Loading

As denúncias continuam…

Novas queixas de pedofilia contra a Igreja católica nos EUA

Novas queixas foram apresentadas na quarta feira na Califórnia contra as autoridades católicas norte-americanas, acusadas de ter permanecido de braços cruzados perante os atos pedófilos de um padre, revelou o advogado das vítimas.

4 thoughts on “As denúncias continuam…”
  • antoniofernando

    “Abriu a caça aos padres

    por FERREIRA FERNANDES

    – Hoje, 30 de Março de 2010 –

    Há razões para escândalo internacional com a pedofilia na Igreja Católica. Há casos que foram provados e a sua hierarquia, para evitar a vergonha, não denunciou padres culpados, mesmo pondo em perigo outras crianças com essa omissão. Tudo isso é verdade, mas só é verdade inteira se acrescentarmos: houve casos em que assim foi. Casos. Dir-me-ão: mas não é claro que ninguém generaliza à Igreja Católica os abusos sexuais a menores? Não, não é claro. Jeff Anderson, o advogado americano especializado em processos à Igreja Católica por abusos de menores, considera que esse problema, a pedofilia, é “verdadeiramente endémico na cultura clerical [católica]” (Le Monde, ontem). Endemia: doença que grassa num povo ou numa região, e que depende de causas meramente locais. Na minha vida, dei com alguns padres repugnantes (e jornalistas também, mas estes não vêm ao caso). Ora, essa tal doença endémica nos padres, escapou-me, a mim, ateu desde sempre. Mas o que não me escapa agora é a caça ao padre. Já começou, e vai continuar. Vai, vai. É uma fé que tenho: acredito na má-fé dos imbecis. Imbecis, porquê? Quem em nome de uma causa (combater a pedofilia) atira a torto e a direito, serve aqueles que combate porque banaliza os pulhas e até acaba por os ocultar. Imbecis, portanto.”

    in diário de notícias

  • Carlos Esperança

    Oportuno: o texto e a sua utilização pelo António Fernando.

  • antoniofernando

    Carlos Esperança:

    Trata-se de um texto do ateu Ferreira Fernandes.Por vezes, há vozes dissonantes que desalinham do padrão dominante.Mais uma vez o perigo das generalizações ainda que entenda que qualquer caso de abuso sexual de menores deve ser denunciado e punido, seja quem for que o pratique. Seja como for, também não deixa de ser verdade que, no plano ético,é ainda mais censurável o abuso se praticado por alguns daqueles que apregoam recorrentemente a moral cristã e são os primeiros a desrespeitá-la. A vida é complexa, cheia de meandros escuros, falsidades e hipocrisias múltiplas…

  • Zeca-Portuga

    O mundo inteiro já percebeu a origem e a finalidade destas acusações e denuncias, dai que já tenham caido em descredito e ninguém lhes liga.

You must be logged in to post a comment.