Loading
  • 5 de Novembro, 2010
  • Por Carlos Esperança
  • Religiões

A alma, essa desconhecida_1

A alma é um furúnculo etéreo que afecta o corpo dos crentes. É um vírus que resiste à morte e tem direito a transporte gratuito para o domicílio que os padres lhe destinam.

A alma é um bem mobiliário que paga imposto canónico e, à semelhança das acções de empresas, hoje igualmente desmaterializadas, paga avença pela «guarda de títulos».

No mercado mobiliário as acções são transmissíveis e negociáveis. Apesar das fraudes sabe-se que correspondem a avos do capital social de uma empresa. A sua duplicação é burla e conduz à cadeia, salvo quando o Vaticano está implicado e impede a extradição do criminoso, como sucedeu com o arcebispo Marcinkus que JP2 protegeu, após a falência fraudulenta do Banco Ambrosiano.

Quanto à alma, há suspeitas de haver um número ilimitado em armazém, o que exaspera os clérigos, encarregados do negócio, com o planeamento familiar. Não se sabe bem se a alma vai no sémen, se está no óvulo ou se surge através da cópula, um método pouco digno para tão precioso e imaculado bem.

Os almófilos andam de joelhos e põem-se de rastos sem saber se a alma se esconde nas mitocôndrias, nas membranas celulares, no retículo endoplasmático ou no núcleo e nos cromossomas, sem nunca aceitarem que seja o produto de reacções enzimáticas.

Não sabem se é alguma coisa de jeito no ovo, no embrião em fase de mórula ou no blastocito. Juram que aparece no princípio, sem saberem bem quando e onde está o alfa, ou quando aparece Deus a espreitar pelo buraco da fechadura e a arremessar aos fluidos a alma que escusa o entusiasmo de quem ama.

Após o aparecimento dos rudimentos da crista neural, só às 12 semanas o processo de gestação dá origem ao feto e falta provar que a alma, embora de qualidade sofrível, se encontra num anencéfalo ou que é de boa qualidade a que Deus distribui ao fruto de uma violação ou do incesto.

27 thoughts on “A alma, essa desconhecida_1”
  • antoniofernando

    Eis como ,por forma tão eloquente,o Carlos Esperança se conseguiu auto – convencer que não tem alma…

    • antoniofernando

      ” Temos o poder de desafiar os genes egoístas que herdámos e, se necessário, os memes egoístas que nos foram transmitidos. Somos construídos como máquinas de genes e educados como máquinas de memes, mas temos o poder de nos virarmos contra os nossos criadores. Só nós, em toda a terra, temos a capacidade de nos rebelarmos contra a tirania dos replicadores egoístas” (Richard Dawkins, ” O Gene Egoísta”)

      Mas, afinal, quem é esse ” nós”? Ou melhor indagando, esse ” eu” singular, de que ” nós” somos todos “eu” plurais?

      Dawkins não responde. Não diz se somos robots. Mas claramente diz que não somos autómatos.

      Seremos umas ” coisas”, umas ” máquinas” geradas por uma multidão de genes e memes?

      Então porque Dawkins se afadiga tanto em enfatizar a natureza individual e autónoma do ” produto” da maquinaria genética, a que ele chama “ nós”?

      Porque não dizer simplesmente: ” somos apenas um conjunto organizado de genes e memes “?

      Sim, porque insiste ele obsessivamente na individualidade do eu e no poder de esse eu se rebelar contra os nossos supostos ” criadores”?

      No seu messiânico fervor ateísta, Richard Dawkins envereda pelo mesmo caminho sem retorno do que aqueles que tentam conciliar Deus e o Diabo: também ele tenta ilogicamente conciliar o inconciliável.

      Contudo, o melhor que ele consegue retirar do fundo da sua intelectualidade preconceituosa, ao assumir timidamente que existe um eu individual, que pode assumir a condução dos seus destinos, é, afinal, a extracção implícita daquilo que Dawkins sempre quis negar:

      A indelével, singular e etérea existência da alma humana.

      A vida tem destas enormes ironias:

      Quanto mais se nega Deus e a alma, mais Deus e a alma subtilmente se revelam…

  • Andreia_i_s

    belo texto Sr. Carlos Esperança :), parabéns.

  • Jairo Entrecosto

    “só às 12 semanas o processo de gestação dá origem ao feto e falta provar que a alma, embora de qualidade sofrível, se encontra num anencéfalo ou que é de boa qualidade a que Deus distribui ao fruto de uma violação ou do incesto.”

    A lógica de um abortista é a mesma de um nazi. Acha que o mais forte tem o direito de destruir o mais fraco, apenas porque o mais fraco foi fruto de uma violação,incesto, está numa fase de desenvolvimento ou tem alguma deficiência.

    Isto, ao mesmo tempo que proclama a mentira mais descarada, e que paradoxalmente mais pessoas convence: como ninguém sabe quando é que o embrião/feto se torna um ser humano, pode-se matá-la antes de um prazo qualquer que se determinar, no qual também não saberemos que estamos ou não a matar um ser humano.

    A questão aqui nem é a mentira de que não se sabe quando a nova vida passa a ser humano (assim que é um ser, gerado por dois humanos, como é óbvio, na concepção estamos perante um novo ser humano). O que arrepia mesmo é pessoas acreditarem que não se sabe quando alguém se torna humano, mas ainda assim defenderem que se pode destruir o que, com a sua confessada dúvida, admitem poder ser humano.

    Um nojo, estes abortistas promotores do homícido.

    • Anónimo

      OH JAIRITO ENTRECOSTO NO CHURRASCO

      PELAS TUAS PALAVRAS, TEMOS TRÊS HIPÓTESES:
      -OU NÃO SABES O QUE DIZES (O QUE É BEM PROVÁVEL)
      -OU JÁ NÃO SABES O NOME DOS FILHOS QUE TENS ( E NÃO ME PARECE)
      -OU ESTÁS FARTO DE TE MASTURBAR E ÉS UM PADRECO ACABADO.

      • Jairo Entrecosto

        Lamento. Sei bem os filhos que tenho e tu não és um deles. Desejo-te boa sorte nessa tua procura por saberes quem é o teu pai.

        “Tenho sugerido, para eliminar a polêmica em torno do aborto e satisfazer os instintos humanitários dos adeptos dessa prática, uma solução fácil e rápida que denomino Auto-Aborto Voluntário Retroativo (A. A. V. R.). Inspira-se no exemplo de um francês, deficiente físico, que processou seus pais por não o haverem abortado. Processou e ganhou. Ora, se um erro pode ser punido, com muito mais razão deve poder ser corrigido. Cada amante do aborto, portanto, pode alcançar a plena satisfação de suas reivindicações esmagando o próprio crânio a fórceps ou por meio de qualquer outro instrumento obstétrico apropriado e solicitando, antes ou depois desse ato cirúrgico, a anulação do seu registro civil de nascimento. Consumada a sua total erradicação do mundo físico e histórico, o distinto ainda teria a satisfação de poder ingressar na esfera do além portando um curriculum mortis idêntico àquele de milhões de bebês que, antes dele, exerceram o direito inalienável de ser abortados. Observo, de passagem, que, se a apologia do abortismo é feita em nome da liberdade da mulher dispor do seu próprio corpo, a sentença acima referida mostrou que para os próprios abortistas essa liberdade não existe de maneira alguma, já que negam a cada mãe o direito dar prosseguimento a uma gravidez que seu filhinho, no futuro, possa vir a julgar indesejável. O A. A. V. R. protegerá os abortistas contra esse tipo de encrencas lógicas modelo exterminador-do-futuro, retirando-os deste baixo mundo antes que alguém se dê conta de que são completamente loucos.” http://www.olavodecarvalho.org/semana/060319zh.htm

    • Ca515

      Muitas vezes, as correntes que nos impedem de ser livres são mais mentais do que físicas.
      Não é verdade, entrecosto?

      De resto este texto é é excelente. Talvez por isso respondas ao lado. Tu respondes sempre ao lado.
      Defesas…?!

  • Anónimo

    POIS É .
    TEXTO EXCELENTE DE IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE.
    GOSTEI.
    PARABÉNS AO AUTOR.

    OS CRENTES, ESSES NÃO DEVEM TER GOSTADO NADA, MAS NA TENTATIVA DE OS ACALMAR POSSO GARANTIR-LHES QUE A ALMA DEVE FICAR ALI ENTRE O CORAÇÃO E OS PULMÕES, O DIFÍCIL É ENCONTRÁ-LA…TAL E QUAL COMO AO DEUS PAI TODO PODEROSO.

  • Anónimo

    maravilha!…
    texto fabuloso… muito bem esgalhado.

    ah!… sim, a alma.

  • Trol

    Excelente texto!…
    Que inveja… (inveja, não – a inveja é um pecado…)
    Pois… Gostava de escrever assim. Vou treinar.
    Da próxima vez que escrever um comentário, nem reconhecerão o trol.

    Parabéns ao escriba…! (ao Carlos Esperança)

  • veradictum

    Excelente. Aliás como todos os textos de CE.
    É com verdadeira curiosidade e ansiedade que, sempre que posso, visito o DA, onde me delicio com os textos de CE, de L. Krippahl, L. G. Rodrigues e outros, e com os comentários inteligentes e oportunos de Carpinteiro, com a grande erudição e paciência acima da média de Jovem1983, com a ironia de confrariaalfarroba e rayssa, não esquecendo outros como papapaulo, 1atento, ajpb, andreia, etc. Admiro e respeito Mollochbaal que tem comentários notáveis assim como Antóniofernando, pela lucidez e elevada erudição que coloca na maioria dos seus comentários. Acho JoãoC, Zeca Portuga, Mike e Jairo entrecosto absolutamente medievais e desenquadrados da realidade actual e, em certas áreas temáticas, com ideias verdadeiramente obsoletas e bizarras. Relativamente a estes quatro senhores, acho que deveriam evitar os constantes insultos e ameaças, ou voltar para os seus sites religiosos…
    Acreditem que sinto uma felicidade enorme por me sentir enquadrado neste grupo de livres pensadores, onde tenho a noção da existência de muita gente que pensa como eu. Saudações a todos.

    • Jairo Entrecosto

      “Acho JoãoC, Zeca Portuga, Mike e Jairo entrecosto absolutamente medievais e desenquadrados da realidade actual”

      Estraga-me com mimos. Obrigado: considero um grande elogio ser chamado medieval (Idade Média, uma das grandes épocas na história da humanidade) e desenquadrado da realidade actual: abortista, pedófila, gayzista, pró-criminosa, esquerdista, relativista, enfim, SOCIOPATA.

      • Trol

        Quê???
        na idade média não havia pedófilos, homossexuais, abortos e abortadeiras…? pois não…
        a minha alma está parva…

    • Anónimo

      caro veradictum as minhas saudações…
      pela parte que me toca:…

      ¡a confrariaalfarroba agradece!

    • Anónimo

      As minhas saudações para si também veradictum.
      Os livres pensadores poderão ainda ser poucos, mas a tendência é para crescer.
      Cabe-nos a todos nós fazer alguma coisa por isso.
      Vamos ensinar a pescar em vez de darmos o peixe.

    • Andreia_i_s

      veradictum;

      Saído-o também com muito respeito e frevor :).

    • Anónimo

      Caríssimo veradictum:

      Subscrevendo as palavras escritas de papapaulo, agradeço o seu reconhecimento.

      Cumprimentos.

    Pingback: Tweets that mention A alma, essa desconhecida_1 :: Diário Ateísta -- Topsy.com

  • Anonima

    Alma e Catolicismo são entidades distintas.
    “alma, embora de qualidade sofrível” – Não terá o autor deste texto uma alma de qualidade sofrível pois não cabe a nós humanos julgar Almas,mas terá certamente, uma Alma muito sofrida, muita dor e raiva guardada. Que triste.

    • Carlos Esperança

      Quanto à alma, veja lá se consegue que alguém dê alguma coisa pela sua. Pela minha não consigo qualquer oferta.

      • Anonima

        “.Quanto à alma, veja lá se consegue que alguém dê alguma coisa pela sua”, A minha Alma não está à venda, e usando a sua propria linguagem, já que parece ser a única que entende na sua enormíssima inteligência, de cientista conceituado (que não é, obviamente) e experiente na matéria teosófica e na orugem da vida, a sua alma já a vendeu ao diabo há muito muito tempo. É claro que se revela cada vez mais um ser humano sofrido e raivoso, que não escuta nem considera opiniões distintas das suas, e por isso a Santa Ignorância acompanha-o todos os seus dias. Leia. Ame. Sinta gratidão pela que a Vida lhe dá. E seja feliz.,

        • Anónimo

          já que estás a falar de almas…
          será possível vende-la?
          quanto a mim
          e
          tendo em conta a crise que começa a afectar os meus bolsos…
          vendo a minha pela melhor oferta.
          se conheces diabos ou deuses interessados
          em adquirir uma alma em bom estado…
          apresenta-mos que eu nunca os vi.

          a minha alma tem garantia

          nunca foi usada:
          sem baptismo
          sem comunhão
          sem essas coisas todas que nem o nome sei.

          arranja-me um bom comprador… o ordenado dum mês dum dos boys do regime dava imenso jeito
          mas se arranjares um cliente que pague o equivalente ao ordenado mensal do cristiano ronaldo…
          não sei se estou a pedir muito?!…
          o que te garanto é que almas não é o meu ramo – o meu ramo é mesmo
          “os ramos”
          a agrikultura… como vez, um ramo de merda.

          mas lá se vai andando
          e
          sem a ajuda do divino mestre

  • Antonioporto

    O interessante neste assunto é que nem o ateu nem o religioso
    tem a resposta definitiva sobre o assunto, nem com o apoio da
    ciência.

    “EXISTIMOS NESSA FRONTEIRA, não muito bem delineada, entre o material e o espiritual. Somos criaturas feitas de matéria, mas temos algo mais. Somos átomos animados capazes de autorreflexão, de perguntar quem somos.
    Devo dizer, de saída, que espiritual não implica algo sobrenatural e intangível. Uso a palavra para representar algo natural, mesmo intangível, pelo menos por enquanto.”(M.Gleiser)

    • Anonima

      Alma e Religião são distintas, (mais uma vez). Nem eu invoquei a minha religião, nem interessa neste assunto, apesar de poder adiantar que a Alma existe em todas as religiões e em nenhuma. E ou se acredita nela, ou não. E ou se é Espiritual, ou não. E a Ciência já demonstrou há anos que algo existe de “muito grande” para lá do actualmente comprensível pela mente humana, e a própria Ciência se aproxima cada vez mais da ideia, através de factos, que Deus não é uma entidade em si, é energia pura e neutra, da qual, nós humanos somos compostos também primeiramente. Tudo o que é matéria, é energia em movimento e isso a Ciência tambem já demonstrou. E casos – em elevado nº – de pessoas clinicamente mortas e que voltaram à vida ajudam bastante a explicar e a compreender o mistério da vida, também para além da morte, e a existência da própria Alma, o fio condutor da Vida. É que isto não acaba aqui, nem para os ateus que não aceitam que a Alma exista. Ultimamente, a descodificação do ADN revela que em cada célula do corpo humano se encontra inscrito o antigo nome de Deus, cruzando os alfabetos árabe, hebraico e a química tal como a conhecemos actualmente. Ainda muito caminho há para desbravar, mas não será certamente de forma leviana nem descrente, tal como o autor do texto deixou claro. Mas enfim, até dá pena.

      • Anónimo

        Anonima:

        Sou ateu, e não acredito no conceito que os crentes atribuem à alma. Considero assim que nem sequer tenho alma. Sou por assim dizer, um desalmado… Mas não tenha pena de mim por esse facto, uma vez que cá me vou desenrascando. 🙂

        Mas queria que se possível me indicasse onde podemos obter alguma informação (credível), que a ciência se está a aproximar da ideia que deus é o que quer que seja, ou neste caso, “energia pura e neutra”.
        Obrigado.

You must be logged in to post a comment.