Loading
  • 21 de Julho, 2010
  • Por Carlos Esperança
  • Religiões

Papa e Patriarca russo unidos contra protestantes

A ocasião desse pronunciamento foi numa colectiva realizada em Moscovo, ontem, véspera da viagem oficial do Patriarca de Moscovo e de Todas as Rússias à Ucrânia, de 20 a 28 deste mês. Segundo o jornal Vaticano, L’Osservatore Romano, o patriarca de Moscovo reiterou o mesmo ponto de vista com o Santo Padre, em especial sobre a defesa dos valores comuns.

Sobre muitas questões públicas e morais – afirma o jornal da Santa Sé – a visão de Bento XVI coincide totalmente com a da Igreja Ortodoxa Russa. Isso oferece a oportunidade para promover os valores cristãos em sintonia com a Igreja Católica, sobretudo nas organizações e nos encontros internacionais.”

2 thoughts on “Papa e Patriarca russo unidos contra protestantes”

    Pingback: Tweets that mention Papa e Patriarca russo unidos contra protestantes :: Diário Ateísta -- Topsy.com

  • antoniofernando

    Nenhuma instituição religiosa está acima das críticas, seja ela qual for, incluindo, na dimensão cristã, a católica, a ortodoxa ou a protestante. Mas os valores cristãos, tais como proclamados por Cristo, estão tão afastados de tantas práticas eclesiais que foram germinando raízes ao longo dos tempos. No fundo, a grande clivagem ocorreu quando os homens ditos religiosos se preocuparam mais com as honrarias, com o poder, com o dinheiro e com as benesses e estiveram totalmente nas tintas contra a ética altruísta e de generosidade de Jesus de Nazaré.Este é o grande drama que ocorreu no Cristianismo: muitos daqueles que se afirmaram os Seus seguidores, actuaram exactamente ao contrário do que Cristo apregoou. Ao longo da História da Cristandade, podem citar-se alguns casos de conduta cristã exemplar, como S. Francisco de Assis, Santo Ambrósio e o perseguido Padre António Vieira, mais uma das vítimas da atitude persecutória da Inquisição, a somar a tantos outras e outras que foram vítimas da intolerância e da desumanidade dos múltiplos torquemadas. Do lado oposto, de péssimos exemplos de conduta, temos Tomás de Aquino e João Crisóstomo. O primeiro, instigou à mote física dos ” hereges” na sua Summa Theologica. E o segundo, um dos responsáveis pelo anti-sionismo exacerbado, que constituiu o pano de fundo ideológico da perseguição aos judeus, secundada por Martinho Lutero e pelo infame Hitler.Por mim, continuo a entender que Cristo trouxe ao mundo belos ensinamentos de Humanidade, Generosidade e Altruísmo, que permanecem actuais neste mundo tão desumano. A verdadeira religiosidade não está, porém, nos torcionários, nos fariseus e nos hipócritas, seja qual for a instituição eclesial em que se acobertem.Mas o mundo progride e avança como uma bola colorida. E eles, os falsos profetas, não sabem que é o sonho que comanda a vida…

You must be logged in to post a comment.