Loading

Família de livre pensadores abandona a Suíça depois de ameaças de católicos

Uma família de livre pensadores abandonou a Suíça depois de receber ameaças de morte dos católicos locais. A família tornara-se notada em Triengen depois de conseguir, inicialmente com sucesso, que os crucifixos fossem retirados da escola dos filhos.

64 thoughts on “Família de livre pensadores abandona a Suíça depois de ameaças de católicos”
  • antoniofernando

    Eu não sou mais nem menos livre-pensador do que qualquer outro livre-pensador, mas também repudio as ameaças sofridas por essa família. E também me insurjo, enquanto crente e cristão, contra a presença de crucifixos de escolas públicas, por razões que já anterior comentário subscrevi, que mantenho e reafirmo na íntegra…

    • JoaoC

      Mais um momento humorístico a brindar o serão de muitas famílias, pelo auto-rotulado “crente e cristão” – “cristão” contra os crucifixos é de partir a rir – na esfera privada e às vezes na pública por cobardia de se assumir ateu e/ou anti-católico – Antoniofernando 🙂

      E a ser verdade a notícia – tendo em conta que foi levada a sério pelo grupelho ateísta, é sempre de duvidar da credibilidade – é de lamentar também, da minha parte, as ameaças.

      • antoniofernando

        Fica tranquilo que ninguém te consegue ultrapassar em mediocridade intelectual. Aí vais ganhar o campeonato da vacuidade analítica, sem espinhas.Em termos humorísticos também não. Já te disse e reafirmo: nem anedotas sabes contar porque o sentido de humor é demasiado para ti. Mas que já fazes parte do anedotário nacional, fazes. Houve um dia em que te li um lampejo de lucidez. Quando criticaste o arcebispo de Viena por ter afirmado que a sida é um castigo divino. Lembras-te dos nomes feios que lhe dirigiste ? Mas acho que foi alguma inexplicável e súbita explosão neurónica que despoletou no teu cérebro.Entretanto, regressaste ao tem habitual tom torquemadês.” Castigos Colectivos” ? Sim Senhor ? Então a menina adolescente de Fátima não o afirmou, apresentada que veio , trajando vestidinho curto pelos joelhos, brincos nas orelhas, soquetes brancos a cobrir os pés e a hamsa pendurada ao pescoço ? Sim, claro, essa, a minha querida Senhora de Fátima, conforme afirmou, eterna e imperecivelmente a Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana, e Rainha Perpétua de Portugal”. No Júlio de Matos há bem mais lúcidos do que tu. Porém, a esquizofrenia paranóide é uma doença incurável. Toma cuidado. Evita o ” stress” e nunca deixes de tomar a medicação… 🙂

        • hh

          Um cristão que renega um simbolo cristão e defende a sua retirada, não tem “um lampejo de lucidez”, mas antes um achaque de insanidade.

          Acho bem que ateus tenham sido corridos. Só é pena que não lhes tenham dado uma lição.
          Trata-se de gente que vive apenas para chatear os crentes. Não são gente com bons princípios, nem dada a pacifismo. São gente que quer briga, que odeia a paz e procura sempre algo para criar conflito.

          Não estariam os crucufixos lá muito antes dos ateus chegarem?
          Não gostavam da escola, porque não procuraram outra?
          Gente deste tem que ser educada e civilizada à força.
          A gente com educação e principios tem que os pôr na linha.
          Res non verba: educação a sério e nada de ameaças!

        • hh

          Um cristão que renega um simbolo cristão e defende a sua retirada, não tem “um lampejo de lucidez”, mas antes um achaque de insanidade.

          Acho bem que ateus tenham sido corridos. Só é pena que não lhes tenham dado uma lição.
          Trata-se de gente que vive apenas para chatear os crentes. Não são gente com bons princípios, nem dada a pacifismo. São gente que quer briga, que odeia a paz e procura sempre algo para criar conflito.

          Não estariam os crucufixos lá muito antes dos ateus chegarem?
          Não gostavam da escola, porque não procuraram outra?
          Gente deste tem que ser educada e civilizada à força.
          A gente com educação e principios tem que os pôr na linha.
          Res non verba: educação a sério e nada de ameaças!

          • antoniofernando

            Você do Cristianismo tem uma ideia muito distorcida. E escreve bem em latim mas é pouco atento à leitura. A sabedoria não se mede porém pela força dos latinórios mas pela correcção do pensamento. Você sustentará que nas escolas públicas devem estar, à viva força, símbolos cristãos, mesmo que haja descrentes que neles não se revêem. Parou no tempo da Inquisição e dos torquemadas. Mas hoje os tempos são os outros. Se há lição que um cristão deve ter é aprender com os erros e crimes do passado. Coisa que você ainda não aprendeu. Nem os latinórios lhe valem… 🙂

          • Carlos Esperança

            Esse é o pensamento dos muçulmanos cujo totalitarismo tem sido denunciado no Diário Ateísta.

            As ameaças e o espírito inquisitorial revelam bem o espírito «cristão» do autor. A Inquisição já acabou,

          • hh

            O problema, caros comentadores, é que trata mais de fanatismo anti religioso do que qualquer outra forma de pressão.

            Desde quando a vontade de um qualquer individuo, por mais fanático que seja, se deve sobrepor à vontade de uma comunidade?

            Desde quando o capricho de um individuo tem que triunfar sobre o desejo e a deliberação colectiva?

            Isso é que é uma manifestação de nazio-fascismo totalitário que está a vir ao de cima nas correntes neo-ateistas.

            Aliás, a fundamentalismo de querer tudo ligado à religião (como no islamismo) não é mais perverso, nem menos correcto, do que querer tudo fanaticamente ateu.

            Erradicar símbolos religiosos dos locais onde sempre estiveram, não é uma questão de laicidade, porque a laicidade vive com as religiões. É uma questão de imposição do fanatismo ateu (típico dos regimes marxistas/comunistas que já expiraram o prazo de validade), coisa que nenhum ente minimamente ajuizado pode defender, num país católico como Portugal.

            Parece que só o Alberto João Jardim é que tem tomates vos mandar à merda. Isso não quer dizer que os portugueses em geral não pensem como ele.

            Pelo menos, falando de gente adulta e minimamente esclarecida e sem perturbações mentais, não se encontra ninguém a defender as vossas taras.

            Eu não percebo o tipo de cristianismo “pós-moderno/progressista” do AntónioFernando. Não sei se já mediste as enormidades que dizes. É que tu insultas-te a ti próprio.

            O Carlos Não tem emenda. É um caso perdido.
            Mesmo assim ele sabe que uma sociedade vive melhor sem os fanáticos que acham que podem mudar mundo, como os heróis deste post. Tudo o que a sociedade “normalizou” e tem como desejável, não pode ser escabrosamente desfeito por um qualquer fanático de circunstância.
            O povo tem a noção do que é seu e tem toda a legitimidade para correr os que lhe tentara roubar a paz e o sossego.
            Se alguém tem que ser sacrificado, não é uma cultura e uma sociedade inteirar, mas sim um simples fanático. Logicamente!

            Os nossos governantes não têm coragem de fazer como o jardim, porque são uns rapazotes, uns canalhas amaricados.

            Como diz o João C:

            Nossa Senhora de Fátima? Sim senhor… Minha Mãe e sua Mãe.

            Rainha Perpétua de Portugal? Inquestionável!

            Podeis fazer o quiserdes, mas não podeis derrubar essa verdade, nem com as mais azedas e malcriadas palavras, nem com as mais fanáticas atitudes.

            Viva o meu Portugal, orgulhosamente católico, a borrifar-se para vós! Vivam os governantes que sabem ser Homens, como Alberto João Jardim!

          • Molochbaal

            “Um cristão que renega um simbolo cristão e defende a sua retirada, não tem “um lampejo de lucidez”, mas antes um achaque de insanidade. ”

            Insanidade não sei, mas profunda ignorãncia demonstras tu quando nem sabes que para muitos cristãos, como as testemunhas de jeová, a cruz é um símbolo satanista.

            Também querias espancar os teus correligionários testemunhas de jeová ? Porque não matas todos os que não pertencem à tua seita ? Ah ! Já sei ! O estado laico tirou-vos o poder para isso não é meu assassino de merda ? Tens de ficar a ladrar a tua impotência.

          • Molochbaal

            “Desde quando a vontade de um qualquer individuo, por mais fanático que seja, se deve sobrepor à vontade de uma comunidade? ”

            A regra mais básica da democracia é precisamente respeitar o direito das minorias. nenhuma maioria, em democracia, pode atentar contra os direitos das minorias. O contrário seria dizer que o holocausto, sancionado pelo apoio do povo alemão a Hitler, não foi um crime mas um acto administrativo perfeitamente válido e legal. Claro que explicar isto a merda como tu é perda de tempo.

          • hh

            Moncoso-ou-coisa-parecida:

            Estou a evitar responder-te porque estou farto de aturar canalha imbecil e ignorante como tu. São tantos os patetas (como tu) a fazer teorias e a desconhecer a realidade que às vezes duvido se vós não sois personagens dos filmes de animação.

            Cada vez mais, infelizmente, vejo chegar às nossas universidades uma frota de burros de carga, relinchantes, mas de albarda vazia. Tu és um deles, de certeza.

            Quando tu nasceste, já eu calcorreava os corredores, anfiteatros e gabinetes das universidades portuguesas e não só. No mínimo, tinha vergonha de ser tão ignorante, estúpido e imbecil como.
            Por isso mesmo não me vou alargar muito. Tal é o asco, tamanho é o nojo.

            Tu é que desconheces os o que são símbolos e o seu significado. Inventas umas coisitas aqui, leste outras além num blog qualquer, ouviste um palerma como tu a arrotar estupidez, ficaste boquiaberto e chamas-lhe sapiência.

            Pelo que dizes, nem sequer sabes o que é a democracia. Tampouco tens a noção da alarvidade que dizes quando falas de ilegalidade de actos administrativos, relativamente ao holocausto.
            Tens mínima ideia da estupidez que dizes? Sinceramente não acredito.
            Ou és um demente, ou um ignorante completamente parvo.

            E fica sabendo, crápula vacuísta, que, em democracia, as minorias não podem impor a sua vontade às maiorias, sob pena de estar comprometida a própria democracia: essa é que é a regra básica da democracia. E, em democracia, uma associação de ateus como a tua, tem o mesmo valor e a mesmo estatuto social da associação portuguesa dos fumadores de charuto. Igualíssima!

        • JoaoC

          Castigos colectivos? Sim senhor… os males mundanos, sejam quais forem (fomes, mortes, guerras, terramotos, furacões) são sempre males menores e relativos, comparando com outros males (ateísmo, por exemplo) ou os males sobrenaturais e eternos, que podem ser absolutos (como o pecado, o Inferno, o Demónio).

          Nossa Senhora de Fátima? Sim senhor… Minha Mãe e sua Mãe.

          Rainha Perpétua de Portugal? Inquestionável!

      • antoniofernando

        João:

        Proponho-te este exercício. Imagina que um dia deixas de ser casto. E que, por obra do acaso, do destino, ou dos prazeres lúdicos da sexualidade humana, passas a ser pai de dois gémeos. A um baptizaste de Jesus. Ao outro, de João. Mas Jesus veio a tornar-se ateu,para teu enorme desencanto. Porém,como já não podes enviá-lo para a fogueira, ficas só a remoer entre dentes: ” Meu Deus porque tenho que suportar este flagelo ?” Paciência. Vais ter que levar os teus filhos à escola pública. E lá está exposto o crucifixo. Mas o teu filho ateu, Jesus, é rebelde, não se submete a tiranias. Nisso tem muito que ver com a insubmissão de Jesus de Nazaré. E revela-te que não irá mais à escola pública enquanto lá estiver o símbolo de uma religiosidade em que não se revê. Imagina agora que, como o teu Jesus ateu, há outros adolescentes que também são ateus. Que tais como os crentes, igualmente desejam o aprendizado escolar. E do mesmo modo que o teu rebelde Jesus, não querem ir à escola pública enquanto lá estiver exposto o crucifixo. Imagina agora que foste eleito para o Parlamento Nacional numa lista de ultramontanos católicos. O que é que propões para tentar resolver o problema dos crucifixos nas escolas públicas ? Privatizas o ensino público e entregas a sua administração à Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana ? E ao teu filho ateu o que fazes ? Duas chapadas na cara e obriga-lo a fazer de conta que é crente ?…

      • antoniofernando

        João:

        Proponho-te este exercício. Imagina que um dia deixas de ser casto. E que, por obra do acaso, do destino, ou dos prazeres lúdicos da sexualidade humana, passas a ser pai de dois gémeos. A um baptizaste de Jesus. Ao outro, de João. Mas Jesus veio a tornar-se ateu,para teu enorme desencanto. Porém,como já não podes enviá-lo para a fogueira, ficas só a remoer entre dentes: ” Meu Deus porque tenho que suportar este flagelo ?” Paciência. Vais ter que levar os teus filhos à escola pública. E lá está exposto o crucifixo. Mas o teu filho ateu, Jesus, é rebelde, não se submete a tiranias. Nisso tem muito que ver com a insubmissão de Jesus de Nazaré. E revela-te que não irá mais à escola pública enquanto lá estiver o símbolo de uma religiosidade em que não se revê. Imagina agora que, como o teu Jesus ateu, há outros adolescentes que também são ateus. Que tais como os crentes, igualmente desejam o aprendizado escolar. E do mesmo modo que o teu rebelde Jesus, não querem ir à escola pública enquanto lá estiver exposto o crucifixo. Imagina agora que foste eleito para o Parlamento Nacional numa lista de ultramontanos católicos. O que é que propões para tentar resolver o problema dos crucifixos nas escolas públicas ? Privatizas o ensino público e entregas a sua administração à Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana ? E ao teu filho ateu o que fazes ? Duas chapadas na cara e obriga-lo a fazer de conta que é crente ?…

        • JoaoC

          Ao meu filho ateu “Jesus”, trataria de explicar que quer queira, quer não, está num país Católico, com fortes tradições e raízes Católicas, e enquanto depender de mim financeiramente e não só para estudar, tem que se terá de sujeitar a suportar o Crucifixo, se quiser estudar.

          Não quer estudar por causa disso, que contribua para o país e para a casa e que vá trabalhar.

          Não vejo onde está o “problema” que me propões para resolver a questão do Parlamento Nacional. Os crucifixos ficam e ponto final.

          O problema dom país é outro: É querer agradar a todos e, pior que isso, ceder aos caprichos e exigências de minorias mimadas e rebeldes, sejam os ateus, os falsos cristãos/ateus cobardes como você, os gays que exigem por capricho o seu emparelhamento igualado ao casamento, os assassinos abortófilos e essa cambada toda…

          • antoniofernando

            Pois, já calculava a tua resposta. Mas acho que o teu filho Jesus ateu te iria fazer um grande e pouco católico manguito. Ah, já me ia esquecendo: o teu filho João também iria seguir as pisadas do irmão Jesus. E só para não terem que te aturar piravam-se de casa mal tivessem dezoito anos.Olha, se não quiseres passar por este ” suplício” é preferível manteres-te casto, ainda que a retenção da libido te venha a perturbar o pensamento… 🙂

      • Molochbaal

        Caro JoaoC

        Se não fosses urso sabias que para muitos cristãos o crucifixo é um símbolo satãnico, porque simboliza a morte e não a vida de cristo. Por exemplo as testemunhas de jeová, que são milhões em todo o mundo, pensam assim. Submeter os filhos à exposição a um símbolo satanista durante todo o tempo que estão na escola é um bocado violento não acha ? Não seria melhor separar as águas e dar a césar o que é de césar e não misturar escola pública com igreja ?

        Ou acha que era giro o estado começar a exigir o que vocês exigem mas ao contrário, isto é, que nas igrejas, em cima do altar, fosse exposta a bandeira nacional, a fotografia do presidente da república (mesmo que fosse ateu) e o emblema do ministério do interior ? Era estúpido e inconsequente não era ? Eu também acho. Tão estúpido e inconsequente como exigir a exibição de cruzes em escolas públicas frequentadas por ateus, testemunhas de jeová e membros de outras religiões.

  • Anónimo

    Sejam países do 1º ou do 3º mundo, onde houver crentes fanáticos e pouco tolerantes, vai sempre existir perseguição religiosa. Está na sua génese.Que se contrariem as convicções politicas, futebolisticas ou culinárias, tudo bem, a coisa vai sem grande tumulto, mas quando se trata de religião, contrariedades não se admitem… E duma religião que se diz do amor, surgem as mais vis criaturas. Hipócritas.

    • JoaoC

      Substitua “crentes” por ateus” e “religião” por “ateísmo” e o seu comentário fica muito mais bonito. Ah! E muito mais verdadeiro, claro..

      • Anónimo

        Segui o seu sábio concelho… mas sinceramente, o texto não faz sentido nenhum.
        Bonito bonito, era dar-nos um exemplo de uma situação análoga perpetrada por uma qualquer organização de ateus. Talvez aí eu visse o sentido da sua frase.

    • hh

      É que tu, papapaulo, um apedeuta bizarro, ainda não percebeste que a religião faz parte da cultura das pessoas e das suas relações íntimas.
      Pois, quando feres os sentimentos intimos das pessoas: a honra, a honestidade, a familia, a religião, o amor filial ou maternal, etc. não podes esperar que as pessoas fiquem quietas e caladas.

      Há agressões, pela natureza delicada da intimidade afectada, às quais é uma manifestação de “amor”, de “justiça”, etc, responder de forma dura e eficaz.
      Percebeste, rapaz?

      • Anónimo

        Ora ora, se não temos aqui outro estimadissimo cavalheiro, que prima pela educação e cortesia. Por acaso o estimadissimo cavalheiro não terá uma costela “portuga”. É que tem um discurso tão semelhante que eu diria que é uma espécie de clone. Mas deve ser impressão minha.

        E sim, aqui o rapaz percebeu, percebeu o tipo de criatura que o estimadissimo cavalheiro representa. Um tipo de criatura para o qual, a diferença representa perigo, a igualdade é matéria impensável e tudo que lhe desagrade é considerado agressão. E uma agressão, só pode ter uma resposta: morte aos infiéis.

        É caso para dizer: quem é que precisa de anti-religiosos quando existem religiosos como o estimadissimo cavalheiro (e seus heterónimos)?

      • antoniofernando

        “Parece que só o Alberto João Jardim é que tem tomates vos mandar à merda. Isso não quer dizer que os portugueses em geral não pensem como ele.

        Eu não percebo o tipo de cristianismo “pós-moderno/progressista” do AntónioFernando. Não sei se já mediste as enormidades que dizes. É que tu insultas-te a ti próprio.”

        Se tu, ó homem pequenino “hh” tivesses grandeza não falavas como um javardo. Mas o latinório foi só para te armares em intelectual.No fundo,deambulas entre a militância falsamente pia e o caceteirismo tomateiro do teu ídolo de referência ideológica: o caricato Jardim. Pela amostra da tua prosa, vê-se bem que só sabes arrotar as banalidades grosseiras que aprendeste com a ridícula personagem. Já te imagino nos arraiais comicieiros do gandula, enquanto o Alberto palita os dentes e tu coças os tomates. É pouco, muito pouco ó católico de meia tigela, para te poderes disfarçar de piedoso beato. O latinório não casa com as chinelas toscas que arrastas nos pés, enquanto arrotas as similares postas de pescada do Jardim e,como ele, te ris como uma alarve, contando anedotas porcas enquanto te benzes de pio católico. Já viste o ridículo da tua execranda personagem ? Nem João C. vai tão longe na porcalhice. E é este javardo que para aqui vem tentar falar de religiosidade, de ” honra, honestidade, família, amor filial ou maternal”. Um hipócrita refinando, que tresanda à porcaria com que se enfeita na escrita…

        • antoniofernando

          Frase do dia:

          “Agradeço pela consideração que me dispensas.
          Mas, eu não passo de um ser insignificante perdido no meu do mundo.”

          Zeca Portuga

          http://anamarks.blogs.sapo.pt/12201.html

          • antoniofernando

            «P R E S I D Ê N C I A DO GOVERNO REGIONAL DA MADE I R A
            Despacho n.º 17/2010

            Considerando que a Região Autónoma da Madeira não deve pactuar com aquilo a que se chama «euroesclerose», marcada por um ataque aos Valores que suportam a civilização europeia, consequência também das correntes auto-denominadas de «pós – modernismo» .

            Considerando que não é possível, sob o ponto de vista da realidade cultural e da sua necessária pedagogia escolar, conceber a Europa e Portugal sem as bases fundamentais do Cristianismo .

            Considerando que, por tal, a laicidade do Estado não é minimamente lesada pela presença de Crucifixos nas Escolas e, pelo contrário, incumbe ao Estado laico dar uma perspectiva correcta da génese civilizacional dos povos, bem como dos Valores que suportam o respectivo desenvolvimento cultural.

            Considerando que os Crucifixos não representam em particular apenas a Igreja Católica, mas todos os Cultos fundados na mesma Raiz que moldou a civilização europeia.

            Não há, assim, qualquer razão para a retirada dos mesmos Crucifixos das Escolas, pelo que determino a sua manutenção.

            O presente Despacho vai para publicação no «Jornal Oficial» da Região Autónoma da Madeira e para execução pelo Senhor Secretário Regional de Educação e Cultura.

            Funchal, 14 de Julho de 2010.
            O PRESIDENTE DO GOVERNO REGIONAL DA MADEIRA, Alberto João Cardoso Gonçalves Jardim»

            Com políticos europeus deste calibre, ainda há esperança. Argumentação brilhante, decisão culturalmente irrefutável e uma lição de Democracia e História aos palermas laicistas!

            Ah grande intelectual euroesclerótico… 🙂

            http://circoluso.blogspot.com/

          • antoniofernando

            «P R E S I D Ê N C I A DO GOVERNO REGIONAL DA MADE I R A
            Despacho n.º 17/2010

            Considerando que a Região Autónoma da Madeira não deve pactuar com aquilo a que se chama «euroesclerose», marcada por um ataque aos Valores que suportam a civilização europeia, consequência também das correntes auto-denominadas de «pós – modernismo» .

            Considerando que não é possível, sob o ponto de vista da realidade cultural e da sua necessária pedagogia escolar, conceber a Europa e Portugal sem as bases fundamentais do Cristianismo .

            Considerando que, por tal, a laicidade do Estado não é minimamente lesada pela presença de Crucifixos nas Escolas e, pelo contrário, incumbe ao Estado laico dar uma perspectiva correcta da génese civilizacional dos povos, bem como dos Valores que suportam o respectivo desenvolvimento cultural.

            Considerando que os Crucifixos não representam em particular apenas a Igreja Católica, mas todos os Cultos fundados na mesma Raiz que moldou a civilização europeia.

            Não há, assim, qualquer razão para a retirada dos mesmos Crucifixos das Escolas, pelo que determino a sua manutenção.

            O presente Despacho vai para publicação no «Jornal Oficial» da Região Autónoma da Madeira e para execução pelo Senhor Secretário Regional de Educação e Cultura.

            Funchal, 14 de Julho de 2010.
            O PRESIDENTE DO GOVERNO REGIONAL DA MADEIRA, Alberto João Cardoso Gonçalves Jardim»

            Com políticos europeus deste calibre, ainda há esperança. Argumentação brilhante, decisão culturalmente irrefutável e uma lição de Democracia e História aos palermas laicistas!

            Ah grande intelectual euroesclerótico… 🙂

            http://circoluso.blogspot.com/

          • hh

            Também tens o mesmo assunto e muito mais no meu blog:

            http://www.anti-ateismo.blogspot.com

          • Anónimo

            Até senti um aperto no coração e um arrepio na espinha… Sublime… Arrebatador… (:o

        • antoniofernando

          Frase do dia:

          “Agradeço pela consideração que me dispensas.
          Mas, eu não passo de um ser insignificante perdido no meu do mundo.”

          Zeca Portuga

          http://anamarks.blogs.sapo.pt/12201.html

        • hh

          Realmente não sou de uma estatura muito grande. Até posso afirma que tu me conheces bastante bem.
          Mas, para ser MAIOR e MAIS HOMEM do que tu, qualquer catraio da rua consegue ser.
          Os Homens não se medem aos palmos. Os burros, não sei!

          Nunca na tua vida conseguirás chegar aos calcanhares de Alberto João (salvo de reencarnares numa pessoa decente).

          Nem me vou dar ao trabalho de dizer o que penso de ti, por dois motivos.
          Primeiro, porque tenho dificuldade em enquadrar-te entre os asininos; segundo, porque estou habituado a falar, exclusivamente, para pessoas.

          Efectivamente há Homens com tomates, mas também há vegetais podres como tu.

          Não sou o Zeca Portuga, mas não me ofende que me aches parecido com ele.
          Aliás, tomaras tu, algum dia na vida, ser com o Zeca Portuga. Não acredito que alguma vez chegues ao lugar que ele hoje ocupa. És tão pequenino para isso!
          Como sabes, “pequeno”, em latim diz: “Parvu”!
          (só não sei se os romanos te conheciam)

          • JoaoC

            Deixa… Esse sacristão da escumalha ateísta é a personagem mais falsa e mentirosa que por aqui comenta. Até o intragável ateu ao serviço do Mal Carlos Esperança é melhor e mais coerente que ele.

            Ao menos, não esconda a (má) pessoa que é.

            Já este, coitado, nem tomates tem para se assumir ateu, cobarde demais para se declarar anti-católico, mentiroso até à medula quando se auto-rotula de “crente e cristão”, enfim, uma víbora venenosa, com língua bífida cujo veneno ele mascara de “ética” e de “bem”…

            Não vale a pena perder tempo com estes podres humanos…

          • JoaoC

            Deixa… Esse sacristão da escumalha ateísta é a personagem mais falsa e mentirosa que por aqui comenta. Até o intragável ateu ao serviço do Mal Carlos Esperança é melhor e mais coerente que ele.

            Ao menos, não esconda a (má) pessoa que é.

            Já este, coitado, nem tomates tem para se assumir ateu, cobarde demais para se declarar anti-católico, mentiroso até à medula quando se auto-rotula de “crente e cristão”, enfim, uma víbora venenosa, com língua bífida cujo veneno ele mascara de “ética” e de “bem”…

            Não vale a pena perder tempo com estes podres humanos…

          • JoaoC

            Deixa… Esse sacristão da escumalha ateísta é a personagem mais falsa e mentirosa que por aqui comenta. Até o intragável ateu ao serviço do Mal Carlos Esperança é melhor e mais coerente que ele.

            Ao menos, não esconda a (má) pessoa que é.

            Já este, coitado, nem tomates tem para se assumir ateu, cobarde demais para se declarar anti-católico, mentiroso até à medula quando se auto-rotula de “crente e cristão”, enfim, uma víbora venenosa, com língua bífida cujo veneno ele mascara de “ética” e de “bem”…

            Não vale a pena perder tempo com estes podres humanos…

          • JoaoC

            Deixa… Esse sacristão da escumalha ateísta é a personagem mais falsa e mentirosa que por aqui comenta. Até o intragável ateu ao serviço do Mal Carlos Esperança é melhor e mais coerente que ele.

            Ao menos, não esconda a (má) pessoa que é.

            Já este, coitado, nem tomates tem para se assumir ateu, cobarde demais para se declarar anti-católico, mentiroso até à medula quando se auto-rotula de “crente e cristão”, enfim, uma víbora venenosa, com língua bífida cujo veneno ele mascara de “ética” e de “bem”…

            Não vale a pena perder tempo com estes podres humanos…

          • hh

            João:

            “Não vale a pena perder tempo com estes podres humanos… ” – eu concordo.

            Mas o fanatismo e a estupidez destes pacóvios não deixa ninguém indiferente. O lixo só é útil se for reciclável e reciclado.

            A fruta podre deve ser retirada de entre a fruta sã, senão contamina-a. Por isso, as familias decentes devem colocar os ateus no lixo

      • Molochbaal

        “a religião faz parte da cultura das pessoas e das suas relações íntimas. ”

        E o ateísmo e as outras religiões não fazem ? Porque é que só vocês têm de ser respeitados ?

        E ameaças de agressão faz parte do teu respeito pelos outros ? Foi cristo quem te ensinou isso ? Entaõ posso mandar-te para a puta que te pariu como forma de respeito ? É que náo quero deixar de estar ao teu alto nível…

        • hh

          Monco-não sei-quê:

          O ateísmo é uma forma de delinquência, portanto é uma perturbação da personalidade. Ou seja, um comportamento desviante. Os ateus que aqui aparecem são “border lines” que ora pendem para um comportamento normal, ora se tornam completamente disfuncionais.
          Evidentemente que podes achar que a delinquência é algo de inerente à cultura e um factor íntimo de personalidade. Isso apenas prova a tua perturbação de personalidade.

          “E ameaças de agressão faz parte do teu respeito pelos outros ?”
          Isso depende do que tu entendes por ameaças. Lembro-te que , desde o tempo de Caio Calígula, o romanos aceitaram o principio de “vim vi repellere licet” (é licito repelir a força usando a força). Ora, a agressão verbal é uma forma de agressão que pode e deve ser repelida.

          Percebeste, miúdo?

          • Molochbaal

            Olá meu filho da puta,

            Gosto dos teus argumentos. Portanto, alguém não querer levar coma tua propaganda é um criminoso que tem de ser castigado. Mas tu, meu filho da puta, já não tens de levar com a propaganda dos outros, porque tens de ser respeitado. Entratanto só escumalha como tu aqui está a ameaçar de morte e a oferecer pancada a toda a gente, indendentemente de ser pacífica ou não. Bem meu chupa piços de padres se tu não tens de levar compropaganda marxista também os outros não têm d elevar compropaganda católica não é ?

            Entretanto peço desculpa aos crentes em geral pela linguagem que estou a usar, mas um filho da puta é um filho da puta, independentemente de ser crente ou ateu, e eu tenho de tratar esteb cabrão de merda por aquilo que ele é. Não na categoria de crente, mas como pessoa merdosa que é.

    • Molochbaal

      “E duma religião que se diz do amor, surgem as mais vis criaturas.”

      Por acaso é engraçado. Aqui estamos num site ateu, onde param alguns dos ateus mais fanáticos. Porém, os únicos que aqui constantemente exibem ameaças de morte e de agressão são representantes da tal religião do “amor” que supostamente lhes ensinará a tal “bondade” e “superioridade moral”. De facto é muito esquizito…

      • hh

        “onde param alguns dos ateus mais fanáticos” – tu és um bom exemplo disso, obviamente!

        Mas, quem és tu para reivindicar princípios da religião a teu favor, se te opões a eles?
        Se te opões a tais princípios, só podes pedir o contrário deles.
        É aquilo que tens! Então de que te queixas?

        Tu não és um dos que dizes que a religião católica é má para a humanidade?
        Então, segundo o teu ponto de vista, o contrário da religião católica deve ser bom para a humanidade.
        Aguenta!

        Quem combate algo deve-lhe ser dado o contrário daquilo que ele combate, pois essa é a sua luta.

        • Molochbaal

          Olá meu lambe cona da mãe.

          Não, eu nem sequer sou ateu, mas simplesmente agnóstico. Do que eu não gosto não é da religião, mas de montes de merda como tu, indepentemente da ideologia. Meu filho da puta, estou farto de aqui defender crentes e atacar os abusos dos ateus. Eu nunca disse que a religião, seja ela qual for, é má para a humanidade. Antes pelo contrário, eu digo que todas as ideologias podem ser boas ou más, consoante a ética de quem as utiliza. Já aqui muitas vezes elogiei a religião católica, embora a possa atacar quando ache que está errada. Quanto a ti meu bosta fresca, tu atacas todos os que não pensem como tu e queres matar toda a gente que não pertença à tua seita. Portanto és um merdas, como pessoa, não como crente, entenda-se.

          • hh

            Pela experiência que demonstras e pela linguagem que usas, das duas uma: Ou foste um vitima de pedofilia dos teus pais e lambeste, chupaste e comeste o que não devias; ou então és um proxeneta que coloca a mãe, as irmãs, a esposa e as filhas menores a trabalhar na “velha profissão”, na rua, para te manter e satisfazer as tuas taras.

    Pingback: Tweets that mention Família de livre pensadores abandona a Suíça depois de ameaças de católicos :: Diário Ateísta -- Topsy.com

  • Jcduarte

    E orque será que a católica insiste tanto neste assunto?
    Porque será que as crianças são obrigadas a conviver, cara a cara, com os cruxifixos?
    Não será certamente pelos seus lindos olhos, do cruxifixo entenda-se.
    Então porque será?

    Desde a religião ao conhecimento cientifico todos sabem da importância dos carimbos na infância.
    Deixem-se de hipocrisias sobre a cultura europeia, passada ou futura.

    • Molochbaal

      De facto, precisamente, a cultura europeia é hoje em dia marcada principalmente pelo laicismo, pelo que, a aceitar os crucifixos, também devemos exigir a exibição do logótipo da associação ateísta em cima do altar mor das igrejas. Isto em relação eao presente.

      Em relação ao passado Europeu, o paganismo durou muito mais tempo do que o cristianismo, uns 10 000 anos em comparação com os reles 2 000 em que existiu essa seita de parvenus da palestina. Pelo que, em homenagem ao passado europeu eu proponho a construção de uma está tua de Baal, do mesmo tamanho, ao lado do Cristo rei. Afinal Lisboa foi fundada pelos fenícios, logo faz todo o sentido.

      Mas tenho a impressão que aí, imporem-lhes o mesmo que querem impor aos outros, já iam achar que era uma falta de respeito…

      • hh

        Parvoíce primária: “a cultura europeia é hoje em dia marcada principalmente pelo laicismo” – aprende primeiro o que é a cultura, está bem miúdo?
        Depois verás que o laicismo é radicalmente contrário ao ateísmo. Além disso não existe nenhuma sociedade ou país laico. O que tu ouves falar é do Estado laico. Mas, o Estado é um conjunto to de órgãos a quem cabe, apenas, a administração de um país. È a mesma coisa que dizer que “os tribunais são independentes”. Percebeste, míudo?
        Queres, antes, que te faça um desenho?

        Parvoíce básica: “a aceitar os crucifixos, também devemos exigir a exibição do logótipo da associação ateísta em cima do altar mor das igrejas” – as escolas não são igrejas, miúdo! O equivalente a colocar o símbolo ateu num altar seria colocar o crucifixo num altar, na sede dos ateístas. Percebeste, miúdo?
        Tu és muito curto de inteligência!

        Parvoíce ultrabásica: “o paganismo durou muito mais tempo do que o cristianismo, uns 10 000 anos em comparação com os reles 2 000 [na Europa]” – O paganismo não é o ateísmo. Aliás, o paganismo (ou idolatria) é a primeira forma de oposição ao ateísmo.
        Serve, inclusive, para demonstrar que o Homem nunca foi ateu de raiz.
        Estou para perceber onde estão os estados europeus com 12 000 anos, e como descobriste o ateísmo aí?
        Tu sabes história que é um espectáculo!
        Tu és um gajo inteligente e bem-formado!

        Acho que deverias dizer que o homem nem existe. È tudo uma ilusão!
        Vendo bem as coisas, o mundo tem 4900 milhões de anos e o Homem anda cá há pouco mais de um milhão.
        Portanto, o Homem não merece crédito, não achas?
        Um reles milhão e meio de anos não nada, não achas?

        Hoje não me vou rir mais contigo. Vou ver TV!

        • Molochbaal

          Meu palhaço de merda, eu não sou ateu, sou agnóstico.

          Como tal apenas anoto as mentiras de tanto ateus como de crentes.

          Sim, o paganismo é o oposto do ateísmo. Mas quem disse que eu sou ateu ? Sim é o oposto, mas vigorou dez vezes mais tempo na história das civilizações europeias do que o cristianismo que não passa de um newcomer em comparação. Logo é mentira que o cristianismo seja a matriz cultural de uma civilização que existe dez mil anos antes do nascimento de cristo não é ?

          Entretanto, eu não disse que o ateísmo é o laicismo, mas tu defendes o oposto do laicismo e quer queiras quer não, o laicismo é o oposto do que tu defendes. Ora o laicismo, crente ou não, porque o há crente e mesmo muito crente, é a verdaeira matriz cluural da sociedade actual. Pelo que tu é uma minoria. Ora como tu ameaças asminorias de agressão, mais valia estares calado, porque s ete fossem a tratar como tu queres tratar os outros, já estavas morto.

  • Van-Helsing

    os neoateus me lembram Dracula…. pois temem a cruz!!!

    • Molochbaal

      Tens razão, acho que devemos misturar tudo como vocês querem. Podemos começar a colocar propaganda política e ateia nas igrejas ? Acho que ficava bem giro um cartaz enorme a anunciar uma conferência do Carlos Esperança aem cima do altar mor de Fátima. E bandeirinhas do PCP no alto da torre sineira e uns autocoalntes do MRPP a enfeitar a estátua da nossa senhora. Tudo isso era bem giro e consentâneo com a vossa ideia de que toda a gente tem de levar com a vossa propaganda em todo o lado quer queira quer não.

      Ou quando vos toca a vocês já não gostam de abusos ?

      • Monsenhor Jozef Tiso

        Eu defendo propaganda política, meu filho!! Vote em mim!! Prometo fazer boa gestão!! Prometo livrar a sociedade de todos os males e parasitas!!! Eu tenho a Solução (Final)

      • Jcduarte

        Eles não admitem nem a sua própria humanidade. Não admitem nem a sua própria sexualidade.
        Como podem sequer admitir que alguém pense, repito pense, algo diferente do que eles “pia e religiosamente acreditam?

      • hh

        “uma conferência do Carlos Esperança” – Conferência!

        Agora até um bacoco dá conferências. Estamos no fim do mundo!
        O que sairá da boca de uma ignaro professor primário do tempo de Salazar que se possa chamar “uma Conferência?

        O que eu não sabia é que os ateus se fazem equivale a partidos políticos: PCP, MRPP, etc.

        • Molochbaal

          Olá meu palhaço lambe cona da mãe.

          Eu apenas referi coisas que nada têm a ver, como encher a estátua da nossa senhora de fátima com autocolantes do MRPP. Isso nada tem a ver com ateísmo, como nada tem a ver crucifixos com ensino de matemática ou ciências da natureza. Percebeste meu anormal ? Eu estava a fazer uma analogia com coisas que nada têm a ver, embora a maioria dos ateus seja de esquerda (eu não sou ateu). Estava a ver se gostavas que escarrapachacem coisas que nada têm a ver, que talvês até te sejam ofensivas, a ver se gostas meu cabrão de merda.

    • hh

      Van-Helsing:

      O seu comentário é o melhor que já li aqui.
      Os meus sinceros parabéns!

      • André Silva

        Bem pela maneira que escreve vê-se claramente que é uma pessoa com preconceitos em relação aos ateus. Não gostaria certamente que eu dissesse que todos os padres são uns pedófilos que a única coisa que sabem fazer é envenenar a mente dos crentes nas suas igrejas cobertas de talha dourada do chão ao tecto enquanto que as pessoas que deveriam proteger são violadas e passam fome. Não estou a dizer isto para o ofender.
        Tem algo para fundamentar aquilo que diz? Faz várias acusações ao ateísmo mas não o vejo a corroborar praticamente nenhuma.
        Não pretendemos tudo completamente ateu e achamos (pelo menos eu acho) que cada um deve ser livre de ter a crença que quer. Mas também acho que cada coisa deve estar no seu devido lugar. Daí a separação entre a Igreja e o Estado e entre a Igreja e o Ensino. É de facto o laicismo. Se for necessária educação religiosa, deve ser dada pelos pais ou na catequese. Pessoalmente acho que um crucifixo não pertence numa escola porque isso é uma forma de doutrinar as crianças numa altura que a sua mente ainda não está completamente desenvolvida. E a igreja sabe disso. Se apresentar alguns dogmas a crianças com 7 ou 8 anos elas até acreditam, com 14 ou 15 já começam a duvidar e a Igreja aproveita-se disso. Acredito que cada um deve ser livre de acreditar no que quer, e não ser ensinado aos 7 ou 8 anos que se não aceitarem Jesus como seu salvador vão arder no inferno para toda a eternidade, um destino que também espera todos os amigos e familiares deles que não sejam Católicos e que isto é uma verdade inquestionável só porque é o que um livro com cerca de 2000 anos diz que ainda hoje não se sabe com certeza quem escreveu. Além de mais, aceitar dogmas como verdade incentiva a não questionar (num bom sentido), ou seja, a aceitar o que lhe dizem sem provas.
        Também não compreendo como relaciona o ateísmo com o “nazio-fascismo”. Para que saiba, Hitler teve uma educação Católica (de onde pensa que veio o ódio aos Judeus? lembre-se que só bastante recentemente a Igreja retirou formalmente a acusação de deicídio contra o povo Judeu), Rudolf Hess disse nos julgamentos de Nuremberga que estava perfeitamente confiante que aquilo que fez era o que Deus queria (precisamente devido ao ódio votado pela Igreja Católica aos Judeus), Mussolini fez um acordo (Pacto de Latrão) com a Santa Sé onde ficou acordado que a Igreja influenciaria os seus fieis a votar em Mussolini e em troca Mussolini reconheceria o catolicismo como a única religião em Itália. No fim da guerra o Santa Sé forneceu ainda vários passaportes a nazis para que estes pudessem fugir para a América do Sul. Repare ainda que os países onde o fascismo surgiu mais forte foram os onde o Catolicismo era precisamente também mais forte (Portugal, Espanha, Itália, Alemanha). Como pode ver, a relação entre o fascismo e o catolicismo é bem mais forte do que com o ateísmo.
        É indiscutível que a cultura cristã está intrinsecamente ligada à cultura portuguesa (e europeia), grande parte do nosso património e espólio artístico é constituído por arte religiosa e nega-lo é negar quem somos. Só que lá está, como referi antes, cada coisa no seu lugar. Se o Estado é laico o ensino que esse Estado oferece deve ser também ele, laico. Se se pretende ensino religioso, há lugares onde se isso pode obter. No ensino público, não devem ser mostradas qualquer tipo de preferências religiosas.
        Refere também que o ateísmo é uma forma de delinquência mas mais uma vez não fundamenta o que diz. Pura e simplesmente, diz. E isto é algo que adoro no ateísmo: quando fazemos alguma afirmação, essa afirmação deve ser fundamentada com provas palpáveis. Fique sabendo que nos EUA os ateus fazem entre 8 a 16% da população, enquanto que na população prisional apenas encontra 0.21% de ateus. Igualmente, nos G8 o país mais religioso é os EUA e é os que têm as taxas de criminalidade mais altas. O mais ateu é o Japão e é o que têm a taxa de criminalidade mais baixa. Existem também, grandes mentes no mundo que são abertamente ateias. O nosso Nobel José Saramago é um exemplo.
        Não estou aqui a referir o ateísmo como a solução para todos os males da humanidade, apenas quero mostrar-lhe que muito do que disse está errado e sugerir-lhe que se informe mais sobre ateísmo pois o preconceito nunca fez bem a ninguém. A base do preconceito é precisamente a falta de informação.

        Cumprimentos,
        André Silva

  • Haddammann Veron

    O Caldo do Brasil — A cantiguinha ‘me engana que eu gosto’ das eleições:
    Existe “o” detalhe: que os ateus não são minoria, e nem estão ‘dependendo’ de um lugarzinho pra chorar em paz “pelamordedeus”. A jogada é tornar os non-believes em ‘respeitosos’ conformá-los como cabisbaixos ‘moralistas’.
    Outra coisa: A Época é totalmente adoçada para evangélicos, a Veja cozinha muçulmanos e católicos; agora: o Lula é fruto do catolicismo, mas no fim é só um jogo dos donos de crenças: basta ver que em dez anos o que tem mais na sociedade? Igrejas, bancos muito mais ricos, educação zero, falta de liberdade civil, sacrifícios disfarçados de assassinatos, onda de terror e pedofilia para afastar as pessoas umas das outras (e assim não haver revolta), conselhos de “paz” e “família” em tudo que é lugar, e alastramento de capatazes uniformizados de “segurança”; e a violência surda e aberta que desmente TUDO, na cara de todos.
    A única coisa que ninguém tinha, e que faltava ao Projeto de Jacques Fresco era a Lógica Estrutural do ESPAÇO, ou, Lógica Espacial — a Sócio-Física. Então deram ao Projeto Vênus um tom divino e o borraram com tinta de comunismo. E assim como roubaram Dawkings, o roubo e distorcimento das aspirações genuínas comeu solto também.
    Mas o que deu muito dinheiro para o Macedo, o Malafaia, e essa canalhada toda, foi apropriarem-se do tomo da obra O ESPAÇO e a Procedência do Movimento, intitulado de A Sabedoria da Física Sem Fio; é por isso que com o que pegaram, esconderam, distorceram, repartiram, e compraram aviões, e aumentaram seus podres currais e senzalas.
    Mas o Pensador antecipou esse prejuízo, e deixou a ganância desembocar no Efeito-Reverso.
    pastores e padres ROUBARAM os estudantes dos estudos, roubaram os filhos dos pais, roubaram os jovens dos divertimentos autênticos; e nos fizeram reprimidos a todos.
    Tiraram os filhos das cidades e meteram-nos em calabouços, pra cantarem dentro de suas gaiolas ‘divinas’. E nos deram cachorros (lembram de Hitler? E a ‘paz’ de deus e das ‘famílias cantadoras’ durante todo o regime NAZI?), sujeira, feiúra, um saco de cocô nas mãos, e câmeras, e desespêro, desconfiança generalizada, cegueira, e pegaram as chaves de nosso bolso pra eles. Não há segurança com políticos nas mãos deles, pois são capazes de absolutamente qualquer coisa para desgraçar a sociedade, e nos fazer arriar pra eles.
    A água, o direito, o emprego, a liberdade, tudo, fica à mercê desse ninho de pederastas viciados em sacrifícios humanos. o organismo social não suporta esse vírus destruidor. Precisamos ter impulso e determinação para nos livrar disso.
    Acordem. Não temos paz, nem liberdade, e o jogo sujo tá ai, e querem por que querem encalacrar os infantes de novo dentro de seus cabrestos; mas isso não vai acontecer … podem ter certeza ABSOLUTA … o brio da espécie humana rápido se posiciona.

  • Haddammann Veron

    A Solução É:
    Deixar o rótulo de “contra o que não-existe”, adotar um nome legítimo como cidadãos da Terra, ou abstêmios de crenças, ou simplesmente sem-crenças. Intrometer-se DENTRO do pensamento de uma pessoa é a última cartada dos mandantes-de-crenças antes de desaparecerem da nossa Civilização.
    Ninguém é obrigado a dizer o que pensa sobre sua intuição psicológica pessoal; porque se a transfere quer aceite, quer crença; contudo, o ser humano não avança por crença, mas pela comprovação de fatos legítimos. Um fato legítimo implica uma intuição/inferência, uma proposição/premissa, uma condição, uma causa, um efeito, em sequência; um fenômeno descrito, verificado por experimento ou lógica; um gerenciamento de conhecimentos que pautado por toda essa etapa, alce a uma hipótese, depois configure uma tese/teoria, e determine um postulado. Que as escolas tenha expressos os tesouros de nossa civilização e não os que tivemos sempre de nos defender para não chegarmos à extinção; que as escolas tenham laboratórios mirins, arte, música, e muitos livros de pensadores, colocados à disposição; isso sim é fazer educação; e não enfiar embustes pela goela de nossa própria pele; não podemos sucumbir a esses parasitas de nossa Sociedade.

  • Molochbaal

    hh

    Olá filho da puta,

    Espero tratar-te ao teu nínel de conversação.

    Bem meu lambe cona da mãe, o que eu estou adizer é que a democracia não é a pressão das minorias mas o respeito dos direitos de todos. Assim como os teus, visto que, meu cara de cu tu também és uma minoria, visto que menos um terço da população é católica praticante e miuos deles não tse identificam com a tua estupidez natural.

    Assim, meu lambe cona da mãe, tu és uma minoria como nós, e tens direito a ser respeitado no exercício do teu culto, assim como os ateus têm o direito a serem respeitados quando querem ser poupados a esse culto. Reitero aqui o respeito pelos crentes, apenas desprezo gentalha como tu, seja crente ou ateu, pela simples razão de serem filhos da puta, independentemente da ideologia. Obrigado.

    • pedro

      -|- -|-
      M MA

      Costuma-se dizer que se quer ser respeitado deve-se também aprender a respeitar os outros também.

    • pedro

      -|- -|-
      M MA

      Costuma-se dizer que se quer ser respeitado deve-se também aprender a respeitar os outros também.

  • pedro

    -|- -|-
    M MA

    Ninguem obriga ninguem a ser da Santa Igreja Católica e por isso mesmo esta noticia é controversa e sériamente metida em questão se não será simplesmente difamatória porque não é algo que seja defendido pela própria.

  • Anónimo

    SERÁ QUE A PERSEGUIÇÃO A ATEUS E OUTROS, ESTÁ AÍ OUTRA VEZ NA EUROPA?

    O MELHOR É NÃO ENTREGAR A CAÇADEIRA…

    E SE COMPRAR OUTRA?

  • Jose Batista

    MULTICULTURISMO MOVEDIÇO-Para outros críticos, igualmente conservadores, como Allan Bloom (em The Closing of the American Mind), Dinesh D’Souza (em Illiberal Education: the politics of race and Sex on the campus), ou Roger Kimball (em Tenured Radicals: How politics has corrupted our higher education), o multiculturalismo constitui uma espécie de ideologia neo-marxista que espalha a barbárie: o populismo, a aceitação indiscriminada e relativista de múltiplos pontos de vista, a distorção e eliminação de factos e o encorajamento dos valores de massa, que aniquilam a tradição de uma cultura homogénea e elitista, moral, ética ou esteticamente desejável, e dizimam a civilização ocidental e os seus canônes.

You must be logged in to post a comment.