Loading
  • 16 de Setembro, 2010
  • Por Carlos Esperança
  • Vaticano

B16 – Viagem de propaganda

Bento XVI alerta contra “formas mais agressivas de secularismo”

O Papa Bento XVI alertou hoje para a necessidade de preservar os valores tradicionais face “às formas mais agressivas de secularismo”, no primeiro discurso da sua visita de Estado ao Reino Unido, pronunciado na presença da rainha Isabel II.

Nota: O autocrata pretende livre trânsito para o proselitismo.

5 thoughts on “B16 – Viagem de propaganda”
  • antoniofernando

    ” autocrata” ou ” teocrata” ? A língua portuguesa é muito traiçoeira… 🙂

  • Anónimo

    Numa visão histórica e abrangente, este alerta não deixa de ter alguma ironia.

    Se todas as comunidades tivessem preservado os seus valores tradicionais face ao cristianismo, este não teria conhecido qualquer expansão.

    Claro que este tipo de apelo, entre outras coisas, depende sempre do que se tem a ganhar ou a perder…

  • MO

    Caro Jovem:

    Vale a pena ler o que o Papa disse. Não se tratou de defender os valores tradicionais, quaisquer que eles sejam. Mas os princípios Cristãos que serviram de fundação á liberdade (que envolve responsabilidade) no Reino Unido.

    Pax et bonum.

    • Anónimo

      Caríssimo MO:Li o que o Ratzinger disse, mas reparará que não é o conteúdo que comentei, mas sim a posição. A defesa de valores tradicionais, o que intangivelmente se transmite culturalmente, pela herança (no sentido britânico de Heritage, traduzido para português como Património, neste caso Património Cultural Intangível…), foi algo que outras culturas não conseguiram preservar face à imposição e assimilação do cristianismo, logo não deixa de ser irónico que o papa tome a posição que outros tomaram em relação ao cristianismo e, a bem da verdade, também em relação a tantas e tantas religiões ao longo dos tempos da humanidade pois, como sabemos, os deuses não têm apenas 6.000 anos…;) Recupero a ideia que terminei o comentário anterior, este apelo depende sempre do que se tem a perder ou a ganhar…PS> Não deixe de observar que os princípios cristãos são também valorativos, bem como não são inéditos ou exclusivos, não nos pudemos esquecer de toda a História que antecede, bem como o confronto culturais internos e externos ao próprio cristianismo…Cumprimentos.

  • Luís Rego

    Caros “ateus”:

    1. Gostei do “B16”, assim como se fosse um bombardeiro ou coisa assim. Vocês começam a ficar criativos 🙂

    2. Autocrata??? Obrigado, já me fizeram rir!…

    Com amizade em Cristo,

    Luís Rego

You must be logged in to post a comment.