTISYLLABUS, e, em conseqüência, EXPRESSA A INTENÇÃO de uma reconciliação oficial da Igreja coma nova época estabelecida a partir do ano de 1789″

    (Cardeal Joseph Ratzinger, Teoria de los Princípios Teológicos, Herder, Barcelona, 1985, p. 454 458)

    As voltas que a vida dá… 🙂

  • Cliff

    Talibans antisemitas??? Essa foi patetica!!

  • Rebeca Chuffi

    Olá. Adorei a forma como se expressa. Ideias fora do comum agora mas porque podem não fazer sentido em outro contexto? Se puder, veja o meu blog. mechamedeateu,blogspot.com obg

  • Anónimo

    BOA.
    MAIS UM ARTIGO BEM ESCRITO. PARA ALÉM DAS REFERÊNCIAS HISTÓRICAS, GOSTEI DAS CONCLUSÕES.

  • Athan3

    É notório que judeus são um povo tão ou mais desgraçados que outros pelo requinte de perfídia dos seus mandantes-de-crenças. Quando perguntei a um estufado ‘representante de deus’ (que havia sido recebido na Casa Branca por Bill Clinton), e que foi pêgo roubando gravatas aqui no Brasil (coitado tão pobrezinho), qdo perguntei o por quê de as mulheres judias procriarem judeus e homens judeus não fazerem descendentes judeus (o que a princípio leva rápido a imaginar-mos algo como podem comer nossas mulheres, mas não nós a deles), o cara se fez de desentendido e surdo; pois de fato o que rápido imaginamos é o que ele e sua laia ‘passam’ para engambelar os judeus fiéis-sem-caráter. Mas a raiz ancestral do conceito ele e nem outros sabem ou sabiam. Então publiquei na Internet o texto: A Importância da Femina (A Transmissão do Porte Psíquico da Mentalidade Humana), que é um tributo à diginidade de nossas partners. Enfim, essa praga-parasita-mandante-de-crenças destrói os conceitos conseguidos pelas civilizações e nos ofertam a usurpação em forma de invencionices, de ‘santos’, e ritos nocivos ao bem-estar civil.

  • Zeca-portuga

    Eu também acho que aqui se ladra em demasia.

    Desde logo porque não compete a quem renega as religiões (ou nega a sua validade) meter-se nos assuntos internos da Igreja ou de outras religiões.
    Essa é uma atitude de animais. Tomá-los por cães será uma manifestação de bondade cristã para com eles – que deveriam agradecer.

    As religiões “disputam” entre si o largamento do espaço de reconhecimento e número de crentes. È perfeitamente legitimo.
    As declarações ou posições doutrinais de líderes religiosos são perfeitamente legítimas, no universo dos crentes.

    Em termos de perseguições, a Igreja Católica já foi vítima e verdugo. Mas, no computo geral, foi mais vítima do que atormentador. E, infelizmente, ainda existe uma “tortolheira” de rançosos ateístas. Pena que as religiões não tenham limpado tal lixo.

    Os judeus, pese embora a vitimização de que se têm servido, manifestam perfeitamente, ainda hoje, o seu instinto sanguinário na relação com os povos seus vizinhos.

    Pode um palerma qualquer, analfabeto no assunto e fundamentalista do ateísmo, defender os coitados judeus. Acontece que a vindicta dos judeus aos cristãos começou logo no início do cristianismo e se manteve até hoje, o mesmo se passa em relação às restantes religiões.

    O Vaticano é o estado da Igreja católica; Israel é o estado do Judaísmo.
    Coloque-se hoje, na conjuntura que temos, um em cada prato da balança e vejam-se as diferenças.
    Sobre o assunto, o meu contributo começa aqui: http://circoluso.blogspot.com/2009/02/zelotas-do-ateismo-e-fariseus-semitas.html

    Diz o caríssimo João C., e muito bem, que os ateístas “se fartam de ladrar”.
    Na língua portuguesa usamos o termo “canzoada”, precisamente para este caso.
    Canzoada é um substantivo que, segundo o meu dicionário, significa “aglomeração de cães” e, figuradamente, “gente vil”.

    È precisamente isso que aqui se passa – gente vil a ladrar.

    Um comentador da bancada facciosa dos ateuólcios residentes, chega a vomitar este disparate:

    “Já ouviste falar em humanismo, justiça e livre pensamento?”

    Certamente o amigo João C. já ouviu falar e praticar tudo isto, mas não pelos ateístas e muito menos aqui.

    Aqui, humanismo é selvajaria; justiça é combater as religiões com aldrabices, ignorância e imbecilidade; livre pensamento é fundamentalismo.

    E, nem sabe, o dito prosador, que uma boa parte da colonização já tinha bárbaros ateístas – v.g. nos USA.

    A difrença entre os talibãs e os ateístas está, fundamentalmente, no facto de a cobradia dos segundo os manter contidos – por enquanto!!!!!

    Por exemplo, aqui na vizinha Espanha, já são bem visiveis as manifetações de ateismo talibã: profanação de cemitérios com destruição de simbolos religosos; destruição de “alminhas”, vandalização de Igrejas e cruzeiros situados no espaço público… etc.

  • Renatomm

    A ICAR e o seu rastro de sangue, que escorrem pelas paredes do Vaticano, sempre dando desculpas, quanto a inquisição que foi uma grande equícovo porque eles confundiram as pessoas com lenha e quem não confunde, e quando aos jesuítas que vieram as américas com a missão de levar a palavra divina aos corações dos índios, é uma pena que a palavra penetrou tão fundo que matou todos eles, mas o que é isso a ICAR é anti-semita, ela é anti-liberdade, anti-aborto, anti-pensamento, moralista acima de tudo e todos, acuse-a de imoral pra ver.

  • Renatomm

    A ICAR e o seu rastro de sangue, que escorrem pelas paredes do Vaticano, sempre dando desculpas, quanto a inquisição que foi uma grande equícovo porque eles confundiram as pessoas com lenha e quem não confunde, e quando aos jesuítas que vieram as américas com a missão de levar a palavra divina aos corações dos índios, é uma pena que a palavra penetrou tão fundo que matou todos eles, mas o que é isso a ICAR é anti-semita, ela é anti-liberdade, anti-aborto, anti-pensamento, moralista acima de tudo e todos, acuse-a de imoral pra ver.

You must be logged in to post a comment.