Loading
  • 27 de Junho, 2010
  • Por Carlos Esperança
  • AAP

Os ateus são mais pacíficos?

OS ATEUS são mais pacíficos?

É uma questão que emerge de uma das listagens mais interessantes que existem. É o GPI, Global Peace Index, fruto de um centro de estudos baseado em Londres.

Think tank, como são comummente chamados tais centros no mundo globalizado.

Tratei já do GPI neste espaço.  Especialistas trabalham com mais de 20 indicadores econômicos e sociais de 144 países e montam uma lista da paz e riqueza  mundiais.

Uma das coisas que impressionam, e têm despertado uma discussão vibrante, é a alta colocação dos países “ateus”, aqueles em que a maior parte das pessoas não acredita em Deus.  A Suécia, com 85% de ateus, cintila no GPI e em todas as análises comparativas de desenvolvimento  económico, humano e social.  Bem como a Dinamarca, a Noruega , a Islândia e a Finlândia.

13 thoughts on “Os ateus são mais pacíficos?”
  • antoniofernando

    Carlos Esperança:

    Quando fazemos uma afirmação devemos fundamentá-la:

    Onde é que você foi buscar o dado, supostamente ” científico” de que , na Suécia, 85% dos habitantes são ateus ? Confesso que já estou farto de afirmações atiradas” ao ar…

  • sxzoeyjbrhg

    Top 50 Countries
    With Highest Proportion of Atheists / Agnostics
    (Zuckerman, 2005)

    http://www.adherents.com/largecom/com_atheist.html

    A Islândia terá uma % de não-crentes semelhante à Espanha e acima de Portugal mas até na Suíça e em Israel a % é superior à destes.

  • antoniofernando

    Quando analisamos os países escandinavos muitas extrapolações se podem fazer em vários domínios. Vamos, por exemplo, dizer que, sendo a Noruega, a Dinamarca e a Suécia,monarquias e dos países mais economicamente avançados do mundo, essa circunstância mostra que a Monarquia é institucionalmente superior à República como forma de organização dos estados ? A Suécia é um dos países com uma taxa de suicídio muito mais acentuada do que as Filipinas, que é um país com uma população quase totalmente católica e um dos países com menor taxa de suicídio mundial. Vamos dizer o quê: que isso prova que a visão religiosa é determinante na menor baixa de suicídio ? Que isso também sucede na Grécia, muito próxima dos baixos índices suicidomaníacos das Filipinas ? Quanto ao estudo de Phil Zuckerman sobre a Suécia, outro estudo da UE aponta para as seguintes conclusões:

    * 23% dos cidadãos suecos “acreditam em Deus”.
    * 53% “acreditam que exista algum espírito ou força vital”.
    * 23% “não acreditam em qualquer tipo de espírito, Deus ou força vital”.

    Fonte: Eurobarómetro, 2005

  • Carlos Esperança

    António Fernando:

    Como pode ver, limitei-me a transcrever parte de um artigo a cuja leitura completa pode ter acesso através do link.

  • antoniofernando

    Carlos Esperança:

    Agradeço a sua informação, mas existe, como constatará uma enorme diferença entre os 85% de ateus suecos, afirmados por Zuckerman e os 23% referenciados no estudo da UE de 2005. Quanto ao assunto do seu texto:no mundo, a grande maioria de seres humanos são crentes. Por isso,numa mera operação aritmética de regra de três simples, os crentes seriam sempre estatisticamente mais pacíficos que os ateus,ainda que houvesse muitos patifes de um lado e do outro da crença ou descrença. Mas penso que não vale a pena irmos por essa disputa numérica sobre ” quem são os mais inteligentes” ” os mais pacíficos” e os ” menos suicidários”. Aqui, os filipinos, se algum troféu houvesse para disputar,ganhariam o ” troféu” aos suecos. Mas também não vale a pena ir por aqui porque o país com menos taxa de suicídio, à escala mundial, é a subdesenvolvida Albânia e nesse país os crentes não preponderam…

  • Ricardodabo
  • AS

    Realemente os ateus são os mais pacificos, mas…

    No Ocidente, mais de 80% dos criminosos não praticam qualquer religião, não aceitam assistencia religiosa nas cadeias… salvo quando tal conta para a boa conduta.

    Ou seja:
    Há dois tipos de ateus: os que contam e os que não contam.
    Há dois tipos de ateus

  • Riccicardi

    Mesmo que as pessoas dos paises que apontou sejam maioritariamente ateus (o que duvido) não pode aferir que essa é a causa que leva à felicidade, prosperidade. Duvido, porque são povos tradicionalmente protestantes; o facto de não praticarem uma religião não os faz Ateus.

    O sucesso economico não pode servir para justificar tudo…

    Mais a mais são esses os paises aonde a taxa de suicidios é mais elevada. Dentro da mesma 'lógica' que inspirou Carlos Esperança a estabelecer uma conexão entre ateismo e o sucesso da população, poder-se-ia da mesma forma aferir que o Ateismo é o responsavel pelo elevado numero de suicidios naqueles paises.

    RB

  • João Mourinho

    E a URSS, CUBA e CHINA, também cintilam no GPI em todas as análises comparativas??

    Ah..

  • jovem1983

    Caríssimo AS:

    Lamento que não tenha revelado a fonte estatística que enforma o seu comentário. Independentemente dessa ausência, recomendo que consulte as últimas estatísticas prisionais dos Estados Unidos, aí encontra números totalmente ao contrário.

    Ao contrário da sua interpretação não culpo os religiosos ou os ateus dessas situações, centro a minha indignação na prática criminosa desses indivíduos independentemente da crença ou descrença. Se quiser saber porque esses indivíduos cometem crimes deverá prestar mais atenção ao funcionamento do sistema judicial de determinado país, bem como os dados sócio-demográficos dos seus habitantes, níveis de distribuição da riqueza do país, etc., antes de avançar com qualquer hipótese ou conclusão.

    Um dado interessante que também foi revelado pelas estatísticas americanas, e que não observei qualquer menção similar noutros espaços é o número de divórcios. Ao contrário do que se havia de esperar, a taxa de divórcios é maior do lado dos crentes e menor no dos descrentes. Talvez pudesse comentar…

  • Luciano

    deve-se lembrar que por trás de altas taxas de suicídios podem se correlacionar melhor com vários outros fatores, desde da baixa incidência solar até a homogeneidade étnica, pois várias doenças mentais tem bases genéticas.

  • Jocival_silva

    Senhor Carlos, sinto dizer-lhe que um ser que não teme nada, não tem natureza pacífica. Pode-se dizer que este ser é pior que um animal que teme outro animal ou o homem. Algumas teoridas são jogadas ao vento, mas, como o modismo, não vingam e logo desaparecem.
    Os ateus passam tão desapercebidos neste mundo que não ouvimos falar deles.Os ateus, por serem materialistas e viver o presente, deveriam ser mais atuantes e mostrar algo mais. Sei que são capazes, mas, para eles mesmos. Um desperdício de mentalidade!!!

  • André Luiz Souza

    O que o GPI não mostra é a violência sexual e a crueldade cometida contra os animais lá na Dinamarca, onde a zoofilia foi legalizada pelo Estado. Os atos sexuais ocorrem em bordéis espalhados pelo país. Segundo as reportagens que estão circulando na internet, os animais sofrem abusos nesses bordéis, são feridos, outros morrem. Há ainda os que ficam psicologicamente traumatizados. Cabras, cachorros, éguas e possivelmente girafas são forçados e usados nesses lugares. O curioso, ainda de acordo com as reportagens, é que turistas vindos da Noruega e Suécia, países ateus, também estão entre os que participam desses estupros. São esses os povos tão ‘felizes’ que aprecem sorrindo aí em cima nas fotos? Que tipo de pacifismo é esse?

You must be logged in to post a comment.