Loading

Tolices da Bíblia

É Pecado Comer Carne de Porco?

Os que defendem a abstinência de carne de porco apresentam dispositivos da Lei do Antigo Testamento, como a seguir:

Algumas tolices para não cansar

15 thoughts on “Tolices da Bíblia”
  • Anónimo

    As proibições eram adequadas às condições daquela época. O nível de conhecimento dos israelitas era muito precário. Não faziam distinção entre animais puros e impuros. Não sabiam qual o tipo de alimento que poderia causar dano à saúde. Hoje, conhecemos muito bem as razões por que não consumimos carne de abutre (urubu), e sabemos que as carnes colocadas à venda precisam ser fiscalizadas pelos órgãos competentes (…)” – Pr. Airton Evangelista da Costa (in: http://www.estudosgospel.com.br/diversos/duvidas-biblicas/pecado-comer-carne-de-porco.html).

    Este tipo de consideração não se aplica só à carne…

  • Sandramdcunha

    Eu não como carne de porco. E só para me rir com a cara das pessoas (principalmente nos restarantes) costumo dizer que a minha religião não o permite. Na verdade, sou alérgica 🙂

    • antoniofernando

      E alguém se ri com a sua cara ou você julga-se petulantemente acima da ironia alheia ?…

      • José M

        Ai, António Fernando: esse verniz está cada vez pior. Já pensou em mudar de marca? Deixe de comprar nas lojas chinesas, homem! Compre produtos portugueses.
        Você nem suporta uma ironia?

      • Andreia_i_s

        Deixe ela fazer uma piada homem.

  • Luís Rego

    Pior do que carne dos porcos é o que eles escrevem.

    • Anónimo

      Caríssimo Luís Rego:

      Não ficou claro os visados do seu comentário, por favor, peço-lhe que clarifique.

      Cumprimentos.

  • Antonioportorosa

    Amado Carlos Esperança, não insulte a inteligência dos crentes.
    Você que parece um grande conhecedor da bíblia,
    já deve ter lido a sobre visão do apóstlo Pedro,
    quando este chamou todos os animais de imundo.
    Esperança é um nome certo para você.
    Visite as ilhas galápagos , onde Darwin foi, e veja que tudo
    continua do mesmo jeito.
    Não existe evolução nenhuma.
    Mas é um direito seu acreditar nisso.

    • Anónimo

      Caríssimo Antonioportorosa:Não é preciso ir às Galápagos para confirmar a evolução das espécies por selecção natural, bem junto de nós todos podemos verificar a evolução de espécies orientada pela humanidade nos mais comuns animais de estimação, o cão e o gato. Insisto que consulte fotografias com c. de 50/60 anos destes animais com os vários estágios evolutivos que estes actualmente se encontram para comprovar por si aquilo que não é uma crença, mas sim um facto…Cumprimentos.

  • Paulo luiz mendonca

    Sobre carne de porco e com adiventistas, o textoabaixo se refere a eles

    Sábado Sagrado

    Há uma religião Cristã que diz, o sábado é o dia reservado para o descanso semanal, neste dia não se pode trabalhar, porque segundo a Bíblia Deus fez o mundo em seis dias e no sábado descansou, ficou estabelecido que este dia e dedicado ao senhor Deus. Por este motivo não se deve trabalhar neste dia. Aqui começa minha dúvida porque as pessoas que não trabalham no sábado para cumprir os mandamentos da sua igreja estarão na verdade cometendo um erro, porque estarão usando o trabalho de outras pessoas. Quando levantam de manha acendem a luz do quarto, em seguida vão para o banheiro tomar seu banho, com estes simples procedimentos, eles já estarão usando o trabalho de outras pessoas, pois para manter o fornecimento de água e luz existe nos bastidores, uma grande equipe de funcionários da empresa distribuidora de água e de energia os quais estarão trabalhando no sábado e que não podem estar servindo ao senhor Deus. Eles estão servindo uma população que depende dos seus serviços. Quando o mesmo religioso utiliza o transporte coletivo para ir a sua igreja, ele tem que usar o trabalho do motorista e do cobrador e por tabela o trabalho de uma equipe que está por traz de tudo, que é a equipe de manutenção do sistema de transporte. Já pensaram se todos fossem desta mesma religião e não trabalhasse no sábado, o que seria da população como um todo? Na verdade seria uma catástrofe, este fato pararia o país de norte a sul e de leste a oeste, em outras palavras seria o caos.
    Naquele tempo antigo quando foi escrita a Bíblia, até se poderia seguir estas regras porque as pessoas dependiam somente do seu trabalho e poderiam parar as atividades no sábado e só voltar no dia seguinte, naquele tempo não havia trabalho comunitário, era muito fácil parar tudo não causava problema para ninguém, mas nos dias de hoje isso é impossível de ser aplicado a não ser que a pessoa more em um sitio isolado que não tenha fornecimento de nenhum serviço público. Ele usaria água do poço, lamparina para a iluminação e também não poderia ter telefone, sendo assim esta pessoa poderia seguir a lei da Bíblia. Sobre este assunto para mim o que importa mesmo é o descanso semanal, não importa o dia se é sábado ou domingo, o que importa na verdade é o descanso em si que serve para refazer as forças para o inicio da próxima semana. Não entendo muito bem, para que esta preocupação retrógada com o sábado, se nós temos muitos outros problemas com maior gravidade do que este para resolver, eu não acho que Deus se importaria com este fato porque é uma coisa sem nenhuma relevância. Se nós nos preocuparmos com isso, pensando que Deus nos puniria por isso, eu acho isso uma afronta à inteligência do nosso pai criador.

    Esta crônica foi extraída, do livro Crônicas Indagações e Teorias autor Paulo Luiz Mendonça. Editora escortecci.

  • Pauloluizmendonca

    Manipuladores e manipulados.

    Meu comentário sobre manipuladores e manipulados não é observação de nenhum cientista, sociólogo ou de qualquer ser humano letrado cheio de diplomas na parede ou com muitas teses de pós-graduação. Meus comentários são de uma pessoa comum, sem nenhuma faculdade no meu pobre currículo. Tive apenas o prazer de ter freqüentado a faculdade da vida, a qual eu considero a melhor de todas, pois ela não é discriminatória, todos podem freqüentar, basta apenas saber aproveitar as aulas recebidas durante o curso de nossas vidas. No momento estou fazendo pós-graduação na terceira idade.
    Meu comentário é primeiramente sobre os manipulados os quais tendo um cérebro com um potencial maravilhoso, cujo potencial poderia desvendar mistérios, descobrir novas fontes de conhecimento, enfim caminhar com mais facilidades para um mundo melhor.
    Estas pessoas desprezam preguiçosamente o potencial do seu cérebro e são manipuladas por todos os tipos de manipuladores que existem em nosso país. Como são manipulados? Primeiro pela famigerada mídia que os leva a trabalharem igual um burro de carga para consumir tudo que os comerciais de televisão e rádios incutem em suas cabeças. Estes comerciais usam técnicas de convencimento especiais, usam os truques mais variados de indução, o governo é conivente, pois quanto mais consumo mais impostos entra nos cofres do estado. Outro tipo de manipuladores são os políticos Os quais conseguem montarem verdadeiros currais eleitorais. Em minha opinião, políticos, salvo raras e honrosas exceções, são todos iguais não há santos, a maioria trabalha sempre visando o próprio interesse, mas os pobres manipulados acreditam com tanto fanatismo nestes políticos que são capazes de brigar ou darem suas vidas para defendê-los. Pasmem quando o cidadão é fanatizado, o mesmo apóia até aumento de impostos, alegando que o governo, para trabalhar melhor precisa de mais arrecadação. Falamos agora de outro tipo de manipulação, a meu ver o pior de todos os quais são algumas igrejas cristãs aqui em nosso país. A manipulação do nosso povo está as raias do absurdo. Os falsos profetas estão montando verdadeiros impérios de poder e dinheiro. Os pobres manipulados estão tão fanatizados, que não conseguem ver o absurdo em que estão se metendo. O governo, neste caso também é conivente, porque enquanto o povo desvalido busca nas igrejas os fazedores de milagres de baciadas, os doentes se afastam dos hospitais do SUS dando um pouco de folga aos precários e medíocres atendimentos, mas neste campo o governo está cometendo um grave erro, porque este movimento religioso está montando um poder paralelo em nosso país é só observar o crescimento da bancada evangélica no nosso congresso.
    Para evitar esta situação de manipulados e manipuladores, é só sabermos usar nosso cérebro com eficiência. Nossas faculdades mentais são primorosas, são melhores e mais avançadas do que os mais avançados computadores. O que devemos fazer é somente usar nosso cérebro, aproveitando todo seu potencial, não ter preguiça mental e não se deixar levar pelos manipuladores, os quais nos transformam em Maria vai com as outras ou bodes embarcados.
    Nós podemos ser liderados e não manipulados, sei que a maioria das pessoas prefere ser lideradas por alguém é mais cômodo, mas ser manipuladas e outra historia, não devemos nunca permitir isso, ser manipulada é no mínimo falta de inteligência do manipulado. Nós podemos ser liderados por um partido político sério, por um líder religioso sério, mas nunca se esquecer de fiscalizá-lo em suas atitudes, cabe a nós aprovar sua conduta de líder e não deixar que ele decida tudo o que bem quiser só porque é o líder. Gente vamos abrir nossa mente, estamos no século 21 vamos tirar nossa mente da idade media e transportá-la para nossa era, vamos atualizá-las e fugir das mesmices do passado.

    Paulo Luiz Mendonça autor do livro Crônicas indagações e teorias. Editora Scortecci.

  • THIAGO CEU

    Os que se santificam, e se purificam, nos jardins uns após outros; os que comem carne de porco, e a abominação, e o rato, juntamente serão consumidos, diz o SENHOR.(isaias 66:17)

    11 de Levítico
    v. 1 Falou o Senhor a Moisés e a Arão, dizendo-lhes: (…) v. 7 Também o porco, porque tem unhas fendidas, e o casco dividido, mas não rumina; este vos será imundo; v. 8 da sua carne não comereis, nem tocareis no seu cadáver.
    Assim, ali entre várias outras proibições sobre a comida, se encontra a de não comer carne de porco como ordem direta de Deus. É importante ressaltar que os espíritas não pensam assim, já que as vêem, como já disse, apenas como produto cultural de uma época, portanto não provenientes da Divindade.
    Agora vamos ver a passagem citada como resposta à questão de não se comer a carne de porco. A narrativa é de Mateus (cap. 15) que fala sobre os fariseus e escribas questionando a Jesus sobre o porquê dos discípulos não seguirem a tradição dos antigos, já que não lavavam as mãos, quando comiam. É a isso que Jesus diz: “Não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem (v.7)”.
    Como os discípulos ficaram em dúvida quanto ao significado do que dissera, e ante o pedido de Pedro, explica: “Não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e depois é lançado em lugar escuso? Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem os maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. São estas cousas que contaminam o homem; mas o comer sem lavar as mãos não o contamina”.
    Veja que, pelo contexto, a frase que usaram, nada tem a ver com carne de porco.
    Por outro lado, se aceitarmos que, por essa passagem, Jesus esteja revogando a questão das comidas proibidas, estabelecidas anteriormente por Deus, estaríamos admitindo que Deus tenha mudado de atitude, pois para muitos, Jesus também é Deus. Assim, Ele estaria revogando o que fez anteriormente, significando que houve mudança de atitude. Ora, se Deus mudar algo que tenha feito, Ele já não mais seria Deus, pois estaria contrariando uma de Suas atribuições que é a imutabilidade. Em outras palavras, pode-se dizer que se Deus mudou algo que tenha feito é porque não o fez perfeito, o que é um absurdo, já que, por Ele ser perfeito, não muda nunca.

    Que vcs possam entender o que Deus quer. e que sua palavra é verdadeira e não se muda se Deus dissa não coma. então pra quer comer, fazendo dessa forma nos tornamos como adão e eva e dessobedeceram a DEus e comeram  do fruto proibido. E assim foram condenados a morrer.
    Para nós que que hoje viovemos que essa morte natural não venha acompanhada pela triste morte eterna
    entenda que DEUS SABE O QUE É BOM PARA VOCÊ.
    O COMER CARNE DE PORCO É PECADO SIM”

  • Paulo Luiz Mendonça.

    Este negocio de não comer carne de porco é  uma grande besteira, mas sabem quem esta muito agradecido com isso são os porcos. Esta lei livrou eles da morte, coitado dos outros animais, não sendo imundos vão direto  para a faca  e posteriormente vão diretos  para a panela servindo de alimentos para aqueles  que tem nojo de porco. Quanta besteira vejo neste planeta, estou quase pedindo para parar o mundo, pois quero descer.
     
    Paulo Luiz Mendonça. muito amigo de uma bistequinha.
     

  • Paulo Luiz Mendonça.

     
     
     
    Pecado e justiça divina.
     
          O pecado foi inventado para assustar as pessoas e submetê-las, a escravidão religiosa, esta palavra é exatamente como bicho papão, o qual foi inventado para amedrontar as crianças com o intuito de mantê-las mais boazinhas. O que acontece, as crianças sendo inteligentes logo percebe que bicho papão é apenas uma fantasia imposta pelos seus pais, logo passam a desacreditar em tal figura.
          A figura do pecado tem algo mais, ou seja, ele não é só ensinado na infância, continua a ser mencionado pelos pais com muita insistência,  depois nas escolas e posteriormente  se ouve quase todos os dias nas igrejas, sendo assim com tanta insistência esta palavra pouco a pouco se instala no consciente e no subconsciente, passando a parecer uma coisa real, mas na verdade é uma fantasia inventada pelas Religiões para amedrontar e escravizar seus adeptos.
          Esta figura pecado é engraçada os mais bonzinhos a acatam com muita fé e procuram não cometer erros, mas os espertos a usam para aproveitar da situação, cometem erros, aproveitam das pessoas humildes e religiosas, as quais não reagem porque acreditam que Deus irá castigar os pecadores, mas na verdade esta punição nunca veio e nunca virá, porque simplesmente a justiça divina, pelo menos aqui na terra enquanto vivemos não existe, ela só existe na imaginação dos religiosos.
    .    Se alguém contestar é só observar o progresso dos maus aqui na terra. Vejam os políticos corruptos, os ditadores tiranos todos eles desviando recursos da saúde, da segurança e da educação para suas contas bancárias particulares, com isso levando uma vida pomposa sem a interferência de nenhum poder divino a lhes impor uma pena para seus crimes. Já vi pessoas boas e honestas sendo massacradas por ditadores sanguinários, já vi também crianças inocentes passando fome, fome esta motivada pelos atos desumanos dos políticos corruptos, mas nunca vi o tribunal divino se reunir para punir exemplarmente estes maus elementos os quais as religiões insistem em dizer serem nossos irmãos. Portanto pecado e justiça divina foram inventados pelo poder econômico e dominante para manter o povo humilde como ovelhas silenciosas a espera da justiça divina, enquanto os maus políticos, estelionatários e os espertos burlam as leis tranquilamente sem que ninguém os conteste ou interfiram em seus atos criminosos.
     
    Paulo Luiz Mendonça.
     
    Notas para entender as explicações acima têm que ter a mente aberta e o raciocínio lógico funcionando, porque os religiosos mais fanatizados jamais poderão entender. Para entender precisariam pesquisar para tirarem suas duvidas, mas para eles duvidar seria um pecado, porque com essa atitude estariam confrontando a tal justiça divina.   
      
     

  • Barraco o Bamba

    Em primeiro lugar, parabéns pelo ambiente saudável, sem agressões pessoais nem insultos. Tenho visto muitas publicações sobre religião, a favor e contra, geralmente usando como argumento ofensas aos oponentes.
    Esclareço que sou ateu, e muito me constrange ver ateus se expressando de maneira chula. Passei por um longo processo de esclarecimento para me livrar do terror religioso que me foi imposto desde a mais tenra infância. Ainda hoje, o incansável assédio religioso não para de me ameaçar com torturas infernais e de me oferecer prêmios celestiais se a ele me submeter.
    Assim sendo, creio que o que distingue um verdadeiro ateu de um crente, é o fato de ter consciência do que é certo e errado, e escolher livremente o que é certo. Não por medo de castigo, nem por esperança de recompensa, mas por consciência de que é certo.
    Um crente não escolhe nada: apenas se submete ao que lhe é imposto, por medo da condenação e por ambição de recompensa.
    Diante disso, posso ser considerado um ateu puritano.
    Quanto ao consumo de carne de porco, sou vegetariano. Não por motivos éticos nem religiosos, mas por conhecimento de nossa anatomia: nosso intestino é longo, enquanto o dos carnívoros é curto. O tempo que a carne passa em nosso corpo, faz com que se deteriore, causando intoxicação.

You must be logged in to post a comment.