Loading
  • 28 de Junho, 2010
  • Por Ricardo Alves
  • Vaticano

Deixem a polícia trabalhar

O Joseph Ratzinger, que volta e meia diz para os media que a ICAR deve «colaborar com as autoridades civis», considera as investigações da polícia belga «procedimentos surpreendentes e deploráveis». Já o ministro belga diz que a actuação da polícia foi normal.

Pois é. «Colaboração» sim, mas sem consequências. É isso que B-16 quer.

10 thoughts on “Deixem a polícia trabalhar”
  • João Mourinho

    Se um dia desenterrarem o Saramago devido a ele apoiar regimes genocidas como CUBA e a URSS?? Também colocam aqui essa notícia?

  • ecd

    Fazendo analogia com o ditado popular “burro velho não aprende línguas” : a ICAR ainda não percebeu que o seu “mundo” feito de impunidades e de compadrios com os poderes políticos e judiciais acabou em quase todo o lado! Na Europa dos 27, resta ao que parece a Polónia e pouco mais!

  • antoniofernando

    Nenhuma instituição está acima da lei civil, incluindo a ICAR. Se há crimes, investigue-se tudo o que houver para investigar. Mas de facto é espantoso que Bento XVI tenha considerado as investigações da polícia belga” procedimentos surpreendentes e deploráveis”.Devia recordar-se de quão cáustico foi Cristo quando se indignou contra o abuso de crianças…

  • Nogod

    Até a Bélgica largou a ICAR!!!

  • Nogod

    Cuba regime genocida??? Está a confundir com os EUA

  • João Mourinho

    Caro Nogod, toda a gente sabe a repressão que se vive em Cuba, por motivos políticos. Toda a gente sabe a intervenção de Cuba em Angola ao lado do MPLA e os mortos da guerra civil.
    Acho que não preciso acrescentar mais nada.

  • Josecamoreira

    Não consta que José Saramago tivesse estado, alguma vez, envolvido em casos de pedofilia. Porque é disso que se trata aqui.

  • pedro

    -|- -|-
    M MA

    A Igreja Santa Católica não é a favor da pedófilia nem exorta suas práticas, como é obvio.
    Existe mais sitios onde existem mais práticas de essas e eles não agem assim por lá a investigar-las.
    Não se trata de imunidade, tanto que se repararmos naquele caso na america depois das autoridades fecharem a invesigação a propria Santa Igreja Católica a cargo do actual Papa Bento XVI que na altura era Cardeal, e outros mais continuaram a exercer investigaçoes e medidas e investigações dentro da própria Santa Igreja Católica.

  • Josecamoreira

    Caro Pedro:
    sei bem que, por razões que me escuso de explicar, tão óbvias elas são, os religiosos não costumam dar ouvidos aos ateus. Aliás, nem àqueles que têm uma religião diferente. Mas eu sou burro e, como tal, teimoso. Por isso, mesmo sabendo que se vai borrifar para eles, aqui lhe deixo uns conselhos:
    – Suspenda a leitura da bíblia, de vez em quando, e passe a ler o dicionário. Ficará a saber que, por exemplo, “pedófilia” não existe; chama-se PEDOFILIA. Também ficará a saber (presumo) que “america” não existe; existe AMÉRICA que, por acaso, se inicia com letra maiúscula (que é diferente de “letra grande”. Sabia?). Se tiver dúvidas, consulte o “Ciberdúvidas”. Olhe que aprende mais do que a ler o calhamaço dos embustes. Se der uma vista de olhos pela Internet, ficará a saber que América” é um continente; e quando você escreve “naquele caso na america” queria dizer “nos Estados Unidos da América”. São coisas diferentes, mas a Bíblia nada diz acerca disso. Portanto, mude de livro.
    Ainda não percebi por que razão insiste em chamar “santa” à Igreja Católica. “Santa”, porquê? A declaração de “santidade” d«foi emitida por alguma divindade? Ou foi a padralhada que lhe deu o epíteto?
    Quanto à pedofilia na Igreja, vamos com calma: nunca ninguém disse que a ICAR é a favor dela. O que se disse, e continua a dizer, e com toda a razão, é que o Ratzinger tentou – e continua a tentar – abafar os escândalos. Só isso. Abafou enquanto cardeal, e continua a tentar abafar enquanto Papa.
    Diz o Pedro, a tentar lavar a imagem da ICAR, que o B16 procedeu a investigações. Já agora: qual foi o resultado? Algum padre foi preso? Ou entregue às autoridades? Claro que não. Foram transferidos, o povo esqueceu, e tudo morreu. Era essa a intenção. Mas nem esqueceu, nem morreu.
    A ICAR não tem legitimidade para investigar crimes. Para isso, há as polícias. Que incomodam, naturalmente. Mas só a quem tem culpas no cartório. A mim, a policia não incomoda nem um bocadinho. Também não tem razão para isso…

  • pedro

    -|- -|-
    M MA

    Josemoreira:
    Isso é errado porque um dos objectivos da Santa Igreja Católica é a envangelização mas se dizes que não acreditas acho que devemos respeitar e essas coisas, não?
    Acerca do conselho de suspender a leitura da biblia e passar a ler o dicionário, agradeço a correcção do “acento na palavra” e acho que a biblia é uma boa leitura e não tenciono mudar de livro e aconselho-te a leres um pouco inclusive.
    Santa porque é uma Santa instituição em si e não se chama propriamente icar como voces o dizem como se fosse um derivativo de tantas religiões que existem quando até o islamismo vem da propria Santa Igreja Católica porque eles acreditam em Jesus Cristo e a primeira mulher do fundador do islão era Católica mesmo o que eles falam de Jesus não ser igual muitos nem ouviram falar em São José dizem que foram más traducções mas a realidade é que somente existe 4 livrinhos que falam sobre o seu tempo não extendendo outros relatos mas isso serão outros assuntos que poderão ser debatidos em outras alturas, etc… etc… etc…
    Quando uma pessoa é elegida papa muda de nome, Ratzinger é o antigo ele agora é papa Bento XVI.
    Como eu falei já anteriormente a policia investigou o caso que não encontrou provas na altura e encerrou mas o actual papa Bento XVI na altura Cardeal Ratzinger com outro tomaram conta do caso e continuaram a tomar medidas e a propria investigação mesmo depois da policia ter fechado o caso.
    Não, o caso foi investigado e fechado porque não encontraram provas, somente internamete é que ele continuou a ser investigado e a tomar medidas.
    Eu não estou a tentar ignorar que não possa haver problemas dai este processo e esta especulação toda envolta na comunicação social que fala fala fala mas ainda não introduziram isso nos jornais.

You must be logged in to post a comment.