Loading

Uma mão lava a outra

No dia em que o país celebrou a separação entre Estado e Igreja Católica, José Sócrates foi a Alfragide (Amadora) inaugurar… um templo católico. Agora, o governo revoga benefícios às instituicões religiosas mas não os tira à Igreja Católica.

Nos membros das comunidades religiosas não católicas, colocados a par da decisão governamental, a primeira impressão foi de incredulidade e a segunda de espanto. A mesma reacção encontrou-se na comissão da liberdade religiosa, órgão independente de consulta da Assembleia da República e do Governo, prevista na Lei de Liberdade Religiosa (Lei 16/2001) e com “funções de estudo, informação, parecer e proposta em todas as matérias relacionadas com a aplicação da Lei de Liberdade Religiosa”.

32 thoughts on “Uma mão lava a outra”
  • carpinteiro

    Forte com os fracos e fraco com os fortes.

    Governo corta abono de família às 383 mil famílias que estavam nos escalões mais elevados. Estas vão perder a prestação e é eliminada a majoração de 25 por cento atribuída a cerca de um milhão de beneficiários com rendimentos mais baixos. Mas não toca nos privilégios da Toda Poderosa Igreja Católica.
    Curiosamente a “Igreja dos pobrezinhos”, como hipocritamente gosta de se auto-apelidar, não se manifesta relativamente ao assunto.

  • Anónimo

    Como é que pode viver num país onde os impostos são desviados para a igreja católica?

    Tenho revolta de facto, onde está a igualdade de crenças?

    “Ser cristão é ser cidadão de primeira, ser testemunha de Jeová cidadão de segunda, e ser ateu cidadão de terceira” ?

    Sendo assim a associação ateísta portuguesa tem direito a apoio financeiro por parte do estado ou somos menos que os outros?

    • carpinteiro

      «”Ser cristão é ser cidadão de primeira (…) e ser ateu cidadão de terceira” ?»

      Exactamente.
      E podemos dar-nos por contentes.
      Há muito pouco tempo atrás nem sequer tínhamos direito a existir, ou nos convertíamos ou éramos divinamente feitos em churrasco!
      Esta Santa Madre Igreja é mesmo Santa!

      • Zeca-portuga

        ser ateu cidadão de terceira

        Um ateu já se julga um cidadão!!!!!!!!
        Ateu é bosta, basta e nada mais!

      • Zeca-portuga

        ser ateu cidadão de terceira

        Um ateu já se julga um cidadão!!!!!!!!
        Ateu é bosta, basta e nada mais!

        • Anónimo

          Antes ser bosta toda a vida do que ser Zeca por um dia.

          • Jcduarte

            digo mais: antes ser “bosta” toda a vida do que ser Zeca por um dia.

            Sou ateu e sou uma merda
            Mais vale ser ateu e ser uma merda
            Que não ser ateu e ser pior que a merda
            Porque quem não é ateu, é…

      • antoniofernando

        Giordano Bruno era frade e foi feito archote.Joana D´Arc, essa, é a mais simgular santa da ICAR. Primeiro foi por ela queimada como herege. 500 anos depois foi canonizada pela mesma Igreja Católica que a tinha levado à fogueira como herege. Padre António Vieira também andou com a Inquisição à perna.Agostinho da Silva foi excomungado pela ICAR mas, nessa altura, já não havia a ” Santa” Inquisição a operar….

        • antoniofernando

          errata: ” singular” em vez de ” simgular”…

        • carpinteiro

          Caro Fernando.
          Agostinho da Silva teve que ir para o Brasil, onde fundou cinco universidades.
          Quando voltou fizeram mea culpa atribuindo-lhe uma pensão vitalícia a que ele ironicamente se referia nestes termos:
          – “Sei que está lá numa conta no banco mas nem sei o seu valor, nunca a levantei”.

          • antoniofernando

            Caro Carpinteiro:

            Considero Agostinho da Silva meu Mestre. Nunca o conheci mas isso não obsta a que o sinta como tal. Um dia Eduardo Lourenço foi visitá-lo e Agostinho apareceu-lhe serenamente com uma tarântula na palma da mão. Isso vem relatado num dos livros sobre Agostinho da Silva, prefaciado por Eduardo Lourenço, que o considerou um dos mais brilhantes homens que tinha conhecido. De Agostinho da Silva guardo esta frase exemplar de um exemplaríssimo Homem, que nunca mais esqueci e que diz tudo sobre a sua grandeza de carácter:

            “São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim; porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem”.

        • Oiced Mocam

          … Eles crucificaram e queimaram Joana D’Arc por ordem do papa, porque ele declarou que ela era uma bruxa. Com que argumento com que base? Porque o papa diz que é assim, isso tem de estar certo. A sua palavra é a lei, a verdade. Eles queimaram uma mulher jovem e bonita, corajosa e inteligente, que lutou pela liberdade do país e conquistou essa liberdade! A razão foi o do ciúme, que uma mulher pudesse se tornar tão proeminente que até mesmo o papa seria passado para trás. Joana, foi queimada por causa do ciúme; ela não cometeu pecado algum. Toda a Europa ficou chocada, e aos poucos as pessoas começaram a levantar suas vozes contra sua crucificação, mas passaram mais de trezentos anos para que as pessoas ficassem fortes a esse respeito, a ponto de um outro papa declarar Joana D’Arc uma grande santa.
          Um a queima viva porque ela é bruxa, ela tem relações sexuais com o demônio. E após trezentos anos, outro papa, seu próprio descendente, seu próprio sucessor, representante do mesmo Jesus Cristo e do mesmo Deus – declara que ela era Santa.
          Seus ossos foram solenemente retirados da sepultura e venerados, e hoje uma linda catedral se ergue em sua memória.
          Agora ninguém a chama simplesmente de “Joana D’Arc”, agora seu nome é “Santa Joana D’Arc”.
          Conforme o brasileiro Ziraldo:
          “A mulher mais quente que a história já conheceu foi Joana D’Arc. Era fogo! Fora dessa, não tenho outra definição para mulher “fogosa”.

          Enviado do Brasil por Oiced Mocam
          CONVITE Visite o meu Blog em: http://livrodeusexiste.blogspot.com/

    • JoaoC

      Aqui, neste antro humorístico, a meu ver, há apenas um ateu a merecer respeito…

      Ser ateu – pelo menos ateus como o desesperado do Carlos e outros que com menos balelas não têm coragem para assumir o que são na realidade – nem cidadão devia ser considerado, mas sim uma mão cheia de uns poucos de marginais desviados e dissidentes da sociedade…

      Já devem dar-se por muito felizes por se tolerar, ainda que com natural e evidente repulsa e desprezo a vossa existência. E sim, neste país (se não são deviam ser) são menos que os outros, porquê? Algum problema?…

      • antoniofernando

        Tu és a mais deprimente anedota deste espaço. Não sabes argumentar. E não fazes sequer um esforço nesse sentido.Foi isso que aprendeste no teu catolicismo ? Até consegues ver numa menina de 15 anos, de vestido pelos joelhos, com brincos nas orelhas, de soquetes brancos e uma estranha medalha ” aos bicos” pendendo do pescoço, como descrita por Lúcia, uma suposta ” Nossa Senhora”. E pouco importa para ti que a “mesma” Senhora tenha alegadamente aparecido em Lurdes com o aspecto de uma adolescente de cerca de 18 anos de idade, mas com olhos azuis, conforme descrição de Bernardette de Soubirus.

        Já ouviste falar na ” hamsa” ?

        Pois bem: tem o aspecto de uma medalha aos bicos. Só que os ” bicos” são os dedos de uma mão. Curiosamente Fátima é nome de proveniência muçulmana, E a Hamsa um símbolo árabe, em forma de amuleto e de talismã. Se estás de pé, senta-te para não te dar um ataque: A hamsa também desde sempre fora conhecida por ” mão de Fátima”.
        Tens dúvidas. Vê aqui:

        http://pt.wikipedia.org/wiki/Hamsá
        http://www.elo7.com.br/colar-mao-de-fatima-hamsa/dp/2112A
        http://www.appliques.com/r%20symbol.htm

        • JoaoC

          Alguém falou contigo, ó alucinado-obssessivo-compulsivo-fatimo-dependente e falso cristão, cobarde demais para se declarar ateu?

          • antoniofernando

            Também andas a chutar heroína para a veia ?… 🙂

        • antoniofernando
        • Zeca-portuga

          Vossemecê está exagerando.

          A “mão de Hamesh” não tem “bicos”. Os dedos são representados de forma arredondada. Já vi milhentas e não vi “bicos” em lado algum.
          “Fátima” em árabe nem se pronúncia da mesma forma (Fatimah).

          Não percebi o que tem uma coisa a ver com outra.
          Estes dias uma pessoa com quem me relaciono bem (e que vossemecê também conhece), disse: “agora visto Fátima Lopes!”

          Veja lá se alguém começa a fazer interpretações enviesadas como vossemecê os demais ateístas fazem!!!!!!!!!!!!

      • carpinteiro

        «Já devem dar-se por muito felizes por se tolerar, ainda que com natural e evidente repulsa e desprezo a vossa existência.»Sei que alguém se vai queixar, mas, aqui vai:Caro Jota Cê:Infelizmente, estamos num país pobre e triste, como diz o Abade Correia da Serra, “Dentro de cada português (mas dos puros), vibra a alma d’um familiar do Santo Ofício. A Nação não presta”, mas a Nação é cada um de nós e o comportamento diário de cada qual.Adorei o seu comentário, toda ele é um tratado do bem falar e melhor escrever, mas faz uma pergunta. – «E sim, neste país (se não são deviam ser) são menos que os outros, porquê? Algum problema?…», que parece que está a pedir um verdadeiro horóscopo do seu esfíncter, e eu não sou propriamente um Paulo Cardoso das anilhas.Recorrendo à escrita fernandina; – você faz-me lembrar Santo Agostinho, que dizia que ” O Mal não era senão o Bem na sua forma degradada”.Olhe, meu caro, você deve ter caído nas mãos de um padre charlatão, algo correu mal consigo, nem com várias cirurgias com vista a corrigir os erros biológicos você se safa. O amigo Jota Cê tem uma beterraba inchada (e com raízes) no lugar do cérebro. Só Deus sabe que pantufas calça de manhã, e que sapatos descalça à noite.Obviamente que sabemos que Portugal não está preparado para que existam ateus, esse argumento tem uma actualidade que dura há mais de 800 anos. 800 anos de mentira e hipocrisia de uma seita Vampiro-cristã que faz da nossa sociedade a sociedade do joelho esfolado, profundamente malsã e doente, dependente de anti-depressivos e das visitas a Fátima.Agora, diga-me, meu tubérculo ramificado: – Encontra lugar na blogosfera com mentes tão retorcidas como as que comentam aqui?… Só se for escarafunchar nos bastidores do Vaticano, mas a esses todos temos, mesmo nós, de bater a pala, pela infindável imaginação nas combinações e inclinações sexuais, que até a da Cova da Iria se viu obrigada consagrar-se como virgem consagrada… de mulheres!É por isso que as pessoas como o Jota Cê, adoram ver o Partido Democrata-Cristão pregar contra a vida privada heterodoxa das pessoas, e depois contratar “palettes”, resmas, de “escort-boys” sempre que há um Congresso antecipado (escaldante!…).Olhe, trate-se, se é que ainda vai a tempo.Cumprimentos deste seu servo de cristo.

        • hh

          “Encontra lugar na blogosfera com mentes tão retorcidas como as que comentam aqui?” – Só em sites e blogues de ateus é que há gente “de mente retorcida” e tísicos intelectuais: são os ateus!

    • Andreia_i_s

      Liio:

      “Como é que pode viver num país onde os impostos são desviados para a igreja católica?
      Tenho revolta de facto, onde está a igualdade de crenças?”
      Dá não dá? e é o governos que temos por estas bandas.

      “Ser cristão é ser cidadão de primeira, ser testemunha de Jeová cidadão de segunda, e ser ateu cidadão de terceira”?
      Sendo assim a associação ateísta portuguesa tem direito a apoio financeiro por parte do estado ou somos menos que os outros? ”
      Pelos vistos nalguns olhos de muita gente somos mas deixe que ser pequeno tem-se vantagens :).

  • antoniofernando

    É escandaloso o que se está a passar com a retirada de dinheiro às IPSS. Conheço uma que se dedica ao apoio a crianças com paralisia cerebral que está em vias de despedir profissionais porque a Segurança Social vai retirar apoio. Num país em que se despendeu uma brutalidade com o BNP e em que desbaratam milhões com consultadorias externas ao Estado, esse escândalo traduz-se numa ignomínia…

  • Zeca-portuga

    O Sr. Hugo Chavez, um dos governantes mais abomináveis do mundo, visita Portugal.

    Na sua hipocrisia cavernicola, os ateístas nem abrem a boca.

    Ao contrário da visita do Papa, esta é totalmente suportada pelo erário público. Custa-nos vários milhões passear este ditador terrorista pelo país
    .
    Então, agora não dizem nada sobre os extraordinários gastos com a visita de um execrável comuna, apoiante de torturas e regimes totalitários, dos excessos de alguns marginais (incluindo extremistas islâmicos)?

    Recentemente Sr. Chavez insurgiu-se a favor do governo da China aquando da atribuição do Nobel da Paz ao activista Liu Xiaobo: “O governo chinês, fazendo uso de sua independência e soberania, reclama pelo prémio a este senhor… acontece que deram o Nobel a um cidadão dissidente e contra-revolucionário chinês… vai nossa saudação, nossa solidariedade ao governo chinês. Viva a China”

    O mesmo Sr. que apoia a ETA as FARC e ELN, dizendo: “Embora possa incomodar alguns, as Farc e o ELN não são corpos terroristas, são exércitos, verdadeiros exércitos”

    Amigo e apoiante do “socialismo islâmico” de Kadafi, que até quer uma nova definição te terrorismo.

    PALERMAS! HIPÓCRITAS! NABOS! IMBECIS! ESTUPIDOS! COBARDES!

    Alguns dos qualificativos com que posso adjectivar os ateístas desta praça, que apoiam os gastos exorbitantes com a vinda de um miserável ditador, apoiante e patrocinador de terrorismo.

    Não posso deixar passar este momento sem dizer: O ATEÍSMO É UMA BOSTA, OS ATEISTAS CEGOS SÃO O MAIS FEDORENTO EXCREMENTO DA SOCIEDADE.

    Espero o dia em que os ateístas ganhem algum sentido do ridículo, tenham noção da estupidez das suas afirmações e usem, por mais infantil que seja, uma pequenina noção de verdade e de justiça.

    • JoaoC

      Isso é pedir demais para as estes cerebrozinhos que têm ligação directa ao intestino grosso…

      Podem ladrar à vontade. A opiniaozeca deles vale tanto como a de um bode. Deles e dos “crentes” que fazem de sacristães à corja ateia.

      Ajuda vinda do demónio venezuelano é acatada. Mas as palavras e orientações do Santo Padre são um mal para o país…

      Viu-se 3 dias depois, em que o presidente abortófilo e amigo das minorias e da “paz social” decretou “legal” o emparelhamento sodomita, chamando-o ridiculamente e “casamento”…

      E ainda há quem leve a sério esta gente….

    • Anónimo

      Caríssimo Zeca-portuga:Exprimiu tantas ideias com tantas palavras, mas nenhuma em relação ao conteúdo do presente post…Será por alguma razão especial?…Cumprimentos.PS> Não falar dos assuntos não quer dizer que se subscrevam, o raciocínio e simples e perceptível. Se o aplicar de forma generalizada, tudo o que acontece e não se fala está automaticamente a ser subscrito por todos nós? A resposta é óbvia… Por fim, para distinguir a semelhança que construiu ao comparar as duas visitas, ambas foram enquadradas pela diplomacia portuguesa, a diferença está para além do quadro da visita de chefes de Estados, pois a um acresceu a componente religiosa que não é normalmente “patrocinada” pelo erário público aquando destas visitas específicas; esse sim foi o alvo de algumas das críticas realizadas anteriormente…

      • Zeca-portuga

        Jovem:
        Não comentei as afirmações do F. Fernandes porque não correspondem à verdade, inclusive, rondam a imbecilidade.

        Desde logo, a Igreja tem a seu cargo a grande maioria das IPSS, depois o resto da notícia também não é verdadeira.

        Mas, o governo sabe que vivemos num país católico. Um estado laico não é um estado ateu desligado da realidade religiosa do seu povo. Um Estado separado da Igreja não é um Estado incompatível com a realidade da Igreja, em oposição ou de costas voltadas para ela (como os ateístas apedeutas imbecis pretendem) – até porque isso seria contrariar a confiança democrática da esmagadora maioria do povo.

    • Anónimo

      Zeca-portuga,
      É a primeira e única vez que respondo a um seu comentário.
      As visitas de Hugo Chaves e Bento XVI nada têm a ver com o assunto aqui em apreço! Mas já que aqui a trouxe diga-nos:
      Quantos euros foram gastos, pelo Estado, em altares para o Chaves rezar missa?
      Que contratos foram feitos, com o Vaticano, para fornecimentos, por Empresas Portuguesas, de bens serviços?
      Em termos de despesas com segurança, não há comparação!
      Há mais! Mas basta-me só estas questões!

      Agora veja:

      http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1692724

      O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, visita domingo os Estaleiros Navais de Viana do Castelo, empresa que assinou um contrato para a construção de dois navios asfalteiros, no valor de 128 milhões de euros, para aquele país sul-americano.

      http://www.espbr.com/noticias/chavez-vem-portugal-buscar-1-5-milhoes-magalhaes

      O presidente da Venezuela chega este sábado a Portugal para uma visita de dois dias, que vai culminar com a assinatura de acordos nas áreas da construção naval e do fornecimento de 1,5 milhões de computadores Magalhães. Hugo Chávez chega ao fim da tarde ao Porto, onde vai pernoitar, deslocando-se no domingo de manhã aos Estaleiros de Viana do Castelo (ENVC).
      (Por acaso veio só no domingo, pelo que a segurança foi dispensada, no sábado.)

      E, por aqui me fico; passe bem, até nunca!!!

      • Zeca-portuga

        Atento:

        Acho que necessita estar mais atento.

        Quem pagapu os altares para o Para, foram os católcios; para o Sr. Chavez, devem ser os ateístas da sua seita.

        È claorq eu ninguém lhe liga (quase ninguém, a não ser os badalhocos imbecis do costume – seu amigos e fieis sectários, v.g. ateístas).

        A religião católica movimenta, por ano, muito mais do que uma meia dúzia de Sr. Chavez
        Em Portugal, a Igreja é um dos principais empregadores (directa e indirectamente), um dos principais motores da nossa economia (e da economia internacional), um agente de vitalização do comércio e serviços.
        As encomendas do Sr. Chavez pouco ou nada vão melhorar o estado da nossa economia e das empresas que visadas.
        Porém, em tempos difíceis, a Igreja é única “parceira social” dos que passam por apuros ou sérias dificuldades.

        Entre comezainas, seguranças, presentes e galanteios para o Sr. Chavez (– um ditador terroristas que já ameaça com corrida ao poder nuclear -) e sua comitiva, não gastamos muito menos do que com o Papa, sendo que a visita do papa é desejada por milhões e a do Sr. Chavez é desejada por muitíssimo poucas dezenas de pessoas (salvo seja!).

        Mas, o curioso do seu comentário é que ele nos leva para um campo diferente:

        Pode ser um ditador que aplaude o esclavagismo, as torturas e o terrorismo, um vil mafioso sem carácter, mas como vem negociar, já é bem-vindo e transforma-se em “boa-pessoa”.

        Pois então… Até nunca!

  • Anónimo

    Se bem entendi, o nosso estado laico tem um governo com uma tendência religiosa.
    E penso que se pode perceber porquê. A grande maioria da população portuguesa tem uma qualquer filiação ou simpatia católica e não estão muito preocupados com os direitos das outras confissões religiosas. Isto leva os nossos “competentíssimos” políticos a concluir que este tipo de benefícios lhes trarão vantagens nos sufrágios dos quais eles dependem.
    É uma boa razão para mandar a constituição às malvas. Mas será que isto é razão para preocupar o nosso PR e fazê-lo intervir com uma análise à constitucionalidade da revogação?

  • Anónimo

    Perante alguns comentários neste post, parece-me imperioso dizer:
    – Meus caros companheiros de blog, lembrem-se sempre da velha máxima… bom, pode não ser assim tão velha mas é uma boa máxima:
    “NÃO ALIMENTEM OS TROLLS”

  • Antonioporto

    É o poder político (e infernal)da igreja católica.
    No brasil ainda só não taxaram as igrejas evangélicas, candomblés,
    centros espíritas e clube dos ateus, por causa da igreja católica.
    Se taxar a igreja católica, terão que taxar todas.
    O que, diga-se de passagem, sou a favor, que taxem a todas, igualmente.

You must be logged in to post a comment.