Loading
  • 1 de Agosto, 2010
  • Por Carlos Esperança
  • Vaticano

O passado da ICAR

Há santos gays? Para a história oficial da igreja, a pergunta soa como uma blasfêmia, uma vez que a religião condena a homossexualidade. Mas há teses de que a igreja teve, sim, santos que, no seu passado, tiveram relações com pessoas do mesmo sexo. O caso mais famoso é de São Sérgio e São Baco, que foram mártires no início do século 4.

12 thoughts on “O passado da ICAR”
  • jovem1983

    Não sei da existência de supostos santos homossexuais, mas sei que a representação de um suposto santo influenciou a homossexualidade de um colega que conheci faz uns anos.

    Numa capela da sua terra natal há uma pintura do suposto santo Sebastião e, segundo o seu testemunho, o trato cuidado da figura desnudada atada à árvore sempre lhe surtiu enorme fascínio desde criança.

    Enquanto crente, o próprio salientou especificamente esse contributo, que considerou marcante na sua orientação sexual.

  • antoniofernando

    Em 388 ocorreu o massacre de tessalónica, ordenado pelo Imperador Teodósio, na sequência de um édito que condenava à morte os homossexuais.Santo Ambrósio, numa conduta corajosa, recriminou a crueldade do imperador. Quando este, mesmo advertido por carta de Santo Ambrósio, quis entrar na igreja acompanhado de sua corte, Ambrósio impediu.o nos seguintes termos: “Não ousaria, em sua presença, oferecer o sacrifício divino”. Como o imperador recalcitrasse e invocasse o exemplo de Davi, Santo Ambrósio recriminava-o publicamente e perguntava-lhe se aquela boca que ordenara tão cruel massacre era digna de receber a hóstia sagrada. Convidava-o a imitar Davi não só no pecado, mas, também, na penitência, pois “o pecado só nos é tirado pelas lágrimas e pela penitência”.

    Este é um exemplo notável do que é uma conduta cristã exemplar.Se há, entre outras, figuras humanas que merecerão a admiração dos homossexuais, Santo Ambrósio será certamente uma delas…

    Teodósio submeteu-se à penitência imposta pelo bispo e esse foi o primeiro exemplo da submissão de um imperador ao poder espiritual.

  • antoniofernando

    Em complemento do meu comentário anterior, descobri na Net:

    ORAÇÃO PRONUNCIADA DURANTE O MATRIMÔNIO
    RELIGIOSO ENTRE PESSOAS DO MESMO SEXO.
    Pantaleimon 780 del Monte Athos, século XVI – grego

    Ó Senhor, nosso Deus e Governante, que fizeste a humanidade à tua imagem e semelhança, e lhe deste o poder da vida eterna, que aprovaste quando teus santos apóstolos Felipe e Bartolomeu se uniram, juntos não pela lei da natureza e sim pela comunhão do Espírito Santo, e que também aprovaste a união de teus santos mártires Sérgio e Baco, abençoe também a estes servidores N e N, unidos não pela natureza mas pela fidelidade. Permite-lhes, Senhor, amarem-se um ao outro sem ódios e poder continuar juntos sem escândalos, todos os dias de suas vidas, com a ajuda da Santa Mãe de Deus e de todos os teus Santos, porque teu é o poder e o reino e a glória, Pai, Filho e Espírito Santo.

  • rayssa gon

    são baco?? BACO??

    acho que ser gay era o menor dos “pecados” dele.

  • rayssa gon

    existe uma HQ que se chama Sangue para o Papa. tem uma senhora do convento que “pratica felação” na imagem desse santo. sim, é uma imagem bem erotica.

  • Molochbaal

    A história da igreja está cheia de exemplos de pessoas de bem. É uma pena que os ateus só chamem a atenção para os maus exemplos enquanto os crentes só chamam a atenção para os bons. A falta de honestidade intelectual parece estar igualmente distribuida.

    PS

    O facto de não insultares à algumas respostas começa a deixar-me nervoso. Passa-se alguma coisa ? Estás doente ? Não comeste bem ?

    Vê lá, se procurares bem vais ver que encontras razões para insultos copiosos e sumarentos na minha resposta. Vá lá, esforça-te mais um bocadinho.

  • antoniofernando

    Insultar-te ? Seria uma enorme injustiça. Tenho-me fartado de rir contigo,ó bobo… 🙂

  • Anonimo

    Pior ainda:

    Ha santos que foram ateu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Anonimo

    Onde foste buscar essa palermice?

    Nesse tempo um gay teria um destino muito hegiénico: ardia!

  • Anonimo

    Resulta de uma má tradução de Braulio
    Alguns ignorantes persistiram no erro.

  • JoaoC

    Perfeita estupidez!

    Nessa altura, uma época ainda com o mínimo de decência, isso nem seria pensado…

    Vê-se, só por aí, a nulidade de seriedade que vos caracteriza, gente de má-fé, este então que roubam o nome de CRISTÃOS (que lhe dera ser um, ainda que não-católico, mas não, não terá tão cedo essa dignidade), para destilarem o veneno com o qual TENTAM engraçada e ridiculamente legitimar uma perversão, além de uma blasfémia neste caso, contra um Santo.

    Você seria cómico, se não fosse tão ridículo, patético e obstinado no erro. Mas eu já lhe tirei a pinta, ó desonestidade intelectual personificada!

  • Eduardocostadias

    Se não há vai haver! O cardeal John Henry Newman (1801-1890) que será beatificado pelo Papa em Setembro era assumidamente gay. Aliás esteve enterrado durante mais de cem anos, no cemitério de Rednal (Worcestershir), no mesmo tumulo com o seu boyfriend durante décadas, Ambrose St. John (1815 – 1875) . Em 2008, para “prevenir” eventuais danos, o Vaticano mandou exumar o cadaver do cardeal e transferi-lo para a Catedral de Birmingham.

You must be logged in to post a comment.