Loading

Citação do Dia

 

«Uma semana antes dos acontecimentos de 11 de Setembro de 2001, estive num debate com Dennis Prager, que é uma das mais conhecidas personalidades religiosas da televisão na América.

Ele desafiou-me publicamente a responder ao que chamou «uma pergunta de sim ou não» e eu concordei de boa vontade.

– Muito bem, declarou ele: eu devia imaginar-me ao anoitecer numa cidade desconhecida; devia imaginar que via um grande grupo de homens a aproximar-se de mim. Agora – sentir-me-ia mais seguro, ou menos seguro, se soubesse que estavam apenas a voltar de um encontro de oração?

Como o leitor perceberá, esta pergunta não pode ser respondida com um sim ou um não.

Mas eu respondi como se não fosse hipotética:

– Para me manter apenas na letra “B”, já tive essa experiência em Belfast, Beirute, Bombaim, Belgrado, Belém e Bagdad. Em todos os casos posso dizer com certeza, e apresentar razões para a minha resposta, porque é que me sentiria imediatamente ameaçado se pensasse que o grupo de homens que se aproximava de mim ao anoitecer vinha de uma cerimónia religiosa».

Christopher Hitchens

29 thoughts on “Citação do Dia”
  • Anónimo

    Há pessoas que procuram defender a qualquer custo a sua posição, neste caso, lamentavelmente, balizando a resposta do interlocutor, tomando proveito da boa vontade do mesmo. Hitchens não caiu na armadilha, contudo, na minha opinião, a falácia de quem fez a questão naqueles termos poderia também ter sido exposta através da crítica inicial aos moldes como a mesma seria então colocada, acentuando as evidentes limitações que lhe estão inerentes.

  • Zeca-portuga

    Regressou o mais vil verme da seita ateista, um suburbano, membro do gang terrorista da Tasca Ateista de Lisboa.

    O mundo seria mais feliz, e Portugal mais seguro, se este verme já estivesse exterminado. É que, de todas as pessoas que conheço no mundo, e todas que já ouvi falar, este verme nojento é o pior.

  • antoniofernando

    Na história pessoal de José Saramago, tal como dele escutei num programa de rádio, houve um pai maltratante. Na de Hitchens, uma mãe que se suicidou em condições dramáticas. Ortega e Gasset disse que ” o homem é ele e as suas circunstâncias” e uma pergunta renitente que se faz quando se alude a Deus tem esta tipologia: ” Onde está Deus que não me acode ? Que permitiu a injustiça de um pai maltratante ? Porque Deus não impediu o suicídio de minha mãe ?”. O azedume, a profunda amargura existencial, de Saramago e de Hitchens são notórios. Dela nunca se libertaram. Curiosamente Hitchens apoiou Bush e a invasão do Iraque.Provavelmente no dia em que as bombas tombaram em Bagdad e mataram indiscriminadamente homens, mulheres e crianças sob o falacioso pretexto de eliminação de armas de destruição e massa que,afinal, não existiam, Hitchens é também um dos abalizou a conduta de Bush e dos seus apaniguados. Curiosamente, os extremos tocam-se.Quem diria que iríamos ver o fundamentalista católico Bush a ser apoiado pela ultramontano ateísta Hitchens ? A vida tem destas enormes ironias….

  • antoniofernando

    Para mim, esta é a citação do dia, mas pelas piores razões. Destas inanidades eu,crente e cristão, não quero:

    “Ninguém se salva sem a Igreja Católica e seus sacramentos. Isso está correto, e ninguém realmente entra no céu, sem a ajuda dos católicos! Falo sem o baptismo, sem a aceitação do Papado, sem os nossos dogmas e sem Maria, ela com todos os seus predicados. Eu reafirmo: Ninguém!

    http://www.ultimasmisericordias.com.br/Pagina/2635/VENENO-HEREGE

  • JoaoC

    É dogma de Fé: FORA DA IGREJA CATÓLICA NÃO HÁ SALVAÇÃO.

    Renegou publicamente este dogma de Fé verdade inquestionável, porque Divina.

    E pare de insultar os cristãos, ao roubr esse digníssimo nome descaradamente para parecer mais sério e auto-rotular-se um deles.

  • Carpinteiro

    P
    A
    R
    V
    A
    L
    H
    Ã
    O ! ! !

  • Anónimo

    DOIS CRENTES A DISCUTIR O SEXO DOS ANJOS.

    BRAVO!!!!!!

  • Anónimo

    Caríssimo antoniofernado:

    Não concordo consigo quando sugere que poderiam ser as agressões parentais, no caso de Saramago, ou o suicídio de um membro familiar próximo, no caso de Hitchens, que ambos ficariam carregados de azedume existencial, definindo-os. Como sabe, estas situações também ocorrem com outros indivíduos e os mesmos desenvolvem carácteres diferentes.

    Interessante o ponto de vista que aponta tendo em conta o exemplo de Hitchens perante a Guerra no Iraque. Saramago era assumidamente ateu, tal como Hitchens, mas manifestou-se contra a mesma guerra. Assim, aqui fica um claro exemplo que várias pessoas ainda tardam em assimilar, cada um responde por si perante as diferentes situações.

    Cumprimentos.

  • Carpinteiro

    «FORA DA IGREJA CATÓLICA NÃO HÁ SALVAÇÃO»

    Com um padre pedófilo à cabeceira?!

  • rayssa gon

    demais demais. eu sou mulher e não sou mais virgem, sairia correndo se avistasse esse grupo.
    correndo como uma louca, amigos.

  • José M

    Como dizem os franceses, “chacun sabe de si”.
    Deverá compreender que o deus dos católicos não é tão iluminado como o dos cristãos “tout-court”.
    Só que ainda ninguém conseguiu esclarecer-me esta dúvida comezinha: Salvar de quê, se o J. Cristo morreu há quase dois mil anos, precisamente para nos salvar? Salvar de quê, se o JP2 fechou o inferno? Se o J. Cristo morreu para nos salvar – e, em jeito de confirmação, o JP2 fechou o inferno, acho que podemos desbundar à vontade. Mais: quem quiser, pode tornar-se ateu, porque não vai para o inferno. Não pode ir para um lugar que não existe. É certo que também não irá para o céu, mas isso é outra conversa.

  • Domadordesonhos

    Tens a certeza que existes? Mesmo?… sim. tu.

  • Zeca-portuga

    não sou mais virgem

    Mais uma vitima de pedofilia… mas esta nõ foi dos padres, porque é uma criança ateia!

    • Carpinteiro

      Zeca.

      Engula o estrume que defeca.
      Não emporcalhe o lugar.
      Obrigado.

      • Zeca-portuga

        Na verdade eu defeco estrume. Mas, vossemecê está a provar ser feito de estrume, sobretudo na caixa craneana.

        Como estrume é coisa que não consumo (sou incompatível com ele), reservo-o todo para si – sirva-se à vontade!

        É calro que a sua presença é incomoda, mas, por caridade cristã, há quem o tolere!

  • antoniofernando

    Não me apetece ser educado contigo ó mentecapto: vai à bardamerda…

  • antoniofernando

    Não serás também tu que vais arrepiar o meu caminho: para Torquemada já bastou o que existiu. Era o que mais faltava ter agora que aturar um ateísta…

    • Anónimo

      OH ANTONINHO FERNANDO…
      TU VÊ LÁ BEM O QUE DIZES…
      ENTÃO OLHA LÁ…
      O INQUISITOR MOR TORQUEMADA POUSAVA O POTE NA TUA ZONA E NÃO NA MINHA…
      TAL COMO TU, ELE TAMBÉM TINHA FÉ …A MESMA FÉ NA MESMA ALDRABICE…
      SÓ PORQUE ELE COMETEU ATROCIDADES PARA A DEFENDER, JÁ O RENEGAS?
      OLHA QUE ASSIM TENS MUITAS MAIS COISAS PARA RENEGAR…ATÉ A FÉ…

    • Anónimo

      OH ANTONINHO FERNANDO
      E JÁ AGORA DIZ-NOS QUAL É O TEU CAMINHO, SE É QUE SABES…OU NÃO NOS QUERES DIZER…
      QUERES VER QUE É O MESMO CAMINHO DA FÉ DO TORQUEMADA…
      AGORA JÁ SEM FOGUEIRAS MAS SEMPRE COM A AJUDA DA SANTA ALIANÇA…

  • antoniofernando

    Caro Jovem 1983:

    Normalmente estamos quase sempre em desacordo mas consigo é possível estabelecer um diálogo civilizado,Mantenho o meu comentário anterior. Quanto a Saramago, fechou os olhos aos atropelos dos direitos humanos em Cuba, relatvamente à livre expressão do pensamento político. Falava muito contra o Deuterónimo e o Levítico e bem. Mas silenciou a prática totalitária de Fidel Castro. Quando director do “D..N.” saneou colegas de profissão. Ele e Hicthens não fazem o meu tipo de referência e coerência éticas….

  • antoniofernando

    Aquilo que você compreende ou julga entender é consigo.O que eu penso é comigo. Quanto à crença em Deus, não tenho que partilhar consigo a minha concepção. Ela não está sujeita a escrutínio particular e eu também não tenho vocação para proselitista. Você,acreditar ou não em Deus é só consigo.Não me aquenta nem arrefenta,,,

  • Anónimo

    OH ZEQUITA

    TODAS AS CRIANÇAS NASCEM E SÃO ATEIAS ATÉ QUE OS PADRECOS E A SANTA ICAR LHES DEITAM AS MÃOS SUJAS DE SÉCULOS DE CRIME E ALDRABICE.

    • Zeca-portuga

      Isso é que se chama uma afirmação parva e imbecil.
      Para não ser ateista não é necessário ser católico – todas as religiões são opostas ao ateismo e não necessitam ter padres – sabia sr. Pb?
      (com um problema degenerativo no sistema nervoso central, provoado pelo Pb, talvez!)

      Eu sou Igreja e não tenho as mãos sujas de sangue. Mas o mesmo não posso dizer dos ateistas que são responsaveis pelo democidio de milhares de bebés, todos os dias.

      Não estou a aldrabar ninguém. O memso não digo dos mentirosos, caluniadores e criminosos ateistas.

  • antoniofernando

    OH ANTONINHO FERNANDO

    Tu pensas que estás na corte de qualquer papa ateísta a fazer de bobo e achas-te muito engraçado. E é verdade. Sempre que abres a boca, normalmente é só para sair lodo. Que te saiba bem…

  • antoniofernando

    OH ANTONINHO FERNANDO

    Tu pensas. APJB, seja lá qual for a sigla em que cobardemente te escondes, que estás na corte de qualquer papa ateísta a fazer de bobo e achas-te muito engraçado. E é verdade. Sempre que abres a boca, normalmente é só para sair lodo. Que te saiba bem..

    • Carpinteiro

      O António Fernando não precisa de advogado de defesa. Tem argumentos de sobejo para lhe responder, com uma diferença:
      Prima por ser respeitoso nos diálogos sem que isso lhe diminua o direito à opinião própria, seja ela coincidente ou não. Enquanto não compreender-mos este facto tão simples, não passamos do chamado diálogo de surdos.
      Discordo do Fernando em mais coisas do que concordo, tal facto porém não me permite o insulto gratuito.
      Quanto à «sigla em que cobardemente te escondes». – Já reparou bem no que acabou de escrever?

      • Zeca-portuga

        tal facto porém não me permite o insulto gratuito.

        Olha quem fala!
        Insulto gratuito e em promoção constante!

  • Carpinteiro

    Olhe que não … olhe que não!!!

    Só com “desbocados” como o Zé, isso sim, … admito…

  • Carpinteiro

    «.É calro que a sua presença é incomoda, mas, por caridade cristã, há quem o tolere! »

    Zé, obrigadinho.

    No dia do juízo final prometo meter uma cunha por si ao das barbas brancas

You must be logged in to post a comment.