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Q&A.

O Miguel Panão fez quatro perguntas no seu blog, em quatro posts recentes. Como as respostas do Miguel não me parecem fazer justiça à clareza das perguntas, decidi dar uma ajuda.

«É possível considerar uma ciência de Deus?»(1)

É. E nem é preciso inventar um “método científico-teológico”, como o Miguel propõe. Basta que se possa inferir algo observável das hipóteses acerca de Deus. Basta isto porque os objectos da ciência são as hipóteses, modelos e teorias. Se formarmos as nossas ideias de maneira a poder descobrir quando erramos, elas dão-nos um caminho para o conhecimento. E isso é ciência.

Infelizmente, gato escaldado tem medo de água fria. A Igreja Católica já sofreu tantos traumas com a refutação dos seus modelos falsificáveis que agora prefere alegações vagas que nunca se possa saber se são verdade, mentira ou sequer se alguma diferença faz. E o incentivo da crença lucrativa em milagres e aparições disfarça-se de tolerância erudita pela simplicidade dos menos esclarecidos.

«Prova científica da existência de Deus?»(2)

Também. Mas a prova científica não é um argumento ou uma demonstração. É um teste. A prova científica da existência de Deus é, simplesmente, o teste da hipótese “Deus existe”. O que é perfeitamente viável. Só que, para os crentes, é inconveniente. E se falha? Grande chatice. Por isso o Miguel apressa-se a excluir a possibilidade alegando que «se Deus fosse considerado uma hipótese formulada no quadro do mundo natural implicaria considerá-lo como um ser entre outros seres, uma causa entre outras causas, logo, não seria Deus. Por definição».

À parte de querer dizer à realidade como ela é à força da definição, o que claramente não funciona, esta objecção é irrelevante. Há muito na ciência que não é “causa entre outras causas” nem “ser entre outros seres”, desde o princípio de incerteza de Heisenberg às leis da termodinâmica, e incluindo todas as abstracções lógicas e matemáticas que usamos para construir modelos, como a raiz quadrada de dois ou as funções trigonométricas.

E já se fez muitas provas cientificas a muitas hipóteses acerca de muitos deuses. Incluindo o do Miguel. O resultado é que foi desanimador para os crentes. Sempre que alguma destas hipóteses foi posta à prova, chumbou. Daí a preferência moderna por hipóteses que nunca podem ir a exame.

«Todo o cientista é não-crente?»(3)

Aqui estou de acordo com o Miguel, se bem que a resposta não tenha nada que ver com o materialismo. É claro que o cientista pode crer num deus e ter fé. Mas só da maneira como o neurocirurgião pode ser pugilista e o padeiro fazer compostagem. Separadamente. O problema não é se a mesma pessoa é capaz de ambas as actividades mas que as actividades são incompatíveis. O bom padeiro tem de lavar as mãos antes de meter a mão na massa, o neurocirurgião tem de trocar de luvas e o cientista tem de deixar a sua fé noutro lado. Porque a convicção de já saber a Verdade impede que descubra a verdade. Esta última, apesar de escrita com minúscula, é mais útil e mais honesta. E chegamos à quarta pergunta do Miguel.

«Como interagem ciência e fé?»(4)

Mal. A fé é convicção, empenho emocional e apego às ideias. É ser fiel a uma hipótese, é confiança e crença pela crença. É ver como virtude a defesa persistente de uma ideia face a qualquer vicissitude ou evidência contraditória. A ciência é o oposto. É dúvida metódica, imparcialidade e desapego. É a disposição para mudar de ideias, desconfiar das premissas e aceitar as crenças apenas em função das evidências. E ver como virtude a capacidade de dizer enganei-me, esta ideia não serve, vamos procurar outra.

Uma pessoa poder dedicar-se a ambas não indica que sejam compatíveis. É como um copo poder ter água e azeite. Continua a ser preciso escolher como agir em cada situação. Ou dando um salto de fé na esperança de cair em respostas certas. Ou avançando com o andar prudente da dúvida, ciente que cada passo pode ser um erro, que tem de ser sujeito a testes e fundamentado em evidências, e admitindo a possibilidade de voltar atrás para procurar melhores caminhos.

1- É possível considerar uma ciência de Deus?
2- Prova científica da existência de Deus?
3- Todo o cientista é não-crente?
4- Como interagem ciência e fé?

Em simultâneo no Que Treta!

10 thoughts on “Q&A.”
  • antoniofernando

    1-«É possível considerar uma ciência de Deus?

    É. E nem é preciso inventar um “método científico-teológico”, como o Miguel propõe. Basta que se possa inferir algo observável das hipóteses acerca de Deus.

    (Miguel Panão)

    2 -Prova científica da existência de Deus?

    Deus pode ser observável num tubo de ensaio ?

    Deve ser. Pelo menos na tese fundamentalista de Richard Dawkins:

    ” A presença ou ausência de uma superinteligência criadora é inequivocamente uma questão cientíifca”

    Pois….Só falta saber como se prova ” cientificamente” a existência ou não de Deus.

    Uma coisa ficamos a saber: do racionalismo positivista ateísta, Dawkins nada bebeu:

    ” Ser um ateu ou um crente é algo absurdo, uma vez que a afirmação ” Deus existe” é pura e simplesmente destituída de sentido” ( A. J. Ayer, ” Linguagem, Verdade e Lógica”, 1936)

    Mas como se prova que Deus cientifcamente existe:

    Hipótese A ) Usando o método hawkinguiano do seu livro ” Uma breve história do tempo” ?

    Hipótese B) Usando o método igualmente hawkinguiano do seu livro ” God Create The Integers ” ?

    E como se refutam esses métodos:

    Hipótese C ) Usando o método ainda hawkinguiano do seu mais recente ” The Grande Design” ?

    Confusos ? Não se aflijam.Stephen Hawking há-de vir demonstrar que,ao mesmo compasso síncrono, o respectivo postulado e o seu oposto podem ser verdadeiros.

    3-Todo o cientista é não-crente?

    “A ciência sem a religião é coxa, a religião sem a ciência é cega.”

    ( Albert Einstein)

    4-«Como interagem ciência e fé?

    “A religião cósmica é o móbil mais poderoso e mais generoso da pesquisa científica”

    • antoniofernando

      Rectificando:

      «É possível considerar uma ciência de Deus?

      É. E nem é preciso inventar um “método científico-teológico”, como o Miguel propõe. Basta que se possa inferir algo observável das hipóteses acerca de Deus.

      (Ludwig Krippahl)

      2 -Prova científica da existência de Deus?

      Deus pode ser observável num tubo de ensaio ?

      Deve ser. Pelo menos na tese fundamentalista de Richard Dawkins:

      ” A presença ou ausência de uma superinteligência criadora é inequivocamente uma questão cientíifca”

      Pois….Só falta saber como se prova ” cientificamente” a existência ou não de Deus.

      Uma coisa ficamos a saber: do racionalismo positivista ateísta, Dawkins nada bebeu:

      ” Ser um ateu ou um crente é algo absurdo, uma vez que a afirmação ” Deus existe” é pura e simplesmente destituída de sentido” ( A. J. Ayer, ” Linguagem, Verdade e Lógica”, 1936)

      Mas como se prova que Deus cientifcamente existe:

      Hipótese A ) Usando o método hawkinguiano do seu livro ” Uma breve história do tempo” ?

      Hipótese B) Usando o método igualmente hawkinguiano do seu livro ” God Create The Integers ” ?

      E como se refutam esses métodos:

      Hipótese C ) Usando o método ainda hawkinguiano do seu mais recente ” The Grande Design” ?

      Confusos ? Não se aflijam.Stephen Hawking há-de vir demonstrar que,ao mesmo compasso síncrono, o respectivo postulado e o seu oposto podem ser verdadeiros.

      3-Todo o cientista é não-crente?

      “A ciência sem a religião é coxa, a religião sem a ciência é cega.”

      ( Albert Einstein)

      4-«Como interagem ciência e fé?

      “A religião cósmica é o móbil mais poderoso e mais generoso da pesquisa científica”

      ( Albert Einstein)

    • antoniofernando

      Rectificando:

      «É possível considerar uma ciência de Deus?

      É. E nem é preciso inventar um “método científico-teológico”, como o Miguel propõe. Basta que se possa inferir algo observável das hipóteses acerca de Deus.

      (Ludwig Krippahl)

      2 -Prova científica da existência de Deus?

      Deus pode ser observável num tubo de ensaio ?

      Deve ser. Pelo menos na tese fundamentalista de Richard Dawkins:

      ” A presença ou ausência de uma superinteligência criadora é inequivocamente uma questão cientíifca”

      Pois….Só falta saber como se prova ” cientificamente” a existência ou não de Deus.

      Uma coisa ficamos a saber: do racionalismo positivista ateísta, Dawkins nada bebeu:

      ” Ser um ateu ou um crente é algo absurdo, uma vez que a afirmação ” Deus existe” é pura e simplesmente destituída de sentido” ( A. J. Ayer, ” Linguagem, Verdade e Lógica”, 1936)

      Mas como se prova que Deus cientifcamente existe:

      Hipótese A ) Usando o método hawkinguiano do seu livro ” Uma breve história do tempo” ?

      Hipótese B) Usando o método igualmente hawkinguiano do seu livro ” God Create The Integers ” ?

      E como se refutam esses métodos:

      Hipótese C ) Usando o método ainda hawkinguiano do seu mais recente ” The Grande Design” ?

      Confusos ? Não se aflijam.Stephen Hawking há-de vir demonstrar que,ao mesmo compasso síncrono, o respectivo postulado e o seu oposto podem ser verdadeiros.

      3-Todo o cientista é não-crente?

      “A ciência sem a religião é coxa, a religião sem a ciência é cega.”

      ( Albert Einstein)

      4-«Como interagem ciência e fé?

      “A religião cósmica é o móbil mais poderoso e mais generoso da pesquisa científica”

      ( Albert Einstein)

    • antoniofernando

      Rectificando:

      «É possível considerar uma ciência de Deus?

      É. E nem é preciso inventar um “método científico-teológico”, como o Miguel propõe. Basta que se possa inferir algo observável das hipóteses acerca de Deus.

      (Ludwig Krippahl)

      2 -Prova científica da existência de Deus?

      Deus pode ser observável num tubo de ensaio ?

      Deve ser. Pelo menos na tese fundamentalista de Richard Dawkins:

      ” A presença ou ausência de uma superinteligência criadora é inequivocamente uma questão cientíifca”

      Pois….Só falta saber como se prova ” cientificamente” a existência ou não de Deus.

      Uma coisa ficamos a saber: do racionalismo positivista ateísta, Dawkins nada bebeu:

      ” Ser um ateu ou um crente é algo absurdo, uma vez que a afirmação ” Deus existe” é pura e simplesmente destituída de sentido” ( A. J. Ayer, ” Linguagem, Verdade e Lógica”, 1936)

      Mas como se prova que Deus cientifcamente existe:

      Hipótese A ) Usando o método hawkinguiano do seu livro ” Uma breve história do tempo” ?

      Hipótese B) Usando o método igualmente hawkinguiano do seu livro ” God Create The Integers ” ?

      E como se refutam esses métodos:

      Hipótese C ) Usando o método ainda hawkinguiano do seu mais recente ” The Grande Design” ?

      Confusos ? Não se aflijam.Stephen Hawking há-de vir demonstrar que,ao mesmo compasso síncrono, o respectivo postulado e o seu oposto podem ser verdadeiros.

      3-Todo o cientista é não-crente?

      “A ciência sem a religião é coxa, a religião sem a ciência é cega.”

      ( Albert Einstein)

      4-«Como interagem ciência e fé?

      “A religião cósmica é o móbil mais poderoso e mais generoso da pesquisa científica”

      ( Albert Einstein)

  • antoniofernando

    1-«É possível considerar uma ciência de Deus?

    É. E nem é preciso inventar um “método científico-teológico”, como o Miguel propõe. Basta que se possa inferir algo observável das hipóteses acerca de Deus.

    (Miguel Panão)

    2 -Prova científica da existência de Deus?

    Deus pode ser observável num tubo de ensaio ?

    Deve ser. Pelo menos na tese fundamentalista de Richard Dawkins:

    ” A presença ou ausência de uma superinteligência criadora é inequivocamente uma questão cientíifca”

    Pois….Só falta saber como se prova ” cientificamente” a existência ou não de Deus.

    Uma coisa ficamos a saber: do racionalismo positivista ateísta, Dawkins nada bebeu:

    ” Ser um ateu ou um crente é algo absurdo, uma vez que a afirmação ” Deus existe” é pura e simplesmente destituída de sentido” ( A. J. Ayer, ” Linguagem, Verdade e Lógica”, 1936)

    Mas como se prova que Deus cientifcamente existe:

    Hipótese A ) Usando o método hawkinguiano do seu livro ” Uma breve história do tempo” ?

    Hipótese B) Usando o método igualmente hawkinguiano do seu livro ” God Create The Integers ” ?

    E como se refutam esses métodos:

    Hipótese C ) Usando o método ainda hawkinguiano do seu mais recente ” The Grande Design” ?

    Confusos ? Não se aflijam.Stephen Hawking há-de vir demonstrar que,ao mesmo compasso síncrono, o respectivo postulado e o seu oposto podem ser verdadeiros.

    3-Todo o cientista é não-crente?

    “A ciência sem a religião é coxa, a religião sem a ciência é cega.”

    ( Albert Einstein)

    4-«Como interagem ciência e fé?

    “A religião cósmica é o móbil mais poderoso e mais generoso da pesquisa científica”

  • antoniofernando

    1-«É possível considerar uma ciência de Deus?

    É. E nem é preciso inventar um “método científico-teológico”, como o Miguel propõe. Basta que se possa inferir algo observável das hipóteses acerca de Deus.

    (Miguel Panão)

    2 -Prova científica da existência de Deus?

    Deus pode ser observável num tubo de ensaio ?

    Deve ser. Pelo menos na tese fundamentalista de Richard Dawkins:

    ” A presença ou ausência de uma superinteligência criadora é inequivocamente uma questão cientíifca”

    Pois….Só falta saber como se prova ” cientificamente” a existência ou não de Deus.

    Uma coisa ficamos a saber: do racionalismo positivista ateísta, Dawkins nada bebeu:

    ” Ser um ateu ou um crente é algo absurdo, uma vez que a afirmação ” Deus existe” é pura e simplesmente destituída de sentido” ( A. J. Ayer, ” Linguagem, Verdade e Lógica”, 1936)

    Mas como se prova que Deus cientifcamente existe:

    Hipótese A ) Usando o método hawkinguiano do seu livro ” Uma breve história do tempo” ?

    Hipótese B) Usando o método igualmente hawkinguiano do seu livro ” God Create The Integers ” ?

    E como se refutam esses métodos:

    Hipótese C ) Usando o método ainda hawkinguiano do seu mais recente ” The Grande Design” ?

    Confusos ? Não se aflijam.Stephen Hawking há-de vir demonstrar que,ao mesmo compasso síncrono, o respectivo postulado e o seu oposto podem ser verdadeiros.

    3-Todo o cientista é não-crente?

    “A ciência sem a religião é coxa, a religião sem a ciência é cega.”

    ( Albert Einstein)

    4-«Como interagem ciência e fé?

    “A religião cósmica é o móbil mais poderoso e mais generoso da pesquisa científica”

  • antoniofernando

    Caro Ludwig Kripphal:

    Permito-me deixar-lhe aqui para sua reflexão e um eventual artigo de sua autoria a seguinte questão:

    Considera possível que a consciência e o pensamento sejam, em termos evolutivos, a mera manifestação de transacções físicas neuronais ?

    Que, atento o estado de conhecimento científico da natureza da matéria, da massa- energia, ela, alguma vez, pela sua própria e intrínseca natureza e dinâmica, pudesse tornar-se ” consciente” ou ” pensante” e estar em condições de dizer ” eu” ?…

  • antoniofernando

    Caro Ludwig Kripphal:

    Permito-me deixar-lhe aqui para sua reflexão e um eventual artigo de sua autoria a seguinte questão:

    Considera possível que a consciência e o pensamento sejam, em termos evolutivos, a mera manifestação de transacções físicas neuronais ?

    Que, atento o estado de conhecimento científico da natureza da matéria, da massa- energia, ela, alguma vez, pela sua própria e intrínseca natureza e dinâmica, pudesse tornar-se ” consciente” ou ” pensante” e estar em condições de dizer ” eu” ?…

  • antoniofernando

    Caro Ludwig Kripphal:

    Permito-me deixar-lhe aqui para sua reflexão e um eventual artigo de sua autoria a seguinte questão:

    Considera possível que a consciência e o pensamento sejam, em termos evolutivos, a mera manifestação de transacções físicas neuronais ?

    Que, atento o estado de conhecimento científico da natureza da matéria, da massa- energia, ela, alguma vez, pela sua própria e intrínseca natureza e dinâmica, pudesse tornar-se ” consciente” ou ” pensante” e estar em condições de dizer ” eu” ?…

  • Anónimo

    AS RESPOSTAS SÃO SIMPLES:
    1-NÃO, A CIÊNCIA IMPLICA UMA METODOLOGIA RACIONAL QUE ESTA NUNCA TERIA.
    2-NÃO HÁ, COMO É EVIDENTE.
    3-HÁ CIENTISTAS CRENTES, MAS SÓ USAM A RAZÃO QUANDO TRABALHAM PORQUE QUANDO REZAM USAM O DOGMA, AÍ JÁ NÃO PERGUNTAM PORQUÊ.
    4-NECESSÁRIAMENTE MAL, POIS A PRIMEIRA É RACIONAL E CIENTÍFICA E A SEGUNDA É DOGMÁTICA E É UM LOGRO.

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