Loading
  • 11 de Setembro, 2010
  • Por Carlos Esperança
  • Religiões

Eu ateu me confesso_1

Andam por aqui alguns crentes à espera da penitência pelos pecados cometidos. Vêm cheios de proselitismo, ansiosos por agradar a Deus. Não sei se é o desejo de mortificação que os atrai, se a inútil vontade de nos converter. Podiam ser mais originais no que escrevem, mas limitam-se a manifestações de subserviência para com o defunto Papa e a debitar louvores a um defunto mais antigo – Jesus Cristo. Depois, repetem até à náusea a prosa e a convicção.

Os créus têm as Igrejas, os órgãos de comunicação social, a Concordata, os padres, a água benta, o incenso, as orações e a eucaristia para ruminarem a fé numa posição de privilégio. Todavia arribam a este espaço de incréus onde não se apela ao terço, não se recomendam as orações, não se reconhecem os milagres nem a bondade do Papa milagreiro.

Aqui é um espaço de liberdade onde a Declaração Universal dos Direitos do Homem é a Bíblia que nos une, onde a igualdade dos sexos e a não discriminação por questões de raça, religião ou cor são o único credo. Aqui, no Diário Ateísta, consideramos que não há a mais leve suspeita da existência de Deus nem o menor motivo para pôr pessoas de joelhos e aliená-las com orações. Não reconhecemos à água benta mais valor do que à outra, nem à hóstia, depois de consagrada, mais calorias do que antes.

Os valores da liberdade, da igualdade e da fraternidade, que a Revolução Francesa nos legou, são incompatíveis com o direito divino que as religiões defendem e com as ameaças e castigos com que os seus padres assustam. O Inferno somos nós que o fazemos, aliás, sois vós, os crentes. O vosso Senhor, que se zanga com os homens que procuram a felicidade, que tem uma multidão de clérigos a administrar uma treta a que chamam sacramentos, que aliena as pessoas com ladainhas e orações, é uma ficção perigosa de raiz totalitária.

O vosso Senhor, o Deus que as religiões do livro vendem, com atributos pouco recomendáveis e mau feitio, é uma invenção muito antiga, adaptada ao longo dos séculos e imposta com a barbaridade de que só os clérigos são capazes.

Nós sabemos que Deus vos ama. Não deixem que vos troque por nós, ateus, que apenas queremos que nos deixe em paz.

35 thoughts on “Eu ateu me confesso_1”
  • Antiliberal

    “Os valores da liberdade, da igualdade e da fraternidade, que a Revolução Francesa nos legou”
    Faltou citar os valores da guilhotina e Napoleão….
    ah… Se Revolução Francesa foi otima a Russa tambem…. afinal…. Danton, Robespierre,Marat, Lenin, Trotsky, Stalin e Beria são campeoes da liberdade….

    viva guilhotina e o gulag!!!

    “Declaração Universal dos Direitos do Homem”
    “Todos os homens são iguais, mas alguns são mais iguais do que outros” (alusão a Orwell),
    Carlos…. elogie a Revolução Russa, ela foi tão maravilhosa quanto a Francesa

  • Antiliberal

    A Revolução Francesa foi “Très” Libertária, “messiê Esperrançá” …. Ela “Liberrô” muitas cabeças…. A “Guillotine” é simbolo da “Liberté” …. Oui… Oui!!

  • Carlos Esperança

    Prefere Torquemada e Urbano II ou Staline.

  • Andreia_i_s

    Sou ateia e confesso-o com muito orgulho. Hoje vejo o quanto sou feliz sem religião (porque sim antes fui religiosa).

    “(…) que apenas queremos que nos deixe em paz.”
    Esperemos que esse dia chegue Sr. Carlos Esperança :), tenha-mos esperança. Afinal de contas nós ateus somos as pessoas que não pedimos nada aos crentes, somente isto (pelo menos na minha opinião): que nos deixem em paz e não nos obriguem a adorar uma coisa que para nós não faz sentido.

    • Molochbaal

      O problema é que há muitos ateus que pedem muito mais do que isso.

      Se estudares a vida de Pol Polt e muitos outros, vais ver que em termos de direitos humanos o ateísmo pode ser igual ou pior do que a inquisição. Tudo depende do grau de radicalismo.

  • Antiliberal

    prefiro Luis XVI… ele era mais civilizado

  • Antiliberal

    quem defende a Involução Francesa não tem moral pra condenar Torquemada e Stalin

  • Antiliberal

    Torquemada e Urbano II certamente eram mais civilizados que Robespierre e Stalin

  • antoniofernando

    Você às vezes acorda mal disposto,Carlos Esperança. Fique lá em paz com a sua descrença e que vida lhe sorria mais amena, são os meus votos sinceros…

  • Antiliberal

    ah… os governos de Hitler e Mussolini… (apesar dos crimes) aumentaram o nivel de vida de seus cidadãos.. mais ke que as revoluções francesa e russa….

    Nunca ouvi e li uma critica feroz a politica economica destes 2 lideres. Nunca ouvi falar dos alemaes e italianos passarem fome…

  • Keltec

    Uh! A revolução francesa foi de uma civilização tremenda, mas teve sua serventia, elucidou bem como é a mentalidade “revolucionária”, que desde sempre usa a conversa fiada de igualdade e de que vai “melhorar a sociedade” como desculpa para todo tipo de barbárie que deixaria qualquer um dos que os revolucionários criticam corado de vergonha.

  • antoniofernando

    “Se a existência de Deus, se a imortalidade da alma não fossem senão sonhos, ainda assim seriam a mais bela de todas as concepções do espírito humano”.

    Robespierre

  • antoniofernando

    “Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola.”

    Napoleão

  • antoniofernando

    “A falsa ciência gera ateus; a verdadeira ciência leva os homens a se curvar diante da divindade.”

    Voltaire

  • antoniofernando

    “Por trás da batuta, está a complexidade da vida, que pode ser vista como uma longa e difícil marcha de aproximação do Mistério, de Deus”

    Oscar Wilde

  • Anónimo

    São piores que as melgas e que as carraças!

    Subscrevo essa confissão!

  • centauro

    Nem assim nos deixam em paz… Porra!

  • arame farpado

    Antiliberal, à sua lista, adicione Salazar, Mussolini, Hitler, Franco, Bush, pai e filho, Vilela … e mais uns quantos fascistas, pides e torcionários de direita e depois vá vomitar o seu anti liberalismo na merda do saantuário de Fátima, aliás onde já caguei, mijei e, como sofro de priapismo, bati umas quantas, perante a imagem da Fátima… desculpe da vossa senhora de Fátima

  • antoniofernando

    Eis a “superioridade intelectual” do ateísmo na sua mais eloquente forma de expressão…

    • centauro

      Antoniofernando, felizmente não sou nenhum intelectual; por acaso até lhes tenho raiva, mas digo-lhe francamente: o dito “santuário” de Fátima é mesmo uma merda, uma sala de chuto enorme, legalizada, que deveria envergonhar todas as pessoas decentes… quanto à vossa senhora de Fátima, digo-lhe que, em nova, era, segundo consta, boa como o milho, pelo menos quando apareceu às 3 infelizes criancinhas… ah! que pena, o senhor não sabe da história da rapariga rica que andava a fornicar com um pobretanas qualquer, por quem andava perdida de amores e que, quando se sentiu descoberta, encenou a história de ser a senhora do Rosário? Deveria ir a Fátima e falar com os velhotes daquele tempo, pois apesar de já não restarem muitos, alguns porventura, ainda estarão lembrados dessa “aparição”, e das variadas “estórias” que acerca dela se contavam. E deixe que lhe diga uma coisa: estou-me mesmo cagando para o seu deus, para a sua virgem, para o seu Cristo, para o Pinóquio, para a bela adormecida, para os unicónios, fadas e santo António de Lisboa… só não estou cagando para o seu papa, porque preciso da roupa dele, preciosamente imaculada, para limpar o cu.

  • Molochbaal

    Bem, acabaste de provar que alguns dos mais sanguinários revolucionários afinal eram crentes. Acho que meteste alguns golos na tua própria baliza. Mas concordo que tanto as doutrinas teístas como ateias, se levadas com fanatismo, podem levar à violência.

  • antoniofernando

    Sabes ler mas ainda não sabes interpretar: lê lá as citações em cotejo com o teor do texto do Carlos Esperança que pode ser que entendas. Se mesmo assim não chegar pensa nisto:
    Uma Revolução que corta a cabeça a um rei e que permite a auto-consagração de Napoleão como imperador. Uma Revolução em que o próprios correlegionários se matam uns aos outros e que o CE invoca como modelo de referência civilizacional. Que tal ? Já percebeste ?…

  • antoniofernando

    “Os valores da liberdade, da igualdade e da fraternidade, que a Revolução Francesa nos legou, são incompatíveis com o direito divino que as religiões defendem”

    Se a existência de Deus, se a imortalidade da alma não fossem senão sonhos, ainda assim seriam a mais bela de todas as concepções do espírito humano”.

    Robespierre

    “Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola.”

    Napoleão

    “A falsa ciência gera ateus; a verdadeira ciência leva os homens a se curvar diante da divindade.”

    Voltaire

  • Molochbaal

    Mais uma vez o Diário Ateísta e a AAP provam que a sua visão do ateísmo é limitada e caricatural. Para vocês o ateísmo é assim como a súmula das boas virtudes republicanas, juntando coisas que nada têm a ver para dar uma ideia infantil e romanceada de um movimento ateu portador de toda a moralidade do mundo.

    Já vi que não adianta referir que há muitos ateus racistas, xenófobos, totalitários, machistas, a favor da pena de morte, etc etc. Não adianta também referir que existem muitos crentes e movimentos religiosos hiper-pacifistas, hiper-igualitários etc etc.

    Referir também o principal, que tais predicados positivos ou negativos NADA têm a ver com a questão do teísmo ou ateísmo adianta ainda menos. Ao prestarem-se a estes papéis fazem a mesma figura ridícula dos crentes que acham que é a religião que “dá” a moral ao mundo.

    Vocês estão cada vez mais parecidos.

  • Molochbaal

    Porquê, porque uns matavam os teus inimigos e os outros os teus amigos ?

    Já vi que a vossa noção de moral não é naaaaaaaada interesseira…

  • Carpinteiro

    «…leva os homens a se curvar …»

    Eu, desde que operei a 3ª lombar, fiquei melhor. Faça o mesmo.

    É doentio esse vosso apego à subserviência!,,, Curvar!… ora porra Fernando!… Endireite-se. Nada melhor que a verticalidade

  • antoniofernando

    Os escritos panfletários do CE tropeçam nas suas próprias contradições e ligeirezas de análise.
    A Revolução Francesa foi um pavor de intolerância e de falta de fraternidade. Ali os piores demónios estiveram à solta. Sob o lema de uma concepção democrática e republicana de governo mataram-se reciprocamente e permitiram que Napoleão se coroasse como imperador depois de terem decapitado Luis XVI.E quanto à afirmação do CE de que “os valores da liberdade, da igualdade e da fraternidade, que a Revolução Francesa nos legou, são incompatíveis com o direito divino que as religiões defendem “, basta atentar nas frases que citei de Robespierre, Napoleão e Voltaire para se ver como o panfletarismo discursivo do CE cede perante a verdade dos factos. Depois quanto àqueles que se insurgem contra os crentes que comentam neste blogue, o CE tem uma boa solução: feche as portas aos divergentes e transforme este DA naquilo que é a sua intrínseca vocação:um clube superficial de aplausos a pedido.Por último, para os que, como Centauro, sofrem de priapismo incontinente, arranje-lhes aqui um balde ateísta para eles se deleitarem com as suas solitárias actividades onanistas.Fica tudo em família e ficam todos a ver qual é o consegue dizer mais superficialidades e javardices…

  • antoniofernando

    Você, Carpinteiro ainda lê tudo literalmente. Olha que Voltaire dominava bem o uso de metáforas. Mas se quiser interpretar Voltaire como uma versão ateísta das Testemunhas de Jeová é lá consigo…. 🙂

  • Jcduarte

    Muito bem escrito.
    Acrescentaria que eles pensam que deus os ama, aos crentes claro, mas para isso era preciso que não fosse inventado.
    Com um deus destes e com a canalha que o apregoa ainda pensam que são amados, sem saber por quem, é preciso ser muito ceguinho.

    Viva a Revoluçao de 1789, chamada de Francesa. Viva a vitória da Humanidade sobre as Trevas.

    Deixem-nos em Paz mas continuem a escrever aqui para nos divertirmos com a vossa ignorância e crendice.

    • Molochbaal

      Yap, Danton, Robespierre ou alguns dos seus herdeiros actuais, como Estaline ou Pol Pot, tinham todos uma humanidade do caraças.

  • Anónimo

    Caríssimo Antiliberal:

    Tenha atenção que os livros de História mencionam vários aspectos que diz não conhecer no seu comentário…

    O impacto dos conflitos desse período não foram sentidos da mesma forma por todos, bem como os seus efeitos perduraram para além do terminus do mesmos…

  • rayssa gon

    O Inferno somos nós que o fazemos, aliás, sois vós, os crentes

    essa valeu pelo post todo. foi demais.

  • Antiliberal

    bom mesmo é a esquerda….. Stalin,Castro, Pol Pot, Honecker

  • Antiliberal

    Bom mesmo são os liberais…. um bando de vende-pátria……

  • Anónimo

    Eh pá… Isso não. Não diga para nos deixarem em paz

    Isto ficava um bocado aborrecido se os crentes não nos viessem cá insultar, ameaçar, tentar converter… enfim, animar a malta!

    Isto é uma segunda casa para a malta crente 🙂

You must be logged in to post a comment.