Loading
  • 27 de Outubro, 2010
  • Por Carlos Esperança
  • Imprensa

Superstição mata

Vulcão mata guardião espiritual encarregado de “acalmá-lo”

Entre as vítimas do vulcão indonésio Merapi, que entrou em erupção na terça-feira, está o “avô Marijan”, seu “guardião espiritual”, que morreu sob as cinzas após uma vida consagrada a acalmar a “montanha de fogo”.

O corpo de Marijan foi retirado na manhã desta quarta-feira dos escombros de sua casa, a 4 km da cratera. O telhado e tudo que havia dentro estava coberto por um manto de cinzas.

9 thoughts on “Superstição mata”
  • Anónimo

    Bem, quem acabou por se acalmar foi o guardião espiritual…

    Aconselho a lerem a noticia inteira para tomarem consciência do quanto torna uma religião ou superstição numas pessoas sem cérebro.

    • JoaoC

      Quando diminui a Fé, aumenta a superstição.

      É bom, elementar e inteligente que se distinga superstição – de origem Maligna, prática obviamente condenada pela Igreja – de Religião.

      Talvez por abundar a superstição e não a Religião, ou a Fé, é que a natureza nos dá estes exemplos…

      Portugal, com toda a desgraça que já aprovou e com toda a imoralidade que se pratica, já teria sucumbido à muito, não fosse estar eternamente consagrado à Sua Rainha Santíssima e ainda haver oração e penitência sincera e agradável aos olhos de Deus.

      Mas Ela tem vindo a avisar que quase não suporta a ira justa de Deus e Portugal continua a precisar da renovação de Consagração publicamente à Mãe de Deus, por todos os Bispos, bem como da condenação clara e inequívoca aos atentados à família e à sociedade por parte do clero…

      Quem semeia ventos….

      • Nuno José Almeida

        lol lol lol lol lol
        mas depois a seguir dá vontade de chorar pensar que há pessoas que pensam que isto ser um comentário inteligente 🙁

      • Anónimo

        É bom, elementar e inteligente que se distinga superstição – de origem Maligna, prática obviamente condenada pela Igreja – de Religião.

        OH CRENTE JOÃOC

        SE CONSEGUIRES EXPLICAR A DIFERENÇA DOU-TE UM DOCE.

  • antoniofernando

    Quando falamos em ” religião” temos que definir o conceito. Porque há múltiplas formas de se se ser religioso. Dizer,como o Lio,que a ” religião torna as pessoas sem cérebro” é, mais uma vez, insistir na tecla saurante e já saturada da generalização. Pergunto:a religião transformou Gandhi numa ” pessoa sem cérebro” ? O crente Nelson Mandela é uma pessoa intelectualmente desqualificada e eticamente censurável ? E o ateu Estaline já foi um indivíduo mentalmente são e humanamente equilibrado ? Para quê insistir nessa tecla já tão gasta ? Não é possível vermos que, em cada campo ideológico, há fanáticos, dementes, psicopatas, lunáticos ? Só há esquizofrénicos paranóides nos crentes ? Alguém conhece algum estudo científico sério que diga que a religião transforma as pessoas sem cérebro ? E quando se generaliza deste modo, reiterado e tão absurdo,o que é ? O exercício magno de superioridade do pensamento ?…

  • Antonioporto

    Pelo menos a maioria da população evacuou a área
    antes de acontecer coisa pior.
    Quem brinca com fogo…

  • Anónimo

    O “avô Marijan” ERA SACERDOTE. CONCLUI-SE, QUE ESTEVE TODA A VIDA ENGANADO.

    SERÁ QUE SERVE DE EXEMPLO A TODOS OS OUTROS PADRES, SACERDOTES, REPRESENTANTES E CRENTES DE TODAS AS OUTRAS RELIGIÕES, SUPERSTIÇÕES E CRENDICES? FUJAM ENQUANTO É TEMPO. NÃO FAÇAM COMO O “avô Marijan”.

    ACHO QUE TODAS AS ALTURAS SÃO BOAS PARA ABANDONAR TENDÊNCIAS SUPERSTICIOSAS.
    ADORAVA VER O PAPATUDO E OUTROS SEUS SEQUASES A CLAUDICAR, EMBORA SAIBA QUE ISSO SÓ NÃO ACONTECE PORQUE OUTROS INTERESSES SE LEVANTAM. E NÃO SÃO OS RELIGIOSOS DE CERTEZA, POIS ESSES SÃO APENAS O MEIO PARA ATINGIR OS FINS.

  • Termal12

    Faltaram as virgens…

  • TROL

    MORAL DA HISTÓRIA: – QUEM MANIPULA AS FORÇAS DIVINAS…. TAMBÉM SE F………

You must be logged in to post a comment.