Loading
  • 6 de Novembro, 2010
  • Por Carlos Esperança
  • Vaticano

Espanha – Viagem de negócios de B16

Bento XVI. Vaticano desmente agenda política oculta na visita a Espanha

Roma não esconde preocupação com a laicização do país, mas espera visita de “amizade e festa”

3 thoughts on “Espanha – Viagem de negócios de B16”
  • Antonioporto

    O vaticano mente com a mesma facilidade que desmente.
    Concordo com eles, a agenda política não é oculta,
    é escancarada, como em todas as viagens do papa.

  • antoniofernando

    ” Viagem de negócios” de Bento XVI e ” agenda política oculta” são duas frases que impressionam. Mas, quando se desenvolve uma linha de argumentação acusatória como esta, importaria desenvolver as premissas do postulado de forma intelectualmente organizada. De outra forma, também pode ser interpretada como mero panfletarismo ateísta proselitista.Não vi na notícia referida nenhuma ” preocupação com a laicização do país”. E que vem, afinal, a ser isso de “laicização do país” ? Laicidade estatal não é sinónimo de laicização das sociedades. No mundo, preponderam sociedades maioritariamente não laicas, se aferirmos essa não laicidade pelas convicções ideológicas da grande maioria dos países, exceptuando eventualmente o caso da Albânia, onde 65% dos albaneses serão ateus ou agnósticos. Mas repare-se que até, na República Socialista do Vietname, os crentes são a grande maioria,onde os ateus rondarão apenas 7%, numa população preponderantemente budista.Também em Cuba, a população é maioritariamente crente, com preponderância pelos católicos,38,8%, segundo o último census,17% da religião santeria,, 6,6% de protestantes e 35,4% de ateus.
    Se Bento XVI foi a Espanha como peregrino, nada a objectar. Se falou sobre a específica mundividência,só a ela adere quem nela se reconhecer.Criticável já será se o Estado Espanhol custeou as despesas com a realização de eventos associados à visita de Bento XVI. Aí, sim, reconheço total razão aos contestatários…

    • hh

      Mas o estado custeia todas as visitas de Chefes de Estado: Kadafhi, Chavez, Hu Jintao, Obama… até Fidel e outras bestas.

      Ora, um Hu Jintao não é um personagem digna de entrar em casa de pessoas sérias, quero dizer num pais democrático e civilizado. A grande maioria dos Portugueses, dizendo-lhes quem é o bicho, reprovaria o pagamento de tal estadia milionária.

      Da mesma forma que o estado paga a estadia do Papa (e não paga tudo), pagou a estadia de Dalai Lama.

      Dalai Lama é apenas lider religioso.

      Porém, concordo. O estado laico, para cumprir o seu estatuto de laico tem apenas que ser equitativo.
      Como disse um comentador,e muito bem, o estado laico é, por principio, anti-ateu.

You must be logged in to post a comment.