Loading

De igreja a supermercado

muitos usos para um edifício. E os supermercados sempre têm mais clientes, hoje em dia.

23 thoughts on “De igreja a supermercado”
  • Anónimo

    NÃO É A PRIMEIRA IGREJA, NEM SERÁ A ÚLTIMA…
    POR OUTRO LADO, SEMPRE PODE SER USADO POR CRENTES E NÃO CRENTES EM IGUALDADE DE CIRCUNSTÂNCIAS…
    PARA ALÉM DE QUE O DINHEIRO GASTO NO SEU INTERIOR SEMPRE TEM MELHOR RETORNO SE FOR USADO PARA PROVEITO DOS COMPRADORES DO QUE SE FOR PARA OS BOLSOS DE VENDEDORES DA BANHA DA COBRA.

    …E PORQUE RAZÃO OS CRENTES NÃO APROVEITAM PARA REZAR EM CASA, QUE É O SÍTIO IDEAL PARA RECEBER AS PESSOAS? NESTE CASO, O TAL DE DEUS.
    A NÃO SER QUE TENHAM RECEIO QUE ELE NÃO APAREÇA…

  • antoniofernando

    ” E PORQUE RAZÃO OS CRENTES NÃO APROVEITAM PARA REZAR EM CASA, QUE É O SÍTIO IDEAL PARA RECEBER AS PESSOAS ? NESTE CASO, O TAL DE DEUS. A NÃO SER QUE TENHAM RECEIO QUE ELE NÃO APAREÇA”

    Este apjb consegue ser o pior que anda por aqui. De nível sempre tão rasteiro e primário. Incapaz de elaborar qualquer outra frase que não seja grosseria e ódio.Mesquinho,miudinho, um infeliz. Deve ter sido um daqueles que andou a rastejar em Fátima, na expectativa de que a menina da Cova da Iria lhe fizesse as vontades. E, como não recebeu nada da miragem, depois passa a vida a mostrar o pobre miserável que é…

    • antoniofernando

      Aliás, este mesquinho do apjb tanto diz que as pessoas devem ficar a rezar em casa como foi o mesmo tipo que já aqui disse que as igrejas deviam ser transformadas para servir de locais de agências bancárias. A mim palpita-me que deve ser um agenciador do Cristiano Ronaldo para mais publicidades filantrópicas do BES. Claro que, com apjb s a multiplicarem-se como os cogumelos, este país anda sempre na cauda da Europa. A estupidez acidulada dos deprimidos como ele é que mete Sócrates e quejandos no poder. Lá fora, nos países mais civilizados, devem rir- se às gargalhadas da menoridade intelectual dos ajpbs. Claro que, como já sei do que a casa gasta, os meus companheiros de debate ateus ficam todos muito caladinhos com as constantes grosserias do dito cujo apjb. Nada como colocar a ” isenção” e a ” objectividade analítica” acima de qualquer tipo de confraria ateísta, não é caros companheiros de debate ateus ?…

      • Anónimo

        CARO ANTÓNIO FERNANDO

        TEMPOS HOUVE, EM QUE TROCAVAMOS PIROPOS…
        ATÉ AO DIA EM QUE UM REPARO MEU MAIS CONTUNDENTE E FUNDO ( E EU LEMBRO-ME QUAL FOI), O LEVOU A NÃO MAIS ME RESPONDER.
        FICOU CHATEADO, O QUE FOI ÓPTIMO…
        ADMIRADO FIQUEI QUANDO HÁ POUCOS DIAS ATRÁS SE REFERIU A UM COMENTÁRIO MEU NA TERCEIRA PESSOA SEM ME CITAR DIRECTAMENTE, TAL COMO HOJE…SÓ QUE DESTA VEZ CHAMOU-ME PELO NOME.
        NÃO TENHA RECEIOS… E RESPONDA-ME DIRECTAMENTE EM VEZ DE ANDAR AÍ A FAZER COMENTÁRIOS PARA O AR COMO SE NUM PÚLPITO SE ENCONTRASSE…
        EU NEM QUERO ACREDITAR QUE SEJA ALGUM ANTIGO HÁBITO RECALCADO…

        POR OUTRO LADO…
        QUANDO, DE CADA VEZ QUE ALGUÉM LHE DIZ ALGUMAS VERDADES COM MAIS CONTUNDÊNCIA, VOCÊ EM VEZ DE FAZER UM COMENTÁRIO SÉRIO SOBRE O ASSUNTO, DECIDE… APELIDAR OS OUTROS DE RESSABIADOS, FAZ GENERALIZAÇÕES QUE TANTO GOSTA DE CRITICAR, FALA SOBRE COISAS EXCEPTO SOBRE O TEMA EM CAUSA…OU SÓ SABE DIZER…OLHE QUE NÃO, OLHE QUE NÃO…

        TENHA PACIÊNCIA… MAS LEVA-ME A CONCLUIR QUE QUEM TEM UM PROBLEMA DE RESSABIAMENTO É VªEXª E ACHA QUE TODOS DEVERÃO TER PASSADO PELO MESMO…
        RESSABIAMENTO PARA COM A IGREJA CATÓLICA E O CATOLICISMO ( COM O QUAL TANTA VEZ TERÁ CONCORDADO).

        SENÃO VEJAMOS…
        SEGUNDO PALAVRAS SUAS… TORNOU-SE VERDADEIRAMENTE CRENTE AOS CINCO ANOS DE IDADE, APÓS UM BELO DIA OLHAR PARA O CÉU E FEZ UM CORTE COM A RELIGIÃO CATÓLICA JÁ EM ADULTO, APÓS UMA SACANICE QUE LHE TERÃO FEITO…FICANDO-SE POR UM CRISTIANISMO SÓ SEU.

        CARO FERNANDO

        COM CINCO ANOS… JÁ VOCÊ ERA CATÓLICO POR INFLUÊNCIA DOS SEUS PAIS…E O CÉU QUE VOCÊ VIU NAQUELE DIA E QUE TANTO O ABALOU, SÓ PODE TER SIDO MAIS UMA TENTATIVA GORADA DE MAIS UM APARECIMENTO DA SENHORA DA COVA DA IRIA OU OUTRA, MAS CUJA LUZ SE EXTINGUIU ANTES DO PREVISTO MILAGRE. FOI AZAR.
        FOI AZAR… PORQUE COM UM PEQUENO MILAGREZITO QUE FOSSE, PODIA A ESTA HORA JÁ ESTAR BEATIFICADO…
        VEM DEPOIS… A FASE DO RESSABIAMENTO PELA SACANICE QUE LHE TERÃO FEITO E DAÍ A SUA ZANGA COM A IGREJA E O CATOLICISMO, APELIDANDO-SE APENAS DE CRISTÃO E SEGUIDOR DAS IDEIAS DE CRISTO E DO NOVO TESTAMENTO. (COM ATITUDES DESTAS , NASCEU EM BERÇO DE OURO DE CERTEZA)
        FÁCIL. DEITOU FORA AQUILO DE QUE NÃO GOSTOU E BRANQUEIA AS SUAS MOTIVAÇÕES RELIGIOSAS COM O CHAPÉU DO CRISTIANISMO, ONDE TUDO CABE…
        ENGANA-SE A SI PRÓPRIO… PERMITINDO-SE SALVAR A ALMA, MAS MANTENDO-SE DOGMATICAMENTE PRESO AO MESMO DEUS QUE O LEVA A COMBATER COM UNHAS E DENTES OS COMENTÁRIOS QUE IRONICAMENTE OU NÃO, SÃO REFERIDOS PELOS ATEUS DESTE BLOGUE.
        EM CONTRA PARTIDA, REPARE-SE NA DEFESA ACÉRRIMA QUE SE DISPOS A TRAVAR SÓ PORQUE AS IGREJAS ESTÃO A VIRAR PARDIEIROS MULTIFACETADOS DE TUDO QUANTO POSSA FAZER DINHEIRO…

        SE É ISSO QUE O CHATEIA…NÃO TENHO QUE LHE FAZER…CARO ANTÓNIO FERNANDO.

  • antoniofernando

    Também é natural que o Ricardo Alves acorde todo contente por inserir uma notícia como esta. Não que a notícia não o seja, que é. Mas o estilo cínico do comentário do Ricardo Alves está ao nível daquilo que ele só é capaz de produzir neste blogue. Jovem 1983,Ludwig Krippahl e Rui Cascão são de outro planeta intelectual. Ricardo Alves compraz – se a jogar na divisão menor do “D.A.” e o pior que ele sabe produzir são tiradas como esta: ” os supermercados têm mais clientes, hoje em dia”. É possível. Há aqueles que não apreciam qualquer tipo de pão espiritual. Desde que estejam de barriguinha cheia, que se lixem os problemas do mundo…

  • RedBloc

    Estou contigo apjb!

    Explique-me, Antóniofernando,onde viu,leu, sentiu ou sequer anteviu mesquinhez, ódio ou expressões rasteiras e primárias.
    Haja pachorra para os seus insultos.
    Santa intolerância.
    Estamos a entrar no inverno, que tal brincar com a lenha e os fosforos na lareira de sua casa. E no conforto do seu lar,a olhar a fogueira com a alma reconfortado, imaginar-nos a todos a…
    Mas em silêncio, sem vir para cá chatear-nos a moleirinha, so porque achamos que já existem igrejas a mais e que melhor fariam os crentes se aproveitassem as novas tecnologias para se afagarem uns aos outros, em vez de chatearem quem não está nem aí.

    • antoniofernando

      “Mas em silêncio, sem vir para cá chatear-nos a moleirinha, so porque achamos que já existem igrejas a mais e que melhor fariam os crentes se aproveitassem as novas tecnologias para se afagarem uns aos outros, em vez de chatearem quem não está nem aí”

      Red Bloc

      Pois é. Se Portugal seguisse o exemplo da ” laicidade” integral de Enver Hoxa você e outros que tais já ficariam satisfeitos. Mas vão ter que suar muito as estopinhas. Afagarem-se uns aos outros é mais do estilo deplorável de tipos como você que não são capazes de tecer uma única linha de crítica aos vossos confrades ideológicos. Falam muito de ” rigor “, ” objectividade”, ” racionalidade” mas é tudo balelas. Na verdade, comportam-se de forma farisaica e parcial. Se algo mais contundente vem de crentes, ficam logo empertigados. Se a mesma contundência vem de ateus ficam logo calados, subservientes e cúmplices. Quer melhor espectáculo do que este, do “D.A.” ? Nem que me oferecessem mil lareiras eu ficaria em casa a contemplar as chamas crepitantes. Então não é de fogo de artifício que este “D.A.” constantemente regorgita com tiradas à Ricardo Alves e ajpb ? Quer melhor ? E depois o maior espectáculo é quando os ” meninos” ficam todos muito sentidos, porque são umas peninhas de abanar, que não se têm nas canetas mal se lhes responde à letra ? Óh tadinhos, tão puros e inocentes…

      • RedBloc

        O extraordinário é que a sua falta de vergonha lhe permite continuar sem responder à pergunta que lhe fiz, continuando a desfiar insultos.
        Esta-se bem. Preocupar-me-ia se os insultos tivessem outra origem. Confesso que vindos de si, até me dão algum prazer.
        E ficar-me-ia por aqui, não fosse a minha mórbida curiosidade.
        Mas que raio tem o albanês a ver comigo?
        Quer falar de política comigo. Não sei se lhe reconheço estofo moral para tal.
        Mas o que me surpreende é a lembrança do albanês.
        E porque não o Walt Disney ou até o Bugs Bunny.
        E lá estarei eu, pela enésima vez, a aturar alucinados, mas que é que hei-de fazer, deverá ser pelo remissão dos meus pecados.

        PS. Não entenda alucinado como insulto, mas antes como conselho.
        É que essa do albanês, convenhamos que tem que se lhe diga…

    • Anónimo

      OBRIGADO RedBloc

      ESTES RELIGIOSOS SÃO MUITO SENSÍVEIS…PARA A ASNEIRA.
      BASTA FALAREM-LHES EM RELIGIÃO E LOGO FICAM COM O PELO ERIÇADO.
      ABRAÇOS.

  • Anónimo

    Holanda transforma igrejas em cafés e livrarias.
    http://www.umavisaodomundo.com/2010/10/holanda-transforma-igrejas-cafes.html

  • antoniofernando

    Claro que eu imagino que você esteja com ajpb. O nacional – porreirismo militante foi engrossando a olhos vistos em Portugal e você,pela amostra da sua solidariedade, também faz parte dessa menor confraria. Não me estou a referir a ateus com a grandeza de Carl Sagan ou de Bertrand Russel, mas a tipos menores como o dito cujo. E você é tão sensível, tão vidrinho de cheiro. Então já não se pode responder à letra, que o ” menino” sai logo à estaca ? Ó que peninha da sua ” moleirinha”, tão delico- doce, tão frágil… 🙂

    • RedBloc

      E continuam os insultos e provocações!!!
      Viva o cristianismo à super-dragão!
      Chame-me antes peidinho engarrafado. Gosto mais, é mafarrivamente mais sulfuroso.

      • RedBloc

        E continuam os insultos e provocações!!!
        Viva o cristianismo à super-dragão!
        Chame-me antes peidinho engarrafado. Gosto mais, é mafarricamente mais sulfuroso.

  • Antonioporto

    Olhe o lado bom , dá para fazer as comprar e agradecer a deus.

  • Molochbaal

    Não sou crente, mas confesso que fico chocado com estas situações. Uma igreja foi um centro de espiritualidade e deve ser respeitada como tal. Cá também temos um exemplo de uma igreja-agora-garagem na praça do município em Lisboa. Não me é muito agradável assistir a espectáculos destes. Para além disso são edifícíos com valor artístico pelo que estas utilizações são verdadeiros crimes contra a estética, para além de serem contra a ética. Claro que não foi propositado, mas podia-se dar um destino mais digno aos templos que deixam de ter fièis. Museus, centros de actividades culturais, por exemplo. Garagens e supermercados parece-me uma tristeza.

    • RedBloc

      Tenhamos fé.
      Em período de crise, poder-se-ão dar milagres da multiplicação.
      Mais a sério.
      Entendo o ponto de vista e num certo sentido seria mais digno.
      Pergunto-me no entanto se tal nos sensibilizaria se se tratasse de uma daquelas religiões menores, cujo edifício não apresentasse qualquer valor arquitectónico?
      Parece-me claramente insuficiente, se a questão se reportar apenas ao facto de o local ter sido anteriormente, um lugar de fé, culto ou meditação religiosa.

  • Anónimo

    ao pé de minha casa, um excelente cinema virou igreja universal…
    heis que o oposto aconteceu!…
    mas o cinema era mesmo

    mais interessante!

  • anonimo

    São essencialmente igrejas de não católicas, sobretudo protestantes.

    A Igreja Metodista tem perdido muitos locais de culto. Mas o património tem ficado mais pobre.

    • Anónimo

      São essencialmente igrejas de não católicas, sobretudo protestantes

      NA COMPORTA, A IGREJA LOCAL (CATÓLICA) VIROU AGÊNCIA BANCÁRIA…

You must be logged in to post a comment.