Loading
  • 26 de Setembro, 2010
  • Por Carlos Esperança
  • Vaticano

O exagero pode ser prejudicial

Vítimas de abusos sexuais perpetrados por religiosos vão manifestar-se no próximo dia 31 de Outubro defronte do Vaticano, anunciou hoje em Verona, norte de Itália, o porta-voz de uma associação local de vítimas.

19 thoughts on “O exagero pode ser prejudicial”
  • antoniofernando

    Mas nas igrejas protestantes não há casos de abusos sexuais de menores ? Os padres pedófilos são todos da Igreja Católica ?…

  • Carlos Esperança

    E no Islão? E na sociedade? E nas famílias?

    Começo a ter reservas sobre a exibição pública das vítimas.

  • antoniofernando

    Os abusadores sexuais estão em toda a sociedade e em todas as instituições. Mas parece que nas igrejas protestantes não se passa nada. Os padres pedófilos devem ter ido todos para a Igreja Católica, sabe-se lá porque ignotas razões…

  • Anónimo

    Caríssimo antoniofernando:

    Desconheço se foram identificados casos de abuso sexual nas igrejas protestantes, mas como sabe existem críticas que normalmente são suscitadas por essa comparação, que passam pela questão do celibato…

  • Rew

    Esta agora diz que o celibato leva à pedofilia.
    É por isso que a pedofilia prolifera. Com irracionalidades destas, só pode

    • Anónimo

      Caríssimo Rew:

      Leia o meu comentário atentamente para poder corrigir essa sua afirmação que está errada. Não coloquei em lado nenhum, quer nesse comentário, quer noutros comentários, que o celibato leva à pedofilia, isto é, que o celibato determina o perfil de um pedófilo.

      Essa ideia que sugere no seu comentário que passei é surreal, atendendo que há pedófilos que não são celibatários; agora coisa diferente é pensar se o celibato pode ou não contribuir em alguns casos (não todos…) para comportamentos criminosos desse tipo. Se quiser responder, o que acha?

  • Lio

    Bem dia 31 de Outubro vai ser um dia em cheio lá para os lados de Roma. Vamos a ver a reacção do Ratzi se vai atender os filhos de Deus e dar uma irónica bênção com água da torneira ou se vai se esconder nos seus misteriosos aposentos de rabinho entre as pernas rezando umas ave marias para apaziguar a sua consciência de protector de pedófilos.

    Eu aposto na segunda, já que o Papa tem uma agenda complicada com os problemas do banco, vai mandar um bispo ou um simples padre atender, ou então a guarda suíça nem os vai deixar entrar.

  • antoniofernando

    Caro Jovem 1983:

    Francisco de Assis e muitos mais como ele foram celibatários. E não me consta que tenham sido abusadores sexuais.Não é obviamente o celibato que determina os abusos.O perfil dos sexualmente abusadores, que não são padres nem celibatários, não é o de pessoas que pratiquem sequer o celibato, mas que são sexualmente activos. Daí que a conclusão me pareça óbvia. Agora que não tenham sido relatados casos de abuso sexual nas igrejas protestantes dá muito que pensar. Será que os anjinhos não abusadores se deslocaram todos para essas igrejas ?…

    • Anónimo

      Caríssimo antoniofernando:Eu não escrevi que seria o celibato que determina o perfil, mencionei apenas uma crítica que é comummente levantada quando se efectua a comparação entre igrejas… Os supostos comportamentos de Francisco de Assis ou de outros não têm qualquer relevância para estes problemas actuais. Não só as sociedades eram noutros tempos reguladas de forma diferente, como também, por isso mesmo, não havia o nível de divulgação, crítica ou profundidade que resultava num conhecimento disponível publicamente como acontece em relação aos casos actualmente divulgados…Na ausência do conhecimento de casos de abuso sexual de menores em igrejas protestantes podemos lançar diversas hipóteses, como por exemplo uma possível ocultação conforme aconteceu com a Igreja Católica anteriormente, e inclusive, para quem queira sugerir, se o celibato contribui ou não para a promoção de situações como estas…Cumprimentos.

  • Carpinteiro

    Eu acho que o enigma da pedofilia pode ser desvendado através da Bíblia.

    Ela explica-nos tudo basta termos fé:

    – Já repararam que não existem na Bíblia, anjos, arcanjos ou querubins femininos?

    – E já repararam que os anjinhos não tem sexo?

    – E rabinho, têm?… Está explicado!!

  • Andreia_i_s

    Adorei simplesmente este comentário. muito bem feito sim senhora :).

  • antoniofernando

    Caro Jovem 1983:

    Enfatizei a personalidade insigne de Francisco de Assis como critério de referência. Outros são possíveis, até de papas perversos que existiram no tempo medieval de Francisco de Assis. Eu não acho logicamente concebível que só na Igreja Católica é que se manifestem actos abusadores de sacerdotes. Os pedófilos, como os psicopatas, como os criminosos estão em toda a sociedade. Quanto ao perfil típico dos abusadores sexuais,remete para indivíduos com regular actividade sexual, não para celibatários. Assim sendo, a hipótese, enfatizada, do regime celibatário para justificar os abusos de uma minoria escassa de sacerdotes católicos é, do meu ponto de vista, totalmente ilógica, irrealista e contrária à tipificação do habitual perfil dos abusadores. Se assim não fosse, então certamente que já existiriam estudos científicos a demonstrar que os abusadores sexuais são celibatários, castos ou com reduzida actividade sexual. Mas os estudos que li sobre esta matéria apontam no sentido exactamente contrário. Assim sendo, permanece a pergunta: porque é que nas igrejas protestantes não são relatados casos de abusos sexuais ? Não há padres protestantes abusadores ? Não há vítimas dos seus eventuais abusos ? …

  • Anónimo

    meus caros
    Dizer que pedofilia há em todos os meios é uma falsa questão. Na verdade, existir num meio “santificado” explica que o meio nada tem de santificado ou mesmo responsável. E o resto é conversa.”

  • Anónimo

    Caríssimo antoniofernando:

    O perfil que está traçado para os pedófilos não é unânime. Para definirem o tipo de perfil é necessário atender aos traços comuns que estes partilham. Se por um lado existem indivíduos que partilham anteriores experiências de abuso, há quem não tenha tido, se uns estão identificados como tendo um comportamento sexualmente activo, outros nem por isso. O consenso neste ou em outros perfis está longe de ser obtido…

    Quanto à hipótese de existirem abusos sexuais de menores envolvendo membros das igrejas protestantes não tenho conhecimento de quaisquer elementos para avançar com outra declaração que senão dúvida e suposição, mas uma coisa é certa, não passaria por um ordálio por alguém que não conhecesse seguramente…

    Cumprimentos.

  • Anónimo

    Os pastores protestantes podem casar. Pelo menos, as pulsões diminuem.
    Mas não estou a inocentar ninguém.

  • Oiced Mocam

    A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ou Santos dos Últimos Dias (SUD), em inglês LDS, Latter-day Saints) fundada pelo norte-americano Joseph Smith (1805-1844). Tem sua sede nos Estado de Utah , nos Estados Unidos da América, na cidade de Salt Lake City, “cidade do lago salgado”, no meio do deserto nas Montanhas Rochosas. Teve início após atravessarem mais de dois mil quilômetros. O nome da Igreja está relacionado com o fato de estarem vivendo os últimos dias do fim do mundo.

    Existe uma ramificação da Igreja que perdura até os nossos dias, composta pelos Mórmons Fundamentalistas. Acreditam e praticam a poligamia (mais de uma esposa), secretamente em Utah e outros estados vizinhos, embora a lei americana proíba tal prática. Um líder fanático criou uma seita religiosa no Texas – EUA, dissidente dos mórmons, onde tem em sua fazenda 60 esposas e recentemente foi condenado à prisão, da onde continua dirigindo a Igreja. Está sendo acusado por violência e abuso sexual de 16 crianças nos Estados Unidos. É o que acontece quando o fanatismo religioso impera e foge do controle da racionalidade.

    Do Blog de OICED MOCAM (visite):
    http://livrodeusexiste.blogspot.com/

  • Oiced Mocam

    Olá, Carlos
    …se existem abusos sexuais por parte dos….

    Para a religião Islâmica não existem homossexuais no Irã. Existe um ódio e uma grande perseguição homicida aos homossexuais. Em Teerã eles são obrigados a viver na mais absoluta clandestinidade e a homossexualidade é considerado crime. Estima-se que 4 mil homossexuais foram executados desde que os aiatolás tomaram o poder. A Organização Iraniana mantém um site (irgo.net), uma revista e um programa de rádio, fora do país. Os “crimes” para:
    Lesbianismo: 100 chibatas em cada parceira e morte na 3ª reincidência;
    Nuazinhas: duas mulheres nuas na mesma cama, 99 chibatas e 100 na reincidência;
    Sodomia: ato entre dois homens, morte para os dois parceiros, se forem maiores, se forem menores de idade recebem 74 chibatas;
    Peladões: dois homens flagrados na cama nus, 99 chibatadas;
    Beijo Gay: até 60 chibatadas;
    Pelados na cama: 99 chibatas;
    Nas coxas: quando um homem se esfrega no outro nu, 100 chibatadas cada parceiro, o ativo, se não for muçulmano, é condenado à pena capital e a 3ª reincidência é condenado à morte pela forca.

    deusILUSÃO
    * * *
    Oiced/Brasil

  • Anónimo

    ACHO MUITO BEM QUE DEFENDAM OS SEUS INTERESSES E QUE EXIJAM UM TRIBUNAL INTERNACIONAL PARA O EFEITO, DADA A DIMENSÃO DO PROBLEMA E A FORMA COMO ESTÁ A SER BRANQUEADO.

  • CASSIANO R VIEIRA

    NUM ARTIGO AQUI NA NET DIZ: PASTOR EVANGELICO É ACUSADO DE PEDOFILIA EM TARAUCA-AC, INCLUSIVE COM REGISTRO POLICIA CONFORME DENUNCIA DO DELEGADO DIOGO CAVALCANTE. NA CASA DELE FOI ENCONTRADO UM COMPUTADOR DE CRIANÇAS MENORES DE IDADE PRATICANDO SEXO E PORTE DE ARMAS COM DIVERSAS MUNIÇÕES. ESSE CRIME DE PEDOFILIA ESTÁ DENTRO DE TODA A NOSSA SOCIEDADE, ISSO TA DANDO NOJO JÁ.

You must be logged in to post a comment.