Estes publicitários são uns exagerados. Inventaram a coca-cola e a pastilha elástica.Também um tal George Bush que invadiu o Iraque em busca de armas de destruição maciça inexistentes. E um nobel à pressão Obama que se mantém firme no reforço de tropas para o Afeganistão.Tudo muito democrático. Pessoal fixe na América ? Só os ateus. Nenhum deles é fascista…
Ainda não percebi muito bem como se pode chamar fascista a um neoliberal como Sarah Pallin, estes esquerdistas chamam fascista a tudo o que não gostam. Todos os seus rivais políticos são “fascistas” até parece que o Mussolini afinal ganhou a guerra…
Ainda não percebi muito bem como se pode chamar fascista a um neoliberal como Sarah Pallin, estes esquerdistas chamam fascista a tudo o que não gostam. Todos os seus rivais políticos são “fascistas” até parece que o Mussolini afinal ganhou a guerra…
Esquerdistas hà muitos, assim como direitistas. Existe uma esquerda moderada e uma esquerda totalitária. A questão é que até alguma da esuqerda moderada adoptou alguns dos tiques dos mais radicais. Tratar de fascistas a todos os direitistas é tão lógico como concluir que todos os esquerdistas são apoiantes de Pol Pot, é simplesmente uma estupidez.
Sarah Palin nada tem de fascista. É uma neoliberal. Entre outras coisas, o fascismo pretende um estado forte, que dirija todos os aspectos da vida económica e social, com forte predomínio do político sobre o empresarial. O neoliberalismo pretende um estado o mais fraco possível, que funcione como uma mera agência de apoio ás empresas. Em muitos aspectos são doutrinas totalmente opostas, pelo que é uma completa estupidez dizer que o neoliberalismo é a mesma coisa que o fascismo.
Outra das principais caracrterísticas do ideal fascista é a autarcia política e económica, ao passo que os neoliberais advogam a internacionalização da economia e a diluição do poder dos estados nacionais no mercado global que substitui o poder do estado nacional. Não tem ponta por onde se pegue dizer que as duas ideologias são iguais. É uma profunda desonestidade intelectual chamar fascista a uma Pallin, uma Tatcher, um Reagan, um Passos Coelho, etc etc.
A questão do papel dos estados fascistas na economia não é assim tão clara como quer fazer parecer. Dos sub-tipos de fascismo postos em prática o único que se assemelhou ao que escreveu foi o regime nacional-socialista alemão, esse sim promoveu um forte controlo do estado e constante intervenção nos meios de produção do país. De resto em Itália, Portugal, Espanha, etc… a economia e os meios de produção permaneceram, regra geral, nas mãos do sector privado e o estado tinham um papel de mediador pouco interventivo, desde que não houvessem interferências políticas, os meios económicos podiam operar de uma forma muito semelhante ao que acontecia num regime “liberal”, muitas vezes existindo até relações de cumplicidade (porque acha que o 25 de Abril fez com que muitos industriais e magnatas optassem por abandonar o país?). Essa característica fez com que muitas personalidades de grande relevo no mundo económico e social dos E.U.A. tenham sentido uma sedução pelo fascismo, uma personalidade em destaque que defendeu esse tipo de regime em público foi Prescott Bush (pai e avô dos ex-presidentes Bush). Em termos sócio-culturais já o papel do estado era realmente forte e bastante interventivo. Os principais valores que os estados fascistas defendiam eram o nacionalismo, religião e, em muitos casos, as questões raciais.
Como pode ver os valores económicos dessa senhora até podem não estar em total sintonia com o fascismo, mas não é 100% incompatível. Agora em termo de ideologia social e cultural, podemos muito bem colá-la à ideologias do fascismo tal é a proximidade.
Certamente que tirou as suas conclusões de muitas intervenções onde ela se opunha a regulação económica e à prestação de serviços públicos do estado, que segundo elas deveriam ser disponibilizados pelo mercado e não pelo estado. a nível de internacionalização económica pouco há a falar sobre ela, dadas as suas intervenções menos felizes no que diz respeito a questões geográficas e relações internacionais, que só provaram a sua completa ignorância nesses termos, pouco tem falado sobre essas questões. Eu atrevo-me mesmo a dizer que ela é uma pessoa muito virada para dentro do seu próprio país. A nível de intervenção social está longe de ser liberal, nunca foi vista falar contra o patriot act, a vigilância e captura de cidadãos sem mandatos judiciais, contra as prisões ilegais que o seu país mantém em funcionamento, etc… é uma defensora firme do papel da religião no estado e uma forte opositora do laicismo. A ver pelo lado sócio-cultural, acredite que temos aqui uma reles fascista da velha guarda.
Acho que está a confundir as coisas. O regime salazarista e Franquista não eram fascistas, embora tenham tido influências do fascismo. De resto, até em Portugal, a intervenção do estado na economia era mais forte no estado novo, com a lei de condicionamento industrial e mais tarde os planos de fomento, o controle dos preços de certos produtos básicos etc, do que o regime “democrático” actual em que TUDO gira em torno dos interesses dos empresários.
Mas voltando ao tema, fascismo “puro” só o houve na Alemanha, porque mesmo o italiano não funcionou a 100% tendo de fazer muitas cedências à realpolitk económica. Ora, mesmo este, por causa de estar centrado na guerra, fez muitas cedências, temporárias, mas cedências. A noite das facas longas, em que a ala esquerda do partido foi sacrificada num banho de sangue, foi uma dessas cedências devidas à centragem de Hitler na guerra e na consequente necessidade de chegar a acordo com o complexo económico-militar alemão.
No entanto, apesar dessas cedências, eu pergunto se seria possível o movimento do thea party chamar-se SOCIALISTA, como o partido “nazi. Vejamos alguns dos pontos programáticos desse partido.
“11. A abolição do dinheiro obtido sem trabalho e sem esforço.
ROMPIMENTO DA SERVIDÃO DOS JUROS
12. Considerando os imensos sacrifícios de bens e de sangue exigidos do povo por qualquer guerra, o enriquecimento pessoal à custa dela deve ser tido como um crime contra o povo. Exigimos, assim, o integral confisco de todos os lucros provenientes da guerra.
13. Exigimos a nacionalização de todas as empresas (até agora) consorciadas (trusts).
14. Exigimos a participação nos lucros das grandes empresas.
15. Exigimos uma generosa ampliação do programa de previdência social.
16. Exigimos a criação e a conservação de uma classe média sadia, a entrega imediata das grandes propriedades especulativas à administração comunal e o seu aluguel aos pequenos industriais, sob favoráveis condições; Deve ser dada prioridade aos pequenos comerciantes e industriais nos fornecimentos ao Reich, aos estados ou às localidades.
17. Exigimos uma reforma da legislação referente à propriedade rural, de modo que sirva aos interesses nacionais; a promulgação de uma lei sobre desapropriação sem compensação do solo necessário a fins de utilidade geral. Abolição dos juros sobre o solo e o impedimento de qualquer especulação fundiária.
18. Exigimos a perseguição implacável daqueles cujas atividades sejam prejudiciais ao interesse comum. Os abjetos criminosos que conspiram contra o bem-estar da Nação, os usurários, estelionatários, devem ser condenados à morte, sem distinção de religião ou raça.
19. Exigimos, por meio de um Direito Público Alemão, um sucedâneo para o Direito Romano, que serve à concepção materialista de mundo.
20. Para possibilitar a cada alemão aplicado o alcance de uma educação mais elevada e, conseqüentemente, a ascensão profissional, o Estado cuidará de reestruturar totalmente o Sistema de ensino popular. Os programas de todos os estabelecimentos educativos deverão adaptar-se às exigências da vida prática. A compreensão da idéia de Estado deve ser alcançada pela escola, logo com o começo do uso da razão (educação cívica). Exigimos, por conta do Estado, a educação de filhos de pais pobres, notavelmente dotados, sem consideração de classe social ou profissão.
21. O Estado cuidará do amparo à Saúde Pública pela proteção da mãe e da criança, pela proibição do trabalho de menores, pela promoção do fortalecimento físico, por via da fixação legal da obrigatoriedade da ginástica e do esporte, pelo máximo apoio concedido a todas as associações que se preocuparem com a educação física da mocidade.
25. Para consecução de tudo isso exigimos: a criação de um forte poder central do Reich. Absoluta autoridade do parlamento político central, sobre todo o Reich e as suas organizações em geral.
Sem dúvida que estes pontos nunca foram postos em prática na sua totalidade, mas era possível a Sara Palin defender isto ? Era expulsa do thea party ao pontapé.
O que eu vejo dos neoliberais é exactamente o contrário. Quanto a sara palin estar centrada para “dentro” da América isso deve-se ao simples facto de a mulher ser uma analfabeta que tudo ignora de política externa e nada tem a ver com uma negação dos valores neoliberais. Ora o neoliberalismo pretende a total internacionalização da economia com vista ao lucro e não aos interesses nacionais. Houve poucas coisas que tenham minado mais o poder da américa como estado-nação do que o deslocamento em massa das indústrias americanas para o terceiro mundo, destruindo a classe média e criando um défice monstruoso em que os states cada vez têm de importar mais coisas que dantes produziam.
Vocês estão muito enganados, Sara Palin, Reagan, Tatcher, não são nacionalistas, são DINHEIRISTAS. Se assim não fosse não defendiam políticas que qualquer atrasado mental vê que vão destruir o poder dos respectivos estados nacionais.
Vejamos algumas citações de líderes nazis.
“A luta contra o capital financeiro e o empréstimo internacional se tornou o ponto mais importante da luta na Nação por sua independência e liberdade”.
Gottfried Feder
“To be a socialist, is to submit the I to the thou; socialism is sacrificing the individual to the whole.”
Goebbels
“It is the absolute right of the state
to supervise the formation of public opinion.”
Goebbels
Why nationalize industry when you can nationalize the people?
Hitler
Society’s needs come before the individual’s needs.
Hitler
Resumindo, o nazismo defende um estado forte, que controle o indivíduo e a economia
Anónimo
O FASCISMO, A DIREITA E A ULTRA DIREITA, ANDAM SEMPRE COM A RELIGIÃO ÀS COSTAS E VICE-VERSA.
” Nas escolas ainda se ensina a ler, a escrever e a contar, mas a maioria das crianças, passado pouco tempo, lembra apenas, e isso muito confusamente,a doutrina da Cartilha, com que os professores,mal preparados para a catequese, lhes martelaram a memória. E daí a antipatia que lhe fica por um ensino que não puderam compreender, não só por ter sido ministrado antes da idade e fora do lugar próprio, mas ainda por mestres, muitas vezes ateus,que,tendo Deus nos lábios, acarinham o Diabo no coração”
( Tomás da Fonseca, ” Na Cova dos Leões”, Antígona, página 36 )
Essas “associações” geralmente são tuteladas por um punhado de hipócritas pervertidos que metem o dedo em riste onde podem porque já cansaram de metê-lo contra si mesmos até ficarem envergonhados. Esse tipo de “associação” é completamente infiltrado com coisa rançosa e pútrida. São os que se irritam com crianças brincando em gramados e mandam espalhar discretamente espinhos rasteiros para que elas se machuquem, e os pais “se arrependam” de estarem brincando com os filhos numa praça, ao invés de estarem “prostrados em adoração” numa igreja.
São os que se arrostam o direito de nos “indicar” filmes como bulas de remédios.
Mas, não vêem uma publicidade como a que saiu numa revista com banca de boa coisa, mas ao repararmos direito vemos que É por Ca ria. A publicidade é de um banco, e tem uma garotinha vestidinha como uma amante fogosa, penteada como tal, e com um pirulitinho pintadinho de pombinha-do-amor, raspando na boca de um cachorro grande amarradinho com um nózinho nas patinhas. Uma graça. Ninguém viu.
Outra foi já no inicio dessa palhaçada de “pedofilia” & “terrorismo”, que protege padre, pastor, nem pega os pulhas fantasiados de donos de vidas, mas apavora todo mundo como se todo mundo fosse canalha (e o cidadão espremido até à goela, e firmas de segurança crescendo igual mato, pra tudo, e bota câmeras e bota vigia, censura em tudo; com os cordãozinhos dos mesmos canalhas mandando). Essa outra propaganda colocada em outdoor era de uma moça com a lingua deitada em cima da língua de um pastor alemão; na cidade-capital de São Paulo. Ôh! Beleza! Ninguém viu.
Vamos ver capitão nascimento; mas o que Tim Lopes tinha mesmo pra dizer foi abafado. Michael pagou caro por escutar as crianças e tentar fazer alguma coisa por elas; ele sabia que os “bonzinhos” eram e são os maiores pervertidos fantasiados de ‘respeitosos’; os moralistas safados que cismasm de tomar conta da vida de todo mundo, mas são os donos da pafifaria. É isso que temos de ver.
Enquanto não botarmos esses canalhas que se dizem ‘protetores da família’ na cadeia não vamos ter condições de viver uma vida social sem esses pervertidos nos espreitando. Isso começou no início de 1980 e não parou mais; podem notar mataram as cidades, a convivência civil, e entupiram-nos de igrejas.
A questão sobre essas “associaçãoes” é que se um pai não estiver concorde, elas não podem dizer que o representam. Mas impõem-se pelo nome como representativas de todos. Então o nome já é doloso; porque se apropria indebitamente de um direito que não tem; e usa um suposto consenso que não é legítimo.
Uma ‘associação’ desse tipo pode se chamar à vontade de associação de pais descontentes com a chuva, por exemplo, mas nunca de pais americanos, ou brasileiros, etc.
Associações de moradores, principalmente, hoje, não passam de punhados de coniventes por favores, muitos espúrios, e nada fazem pra sociedade se reformular, e sempre qualquer coisa é submergida no esgôto que mantém a tutela dos bairros.
Transformar escolas numa versão Reich de mosteiros evangélicos, e os pais desarmados e subservientes sob olhos das SS urbanas, isso é cuspir em todas as conquistas da espécie humana por liberdade.
Vamos botar os pingos nos is desse negócio aí, porque isso não vai ficar fácil assim não.
… O menininho estava dentro da sala do pastuto e seus lacaios, e não foi na rua que ele teve de correr pra não ser desgraçado pro resto da vida …
Esse meio evangélico-cristão tá todo podre, é o xurume que vazou da igreja católica, e é isso que tá aí, como pus apodrecendo a Sociedade.
O Diário de uns ateus é o blogue de uma comunidade de ateus e ateias portugueses fundadores da Associação Ateísta Portuguesa. O primeiro domínio foi o ateismo.net, que deu origem ao Diário Ateísta, um dos primeiros blogues portugueses. Hoje, este é um espaço de divulgação de opinião e comentário pessoal daqueles que aqui colaboram. Todos os textos publicados neste espaço são da exclusiva responsabilidade dos autores e não representam necessariamente as posições da Associação Ateísta Portuguesa.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
20 thoughts on “Citação do Dia”
Pingback: Tweets that mention Citação do Dia :: Diário Ateísta -- Topsy.com