Loading
  • 5 de Setembro, 2010
  • Por Carlos Esperança
  • AAP

AAP – Carta aos sócios

A Associação Ateísta Portuguesa não pode deixar de congratular-se com a afirmação do eminente cientista inglês, Stephen Hawking, de que não há espaço para Deus nas teorias sobre a criação do Universo.

O cientista usado pelas Igrejas para mostrar que, à falta de argumentos, as crenças têm quem as defenda, exibiam a sua enorme inteligência com a beata insinuação de que os ateus não estavam à sua altura, como se isso provasse a existência do deus criado pelos homens e à custa do qual vivem as religiões.

A afirmação de que o Big Bang foi apenas uma consequência das leis da Física sem qualquer papel de Deus, deixa os vendedores de ilusões mais sós. A teoria do professor Stephen Hawking surge no seu novo livro, intitulado The Grand Design, e contraria as posições assumidas anteriormente pelo cientista, que chegou a defender que a crença num Criador não era incompatível com a Ciência, num livro publicado em 1988.

A AAP reitera a sua satisfação pela conclusão de Stephen Hawking a respeito do Big Bang e subscreve as palavras de outro grande cientista e referência dos ateus, Richard Dawkins, a esse respeito: «Obrigado Hawking. Disseste alto e bom som o que todos nós já repetimos sem fim: deus não faz parte da explicação do mundo em que vivemos».

Saudações ateístas.

Associação Ateísta Portuguesa – 02-08-2010

50 thoughts on “AAP – Carta aos sócios”
  • Confrariaalfarroba

    concordo em absoluto com o cientista, esse hawking.
    não há de facto espaço (hoje em dia) para deus… é que o problema da habitação é lixado!… a casa é pequena e tenho um neto que vem cá passar os fins de semana. para ele ainda me arranjo – é pequeno & tal… agora para deus?… com aquele tamanho todo?… não. não tenho espaço para deus.

    • pedro

      -|- -|-
      M MA

      O Stephen Hawking não é ateista…
      Talvez queira dizer que talvez o mundo criado por Deus foi feito para funcionar assim com ciencia também…
      Não me parece que a ciencia confirme o ateismo.

    • pedro

      -|- -|-
      M MA

      O Stephen Hawking não é ateista…
      Talvez queira dizer que talvez o mundo criado por Deus foi feito para funcionar assim com ciencia também…
      Não me parece que a ciencia confirme o ateismo.

    • pedro

      -|- -|-
      M MA

      O Stephen Hawking não é ateista…
      Talvez queira dizer que talvez o mundo criado por Deus foi feito para funcionar assim com ciencia também…
      Não me parece que a ciencia confirme o ateismo.

      • Confrariaalfarroba

        se é ateísta ou não… problema dele. não meu.
        eu apenas concordo…
        ou será que não posso concordar com um cristão com um hindu, pelo facto de não ser eu crente?
        mais…
        o que afirmo – mesmo – é que não tenho espaço para deus em minha casa. só isso.
        não mais.

      • Confrariaalfarroba

        oh pedro
        desculpe lá mas estava com a cabeça quente…!
        em primeiro lugar devia ter-lhe agradecido pela informação, ainda que soubesse já (há uns anos lagos) que o homem é crente e que foi abençoado pelo papa (em pessoa)…
        mas pronto.
        ficam aqui as desculpas…!
        você – aliás – tem também o seu quê de enigmático… adoro aqueles sinaizinhos que coloca no início dos seus comentários. com aquelas letrinhas iniciáticas…
        ficam bué de giros os seus comentários.
        vou tomar a liberdade de o plagiar a partir de agora.
        estou ainda indeciso mas na volta vai ser mais ou menos isto: 0¡0
        que lhe parece?…
        fixe?… não?

        • pedro

          -|- -|-
          M MA

          Não tem problema mas… os simbolos não são ateus.

          • Confrariaalfarroba

            ainda bem…! (que não o são) – sou louco por símbolos e por bolos… direi mesmo; mais bolos que símbolos. é que os símbolos não se comem e… os bolos sim. e o meu amigo conhece a pastoral das bicicletas?… é uma escritura divina onde se narra que uma senhora montada numa bicicleta apareceu de repente a 5 pastores 5…
            e
            essa senhora é divina porque montava uma bicicleta.
            e
            as bicicletas são divinas porque representam o infinito.
            e
            o infinito…

            ah! grande pedro!… continuas no seminário ou já és monsenhor?
            continua assim e serás PAPA.
            não te deve faltar um pau de phósphoro.

          • pedro

            -|- -|-
            M MA

            Confrariaalfarroba dialogar é uma coisa vir com historias da carochinha é outra.

          • Confrariaalfarroba

            mas pedro… tu não dialogas. tu provocas. tu disseste que o homem não é ateu…
            coisas que eu sabia há muito…
            tu não dialogas. tu afirmas.
            claro que venho com histórias de bicicletas… e outras.
            tu não passas da versão zeca pseudo intelectual
            e
            como não papo provocações. já não tenho idade…
            conto-te histórias.
            vale?

  • Andreia_i_s

    Saudações para todos os ateus e para o criador do blog :).

  • Carpinteiro

    Andreia, como ateu e frequentador deste espaço, agradeço e retribuo.
    E que tal passar a fazer-nos companhia mais vezes?

    Cumprimentos.

  • José M

    Olá, Andreia. Obrigado, pela parte que me toca.

  • Anónimo

    Bem-vinda Andreia!
    Agradeço e retribuo, os cumprimentos.
    António Rodrigues

  • Alfredodinis Facfil

    Sou crente e não creio que seja necessário invocar a intervenção de Deus para provocar o big bang. Nem tenho nada contra o facto de este universo ser apenas um dos muitos que já explodiram e contraíram. Tantos foguetes para quê?

    Alfredo Dinis

  • antoniofernando

    ” God Create The Integers”

    2007.Stephen Hawking

    http://www.maa.org/reviews/godcreated.html

  • antoniofernando

    ” God Create The Integers”

    2007.Stephen Hawking

    http://www.maa.org/reviews/godcreated.html

  • antoniofernando

    ” God Create The Integers”

    2007.Stephen Hawking

    http://www.maa.org/reviews/godcreated.html

  • antoniofernando

    ” Não sou um positivista.O positivismo declara que o que não pode ser observado não existe Esta concepção é cientificamente insustentável, pois é impossível fazer afirmações válidas sobre o que as pessoas ” podem” ou ” não podem observar. Teríamos de dizer que ” só o que observamos existe”, o que é totalmente falso.

    Albert Einstein ( Alice Calaprice, The Quotable Enstein, 2005, p. 238)

    • Carpinteiro

      «Teríamos de dizer que ” só o que observamos existe”, o que é totalmente falso.»

      Fernando. Também não é assim.

      O que não observamos, não quer dizer que não exista. A ciência é que “ainda” não tem mecanismos para o explicar.
      Tal facto, porém, não me permite explicá-los através de seres imaginários.
      Assim sendo, eu posso afirmar que existem elefantes às bolinhas. Mas como deve concordar, estes não passam do meu imaginário, por muito que eu diga que foi Deus quem os concebeu, e que para tal, é preciso muita fé, e acreditar no seu fazedor.

    • Carpinteiro

      «Teríamos de dizer que ” só o que observamos existe”, o que é totalmente falso.»

      Fernando. Também não é assim.

      O que não observamos, não quer dizer que não exista. A ciência é que “ainda” não tem mecanismos para o explicar.
      Tal facto, porém, não me permite explicá-los através de seres imaginários.
      Assim sendo, eu posso afirmar que existem elefantes às bolinhas. Mas como deve concordar, estes não passam do meu imaginário, por muito que eu diga que foi Deus quem os concebeu, e que para tal, é preciso muita fé, e acreditar no seu fazedor.

    • Carpinteiro

      «Teríamos de dizer que ” só o que observamos existe”, o que é totalmente falso.»

      Fernando. Também não é assim.

      O que não observamos, não quer dizer que não exista. A ciência é que “ainda” não tem mecanismos para o explicar.
      Tal facto, porém, não me permite explicá-los através de seres imaginários.
      Assim sendo, eu posso afirmar que existem elefantes às bolinhas. Mas como deve concordar, estes não passam do meu imaginário, por muito que eu diga que foi Deus quem os concebeu, e que para tal, é preciso muita fé, e acreditar no seu fazedor.

  • Andreia_i_s

    Terei o maior prazer em o fazer :), contem comigo.

  • Andreia_i_s

    Ora essa foi um prazer 🙂

  • Andreia_i_s

    Obrigada :).

  • antoniofernando

    “Considerando os buracos negros, Deus não só não joga aos dados, mas, às vezes confunde-nos, jogando-os onde eles não podem ser vistos”

    ( Stephen Hawking)

    • Carpinteiro

      Pois sim.
      Mas fez mais pelo conhecimento do universo, um só homem num período curto da sua vida, do que Deus durante todos os séculos.
      E não me venha dizer que foi com a ajuda de Deus, dos quais os seus mistérios são insondáveis.
      Isso, para mim, é jogar às escondidas.
      Nada tenho contra o seu “acreditar”, considero-o até bastante racional.
      E, do pouco que conheço de si, creio não me enganar se disser que em situação limite, primeiro vai à urgência, e só depois, quando registar melhoras, passa pela igreja.
      Não me surpreendem os crentes que fazem uso da fé como as senhoras do batom, quando a situação o exige abrem a pochete…

    • Carpinteiro

      Pois sim.
      Mas fez mais pelo conhecimento do universo, um só homem num período curto da sua vida, do que Deus durante todos os séculos.
      E não me venha dizer que foi com a ajuda de Deus, dos quais os seus mistérios são insondáveis.
      Isso, para mim, é jogar às escondidas.
      Nada tenho contra o seu “acreditar”, considero-o até bastante racional.
      E, do pouco que conheço de si, creio não me enganar se disser que em situação limite, primeiro vai à urgência, e só depois, quando registar melhoras, passa pela igreja.
      Não me surpreendem os crentes que fazem uso da fé como as senhoras do batom, quando a situação o exige abrem a pochete…

    • Carpinteiro

      Pois sim.
      Mas fez mais pelo conhecimento do universo, um só homem num período curto da sua vida, do que Deus durante todos os séculos.
      E não me venha dizer que foi com a ajuda de Deus, dos quais os seus mistérios são insondáveis.
      Isso, para mim, é jogar às escondidas.
      Nada tenho contra o seu “acreditar”, considero-o até bastante racional.
      E, do pouco que conheço de si, creio não me enganar se disser que em situação limite, primeiro vai à urgência, e só depois, quando registar melhoras, passa pela igreja.
      Não me surpreendem os crentes que fazem uso da fé como as senhoras do batom, quando a situação o exige abrem a pochete…

  • Carlos Esperança

    Apesar do meu silêncio habitual, congratulo-me com essa manifestação de solidariedade.

  • antoniofernando

    Também não tenho fé nenhuma que existam elefantes com 365 patas… 🙂

  • antoniofernando

    Eu não vou dizer-lhe nada que Einstein e Stephen Hawking já não tenham dito sobre Deus jogar ou não aos dados.

    O que me parece estranho é que Hawking ande a usar o conceito de Deus para confirmar ou negar a Sua Existência,consoante a flutuação dos seus sentires e o ritmo de publicação das suas obras…

    Mas quem confiar nele, na sua integridade de carácter, e o achar intelectualmente credível, faça o favor de considerar hoje ocorrida a ” prova” da inexistência de Deus. 🙂

    O que dirá amanhã Hawking dependerá do lado mais ou menos crente ou ateu para que acordar…

    Nunca se sabe se não virá mais uma vez surpreender-nos com outra qualquer cambalhota intelectual…

    Esperemos para ver…

  • Molochbaal

    Tudo isto é muito bonito mas não adianta nada. Deus não é necessário ao big bang ? Bastam as leis da física ? E depois ? E se foi Deus quem criou as leis da física e as deixou agir autónomamente na prossecução do seu “grande designío” ou se foi até ele que as palicou, passo a passo, com uma paciência infinita mas sem nunca infringir as regras “naturais” que ele próprio terá criado ? Não vejo onde possa estar a grande alegria ateia pelas afirmações de Hawking apesar de admirar muito esse senhor. Ateísmo e teísmo parece-me cada vez mais as duas faces da crença. Vocês lá têm todos uma fé enorme em que ele existe ou não existe. Gostava de ter tantas certezas acerca dos fins ultimos do universo. Dava-me imenso jeito na hora de comprar o euromilhões.

  • Anónimo

    Caro Fernando.

    Para ser sincero, prefiro ler os comentários dos diálogos entre o Fernando e o Jovem, porque este último tem o poder de argumentação que eu desejaria. Como ele hoje não está por aqui, vou tentar não o deixar ficar mal:

    Hawking não negou Deus (creio eu, corrija-me se estiver enganado), apenas “prescindiu” dEle, para explicar as suas teorias.
    É mais ou menos o que se passa entre mim e Fernando:
    O Fernando prescinde de todos os deuses menos um. Eu apenas acrescento esse.

    Numa coisa estamos de acordo: – Não se pode negar o que não existe.

    Cumprimentos.

  • Carpinteiro

    «O que me parece estranho é que Hawking ande a usar o conceito de Deus para confirmar ou negar a Sua Existência…»

    Caro Fernando.

    Para ser sincero, prefiro ler os comentários dos diálogos entre o Fernando e o Jovem. Este tem um poder de argumentação que eu desejo. Como não está por cá, vou tentar não o deixar ficar mal:

    Hawking não negou Deus (creio eu, corrija-me se estiver enganado), apenas “prescindiu” dEle, para explicar as suas teorias.

    É mais ou menos o que se passa entre mim e o Fernando:
    O Fernando prescinde de todos os deuses menos um. Eu apenas acrescento esse.

    Numa coisa estamos de acordo: – Não se pode negar o que não existe.

    Cumprimentos.

  • Carpinteiro

    «E se foi Deus quem …»

    «sese” foi até ele que …»

    Parecem-me demasiados “ses” para quem tem tanta certeza na fé.

    • Molochbaal

      Eu não tenho fé nenhuma, visto que sou agnóstico.

      Daí tantos “SE”.

      Já vocês ateus, tal com os teístas, não colocam sequer a possibilidade de qualquer “SE”, têm todos a certeza absoluta de tudo, nunca se enganam e raramente têm dúvidas. Gabo-vos a vossa profunda FÉ, tanto aos CRENTES na existência de deus, como aos CRENTES na não existência de deus.

      Como não existe nenhuma prova de nenhuma dessas proposições tenho de respeitar a vossa fé férrea nas verdade ultima das vossas crenças.

      Já eu prefeiro colocar um “SE” ou um “TALVEZ” em relação a tudo o que não posso provar.

  • antoniofernando

    Caro Carpinteiro:

    Todos nós temos os nossos demónios interiores. E eu não fujo à regra. Ironia,sarcasmo e figuras de estilo todos usamos. Não sou a excepção. Do que li sobre Hawking, ele nunca se afirmara peremptoriamente ateu. E as suas anteriores obras, até ” God create the integers”, apontam claramente no sentido de que não recusa a hipótese de Deus como Criador do Universo. Até esse livro, Hawking não tinha prescindido de Deus como hipótese ontológica integrável na mundividência explicativa do Universo.. Agora parece ter mudado de ideias, sabe-se lá porquê ? Porque sim…:-)

  • Carlos Esperança

    Estes foguetes são apenas sinal de regozijo. Têm o mesmo valor dos muitos que os fogueteiros lançam nas procissões dos numerosos santos que viajam pelas ruas das aldeias, vilas e cidades de Portugal. Com a vantagem de não provocarem incêndio.

  • Anónimo

    Caríssimo Carpinteiro:

    Grato pela atenção. Concordo plenamente com a exposição que fez.

    Cumprimentos.

  • Mats

    Ufa! Felizmente que temos ateus como o Hawking para acabar de uma vez por todas com o debate se Deus existe ou não. Caramba, foram muitos anos a debater, mas agora, graças ao trabalho deste ateísta, “the debate is over. The science is setled”.

    • Carpinteiro

      Caro Mats.

      Com este ou outro deus, sempre existirão parasitas de deus pelo que, ainda nos vamos manter por aqui uns tempitos.
      E como diria Guerra Junqueiro:
      (…)
      Não insulto quem bebe a droga venenosa;
      Acuso simplesmente o charlatão que a faz.

    Pingback: O erro da teoria científica de Stephen Hawking « perspectivas

  • Mats

    “Parasitas de Deus” assume que Deus existe uma vez que os parasitas dependem da existência do hospedeiro.

  • Anónimo

    Deus não é necessário ao big bang ?

    DEUS NÃO É NECESSÁRIO PARA ABSOLUTAMENTE NADA.

    • Molochbaal

      Eu sei lá se é ou não necessário.

      Eu sou apenas um insecto perante a enormidade do universo.

      Mas folgo em conviver com vocês, gigantes de sabedoria, que sabem tudo. O princípio e o fim das coisas, o sentido da vida, a construção do universo, o tempo, o espaço, nada tem segredos para vocês ó grandes sábios ateus e teístas que tudo conhecem como a palma das vossas mãos.

      Permitam só que eu admita a minha ignorãncia…

  • Pedro

    -|- -|-
    M MA

    Não vejo em que, a unica pessoa que eu vejo aqui a provocar és tu mesmo.
    Quanto ao comentário sobre o Ze Portuga, não eu não sou o Ze portuga nem me parece que seja versão pseudo intelectual mesmo estando em cocordancia em muitas coisas com o mesmo e falando um pouco também por outros mais, parece-me ser alguem que se preocupa na busca da verdade mas que se encontra em casa da oposição a debater provavelmente em um ambiente não tão receptivo e um pouco hostil em que talvez as vezes possa originar alguns esageros de ambas as partes.

    Afirmações de factos não farão parte de um dialogo?
    Sim também acho uma teoria talvez um pouco polémica quando faz a associação de querer dizer que o universo talvez possa ter sido criado para funcionar por si mesmo e exprimir-se de essa forma assim podendo levar a outros sentidos, talvez incompleta só por si própria mas lá por ele expor possiveis teorias sobre o universo não significa que seja ateu.
    #########
    Diz no [Genesis 1: 1-2] “No principio, Deus criou os céus e a terra”
    A ciencia não justifica o ateismo.
    #########

You must be logged in to post a comment.