Loading
  • 11 de Setembro, 2010
  • Por Carlos Esperança
  • Catolicismo

Chile – A evocação de um crime

Amigos do peito e da hóstia

Faz hoje 37 anos. Um obscuro general derrubou o Presidente eleito do Chile, Salvador Allende, e deu início a uma longa e sinistra ditadura que permanece como paradigma da crueldade, do arbítrio e da barbárie.

Solidário com os muitos milhares de desaparecidos, torturados, presos e assassinados, o Diário Ateísta recorda o frio e piedoso torcionário Augusto Pinochet.

Para que não se esqueçam os algozes.

10 thoughts on “Chile – A evocação de um crime”
  • Jcduarte

    O assassino Pinochet não foi um obscuro general, como escreve.

    Em Setembro de 1973, quando o então Comandante em Chefe, o general constitucionalista e legalista Carlos Prats, se recusou a participar do golpe de estado e foi obrigado a renunciar, o assassino Pinochet tornou-se o Comandante em Chefe do exército chileno.
    Embora tivesse declarado fidelidade ao Presidente eleito Salvador Allende, o assassino Pinochet, até então considerado um general leal e apolítico, membro do gabinete militar de Salvador Allende, chefiou a tropa sediciosa que tomou o poder através de um criminoso golpe militar.
    Terá sido o apoio da CIA e do Senado americano que o tornou um traidor e um assassino?

    “Yo pisaré las calles nuevamente
    de lo que fue Santiago ensangrentada,
    y en una hermosa plaza liberada
    me detendré a llorar por los ausentes
    Retornarán los libros, las canciones
    que quemaron las manos asesinas.
    Renacerá mi pueblo de su ruina
    y pagarán su culpa los traidores.”

  • Antiliberal

    Quem bancou Pinochet?? Os “civilizados” EUA!!

  • antoniofernando

    Pinochet um facínora. Quanto ao encontro com João Paulo II, outra versão circulou:

    http://www.zenit.org/article-23676?l=portuguese

    • Anónimo

      OH ANTONINHO FERNANDO
      QUANTO AO ENCONTRO DO PINOCHET COM O PAPATUDO NUNCA VI UMA DESCULPA MAIS ROTA E ESFARRAPADA, EMBORA SEJA A TÍPICA RESPOSTA DADA PELA ICAR NESTAS SITUAÇÕES…
      A HISTÓRIA É SEMPRE A MESMA… DIZ-ME COM QUEM ANDAS E DIR-TE-EI QUEM ÉS…

  • Molochbaal

    Pois, deve ser por isso que JPII apoiou sempre os bispos que eram a favor das ditaduras e deasutorizou os outros. Deve ser por isso que os seus representantes pessoais foram dos maiores apoiantes dessas ditaduras. como Piu Lagi e Angelo Sodano e que subsequentemente foi com esses mesmos apoiantes das ditaduras que formou o governo do vaticano. Agora vêm dizer que aparecer ao lado do católico conservador Pinochet am vésperas de eleições foi um truque com uma cortina. Grandes aldrabões.

  • Molochbaal

    De facto era bom que a imprensa se deixasse de pruridos e começasse a examinar abertamente a relação de JPII e as ditaduras chilena e argentina.

    Já que o vão santificar de qualquer maneira era bom que o público se apercebesse de que matéria são feitos os santos da igreja.

  • Molochbaal

    Nisso tens razão, também os EUA têm as mãos manchadas de sangue.

    O problema, é que, ao contrário do que tu dás a entender, não são só os EUA…

  • antoniofernando

    É melhor começares a fazer um estudo sério sobre João Paulo II antes de começares a arengar conforme te dá na gana:

    “…estamos convencidos, nós e os senhores, de que a Teologia da Libertação é não só oportuna, mas útil e necessária. Ela deve constituir uma nova etapa – em estreita conexão com as anteriores – daquela reflexão teológica iniciada com a tradição apostólica e continuada com os grandes padres e doutores, com o magistério ordinário e extraordinário e, na época mais recente, com o rico património da Doutrina Social da Igreja expressa em documentos que vão da Rerum Novarum a Laborem Exercens”. “Os pobres deste país, que têm nos senhores os seus pastores, os pobres deste continente são os primeiros a sentir urgente necessidade deste evangelho da libertação radical e integral. Sonegá-lo seria defraudá-los e desiludi-los”.

    João Paulo II , em carta de 9/4/1986, dirigida à CNNB

  • Antiliberal

    Claro que não !!! Os vende-pátrias chilenos também

  • Anónimo

    1- NÃO VEJO TRISTEZA NA CARA DE NENHUM DELES, BEM PELO CONTRÁRIO…

    2-NÃO ESQUECER, QUE O GOLPE FOI FEITO COM A JUDA DE UM PAÍS QUE SEMPRE REINVINDICA PARA SI O FIEL DA DEMOCRACIA NO MUNDO…

    3-JÁ AGORA… O GOVERNO CHILENO TAMBÉM TINHA SIDO ELEITO DEMOCRATICAMENTE…

    4-POR ÚLTIMO…PORQUE SERÁ QUE PINOCHET NUNCA FOI JULGADO? POR MAIS TENTATIVAS QUE TENHA HAVIDO… O TRIBUNAL INTERNACIONAL, NESTE CASO NÃO FUNCIONOU? PORQUÊ?

    5-SERÁ QUE TEM ALGO A VER COM O FACTO DE PINOCHET TER SIDO CRENTE? SERÁ QUE ESTÁ NO CÉU AO LADO DO PAPATUDO JP2º ? E DEUS? DÁ-LHES A BENÇÃO?…SÓ PODE…

You must be logged in to post a comment.