Loading
  • 2 de Setembro, 2010
  • Por Ricardo Alves
  • Religiões

Um rabino racista e incitador da violência

O rabino Ovadia Yosef é «líder espiritual» de um partido político israelita (o que em Israel é assumido, embora profundamente anacrónico para a Europa civilizada). Tem um longo passado de declarações controversas, que incluem dizer que «os pretos» de Nova Orleães mereceram o «tsunami»(sic) Katrina, porque não estudavam a Torá e porque Bush apoiou o desmantelamento de colonatos em Gaza. No passado, já pediu a «aniquilação» dos árabes («é proibido ter piedade deles», disse).

Esta semana, desejou publicamente a morte dos líderes palestinos. Deve ser a sua forma de contribuir para as negociações de paz e para o diálogo inter-religioso.

Haverá alguma religião abraâmica sem fanáticos instigadores da violência sectária?

14 thoughts on “Um rabino racista e incitador da violência”
  • Jairo Entrecosto

    Olá! Tu queres ver que o Alves perguntou isto, todo preocupadinho com apelos à violência:

    “Haverá alguma religião abraâmica sem fanáticos instigadores da violência sectária?”

    Alves, Alves….
    Veja lá se lhe vem à memória em que blogue é que isto foi publicado:

    -“Nunca pensei acabar a citar o Mao, mas é verdade que não se pode culpar o rio por ser tormentoso e ignorar as margens que o apertam.”

    -“A pergunta que me parece lógica no contexto político em que vivemos é quando é que a pobreza e o desemprego vão transformar os sapatos e os tomates em balázios. Os assassinatos políticos do princípio do século XX foram o resultado lógico da miséria e da injustiça social das décadas de desregulamentação, arrogância e enriquecimento indecente que caracterizaram o final do século XIX.”

    -“ver a cara de Berlusconi, depois de levar com uma igreja nos dentes (ironia deliciosa) deu-me um prazer enorme.”

    -“ver este boçal, este mafioso aliado dos fascistas e da extrema-direita religiosa, levar com uma igreja na cara, deu-me um prazer enorme.”

    “E pensar que agora ele vai aparecer como vítima.”(nota= “ele” é Berlusconi que tinha sido VÍTIMA de uma agressão bárbara e violentíssima. Realmente é estranho que ele tenha aparecido como vítima, não é senhor Alves pacifista?)

    -“apesar das inúmeras invocações da protecção divina…Berlusconi levou com uma réplica canónica pelas trombas abaixo!Vai fazer de vítma? Vai.Todavia,com menos dentes…”

    “Berlusconi merece tanto levar com o Duomo nas trombas como todos os que o reelegeram. Como os que estavam na fila a pedir-lhe autógrafos. Berlusconi é uma besta. Mas levou com o Duomo nas trombas e já está a meio caminho de ser uma amostra de mártir.”

    -“ver um deles, uma vez sem exemplo, ser exposto à ira da populaça, dá-me prazer, parece-me uma coisa positiva.”

    “A sapatada ao Bush foi melhor. Mas também gostei desta abordagem ao Berlusconi”

    Confirmar no link abaixo quem é que escreveu, permitiu a publicação e não criticou esta reles apologia e regozijo pela violência:

    http://paiocomervilhas.blogspot.com/2010/08/no-cartaz-acima-so-convocacao-da.html

    TENHA VERGONHA RICARDO ALVES!

  • Anónimo

    Porque não estudavam a Torá? Como, por exemplo, os judeus ultra-ortodoxos em Israel?

    Os problemas do estudo exclusivo da Torá durante a juventude estão identificados, para além desses indivíduos estarem a ser suportados por dinheiros públicos, o resultado evidente quando chegam à dita idade activa é a desqualificação, desadequação ao mercado de trabalho e, consequentemente a marginalização pela ausência de competências…

    Para estes efeitos conhecemos as causas, não são apenas mero jogo de preconceitos racionalizados para manipular os demais…

  • Antision

    Se fosse um padre, um pastor ou um mullah pregando o mesmo em relação aos judeus, o escândalo dos médias seria bem maior!! Pois todo sabemos que os judeus são os “Eterno$ Coitado$”. Não é só Oviadia que é rancoroso e extremista. O famoso aldrabão Elie Wiesel também. (o “$obrevivente”)

    • Eduardo

      Caro Antision

      Certa vez, estava eu a conversar com uma pessoa de ascendencia judaica, mas que não professava a religião, quando perguntei-lhe porque os judeus são chamados de “povo escolhido por Yavé” E ele respondeu-me :
      “Pode ser que Deus tenha abusado do vinho na noite anterior e na falta de alguma coisa melhor… ”
      E completou : ” só sei que se Deus escolheu os judeus para ser O Seu Povo , então este Senhor tem um senso estético , no mínimo,duvidoso”

      Rimos nós dois , e compreendi uma coisa: o humor, a sátira e o deboche são as melhores armas contra fanáticos religiosos

      Obrigado

  • antoniofernando

    Denúncia bem feita que subscrevo, verberando a conduta ignóbil do dito rabino. Fanáticos há os em todo o lado. Já sei que o argumento é estafado mas é sempre actual:

    Estaline, Mao Tsé Tung, Pol Pol e Enver Hoxa eram ateus. Isso faz do ateísmo uma visão da vida de fanáticos instigadores de violência sectária ?…

  • Micael Sousa

    Basta ler o Antigo testamento e o Torá para perceber de onde vem a fundamentação ideológica e teológica do dito rabino.

  • rayssa gon

    ahh vá. um lider judeu querendo que os palestinos morram todo? mentira. não acredito.

  • Ricardo Alves

    Caro cobardola anónimo,
    as afirmações que me atribui e a outro autor de outro meu blogue estão truncadas e são omissas quanto às partes que contradizem as intenções violentas que me deseja atribuir.

    Quanto aos pronunciamentos dos comentadores, desde o «Zeca Portuga» até outros religiosos, encontra comentários muito mais violentos. Até recentemente, nunca apagava comentários no meu outro blogue, e sempre deixei muitos por responder. Até porque não valem a pena. Como os seus, regra geral.

You must be logged in to post a comment.