Loading
  • 4 de Outubro, 2010
  • Por Carlos Esperança
  • Religiões

Druidismo reconhecido como religião

Um dos maiores progressos das instituições democráticas deve-se á secularização e ao avanço da laicidade, nem sempre pacífico.

As Igrejas começaram por deter o poder temporal e só o perderam quando a repressão política as submeteu. Depois disso nunca mais desistiram de o compartilhar, quantas vezes à custa da vassalagem. A título de exemplo, e no que se refere à Igreja católica, em Portugal, a Concordata não permitia a nomeação de bispos sem o aval do Governo. Retribuindo, a PIDE perseguia quem condenasse a religião protegendo a cúmplice e o seu clero.

Na Europa, as democracias, declaram-se inaptas para reconhecer milagres, estabelecer o diagnóstico diferencial entre as várias religiões, para avaliar qual é a mais verdadeira, e nenhum governante passa certificados sobre o valor da eucaristia ou fornece código de barras para a água benta.

A laicidade faz com que o Estado legisle com absoluto desprezo pelo direito canónico e as Igrejas organizem a liturgia sem necessidade de licença camarária. Por mais que lhes custe não há Igrejas de primeira e de segunda, designações que ficam reservadas para os géneros alimentícios.

Não admira, pois, que o druidismo, culto céltico que venera os espíritos da natureza, seja reconhecido como religião no Reino Unido, como indicou ontem a Comissão das Organizações Caritativas britânicas.

A decisão torna-se relevante porque sendo o Druid Network criado com fins que têm em vista a promoção da religião e o interesse público, pode assim beneficiar de um estatuto fiscal mais vantajoso. E o dinheiro comanda a fé.

O druidismo é o primeiro culto pagão a ser reconhecido como religião no Reino Unido e é difícil não lhe dar razão. O culto dos espíritos é o ganha-pão de qualquer religião e este teve origem na Irlanda e no Reino Unido, tendo vários milhões de seguidores em todo o mundo.

16 thoughts on “Druidismo reconhecido como religião”
  • Panoramix

    Merci, Angleterre!!!

  • Molochbaal

    Acho que é uma acontecimento importante. Um lembrete da hipocrisia da afirmação de que o cristianismo é a matriz cultural da Europa. Sem dúvida que faz parte dessa matriz. Mas incorporou-se numa matriz já existente hà milhares de anos antes do carpinteiro nascer, não criou coisissíma nenhuma. Antes pelo contrário, o próprio cristianismo, tal como o conhecemos, foi profundamente influenciado pela cultura europeia pré-existente. Desde o sistema filosófico da igreja, criado sob inspiração dos filósofos pagãos clássicos, passando pela religiosidade popular, que vai beber a cultos antiquíssimos que sobrevivem desde o neolítico, o sentido do maravilhoso celta e germano, até à propria organização da igreja, com o latim, as dioceses, o pontifex maximus, que é uma cópia da organização do baixo império romano etc etc.

    É excelente que a Europa valoriza as suas VERDADEIRAS raízes.

    • carpinteiro

      «…o próprio cristianismo, tal como o conhecemos, foi profundamente influenciado pela cultura europeia pré-existente.»

      Pois sim meu caro, mas os líderes da igreja fazem questão de insistir na “originalidade” da mensagem cristã. Como se antes do cristianismo não houvesse moral, princípios e leis pelas quais os povos se regiam.
      Negam a todo o custo a cópia descarada dos deuses e rituais pagãos (romanos), dos quais se apropriaram e hoje reclamam como seus.
      Esquecem-se que antes de Jesus ser engendrado por um deus numa humana, já a terra estava povoada de deuses e semideuses, que faziam as delícias dos povos e não causavam tanto discórdia entre os crentes. Talvez porque eram tolerantes e aprenderam a conviver com a concorrência, facto que as três religiões do livro, devido à violência que lhe está na genese, não conseguiram assimilar.

    • antoniofernando

      Tens toda a razão.Cristo andou a ler os manuais dos druidas celtas para afirmar a sua Doutrina e afinal andávamos quase todos distraídos. Enorme contributo cultural deste agora para a causa da Humanidade e para a reposição da verdade histórica. O seu a seu dono. Viva o druidismo como a genuína matriz cultural da Europa.Na Floresta dos Carnutos encontra-se, finalmente, situado o local da verdadeira proveniência religiosa europeia. Só algo permanece em mistério: porque razão já não vigoram, como no tempo dos druidas, a realização de sacrifícios humanos ? Será que os europeus se rebelaram contra a integralidade da cartilha druidista que, pelos vistos, fundamentou a génese da cultura europeia ?…

      • antoniofernando

        “O corte de cabeças era prática massivamente citada nos relatos sobre os celtas. Mesmo em relação a outros povos, os relatos são semelhantes como no caso da narrativa de Hérodoto. A iconografia também apresenta imagens de cabeças humanas fixadas aos pescoços dos cavalos. Em Amiano Marcelino, temos:”O território dos escordistos, fazendo parte da Trácia, faz parte de uma província que é distante. Nos anais, nós vemos que eles tinham a brutal ferocidade dessa raça, que sacrificavam os seus prisioneiros a Marte e a Belona e bebiam com prazer o sangue dos crânios humanos”Além destes relatos outros incluem sacrifícios de crianças em Tito Lívio.”

        Quem quiser conferir, e analisar com maior profundidade a temática do culto druidista, antes de se pôr a mandar palpites à toa, veja aqui:

        http://www.historia.uff.br/stricto/teses/Tese-2008_OLIVIERI_Filippo_Lourenco-S.pdf

        • FilipeR

          Pela mesma razão, a igreja católica já não condena à fogueira, forca ou à tortura, dissidentes ou “bruxas”…

          Cadeira de inquisição:
          Instrumento essencial usado pelo Inquisidor, a cadeira era usada na Europa Central, especialmente em Nurembergue, onde é usada até 1846 durante regulares interrogatórios dos processos. O réu deveria sentar-se nu e com mínimo movimento, as agulhas penetravam no corpo provocando efeito terrível. Em outras versões, a cadeira apresentava o assento de ferro, que podia ser aquecido até ficar em brasas (era aquecido com uma fogueira por baixo). A agonia do metal pontiagudo perfurando a carne nua era intolerável; segundo registros, poucos acusados aguentavam mais de 15 minutos nessa cadeira, antes de confessar.

          “Nós, os cardeais da Santa Igreja Romana, pela graça de Deus, tendo sido nomeados inquisidores-gerais da Santa Fé Católica, verificámos que tu, Galileu, filho de Vicente Galilei, florentino, de 70 anos de idade, já no ano de 1613 foste denunciado a este tribunal do Santo Ofício, em virtude de considerares verdadeira a falsa doutrina de que o Sol é o centro do mundo; e de aceitares a ideia de que a Terra não está imóvel […].
          Tendo os teólogos e doutores considerado estas teorias absurdas e erróneas […] e tendo nós constatado que, depois de teres sido advertido, publicaste em Florença um livro intitulado Diálogo dos Dois Sistemas do Mundo, de Ptolomeu e de Copérnico, no qual continuas a defender as mesmas opiniões […], declaramos-te, Galileu, fortemente suspeito de heresia. Deverás renegar publicamente as tuas teorias, contrárias aos ensinamentos da Igreja; e ordenamos que o referido Diálogo seja proibido e tu próprio aprisionado nos cárceres do Santo Ofício, ficando à nossa ordem.” (Processo de Galileu)

          • antoniofernando

            Você deve ter chegado aqui há pouco tempo. Por isso não sabe que não sou católico. E também ignora que já várias vezes aqui verberei a ignóbil conduta da Inquisição, das crueldades dos Cruzados e de toda a camarilha mafiosa que, em nome de Deus e de Cristo, produziu dos mais graves atentados à Humanidade. Felizmente também que os sacrifícios druidistas de seres humanos, incluindo de crianças, não vingaram na modernidade e que a Europa se revê mais em Francisco de Assis do que em torquemadas ou feiticeiros celtas. Você provavelmente não gostaria que o seu filho fosse conduzido ao altar dos sacrifícios celtas ritualistas. E esse avanço civilizacional deve-o a todos os homens e mulheres de bons sentimentos. A começar por Jesus de Nazaré…

          • Molochbaal

            Pois. Mas sabes que o António (nome romano com 3 mil anos) é de telhas. Costuma denunciar os crimes inconcebíveis da igreja de roma. Mas agora está na telha de dar a entender que só os druídas matavam pessoas e que por isso eram muito maus. Os cristãos não. Coitadinhos nunca mataram ninguém… Ás vezes penso se não sofrerá de disturbio bipolar…

            Esta agora do santo antónio está hilariante. Como se antes dos cristãos não houvesse ninguém bom no planete terra. Foram eles que começaram a bondade no mundo, antes não existia. O que não se percebe é porque raio não a praticam mais. Deve ser uma coisa tão preciosa que têm imenso medo de a gastar…

        • antoniofernando

          A propósito do tema em debate:

          O ateu Bertrand Russel foi um senhor na verdadeira acepção da palavra.Soube reconhecer que Francisco de Assis foi ” o homem mais amável do mundo”. Admiro-o imenso pela sua inteligência e rectidão de carácter. Nunca foi um panfletário nem um nacional-porreirista primário e demagógico e revejo-me no seu decálogo de conduta, exceptuando o nº 1. Ele próprio terá tido a certeza absoluta do seu ateísmo,como eu tenho da existência de Deus:

          1. Não tenhas certeza absoluta de nada.
          2. Não consideres que valha a pena proceder escondendo evidências, pois as evidências inevitavelmente virão à luz.
          3. Nunca tentes desencorajar o pensamento, pois com certeza tu terás sucesso.
          4. Quando encontrares oposição, mesmo que seja de teu cônjuge ou de tuas crianças, esforça-te para superá-la pelo argumento, e não pela autoridade, pois uma vitória dependente da autoridade é irreal e ilusória.
          5. Não tenhas respeito pela autoridade dos outros, pois há sempre autoridades contrárias a serem achadas.
          6. Não uses o poder para suprimir opiniões que consideres perniciosas, pois as opiniões irão suprimir-te.
          7. Não tenhas medo de possuir opiniões excêntricas, pois todas as opiniões hoje aceitas foram um dia consideradas excêntricas.
          8. Encontres mais prazer em desacordo inteligente do que em concordância passiva, pois, se valorizas a inteligência como deverias, o primeiro será um acordo mais profundo que a segunda.
          9. Sê escrupulosamente verdadeiro, mesmo que a verdade seja inconveniente, pois será mais inconveniente se tentares escondê-la.
          10. Não tenhas inveja daqueles que vivem num paraíso dos tolos, pois apenas um tolo o consideraria um paraíso.

        • Molochbaal

          Olha, saíste da casca ?

          Primeiro passas do insulto cretino mesmo quando eu concordava contigo, depois ignoras-me olímpicamente, ( típica expressão europeia, derivada do nome da morada dos deuses, dois mil anos anterior ao cristianismo…) e agora falas comigo ?

          Está bem, cristão preferido do ateu fanático, que nem tem a hombridade de reconhecer que as perseguições dos ateus contra a religião foram isso mesmo – perseguições dos ateus contra a religião.

          Olha, quanto ao teu paleio nem entro em pormenores. Isto porque simplesmente não acredito que não saibas de onde vem o natal, a páscoa, o carnaval, a árvore de natal, o madeiro do natal, a filosofia escolástica, o cargo de pontifex maximus etc etc etc.

          Podes brincar à vontade. Como o teu amiguinho ateu brinca quando finge que não sabe que os massacres de monges por Pol Pot e outros que tais foram perseguições ateias tão graves como a inquisição. Vocês são todos uns brincalhões.

          Até te dou uma ajuda. César descreve os sacrifícios humanos celtas, indicando também a queima de pessoas vivas em piras ardentes.

          Qual é coisa qual é a religião que queimou centenas de milhares de pessoas vivas em todas as cidades da Europa até ao Séc XVIII ?

          Umas vezes admites os crimes das igrejas cristãs. Agora que não te convém, falas como se só as religiões anteriores ao cristianismo (muito anteriores) cometessem crimes.

          Brinca à vontade.

          • antoniofernando

            Não, tu é que saíste da casca ó ilustre historiador da cultura europeia. Não gostas que te descubram a careca e que te contrariem, não é ó javardito ? A vida é tão ” injusta”… :- )

  • Antonioporto

    Estranho. A União Sóviética era secularizada e perseguia
    as religiões, e nunca foi exemplo de nada bom, a não ser
    de barbárie. Onde está o avanço?
    Qualquer sistema político ou religioso em que os homens é
    que mandam está fadado ao fracasso.(inclua-se o ateísmo)
    A própria ciência concorda que este planeta está chegando ao fim.

  • centauro

    Cristo? Que Cristo? Não existe uma única prova de que tal ser tivesse existido?
    Dúvidas? Consulte-se a História Universal, e veja-se que diz ela acerca dele? Os próprios escritores, filósofos e poetas, seus contemporâneos, nada relatam de importante sobre esse senhor, prova mais que provada de que, se existiu,era um homem vulgaríssimo, sem qualquer espécie de poderes. A acreditar nos contos de fadas, não queria nada com mulheres, rodeava-se de homens e, se lhe batiam, oferecia a outra face. Que idiota!

  • Anónimo

    «…o próprio cristianismo, tal como o conhecemos, foi profundamente influenciado pela cultura europeia pré-existente.»
    pois é…
    mas não esqueçamos que os deuses desses druídas foram elevados à categoria de demónios pelo cristianismo…

    Merci, Angleterre!!! 😉

  • Molochbaal

    antoniofernando

    ” ó javardito”

    Hás-de reparar que eu estava a manter a conversa em níveis educados, mas vejo que o teu impulso “cristão” de insultar o próximo é forte demais. Bem, sabes que não me importo nada de seguir o teu exemplo. Passo então a perguntar-te, ó meu grande filho da puta, se hoje já lambeste a conaça da tua mãe. O nível está melhor assim ?

    Ok, como quiseres caro cristão.

    Entretanto, o insulto de me chamares javardito não é nada comparado com a tua provocação concentrada de idiota chapado do costume. Assim dizeres que me “descobriste a careca” simplesmente por os druidas praticarem sacrifícios humanos, coisa que nada tem a ver com o que estavamos a discutir, demonstra simplesmente o teu instinto de perfeito filho da puta que, quando não tem nada que dizer, inventa uma idiotice qualquer para provocar.

    Sim, certas religiões antigas praticavam sacrifícios humanos, outras não. entretanto o que estava a ser discutido meu cabrão de merda, era o facto de EXISTIREM muitas religiões milhares de anos mais antigas que o cristianismo no espaço europeu, configurando um espaço cultural riquíssimo milhares de anos antes do carpinteiro nascer. Essas religiões e formas culturais influenciaram grandemente o próprio cristianismo que, precisamente por ser uma forma cultural exógena, oriunda do próximo oriente, teve de se adaptar à cultura europeia préexistente.

    Toda a gente sabe isto. Até tu sabes perfeitamente. Apenas, como filho da puta mentiroso e provocador que és, finjes que não sabes. Mas estou-me nas tintas para um cabrão como tu.

    Pronto. Espero ter falado ao teu nível.

    Um abraço do javardito para o lambe-cona da mãe.

  • Brener

    Hehehe…é incrivel como discursões sobre religião sempre termina em bate boca.Tava navegando na net quando vi este site,é maravilhoso,ótimo mesmo.Sobre os dois senhores que estão discutindo,embora eu dou razão ao Molochbaal,ainda sim os dois estão errados,por um querer mudar a cabeça do outro,porque ao invés de discutirem na internet sobre essas coisas vocês não vão viver a vida?o mundo tá cheio de coisa boa pra se fazer além de ficar na tela de um PC esquentando a cabeça com essas coisas…e jsousa,para o cristianismo,tudo que não é Jesus é demônio ou coisa dele,se quiser tirar a prova,coloca no google qualquer nome(pato donald por exemplo) e complete com “é do demônio” e você concerteza vai achar um monte de site cheio de gente afirmando isso.Todavia um abraço a todos e juízo,XD

You must be logged in to post a comment.