Loading

O Papa e o deputado Serpa Oliva

Em artigo publicado no «Diário as Beiras» de 7 de Maio, o pio deputado do CDS de Coimbra, João Serpa Oliva, confessa a sua emoção de católico pela visita de Sua Santidade [sic] Bento XVI.

É um direito pelo qual eu me bateria mesmo que a emoção pudesse privar o CDS de um deputado que, em vez de ver o Papa, se encontrasse directamente com o deus de ambos.

Já não aceito que o deputado autóctone aproveite para pedir uma «Bênção especial para o nosso País», embora presuma que não prejudique ou beneficie quem quer que seja, sobretudo quem não distingue a Bênção especial da normal, a água benta da outra e uma rodela de pão ázimo do corpo e sangue de Cristo que o devoto vê na hóstia consagrada.

Não há motivo para a letra maiúscula da palavra «bênção» e é com perplexidade que se vê um deputado do CDS a solicitar a «Bênção especial para o País», como se Portugal fosse propriedade sua e os portugueses crentes ansiosos pela «Bênção especial».

Sei que não há qualquer ensaio duplo-cego que prove a maior eficácia da bênção papal sobre a de um pároco de província mas tenho formação cívica suficiente para repudiar uma bênção que o generoso deputado também solicitou para mim. Considero, aliás, uma vocação totalitária implorar um sinal cabalístico para os que não lhe deram mandato para tal e uma falta de respeito por quem tem a pele alérgica à água benta e a pituitária avessa ao incenso.

Na boa tradição do deputado Morgado,  da secretária de Estado Mariana Cascais e de outros crentes exóticos, aparece agora o deputado Serpa Oliva convencido de que o País é um protectorado do Vaticano de religião oficial católica.

Não discuto a sua fé, que respeito, exijo ser tratado como cidadão de um país laico e não como beato das «terras de Santa Maria» como o devoto parlamentar chama a Portugal.

A menos que o exótico deputado esteja a tentar convencer os (e)leitores de que os deputados do CDS são os mais aptos para mendigar bênçãos e esconjurar maus olhados.

5 thoughts on “O Papa e o deputado Serpa Oliva”

    Pingback: Tweets that mention O Papa e o deputado Serpa Oliva :: Diário Ateísta -- Topsy.com

  • ajpb

    SERÁ QUE UMA BENÇÃO ESPECIAL QUERERÁ DIZER…PROTEGE-ME A MIM E NÃO TE PREOCUPES COM OS OUTROS? QUE GRANDE SENTIMENTO CRISTÃO…
    PORQUE SERÁ QUE NÓS DEVEMOS SER PREFERIDOS E OS OUTROS PRETERIDOS?
    ESTES BEATÍFICOS PEDIDOS SÃO UM BOM EXEMPLO DO EGOISMO INTRINSECO QUE RODEIA ESTA IGREJA CATÓLICA OPORTUNISTA PERANTE A DESINFORMAÇÃO DOS POVOS E SEMPRE PREOCUPADA EM ACUMULAR RIQUEZA PARA VIVER NO LUXO E ABUNDANCIA…CONFORME SE PODE CONSTATAR

  • antoniofernando

    As ” benções especiais” relevam de uma concepção desviante sobre o Divino que eu, como crente, não aceito nem reconheço teologicamente válida. Seria absurdo que Deus viesse conferir ” protecções especiais” a certos povos ou países em detrimento de outros. Isto é de tal forma chocante, à luz de uma concepção equânime de Deus. Curiosamente, muitos daqueles que justificam o inferno físico eterno, invocando a suposta “justiça” de Deus, são normalmente os que mais apelam para uma óptica parcial da aplicação dessa ” justiça”, prodigalizando mais a uns certas bênçãos do que a outros…

  • almost7

    Eu vi o deputado Oliva mais a mulher, esbugalhada como ele, na fé de Santa Maria. E foi tudo muito ridículo.

  • ajpb

    POIS…POIS………….
    MAS EU VI ESTE PAPA-TUDO TRATANTE, DESIGNADO POR B16, PEDIR A PARTIR DA SUA JANELA NO VATICANO E PARA TODOS OS PRESENTES, UMA GRANDE BENÇÃO PARA TODOS OS PRESENTES E EM ESPECIAL PARA OS SACERDOTES DA SANTA ICAR.
    NÃO SEI PORQUÊ MAS LEMBREI-ME LOGO QUE SE CALHAR SERIA POR ANDAREM NECESSITADOS DE SALVAÇÃO, NESTES TEMPOS CONTURBADOS DE COMPROVADAS E GENERALIZADAS ACUSAÇÕES PEDÓFILAS…

You must be logged in to post a comment.