Loading

Equívocos, parte 8.

No novo episódio desta série, o Alfredo Dinis aborda o que diz ser o «Oitavo equívoco [do ateísmo]: a persistência do literalismo bíblico»(1). Alega que os ateus recusam «afastar-se da interpretação literal sistemática e descontextualizada» da Bíblia, «à boa maneira do fundamentalismo criacionista».

Não é verdade. Os fundamentalistas defendem que a Bíblia é a palavra literal e inerrante de Deus enquanto os ateus defendem que a Bíblia contém afirmações falsas e maus conselhos. Como, por exemplo, que o universo foi criado em seis dias ou que se deve apedrejar as crianças desobedientes. Por isso, fundamentalistas e ateus têm posições opostas acerca da Bíblia, e não semelhantes como o Alfredo sugere. Uns defendem que a Bíblia é a verdade revelada por Deus e os outros que defendem tratar-se de histórias inventadas por humanos.

A posição católica é que está no meio. Admitindo que a maior parte do que está na Bíblia não é aceitável se for lido como foi escrito, defende que ainda assim é verdade porque tem de ser “interpretado”. E aqui começam outros problemas.

Escreve o Alfredo que a interpretação literal da Bíblia é «descontextualizada», não considerando «o contexto histórico e cultural dos textos bíblicos.» Mas é a interpretação católica moderna que retira os textos bíblicos seu contexto original e os reinterpreta à luz da nossa cultura moderna. Originalmente, o Génesis foi escrito – e era lido – como um relato factual da criação do universo. E as recomendações do Deuterónimo, como apedrejar os filhos desobedientes, não eram uma mera ilustração dos costumes bárbaros de tribos primitivas. Foram escritas e lidas como representando a vontade de Deus. E foi assim durante séculos até que o progresso da ciência e da ética obrigaram muitos religiosos a rejeitar a letra da Bíblia. Mas, no contexto original, a Bíblia era para ser levada à letra como fazem os fundamentalistas.

O Alfredo Dinis explica também que se deve considerar «quatro sentidos hermenêuticos na interpretação do texto bíblico: literal, metafórico, moral e escatológico» e que devemos dar atenção «às formas literárias e às maneiras humanas de pensar presentes nos textos bíblicos». Apesar dos teólogos modernos deturparem o sentido original destes textos, concordo com a ideia em abstracto. A análise de um texto, enquanto tal, deve considerar os sentidos de interpretação, os estilos literários e essas coisas.

Mas o que está aqui em causa não é a crítica literária. O que separa crentes e ateus não são questões de estilo ou de interpretação. É saber se a Bíblia é como defendem os crentes, um veículo da revelação divina de factos e deveres, ou se é como desconfiam os ateus, opiniões e histórias escritas por humanos. E para ver se a Bíblia tem origem divina temos de testar o que lá está escrito. Para isso as hermenêuticas não ajudam. O Alfredo também não daria vinte valores a um aluno que, não tendo uma única resposta certa, lhe dissesse saber tudo da matéria mas que o seu exame devia ser interpretado e não levado à letra. Para avaliarmos se a Bíblia foi mesmo algo que Deus revelou àqueles que a escreveram temos de considerar o que está lá escrito e o contexto em que o escreveram.

As (re)interpretações modernas da Bíblia constituem uma falácia de petição de princípio. Escreve o Alfredo que a interpretação literal da Bíblia «não é possível, por exemplo, quando entra em contradição com dados provenientes da história, das ciências naturais, etc.» Mas a interpretação literal é sempre possível. Só que mostra que a Bíblia não surgiu por revelação divina mas sim por especulação humana, porque a Bíblia exprime exactamente os erros e preconceitos que se esperaria ver num texto escrito por pessoas como aquelas que a escreveram. É isto que os ateus apontam.

Quando o Alfredo diz que essa interpretação literal “não é possível” porque contradiz os factos está a assumir, implicitamente, que é impossível a Bíblia conter falsidades. Mas é precisamente essa premissa que está em causa. A reinterpretação que a teologia moderna faz da Bíblia surge de assumir como premissa aquilo que só faria sentido como conclusão: que a Bíblia é a palavra inerrante de Deus.

A teologia diz que a Bíblia deve ser sempre interpretada de forma a não contradizer o que sabemos. O reverso da medalha é que, com esta restrição, a Bíblia nunca nos pode dar qualquer novidade testável. Ou a interpretamos pelo que julgamos saber ou especulamos que nos diz coisas cuja verdade nunca poderemos determinar. Isto protege a teologia de qualquer refutação mas torna-a numa mera mancha de Rorschach que só mostra o que lá imaginamos ver. E isto acaba por dar razão aos ateus. A religião não é uma revelação divina de verdades profundas. É apenas uma ilusão criada por humanos.

1- Alfredo Dinis, Grandes equívocos do ateísmo contemporâneo

Em simultâneo no Que Treta!

32 thoughts on “Equívocos, parte 8.”
  • Ricardodabo

    Toda vez que um ateu faz uma interpretação de trechos da Bíblia ele é acusado de ser muito literal, como se o que está claramente determinado nela encerrasse alguma dúvida. É verdade que os mitos ali presentes dão a possibilidade para várias interpretações. Pode-se argumentar, por exemplo, que o episódio tenebroso em que Abraão se determina a sacrificar Isaac é apenas uma exortação à obediência a Deus. É uma interpretação possível, aliás como muitas outras, inclusive a mais óbvia, ou seja, a de que Deus é um tirano caprichoso que submete a suas criaturas a provas abomináveis para ter certeza da sua fidelidade. Mas o caso não é esse. A questão é que ninguém demonstra a mesma condescendência interpretativa quando o assunto é outro. Nós poderíamos dizer que as doenças, as guerras, a fome, os desastres naturais, os genocídios e outras calamidades que produzem grande número de mortes são um ótimo substitutivo do controle de natalidade, permitindo à humanidade manter estável o número de bocas que solicitam alimento. Seria possível, usando a mesma condescendência, perdoar até mesmo o Diabo, alegando que sua queda não representa a história de um ser real que desafiou a autoridade de Deus, mas apenas uma metáfora cujo objetivo era mostrar o que acontece aos rebeldes. Mas a questão é que nem sempre temos a necessidade de enxergar beleza onde só há horror.

  • Anónimo

    Para compreender os livros que estão compilados na bíblia não será apenas à luz da época que os mesmos se reportam, mas às fontes que hoje conhecemos que serviram de inspiração a esses mesmos textos, alguns bastante anteriores.

    Em relação ao Pentateuco, hoje sabemos que o mito do dilúvio remonta, pelo menos, a cerca de 2000 anos antes da Era Comum, vários séculos antes das primeiras versões conhecidas dos textos do Antigo Testamento. Esse esclarecimento/conhecimento que hoje possuímos provêm da Arqueologia, que trouxe novamente à luz do dia as mais antigas tabuinhas de argila onde constam os vários textos incisos, entre eles o mito do dilúvio.

    No que toca à análise dos textos que integram o Novo Testamento, desde meados do Século XX, foram descobertos antigos documentos que não chegaram a integrar o compêndio montado no Século IV/V, tendo sido excluídos pelo processo de selecção desenvolvido nessa altura. Como se sabe isto? Existem referencias na bíblia a textos que não se conheciam, e que apenas conhecemos por causa da descoberta dos conhecidos Pergaminhos do Mar Morto. Textos esses que teriam sido excluídos por chocar contra princípios que se queriam definir unânimes para as diferentes comunidades pelas principais correntes de pensamento que criaram o compêndio de textos que os cristãos posteriores vieram a conhecer.

    Ainda há crentes que pensam que a bíblia é uma obra feita de “um só sopro”, mesmo que foi feita toda de uma vez, mas desconhecem todos os processos envolvidos que quem se preocupa em estudar todas as questões envolvidas conhece, sobretudo o vasto campo de dúvidas e ausência de documentação que nos poderia trazer maior esclarecimento sobre o processo de definição do Novo Testamento, ou a bíblia em geral.

  • Ricardodabo

    Tem outro detalhe, que, aliás, já comentei aqui. Quem defende a existência de valores morais absolutos não tem o direito de se justificar invocando o “contexto”. Quando uma mulher que engravidou depois de um estupro decide fazer um aborto, nenhum religioso se lembra do contexto para defender os seus direitos. Mas quando se trata de justificar os crimes que a religião cometeu no passado ou os horrores contidos na Bíblia, nenhum deles se esquece do contexto. Ou seja, às vezes o contexto serve, às vezes não serve. Padres, pastores e demais representantes da religião deviam ser proibidos de usar esta palavra.

  • Alfredodinis Facfil

    Caro Ludwig,

    Não sei qual é a ideia que tens da inspiração bíblica por parte de Deus. É provável que imagines que o etxto bíblio é revelado e inspirado porque caiu do céu, sem gralhas nem nada, escrito pelo Espírito Santo, ou ditado por ele, do princípio ao fim.

    Não é esta a concepção de inspiração bíblica da Igreja Católica. Espero publicar brevemente algo sobre mais este equívoco dos não crentes.

    No que se refere às coincidências hermenêuticas entre criacionistas e não crentes radicais, como Harris e Dawkins, não há fuga possível. Todos eles acreditam que a bíblia diz que o mundo foi criado em seis dias; que todas as espécies vivas foram criadas instantaneamente por Deus naquele período, que houve um dilúvio universal, etc. E todos estes autores, incluindo os não crentes, ficam muito irritados com os religiosos que não vão por aqui. Basta ler as suas obras.

    Um abraço,

    Alfredo

  • Alfredodinis Facfil

    Caro Ricardobabo,

    O contexto é sempre tido em conta na avaliação da gravidade de um comportamento. Sou padre e falo do que sei.

    Saudações,

    Alfredo Dinis

  • antoniofernando

    ” A religião não é uma revelação divina de verdades profundas. É apenas uma ilusão criada por humanos”.

    Deus também é uma ilusão para os ateus.Estão convictos que Deus é uma ilusão.Olham para a mancha de Rorschach e não encontram lá Deus.

    Olham para o Céu e só lá vêem nuvens.

    Olham para o ser humano e só lá observam um compósito de aglomerado de átomos.

    Olham para o Big Bang e só vêem um mecanismo cósmico que se autocolocou em movimento.

    Perscrutam o sentido da existência e não encontram nada.

    Todo o Universo para quê ? Não respondem.

    E alguns acham-se muito lógico e racionais.

    Com tantas questões existenciais para resolver, dizem:

    Tudo fruto do acaso…

    Pois…

  • antoniofernando

    Isto de proibir cheira-me muito a Torquemada…

  • Anónimo

    Caríssimo antoniofernando:

    Com a devida estima que tenho por si, como ateu, a resposta que eu tenho para muitas dessas ideias que identifica (relativamente à origem primordial do universo, da sua organização e da vida…) é não sei, e pelo que leio ninguém sabe, mas há quem diga que saiba com certezas, mas sem provas/demonstrações…

    Já tive a oportunidade de trocar a ideia seguinte consigo, actualmente a Ciência – quando observado devidamente a aplicação do método científico – não adopta outra atitude senão a de contínua indagação (mesmo perante aquilo que já alcançou e poderíamos considerar estável e como estando completamente adequado às nossas necessidades, mas que são muitas vezes, por diferentes motivos, revistos para melhorias e novas adaptações…).

    O conhecimento acumulado pela humanidade sobre a realidade aumentou exponencialmente à medida que a Ciência se desenvolveu. À medida que a Ciência dispõe de novos instrumentos revê e amplia o conhecimento anteriormente obtido, a Astronomia é disso exemplo. Galileu fez observações pioneiras com os instrumentos que tinha à disposição, comprovadas, completas e aprofundadas posteriormente. Mesmo em relação ao Século XX, desde o Hubble até aos dias de hoje as observações continuam a ser completadas e aprofundadas…

    O que não sabemos hoje, possivelmente também não saberemos amanhã ou no dia seguinte, mas seguimos um caminho que já nos trouxe tanto conhecimento que nunca antes houve outro que fizesse o mesmo pela humanidade (sem desvalorizar o percurso que desembocou naquilo que estou aqui a destacar…). Se esse conhecimento não surgir no tempo da minha vida não tenho problema nenhum com essa probabilidade, mas acho que assumirmos que não sabemos é a atitude mais séria e honesta, isto independentemente que cada um possa ter a sua crença/convicção…

  • Anónimo

    Caríssimo antoniofernando:

    Com a devida estima que tenho por si, como ateu, a resposta que eu tenho para muitas dessas ideias que identifica (relativamente à origem primordial do universo, da sua organização e da vida…) é não sei, e pelo que leio ninguém sabe, mas há quem diga que saiba com certezas, mas sem provas/demonstrações…

    Já tive a oportunidade de trocar a ideia seguinte consigo, actualmente a Ciência – quando observado devidamente a aplicação do método científico – não adopta outra atitude senão a de contínua indagação (mesmo perante aquilo que já alcançou e poderíamos considerar estável e como estando completamente adequado às nossas necessidades, mas que são muitas vezes, por diferentes motivos, revistos para melhorias e novas adaptações…).

    O conhecimento acumulado pela humanidade sobre a realidade aumentou exponencialmente à medida que a Ciência se desenvolveu. À medida que a Ciência dispõe de novos instrumentos revê e amplia o conhecimento anteriormente obtido, a Astronomia é disso exemplo. Galileu fez observações pioneiras com os instrumentos que tinha à disposição, comprovadas, completas e aprofundadas posteriormente. Mesmo em relação ao Século XX, desde o Hubble até aos dias de hoje as observações continuam a ser completadas e aprofundadas…

    O que não sabemos hoje, possivelmente também não saberemos amanhã ou no dia seguinte, mas seguimos um caminho que já nos trouxe tanto conhecimento que nunca antes houve outro que fizesse o mesmo pela humanidade (sem desvalorizar o percurso que desembocou naquilo que estou aqui a destacar…). Se esse conhecimento não surgir no tempo da minha vida não tenho problema nenhum com essa probabilidade, mas acho que assumirmos que não sabemos é a atitude mais séria e honesta, isto independentemente que cada um possa ter a sua crença/convicção…

  • antoniofernando

    Caro Jovem 1983:

    A estima é recíproca,pode crer. Nós andamos muitas vezes aqui no “D.A:” a debater a mesma questão àcerca da existência ou não de Deus. Para mim,acreditar em Deus proveio de um acto intuitivo,de um sentimento religioso àcerca da Sua Existência. Aconteceu ainda eu era criança.A ideia de que o Universo não tinha um Criador,na minha visão, é absurda.Que toda a vida evolua sabe-se lá para onde, sem nenhum propósito, carece igualmente de sentido.Acredito em Deus, mas na minha concepção de Deus. Nada me obriga a crer no demiurgo inclemente, cruel e despótico de que falava e bem José Saramago. Ele não acreditava em nenhuma concepção de Deus e muito menos nessa. Eu também comungo, não da visão ateísta de Saramago, mas da crítica que ele fez a essa figura sinistra, produto da antropomorfização humana. É verdade, sim, que o Antigo Testamento é um amontoado de bizarrias conceptuais e de patifarias demiúrgicas. Um deusinho que manda, ainda que numa história simbólica, arrasar Sodoma, matando todos os seres que lá se encontravam, incluindo inocentes crianças, tem tudo de Diabo e nada de Deus. O mesmo na pavorosa história de Abraão, disposto a executar o seu próprio filho, em nome de um absurdo critério de obediência divina. O Levítico e o Deuterónimo são horrores atrás de horrores. E é verdade sim que muitos dos sacerdotes católicos usam e abusam de sofismas para tentar justificar tudo até o injustificável.Eu pus de lado o AT. Deitei-o numa fogueira e ficou lá muito bem a arder ” per secula et seculorum”. Quero lá saber do que é que alguns católicos fanáticos pensam. Eu sou cristão, não sou católico e há anos que mandei o Catolicismo às malvas..Não é material ideológico em que me reconheça e que me saiba bem. Pelo contrário.A quem apetecer que faça muito bom proveito. Mas infinitamente diferente dos livros do Pentateuco são os Evangelhos sobre a vida de Cristo. E nesses eu reconheço-me. Mas também lhe digo: se nunca tivesse conhecido Jesus Cristo, estivesse eu em qualquer parte do mundo, continuaria a acreditar em Deus. Não será ” politicamente” correcto dizer aqui o que vou dizer. Mas digo à mesma: aqui fala-se muito pouco de Amor e Bondade. E o Deus em que acredito tem a natureza divina dessas características. Não intervém a par e passo nos desígnios da Humanidade ? Não, não intervém. Mas mesmo assim acredito em Deus. A alternativa a termos a vida que temos, com toda a panóplia de pavores, seria o quê ? Deus a fazer de nós marionetas ? A impedir-nos constantemente de fazermos Mal ? É isso que muitos ateus necessitariam para acreditar em Deus ? Que estivesse permanentemente a intervir na realidade humana ? Pode perguntar-me se vejo sentido na existência de Deus nesta visão que é a minha ? Vejo, sim. Encontrei-a após muitos anos de reflexão crítica autónoma e depois de uma grande crise de fé. Mas não revelo qual o sentido que encontrei,de um Deus que parece não intervir na realidade humana, Há zonas da nossa vida que nos pertencem por inteiro. E há certas confidências que só fazemos aos nossos familiares e amigos. Eu aqui não tenho amigos. Só parceiros de debate. E, para o meu convívio pessoal, só convido os meus amigos….

  • José M

    A última “teoria” que ouvi de um católico militante, é a de que a Bíblia é metáfora até Abraão, passando a ser “real” a partir daí. Ou seja, e se a cronologia não me atraiçoa, sempre é “verdade” que ´”senhor” mandou parar o sol, para que Josué vencesse os amorreus.
    As coisas que eles sabem…!

  • Anónimo

    OH ALFREDO…

    Sou padre e falo do que sei. ????

    OU ACHAS, QUE FALAS DO QUE SABES…

    PODES TER A CERTEZA QUE ASSIM FICA-TE MUITO MELHOR…

  • Anónimo

    É PADRE …LOGO, DÁ À BÍBLIA A IMPORTÂNCIA QUE ACHA QUE LHE MERECE… E ATÉ INVENTA SE PRECISO FOR, PARA EXPLICAR AQUILO QUE NINGUÉM CONSEGUE LER.

    JÁ VIRAM O QUE SERIA DE UM PADRE SE RENEGASSE O LIVRITO… E DEPOIS AGARRAVA-SE A QUÊ?

  • Anónimo

    OS RELIGIOSOS…ESSES VÃO DANDO INTERPRETAÇÕES DIFERENTES CONFORME AS SUAS NECESSIDADES.

  • Molochbaal

    É padre ?

    Fixe, ainda bem porque tenho umas dúvidas.

    O que é que acha, como padre e como pessoa, do comportamento de certos católicos que vêm para um site ateu, onde estão como “visitas” em casa alheia, e que insultam, ameaçam de porrada, ameaçam de morte e desejam a morte e o inferno a todos os que não pensam como eles ?

    Palavra que a sua posição me desperta a curiosidade.

  • Molochbaal

    Excelente texto.

  • Anónimo

    OH ANTONINHO FERNANDO
    NÃO É NADA DISSO…

    É TUDO FRUTO DE DEUS. ESTÁ DITO E RESOLVIDO.

    PUBLIQUE-SE PARA QUE CONSTE.

  • Carpinteiro

    «Para mim,acreditar em Deus proveio de um acto intuitivo,de um sentimento religioso àcerca da Sua Existência. Aconteceu ainda eu era criança.»

    António Fernando.

    Queria deixar-lhe uma questão simples:

    Se Akhenaton não tivesse existido, e por conseguinte a transição do politaísmo para o monotaísmo não tivesse acontecido, tem a certeza que diria – «um sentimento religioso àcerca da Sua Existência», e não, – um sentimento religioso acerca das “Suas Existências”?

    A quem atribuiria o «acto intuitivo,de um sentimento religioso»? A Nut deusa do céu, a Rá que se criou a si próprio e ao universo, ou a Anu o guardador do pão e água da vida, o deus primeiro e mais importante dos deuses, deus dos céus e dominador do universo que vive no terceiro e mais alto dos céus longe de todos os mortais?

    A quem atribuiria então a feitura do universo?

  • antonifernando

    Mais um mesquinho ressabiado por ter ido a Fátima clamar uma especial protecção para si e sua família e,como as coisas lhe correram mal, vem para aqui o dito ajpb destilar o seu renitente azedume, armado em ateu convertido,o disfarçado crente ressabiado.Um dia entenderás que Deus não tem nada a ver com os teus desatinos e as tuas infelicidades pessoais…

  • antoniofernando

    Carpinteiro:

    A feitura do Universo,se eu não fosse crente, vê-la-ia como ateu que não sou:

    Um dia, há cerca de 15 biliões de anos, houve ali para as bandas dos confins do Universo uma explosão atómica, sabe-se-lá vinda de onde. A partir de um minúsculo átomo todo o imenso Cosmos se formou. Foi um acaso meramente fortuito, derivado de um acausal encontro de átomos. Depois, noutro dia, sabe-se também lá de onde, um raio de luz gerou uma estranha combinação de aminoácidos.E dessa mera coincidência fortuita nasceram as diversas formas de vida. Primeiro sob as estruturas embrionárias de seres unicelulares. Noutro dia, essas estruturas sub -dividiram-se e ocorreu a divisão dos sexos. Infelizmente, essa cambada de átomos agregados geraram o tenebroso processo da predação. E,muito antes de Darwin pensar na teoria da selecção natural, já esta se impunha pela lei do mais forte, a servir,aliás, de fundamento ideológico para a ideologia poliíica de pendor nietzschiano do super-homem. Veja lá como esse incidente primevo de vida, da espúria agregação de átomos, foi capaz de gerar os conceitos do Darwinismo Social e do eugenismo rácico.Chegados aqui, como poderia eu,se não fosse crente, mas antes um convicto ateu, acreditar que a Vida foi gerada por Deus, quando mais parece ter sido obra do Diabo ? Terá ? Será que, afinal, o Darwinismo Social, nas suas formulações mais empedernidas e mais nazistas é que está certo ? Será que afinal Hitler teve razão quando se fundamentou na sua particular leitura interpretativa do ” Assim Falava Zaratustra” ? Olhe que,se eu não fosse crente, desconfiava. Bom, tudo obra do acaso e o Universo surgu de algures, pouco importa de onde. Sentido da vida ? Ah,ah, deixa-me rir. Então não é que até o ateu José Saramago poeticamente escreveu: “Que o sentido da vida é este só: / Fazer da Terra um Deus que nos mereça, / E dar ao Universo o Deus que espera”. Cá para mim, Saramago também era mais um dos crentes ressabiados.Antes de falecer, desabafou, referindo à vida existencial: ” tudo isto para quê ? ” Ora que pergunta mais descabida ,Saramago:para nada. Para andarmos aqui a cuspir fogo uns contra os outros. Para continuarmos a saga da predação e da lei do mais forte. Então não chega ? Então não é lógico ? Não corresponde às exigências das suas ateístas perscrutações do saber ? E depois do Universo evoluir sabe-se-lá para onde, o que irá acontecer? Aqui, os físicos dividem-se. Uns apontam no sentido de que se expandirá para sempre, Outros que regredirá ao ponto inicial. Mas para quê meu Diabo ? “Então, se o mundo não foi obra de Deus, se não tem sentido, que tal eu, o diabo cruel, pôr-vos todos a suar as estopinhas no fim dos tempos ?” Pois, parece-me que de facto isto teria sido mais obra do Diabo, mas, imaginando-me ateu, digo para mim: ” O Diabo também não existe, o sentido da vida também não”. E o acaso foi o nome que os homens deram ao encontro fortuito daquela inicial sopa de átomos primordial. “Mas e a Beleza ? e a Bondade Humana ?” ” A organização cooperante das sociedades das formigas e das abelhas” ? ” O altruísmo humano ” ? ” Ah,ah, tudo balelas, lê o ” Gene Egoísta” do Dickens e vais ver que isso também é tudo balela “. ” E Francisco de Assis e Oscar Romero e Maximilian Kolbe também foram fruto de um encontro fortuito de átomos e dos seus supostos genes egoístas?” Aqui, o Diabo exasperou-se e respondeu: ” não acredites em tudo o que eu te digo porque posso ter inveja de o mundo ter sido criado por Deus.Aliás, já muito antes do Akhenaton ter conhecido a sua linda Nefertiti já os homens contemplavam as estrelas do firmamento. E por muito que a alguns custe aceitar,e a mim acima de todos, foi aí que muitos sentiram a Presença de Deus…”

  • Anónimo

    ESTA É FRESQUINHA…É DE HOJE…MAIS UM QUE DEU O SALTO…E ABANDONOU AS FANTASIAS…

    Da mesma forma que o darwinismo já tinha, no passado, rejeitado a necessidade de um criador no campo da biologia, também o conhecido astrofísico britânico argumenta agora – numa obra que em breve estará nas bancas – que as mais recentes teorias científicas rejeitam o papel de um criador do Universo.

    Stephen Hawking afirma que o Big Bang – a grande explosão que originou o Universo – terá sido uma consequência inevitável das leis da física, o que contradiz a teoria que o cientista tinha defendido no passado, no livro “Uma Breve História do Tempo”, publicado em 1998 e rapidamente transformado num êxito de vendas.

    Nessa obra, Hawking sugeria que não existia qualquer incompatibilidade entre a existência de um Deus criador e a compreensão científica do Universo, chegando mesmo a afirmar que se a comunidade científica chegasse a descobrir a teoria completa, tal “seria o triunfo definitivo da razão humana” já que, nesse altura, “seria possível conhecer a mente de Deus”.

    No novo livro, intitulado “O Grande Desígnio” e que estará à venda a partir de 9 de Setembro, precisamente uma semana antes da visita do papa Bento XVI à Grã-Bretanha, o astrofísico sustenta que a ciência moderna não deixa lugar à existência de um Deus criador do Universo.

    O cientista considera que a prova que sustenta o seu argumento é o facto de ter sido observado, em 1992, um planeta que girava em torno de uma estrela distinta do sol.

    Hawking alega que essa observação comprova a possibilidade de existirem outros planetas e universos o que significa, em seu entender, que se a intenção de Deus seria criar o Homem, estão os restantes universos seriam redundantes.

    O conhecido biólogo ateu Richard Dawkins felicitou já o astrofísico britânico pelas conclusões, dizendo que a opinião de Hawking é partilhada por uma grande parte da comunidade científica.

  • antoniofernando

    Esta é mesmo para rir: a “descoberta cientifica” de que Deus não existe….:-)

    • Carpinteiro

      Científica, sim; pois é baseado na ciência e não na fé, que você afirma que o Pai Natal só existe na cabeça de quem nele quiser acreditar. Com Deus acontece rigorosamente o mesmo.

      E, relativamente à questão que lhe coloquei acima:
      Porque acredita que é esse e não outro dos deuses que eu enumerei, que fez todas as maravilhas; depois de muito engonhar: « Aqui, o Diabo exasperou-se e respondeu: ” não acredites em tudo o que eu te digo porque posso ter inveja de o mundo ter sido criado por Deus.Aliás, já muito antes do Akhenaton ter conhecido a sua linda Nefertiti já os homens contemplavam as estrelas do firmamento. E por muito que a alguns custe aceitar,e a mim acima de todos, foi aí que muitos sentiram a Presença de Deus…”»
      – Nada disse.

      Segundo o seu ponto de vista, eu posso “sentir, ver e explicar o que quer que seja” através do pinóquio ou o batman.
      Habilidosamente foi buscar a razão da ciência para me justificar aquilo que a razão rejeita e a ciência desmascara.

  • Alfredodinis Facfil

    Caro Malochbaal,

    O que interessa nestes debates são os argumentos objectivos que fundamentam a nossa opinião. Não copnsidero que a agressividade e até mesmo a má educação e a intolerância sejam bons argumentos.

    Cordiais saudações,

    Alfredo Dinis

  • Anónimo

    CARO ANTÓNIFERNANDO
    SABERÁ VªEXª AS LINHAS COM QUE SE COZE. MAS…
    A EXPERIÊNCIA DE VIDA QUE TENHO DIZ-ME QUE REGRA GERAL AS PRECES FEITAS PELOS CRENTES AO SEU DEUS, NÃO SÃO ATENDIDAS POR ELE.
    DIZ-ME TAMBÉM A EXPERIÊNCIA, QUE APESAR DISSO, OS CRENTES NÃO SE REVOLTAM CONTRA ELE, COMO Vª EXª TANTO AFIRMA.
    OS CRENTES SÃO REGRA GERAL DÓCEIS E ACATAM OS DISSABORES E AS CONTRARIEDADES DAS SUAS CRENÇAS. MAIS… COMO BEM SABE, ARRANJAM EXPLICAÇÕES PARA ESSES DISSABORES TODOS, PARA PODEREM CONTINUAR A ACREDITAR…
    DE VªEXª PERCEBO QUE COLOCOU DE LADO E AINDA BEM, TODA A REALIDADE INSTITUCIONAL MESQUINHA E TRÁGICA QUE HÁ SÉCULOS VIVE À CUSTA DA CRENÇA, MAS INFELIZMENTE NÃO SE CONSEGUIU LIBERTAR DO ILUSÓRIO JUGO DA INVENÇÃO DA MESMA E À QUAL SE AGARROU PORQUE PRECISA DE ACREDITAR EM ALGUMA COISA, DEVIDO A UM ACTO INTUITIVO E AINDA POR CIMA QUANDO ERA CRIANÇA.
    ESSA COISA A QUE SE AGARRA, QUE POR NUNCA TER DADO SINAL DE SI, É INCOLOR , NEUTRA, INODORA E QUE SÓ SERVE PARA OCUPAR A MENTE DOS CRENTES AFIM DE NÃO SE CONFRONTAREM COM A REALIDADE NUA E CRUA.

  • Anónimo

    CARO ANTÓNIFERNANDO
    SABERÁ VªEXª AS LINHAS COM QUE SE COZE. MAS…
    A EXPERIÊNCIA DE VIDA QUE TENHO DIZ-ME QUE REGRA GERAL AS PRECES FEITAS PELOS CRENTES AO SEU DEUS, NÃO SÃO ATENDIDAS POR ELE.
    DIZ-ME TAMBÉM A EXPERIÊNCIA, QUE APESAR DISSO, OS CRENTES NÃO SE REVOLTAM CONTRA ELE, COMO Vª EXª TANTO AFIRMA.
    OS CRENTES SÃO REGRA GERAL DÓCEIS E ACATAM OS DISSABORES E AS CONTRARIEDADES DAS SUAS CRENÇAS. MAIS… COMO BEM SABE, ARRANJAM EXPLICAÇÕES PARA ESSES DISSABORES TODOS, PARA PODEREM CONTINUAR A ACREDITAR…
    DE VªEXª PERCEBO QUE COLOCOU DE LADO E AINDA BEM, TODA A REALIDADE INSTITUCIONAL MESQUINHA E TRÁGICA QUE HÁ SÉCULOS VIVE À CUSTA DA CRENÇA, MAS INFELIZMENTE NÃO SE CONSEGUIU LIBERTAR DO ILUSÓRIO JUGO DA INVENÇÃO DA MESMA E À QUAL SE AGARROU PORQUE PRECISA DE ACREDITAR EM ALGUMA COISA, DEVIDO A UM ACTO INTUITIVO E AINDA POR CIMA QUANDO ERA CRIANÇA.
    ESSA COISA A QUE SE AGARRA, QUE POR NUNCA TER DADO SINAL DE SI, É INCOLOR , NEUTRA, INODORA E QUE SÓ SERVE PARA OCUPAR A MENTE DOS CRENTES AFIM DE NÃO SE CONFRONTAREM COM A REALIDADE NUA E CRUA.

  • Arnaldo Ribeiro

    REVELAÇÃO/EXORTAÇÃO
    Urge difundirmos na terra a certeza de que Jesus Cristo já vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber em sí, criando Irmãos Espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõe o título do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos já podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE ESSA AÇÃO DE CRISTO: (LC.4.21) – Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (JB.14.17) – O Espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis; porque Ele habita convosco e estará em vós.(MT.14.27) – Tende ânimo! Sou Eu: Não temais: (JB.2.5) – Fazei tudo o que Ele vos disser, (JB.5.27) – porque é o Filho do Homem: (JÓ.9.19) – Se se trata da força do poderoso Ele dirá: Eis-me aqui: Regozijai-vos e fazei jus ao poder que o Nosso Espírito traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

    (MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FÔRA NÃO HAVER NASCIDO:

    E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

    E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ:

    DESPERTAI-VOS, FUTUROS CRISTÃOS: : (MC.14.41) – Ainda dormis e repousais! Basta! Chegou a hora, o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores: E à partir desse Santo Dia, toda Criatura racional que desejar interagir conosco na obra comum da nossa criação, precisa fundamentar-se n`A Bibliogênese de Israel; que já está disponível na internet (Editora Biblioteca 24×7). E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta…

  • Arnaldo Ribeiro

    DOANDO FÉ CONSCIENTE E VIDA ESPIRITUAL EM CRISTO:
    (GN.49.1) – AJUNTAI-VOS E EU VOS FAREI SABER O QUE VOS HÁ DE ACONTECER NOS TEMPOS VINDOUROS:(TB.12.6) – BENDIZEI AO DEUS DO CÉU, E DAÍ-LHE GLÓRIA DIANTE DE TODOS OS VIVENTES, POR TER USADO CONVOSCO DA SUA MISERICÓRDIA: O seu poder há de espiritualizar as almas de todos os Homens de bom senso, e de todas as Mulheres de boa fé; que alcançaram a verdade cientifica revelada na “EXORTAÇÃO DO SABER”; e que também já passaram a interagir com o Cristo Vivo, ao publicarem o chamamento que o nosso Pai Comum tem feito aos Filhos e Filhas do amor eterno, e que já começaram a renascer espiritualmente para a vida eterna.

    Aqueles que buscaram as boas novas na “Bibliogenese de Israel”, já vislumbraram a herança espiritual que a Providência Divina nos legou, e também já saberão se auto-reciclar na Lei do Senhor que nos impõe a recomposição da literatura bíblica, para formar os Cristãos Conscientes que hão de consumar a Profecia Sagrada, conforme já tem sido demonstrado, assim:

    (EX.) – O SEGUNDO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO ÊXODO: OS DESCENDENTES DE JACÓ NO EGITO. Estas 60 letras e 5 sinais recompostos, revelam que: É O CONJUNTO DE EX-SEGRÊDOS: O LEGADO DE VIDA CÓSMICA E O DESTINO DOS HOMENS.

    Outro exemplo:

    (JR) – JEREMIAS: A VOCAÇÃO DE JEREMIAS. São 26 letras e 3 sinais que dizem: CRIEI A AÇÃO DO SER: VEJAM E SEJAM.

    (JB.29.22) – RECEBEI O ESPÍRITO SANTO! (1CO.11.1) – SEDE MEUS IMITADORES COMO TAMBÉM EU SOU DE CRISTO, (2JB.1.2) – POR CAUSA DA VERDADE QUE PERMANECE EM NÓS, E CONVOSCO ESTARÁ PARA SEMPRE: (JB.18.37) – EU PARA ISSO NASCI E PARA ISSO VIM AO MUNDO, A FIM DE DAR TESTEMUNHO DA VERDADE; – (2CO.13.8) – PORQUE NADA PODEMOS CONTRA A VERDADE, SENÃO EM FAVOR DA PRÓPRIA VERDADE.

    (Na verdade, Deus nos concedeu o livre arbítrio, a fim de que pudéssemos agir tanto divinamente como diabolicamente; segundo a nossa formação cristã, na proporção da nossa graça em Cristo Jesus).

  • Arnaldo Ribeiro

    FORJANDO OS VERDADEIROS DISCIPULOS DE CRISTO POR AMOR À CAUSA DOS JUSTOS:
    O ESPÍRITO DOS SANTOS PROFETAS DESPERTA OS DISCIPULOS DO CRISTO VIVO, REVELANDO O QUE ESTÁ ESCONDIDO NAS PARÁBOLAS BÍBLICAS: (RM.9.1) – Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência; (RM.10.11) – porquanto a Escritura diz:
    (MT.15.18) – E chamando Jesus os seus discípulos, disse: (MC.14.41) Ainda dormis e repousais? Basta! (LC.8.10) – A vós outros é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; aos demais, fala-se por parábolas, para que, vendo, não vejam, e, ouvindo, não entendam: (HB.12.25) – – Tende cuidado, não recuseis ao que fala; (LC.10.24) – pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que vedes e não viram, e ouvir o que ouvis e não ouviram; (SL.78.22) – porque não creram em Deus nem confiaram na sua salvação: Vede o que o Espírito Santo nos revela ao recompormos as 116 letras e os 4 sinais, que compõem esta parábola:
    (AP.2.7) – QUEM TEM OUVIDOS OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS:AO VENCEDOR DAR-LHE-EI QUE SE ALIMENTE DA ÀRVORE DA VIDA, QUE SE ENCONTRA NO PARAÍSO DE DEUS:
    (LC,20.17) – Que quer dizer, pois, o que está escrito? Quer dizer que hoje podemos ler, entender e saber ensinar que:
    AGORA O CRISTO VIVO ESCREVE ENSINANDO O HOMEM A SER DE DEUS: QUER QUE O ESPÍRITO QUE É DONO DA VERDADE, ESPIRITUALIZE A ALMA QUE É DONA DA JUSTIÇA:
    (JB.14.1) – Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, crede também em mim; (EC.12.14) – porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até mesmo as que estão escondidas, quer sejam boas quer sejam más. (JÓ.33.3) – As minhas razões provam a sinceridade do meu coração, e os meus lábios proferem o puro saber: (LC.14.27) – E qualquer que não tomar a sua cruz e vir após mim, não pode ser meu discípulo; (1CO.1.19) – pois está escrito: (JB.21.14) – Este é o discípulo que dá testemunho destas cousas e que as escreveu, e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro; (IS.28.26) pois o seu Deus assim o instrui devidamente e o ensina. ((1TS.5.18) – Em tudo daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus, para convosco.
    FORJANDO OS VERDADEIROS DISCIPULOS DE CRISTO POR AMOR À CAUSA DOS JUSTOS: O ESPÍRITO DOS SANTOS PROFETAS DESPERTA OS DISCIPULOS DO CRISTO VIVO, REVELANDO O QUE ESTÁ ESCONDIDO NAS PARÁBOLAS BÍBLICAS: (RM.9.1) – Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência; (RM.10.11) – porquanto a Escritura diz:(MT.15.18) – E chamando Jesus os seus discípulos, disse: (MC.14.41) Ainda dormis e repousais? Basta! (LC.8.10) – A vós outros é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; aos demais, fala-se por parábolas, para que, vendo, não vejam, e, ouvindo, não entendam: (HB.12.25) – – Tende cuidado, não recuseis ao que fala; (LC.10.24) – pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que vedes e não viram, e ouvir o que ouvis e não ouviram; (SL.78.22) – porque não creram em Deus nem confiaram na sua salvação: Vede o que o Espírito Santo nos revela ao recompormos as 116 letras e os 4 sinais, que compõem esta parábola:(AP.2.7) – QUEM TEM OUVIDOS OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS:AO VENCEDOR DAR-LHE-EI QUE SE ALIMENTE DA ÀRVORE DA VIDA, QUE SE ENCONTRA NO PARAÍSO DE DEUS:(LC,20.17) – Que quer dizer, pois, o que está escrito? Quer dizer que hoje podemos ler, entender e saber ensinar que:AGORA O CRISTO VIVO ESCREVE ENSINANDO O HOMEM A SER DE DEUS: QUER QUE O ESPÍRITO QUE É DONO DA VERDADE, ESPIRITUALIZE A ALMA QUE É DONA DA JUSTIÇA:(JB.14.1) – Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, crede também em mim; (EC.12.14) – porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até mesmo as que estão escondidas, quer sejam boas quer sejam más. (JÓ.33.3) – As minhas razões provam a sinceridade do meu coração, e os meus lábios proferem o puro saber: (LC.14.27) – E qualquer que não tomar a sua cruz e vir após mim, não pode ser meu discípulo; (1CO.1.19) – pois está escrito: (JB.21.14) – Este é o discípulo que dá testemunho destas cousas e que as escreveu, e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro; (IS.28.26) pois o seu Deus assim o instrui devidamente e o ensina. ((1TS.5.18) – Em tudo daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus, para convosco.
    FORJANDO OS VERDADEIROS DISCIPULOS DE CRISTO POR AMOR À CAUSA DOS JUSTOS:
    O ESPÍRITO DOS SANTOS PROFETAS DESPERTA OS DISCIPULOS DO CRISTO VIVO, REVELANDO O QUE ESTÁ ESCONDIDO NAS PARÁBOLAS BÍBLICAS: (RM.9.1) – Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência; (RM.10.11) – porquanto a Escritura diz:
    (MT.15.18) – E chamando Jesus os seus discípulos, disse: (MC.14.41) Ainda dormis e repousais? Basta! (LC.8.10) – A vós outros é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; aos demais, fala-se por parábolas, para que, vendo, não vejam, e, ouvindo, não entendam: (HB.12.25) – – Tende cuidado, não recuseis ao que fala; (LC.10.24) – pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que vedes e não viram, e ouvir o que ouvis e não ouviram; (SL.78.22) – porque não creram em Deus nem confiaram na sua salvação: Vede o que o Espírito Santo nos revela ao recompormos as 116 letras e os 4 sinais, que compõem esta parábola:
    (AP.2.7) – QUEM TEM OUVIDOS OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS:AO VENCEDOR DAR-LHE-EI QUE SE ALIMENTE DA ÀRVORE DA VIDA, QUE SE ENCONTRA NO PARAÍSO DE DEUS:
    (LC,20.17) – Que quer dizer, pois, o que está escrito? Quer dizer que hoje podemos ler, entender e saber ensinar que:
    AGORA O CRISTO VIVO ESCREVE ENSINANDO O HOMEM A SER DE DEUS: QUER QUE O ESPÍRITO QUE É DONO DA VERDADE, ESPIRITUALIZE A ALMA QUE É DONA DA JUSTIÇA:
    (JB.14.1) – Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, crede também em mim; (EC.12.14) – porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até mesmo as que estão escondidas, quer sejam boas quer sejam más. (JÓ.33.3) – As minhas razões provam a sinceridade do meu coração, e os meus lábios proferem o puro saber: (LC.14.27) – E qualquer que não tomar a sua cruz e vir após mim, não pode ser meu discípulo; (1CO.1.19) – pois está escrito: (JB.21.14) – Este é o discípulo que dá testemunho destas cousas e que as escreveu, e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro; (IS.28.26) pois o seu Deus assim o instrui devidamente e o ensina. ((1TS.5.18) – Em tudo daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus, para convosco.

  • Arnaldo Ribeiro

    JÁ EXISTE UM ELO DO SABER DO CÉU BUSCANDO ELOS DESSE AMOR NA TERRA:
    DE REPENTE REAPARECE ESTE ELO ESPIRITUAL QUE RELIGA O CÉU E A TERRA, QUE JÁ  CONGREGA IRMÃOS ESPIRITUAIS EM CRISTO, QUE JÁ ESTÁ CRIANDO A VERDADEIRA RELIGIÃO CRISTÃ:
    (SL.66.16) Vinde, ouvi, todos vós que temeis à Deus, e vos contarei o que Ele tem feito por minha alma: Na verdade, o nosso Criador já consagrou essa Criatura louca, que se auto-criou como o primeiro elo espiritual de Deus da nova era, pelo poder da sua fé consciente, e que vem agindo como tal para religar o céu e a terra, para unir os irmãos espirituais em Cristo, trabalhando na obra comum da criação da nossa futura terra:
                  Com 60 letras e 6 sinais os Profetas escreveram na Bíblia:
    (2SM)  O SEGUNDO LIVRO DE SAMUEL: DAVI RECEBE A NOTICIA DA DERROTA E MORTE DE SAUL:
                  Com estes mesmos caracteres escreveram na Bibliogênese:DEUS TEM SEU ELO DE VERDADE NA VIDA: ARNALDO RIBEIRO AGE E LUTA COMO CRISTO:
    Agora eu também já formalizo esta Convocação Divina, recompondo as 48 letras e os 5 sinais deste título bíblico, assim:
    (LM)-LAMENTAÇÕES DE JEREMIAS: JERUSALÉM, DESTRUIDA E DESOLADA:Irmãs e Irmãos de fé:
    SEJAM ÈLOS DE MIM NA TERRA, SERÃO LEALDADE E JUSTIÇA DE DEUS:

    (MT.25.37)  Então perguntarão os Justos: Até quando os manipuladores da mídia se comportarão como cegos, surdos e mudos, ante à incontestável presença de Jesus Cristo entre nós, a despeito das evidências expostas na internet? Até quando privarão o grande público desse saber viver em Cristo, perpetuando a ignorância, a exploração desavergonhada, e o sofrimento do nosso povo? (LE.8.11) – Visto como não se executa logo a sentença sobre a má obra, o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto a praticar o mal: (1CO.1.20)-Onde está o sábio? Onde o escriba? Onde o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?(JÓ.19.7) – Eis que clamo: Violência! Mas não sou ouvido: Grito: Socorro! Porém não há Justiça!  (JÓ.30.25) – Sou irmão de chacais e companheiro de avestruzes: (JÓ.21.14) – E são estes os que disseram è Deus: Retira-te de nós! Não desejamos conhecer os teus caminhos; (1PE.4.5) – os quais hão de prestar contas Àquele que é competente para julgar vivos e mortos! (LC.11.17) E sabendo ele o que se lhes passava pelo espírito, disse-lhes: (MT.17.17) – Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco? Até quando vós sofrerei? (LC.5.3) – Ai de vós, os que estais agora fartos! Porque vireis a ter fome: Ai de vós os que agora rides! Porque haveis de lamentar e chorar: (JR.2.29) –  Por que contendeis comigo? (LC.825) – Onde está a vossa fé?

  • Arnaldo Ribeiro

    JÁ PODEIS VER QUE FUI O SOL DA LIBERDADE QUE JÁ ESTENDEU AS SUAS ASAS SOBRE NÓS, NO DIA 30.09.1985; INICIANDO ESSA NOVA ERA CRISTÃ, E QUE É DESSA FORMA: (ES.117.11)  –                                                                                                                               
     (GN.42.18) – AO TERCEIRO DIA DISSE-LHES JOSÉ: FAZEI O SEGUINTE E VIVEREIS, POIS TEMO A DEUS: (ÊX.12.14) – ESTE DIA VOS SERÁ POR MEMORIAL, E O CELEBRAREIS COMO SOLENIDADE AO SENHOR; NAS VOSSAS GERAÇÕES O CELEBRAREIS POR ESTATUTO PERPETUO;  (JR.30.12)–PORQUE ASSIM DIZ O SENHOR: (AR.191.10)
    (Recomposição das 300 letras, 8 números e 21 sinais acima )
    HOJE CRISTO VIVE NA TERRA, E JÁ FEZ SANTO O DIA 30.09.1985, NA SANTA LEI DE DEUS; POIS É O DIA DE CRISTO LER A SI, POR ESSE HOMEM SÁBIO QUE FOI TESTADO COMO CRISTO E ELO DE DEUS, QUE SABE ESCREVER LENDO A VERDADE NO ESPIRITO DO SENHOR, E NA BÍBLIA: EU JÁ DEI PROVAS QUE GEREI ESSE REI DOS CRISTÃOS NESSA AÇÃO DO PRÓPRIO SER, E SEGUIREIS ESSA LUZ; PORQUE ENSINAMOS AS VOSSAS ALMAS A SUA FÉ E O SEU AMOR: (IL.308.21)
    (2Pe.3.8  – Há, todavia, uma cousa, amados, que não deveis esquecer: Que para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos como um dia).
    (GN.2.3) –  E ABENÇOOU DEUS O DIA SÉTIMO, E O SANTIFICOU; PORQUE NELE DESCANSOU DE TODA A OBRA QUE, COMO CRIADOR, FIZERA:
              (Recomposição das 85 letras e 6 sinais acima)
    SOU O ESPÍRITO QUE DESCEU DO CÉU, CRIANDO A SUA FÉ; E FAÇO SANTO O QUE É BATIZADO COM NOME DE ARNALDO RIBEIRO:
    (Lc.12.50 – Tenho, porém, um batismo com o qual hei de ser batizado; e quanto me angustio até que o mesmo se realize)     

  • Arnaldo Ribeiro

    O SENHOR VIU A NEFASTA LEGALIZAÇÃO DE CASAMENTOS GAYS,  E, COM ELA , O RECRUDESCIMENTO DA IMORALIDADE NO MUNDO: (JB.6.65) – POR CAUSA DISTO É QUE VOS TENHO DITO:
     (SL.78.1)- Escutai povo meu, a minha lei, prestai ouvidos às palavras da minha boca:(NE.4.19)–Disse eu aos nobres, aos magistrados, e ao resto do povo:(DT.29.10)–Vós estais hoje perante o Senhor vosso Deus, os cabeças das vossas tribos, e vossos anciãos, todos os Homens de Israel: (LS.6.2/4)–Ouvi, pois, ó reis, e entendei  tomai a instrução  ò Juízes de toda a terra, aplicai os ouvidos, vós, que governais os povos, e que gloriais de terdes debaixo de vós muitas nações; porque de Deus vos tem sido dado o poder, e do  Altíssimo a força, o qual vos perguntará pelas vossas obras, e esquadrinhará os vossos pensamentos: (2CR.19.6) – Vede o que fazeis, porque não julgais da parte do homem, e sim, da parte do Senhor, e no julgardes Ele está convosco: (CL.3.17) –  E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus; dando por ele graças a Deus: (NM.32.23) –Porém, se não fizerdes assim, eis que pecastes contra o Senhor, e sabei que o vosso pecado vos há de achar; (DN.9.7) – como hoje se vê:
     (IS.1.10) – Ouvi a palavra do Senhor, vós, príncipes de Sodoma, prestai ouvidos à lei do nosso Deus, povo de Gomorra;(2CO.5.19) – porque importa que compareçamos ao tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo: (1CO.6.18) – Fugi da impureza: Aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo: (EC.10.32) – Quem justificará ao que peca contra a sua alma? (1CO.4.16) – Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores; (1TS.4.4)– e que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra: (MT.26.41) – Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o Espírito na verdade está pronto, mas a carne é fraca: (PV.15.3) – Os olhos do Senhor estão em todo lugar contemplando os maus e os bons:(LC.6.10)–E, fitando todos ao redor, disse ao homem: (LV.18.22) – Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; é abominação: (1CO.6.9/10) Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: Nem impuros, nem idolatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas; nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus:

You must be logged in to post a comment.