Loading

Vaticano, pudor e ridículo

O Papa, santo por profissão e estado civil, infalível por conveniência e tradição, pudico por questão de imagem e interesse comercial, decidiu que as pessoas fossem impedidas de circular com ombros e pernas à mostra no Vaticano.

Certamente alguma catequista balzaquiana deixou escorregar a mantilha que lhe cobria os ombros e algum soldado americano, de férias do Iraque, mostrou os joelhos quando apreciavam, através do vidro à prova de bala, a Pietá que Miguel Ângelo esculpiu.

Terá assustado o Papa o desassossego das numerosas virgens que decoram a Basílica de S. Pedro, pintadas ou esculpidas, o sobressalto hormonal ou no rubor das faces, perante os joelhos tisnados de um mancebo em pausa na guerra contra os infiéis? Que pesadelos terá sentido com os ombros desnudos de mulheres capazes de excitarem os santos ou de fazerem estalar o mármore que esconde as partes pudendas de Cristos admiravelmente crucificados e escassamente vestidos?

Que fariam os monsenhores a espiarem os ombros nédios de uma catequista em busca de uma aspirina na farmácia, de um selo postal ou de vitualhas no supermercado papal? E se, em vez dos ombros de uma devota, os clérigos que povoam o bairro de sotainas desviassem o olhar lúbrico para os joelhos de um mancebo, a imaginar abominações e a esquecerem o breviário?

Que pensaria o Deus do Papa, no bairro que dele se reclama, perante a lascívia dos seus ministros e os pensamentos pecaminosos que os ombros e as pernas podem provocar em quem não conhece da anatomia outros pedaços mais suculentos e interessantes?

Para evitar tentações do demo, que o especialista em exorcismos descobriu no Vaticano, o Papa, ajudado na decisão pelo Espírito Santo, uma pomba que se julgava extraviada, estendeu as regras que impedem os turistas de entrarem na Basílica de S. Pedro com os ombros e as pernas ao léu aos outros locais da Cidade do Vaticano, como a farmácia, o supermercado e a agência dos correios.

26 thoughts on “Vaticano, pudor e ridículo”
  • antoniofernando

    “Que pensaria o Deus do Papa, no bairro que dele se reclama, perante a lascívia dos seus ministros e os pensamentos pecaminosos que os ombros e as pernas podem provocar em quem não conhece da anatomia outros pedaços mais suculentos e interessantes?”

    O Deus em que acredito fez-nos nascer nus.Depois alguém inventou que Adão e Eva se envergonharam quando se viram nus.E, até hoje, ainda a ICAR não percebeu a razão porque Deus nos fez nascer nus…

    Muito bom texto.Gostei.

  • Carpinteiro

    «…Depois alguém inventou que Adão e Eva se envergonharam quando se viram nus.E, até hoje, ainda a ICAR não percebeu a razão porque Deus nos fez nascer nus»

    – Porque o “alguém” que inventou Adão e Eva, foi o mesmo que inventou o Deus em que você acredita.

  • antoniofernando

    ” O mesmo que inventou o Deus em que você diz acreditar”, vírgula. Na minha concepção de Deus, mando eu. Não o que você diz que inventou a história de Adão e Eva. Para totalitárias concepções de Deus, já bastam as que conduziram ao irascível criatura do AT. Não preciso nem admito que seja um ateu como você a dizer-me em que concepção “devo” acreditar.Entendido ?…

  • José Moreira

    Cá para mim, a atitude do Rato Zinguer é uma cópia foleira e patética do que se passa em mesquitas islâmicas. Ali no norte de África, nas mesquitas visitáveis as mulheres também têm que se cobrir, e toda a gente tem de descalçar os sapatos.

  • Carpinteiro

    Então Fernando não precisa ficar assim, estava a brincar. Sei perfeitamente que o deus em que você acredita é que é o verdadeiro. Todos os outros são falsos.

  • antoniofernando

    Eu sei que você é muito brincalhão. Mas ainda não sabia que você é um crente envergonhado que afinal também acredita na versão ” oficial” do AT…

  • antoniofernando

    Há sim várias concepções de Deus. Eu só tenho a minha. Os índios norte- americanos tinham a bela concepção de Kitsiki Manitu, que significa o ” Grande Espírito”. Akhenaton foi o primeiro faraó egípcio a invocar a concepção monoteísta de Deus. E o ” Bhagavad Ghita” dos hindus é um livro belíssimo, onde não encontrei nenhuma alusão a qualquer demiurgo castigador, nenhuma referência a um suposto ” pecado original”, nenhum inferno de chamas ardentes, nenhuma perpétua condenação. O AT é um pavor de falsa religiosidade, do meu ponto de vista.Revelando uma concepção tão mesquinha de Deus, que nem merece perder-se muito tempo a considerá-lo passível de qualquer dimensão sagrada. Como crente, não admito possível equacionar características justicialistas por parte de Deus. Nem intervenções na realidade humana,determinada por profusões de rezas e rezinhas ou intercessões de ” Nossa Senhora”. Seja ela a menina de vestido pelos joelhos, soquetes brancos, uma estranha medalha aos bicos pendurada ao pescoço e olhos negros, tal como descrita nas primeiras revelações de Lúcia. Ou seja ela a menina ameaçadora de Lourdes, com olhos azuis, conforme a descrição de Bernardette de Soubirus. Quanto à verdadeira Maria de Nazaré, morreu em Éfeso no Monte dos Rouxinóis. Se aparecesse em Fátima, ninguém a reconheceria.Deus, para muitos de nós, afere-se pelo sentimento, pela íntima convicção de que a Vida e o Universo foi criada por um ente divino,É a visão pananteísta de Einstein e de Teilhard de Chardin, é a visão também dos índios norte-americanos do ” Grande Manitu” e a dos hindus do Bhagavad Ghita. Quem quiser evocar a tradicional visão do AT sobre Deus que o faça. Mas isso é reduzir a dialéctica a uma visão tão arcaica e primitiva que o debate se transforma num círculo vicioso.Já há demasiada gente a evocar uma visão mesquinha de Deus. Eu não me importo de estar em minoria…

  • Pedro

    -|- -|-
    M MA
    St. Filomena

    “O Papa, santo por profissão e estado civil,”
    Nem todos os Papas foram considerados Santos.
    Etc, Etc, Etc…

  • pedro

    -|- -|-
    M MA
    St. Filomena

    Não é “Rato Zinguer” é “Ratzinger” e a Santa Igreja Católica não é o Islamismo.
    Quando o papa é elegido muda de nome e ele agora chama-se Papa Bento XVI e não Joseph Ratzinger.
    Viva o Papa Bento XVI.

  • Anonimo

    «Nem todos os Papas foram considerados Santos.»- Pedro

    Mas comparando os papas recentes com a estupidez que aqui vemos, um só cabelo do papa vale mais do q toda esta cáfila de traumatizados e tarados!

  • Anonimo

    Há locais publicos e laicos em luitos países em que tais regras se aplicam, incluindo empresas, mesmo nos liberais USA.

    Que culpa temos que um ignorante imagine o Vaticano como algo longinquo e o mundo da tamanho da sua rua!

  • Carlos Esperança

    Todos têm o tratamento de Santo Padre, mesmo o de 18 anos e os que eram filhos e netos de outros papas.

  • José Moreira

    Tal como eu disse há tempos, cada um (crente) tem o deus que mais lhe interessa. O deus do AT não interessa ao António Fernando. Daí que tenha arranjado um deus à sua medida. Com o que eu estou de acordo, diga-se de passagem. Porque, caro António Fernando, por muito que lhe custe, o deus que, teoricamente (e isto é uma hipótese meramente académica e completamente absurda), criou todas as coisas, é o deus do AT. Não há outro, porque se houvesse estaríamos no politeísmo – atitude que foi revogada há muito tempo. Não sei até que ponto o António Fernando pode considerar que o Manitu dos índios era o mesmo deus dos católicos. Os índios tiveram necessidade de inventar um deus, tal como os egípcios inventaram vários, a par dos gregos e dos romanos.Ou será que me quer dizer que Hórus, Ísis e Osíris, Baco e Apolo, etc, eram “concepções” do deus do António Fernando? Ou será que a “concepção” de deus dos católicos, que é a do deus do AT está errada e a sua concepção é que está certa?

  • Carpinteiro

    Longínquo e bizarro.
    Sabia que nascem menos crianças no Estado do Vaticano do que nas ambulâncias dos bombeiros de Grândola?

  • Anonimo

    Aborto – 0
    Infanticio – 0
    Mortalidade infantil – 0

  • Laico

    No Vaticano o Aborto é = ZERO pq os homens não emprenham. Sacou bicho?
    Infanticídio no Vaticano tb é = ZERO pq os homens vaticanistas cometem os crimos nos Estados dos outros, Sacou bicho?
    Mortalidade infantil = ZERO pq o Vaticano é o único Estado onde não há MATERNIDADES nem CRECHES. Sacou bicho?

  • Carpinteiro

    E “papacídios” ?

  • Laico

    Acho que há muitos

  • Carpinteiro

    Anónimo. A título de curiosidade. Faz ideia de como faleceram grande parte dos “santos papas”?
    – Ora veja como o Vticano é um lugar muito divertido onde sucede de tudo um pouco enquanto deus bate umas boas sonecas:

    Papa Estêvão I (254-257), decapitado
    Papa Estêvão VI (896-897): estrangulado
    Papa Estêvão VII / (IX) (939-942): Mutilado
    Papa João XII (955-964): assassinado por marido traído, surpreendeu-o na cama com a mulher
    Papa Bento VI (973-974): estrangulado
    Papa João XIV (983-984): morto pela fome, maus-tratos
    Papa Gregório V (996-999): envenenado
    Papa Bonifácio VIII (1294-1303): Assassinado

    Lista cronológica dos papas assassinados:

    Papa João VIII (872-882): envenenado e, em seguida, espancado até à morte
    Papa Adriano III (884-885):envenenado
    Papa Leão V (903): estrangulado
    Papa João X (914-928): sufocado com um travesseiro
    Papa Estêvão VII / (VIII) (928-931): assassinado
    Papa Sérgio IV (1009-1012): assassinado
    Papa Clemente II (1046-1047) envenenado
    Papa Dâmaso II (1048): assassinado
    Papa Celestino V (1294): assassinado pelo seu sucessor, Bonifácio VIII após a sua demissão.
    Papa Bento XI (1304-1305): envenenado
    Papa João Paulo I (1978): assassinado apenas 33 dias após a eleição papal

    Conde Tusculum (João XIX) foi eleito em 1024 sem nunca ter recebido ordenação.
    Papa Rodrigo Borgia (Alexandre VI) tinha seis filhos e não era casado.

  • Anonimo

    a verdadeira História reza coisas diferentes.
    Na verdade, um conjunto de papas sofreram as agruras dos algozes ateus.

    Desde o inicio até ao século XIX muitos foram os que pereceram à mão de ateus como os deste blogue. Muitas foram as acusações que se fizeram, injustas,infundadas e completamente artificiais. Mas, como sempre, a insanidade sempre foi usada pelos insanos.

    Gostei de ver como os ateus fazem o rol dos que assassinaram.

  • Anonimo

    Estas regras aplicam-se a muitas basilicas da Itália, em varios países do mundo e não exclusivamente na europa, em várias religiões e em organismos estatais laicos.

    Burrice ateia.

  • jovem1983

    Caríssimo Anonimo:

    Tenha atenção às seguintes linhas do post para obter a devida leitura da questão aí mencionada:

    “(…) [o Papa] estendeu as regras que impedem os turistas de entrarem na Basílica de S. Pedro com os ombros e as pernas ao léu aos outros locais da Cidade do Vaticano, como a farmácia, o supermercado e a agência dos correios.

    – Último parágrafo do presente post [destaques da minha responsabilidade].

  • Guest

    «Desde o inicio até ao século XIX muitos foram os que pereceram à mão de ateus como os deste blogue[…]Gostei de ver como os ateus fazem o rol dos que assassinaram. »

    Caro Anónimo, há pessoas com as quais não vale apena perder muito tempo. Você é uma delas.
    Passe bem.

  • Carpinteiro

    «Desde o inicio até ao século XIX muitos foram os que pereceram à mão de ateus como os deste blogue[…]Gostei de ver como os ateus fazem o rol dos que assassinaram. »

    Caro Anónimo, há pessoas com as quais não vale apena perder muito tempo. Você é uma delas.
    Passe bem.

  • pedro

    -|- -|-
    M MA
    St. Filomena

    Carlos Esperança somente se for para ti…

  • Pedro

    “…a Vida e o Universo foi criada por um ente divino,É a visão pananteísta de Einstein…”
    Einstein antes de morrer revelou o que realmente pensava sobre a bíblia e a religião,isto é,ele acreditava que ambas eram fraudes.

You must be logged in to post a comment.