Loading
  • 3 de Julho, 2010
  • Por Carlos Esperança
  • Vaticano

Soberania do Vaticano posta em causa pelo Supremo Tribunal dos EUA

Pode o Vaticano sobreviver sem imunidade?

3 thoughts on “Soberania do Vaticano posta em causa pelo Supremo Tribunal dos EUA”

    Pingback: Tweets that mention Soberania do Vaticano posta em causa pelo Supremo Tribunal dos EUA :: Diário Ateísta -- Topsy.com

  • AS

    E desde quando o Supremo Tribunal dos EUA é competente para determinar ou estabelecer a soberania de um Estado em termos de direito internacional?

    Porém, embora não conhecendo o processo, convém levantar aqui uma questão:
    Uma coisa é a imunidade de uma Estado , neste caso a imunidade do Estado do Vaticano, outra coisa é a imunidade diplomática dos membros do aparelho de Estado do Estado do Vaticano.
    São coisas diferentes e que podem tornar este titulo completamente absurdo.

    O Estado português goza de imunidade nos EUA?
    ou
    Os membros do aparelho de estado da Republica Portuguesa, enquanto representantes oficiais do Estado, gozam de imunidade nos EUA?

  • Molochbaal

    Pelo contrário, parece-me que o que está em jogo é a possibilidade de processar o vaticano como entidade, e os seus líderes, não como perpretantes num dado país, mas como superiores responsáveis pelo que os seus subordinados fazem num dado país.

    Finalmente começa-se a chamar os bois pelos nomes e a falar nos verdadeiros responsáveis. Só um mentiroso cumpulsivo é capaz de negar a responsabilidade do vaticano e dos seus líderes na promoção de uma POLÍTICA de encobrimento que conduziu à situação actual. Os bispos envolvidos a nível local limitaram-se a cumprir uma política superior. Isto é obvio pela unanimidade com que seguiram determinados comportamentos de encobrimento durante décadas, unanimidade totalmente impossível se não estivessem a seguir orientações gerais.

    A pouco e pouco vai-se chegando aos verdadeiros responsáveis, os papas e o vaticano.

    Pena é que ainda não se fale na ainda pior actuação do papado na sua cumplicidade com as ditaduras católicas no Séc XX.

    Mas pode ser que lá cheguemos.

You must be logged in to post a comment.