Mário Oliveira surpreende neste e nos restantes vídeos apresentados a partir desse link. Nos trechos aí disponíveis, expressa a sua opinião de forma clarividente, apresentando um raciocínio e uma lucidez equilibrados enquanto enuncia a sua posição, não se coibindo de denunciar o que não concorda, e visionando uma reforma da ICAR, nos aspectos que considera contraditórios, desajustados e repreensíveis.
Conheci pessoalmente o Padre Mário de Oliveira e dele recordo a recordação de um homem íntegro, muito bem intencionado, de sorriso luminoso e de grande afabilidade de trato. Pessoalmente usa um discurso sereno que contrasta com a contundência meramente instrumental das suas posições.Ele nunca explicou como é que o clero de Ourém teria,segundo o seu entendimento, orquestrado a “aparição” de Fátima.Eu admito que alguma fenomenologia estranha possa ter acontecido em Fátima, mas, para o essencial da questão, só é relevante saber se Maria da Nazaré lá poderia ter aparecido, nos moldes que aparecem transcritos, dos alegados relatos dos Pastorinhos. Há uma Fátima 1 e uma Fátima 2, como o Padre Mário bem sustenta.A 2ª claramente moldada a partir de acontecimentos que já se tinham verificado. Nessa Fátima 2 até aparece a aventada ” revelação” de que os Pastorinhos teriam sabido, por antecipação, do nome do papa, sob cujo pontificado se iniciaria a 2ª guerra mundial: Pio XI. Mas essa guerra iniciou-se sim no pontificado de Pio XII com a invasão da Polónia. Ora, como as ” aparições ” de Fátima aconteceram no pontificado de Bento XV, seria um feito extraordinário se aos Pastorinhos tivesse sido revelado pela Senhora de Fátima, em 1917, um pontificado que só se iniciou em 2/3/1939. A Senhora de Fátima ” errou” na profecia, dado que essa guerra não se iniciou no pontificado de Pio XI mas de Pio XII. Depois, os mistificadores dessa profecia, para além de serem ignorantes em história, também mostraram não saber usar as adequadas qualificações eclesiais, pois referiram-se ao pontificado de Pio XI como ” reinado de Pio XI”. Ora, os papas não reinam.Não são reis, são pontifices…
Como os ateus gostam de citar “padres” que rigorosamente NADA têm de católicos… Porque será????
Tão evidente e tão previsível!
Este aspirante a Boff ou a Kung à portuguesa há muito que age como um pastorzeco protestante e desligado da Santa Igreja Católica. Em vez de se remeter ao silêncio, este ser ridículo e senil continua a envenenar, não só a Doutrina da Santa Igreja – imutável, dogmática e infalível – como também a Fé. Perdoai-lhe, Senhor, porque ele sabe o que diz. Podia aproveitar o nome da terra e esfregar a boca com a mesma (Lixa) antes de falar no nome de Maria Santíssima ou de dizer as besteiras que diz, que são um verdadeiro atentado à Fé e um verdadeiro hino à estupidez humana.
Quer queiramos quer não, o fenómeno de Fátima é mais do que uma revelação privada. Houve milagres públicos (a começar pelo do sol) presenciados por muitas pessoas. Fátima aidna tem muito para dizer ao mundo e para a Igreja. A mensagem de Fátima vai ajudar voltar a “por nos eixos” a Cristandade e o rumo da Igreja. É por isso que estes lobos uivam contra Fátima, porque no fundo sabem que a mensagem de Fátima fala contra eles.
Que Nossa Senhora, Maria de Nazaré, sempre Virgem e nossa Rainha Soberana interceda por estes falhados que nem imaginam (ou imaginam e desgraçadamente desprezam) a dignidade sublime que é ser sacerdote de Cristo, único e Eterno Sacerdote que continua, através deles, a oferecer-se a Deus Pai, em Corpo, Alma e Divindade, tal como na Cruz, todos os dias nos altares de todo o mundo.
Como o sr. fala falam aqueles que vivem,a sombra da ignorancia,pois Fatima pode ser tudo,ter tudo mas de relegioso em fatima nada exiiste,aquilo nao é um centro relegioso mas sim;um centro comercial,nada mais do que isso,o sr.leia o livro intitulado,a COVA DOS LEOES.pois esse livrodiz tudo,alem de outras coisas mais.O segredo de fatima sao os milhoes que por la chovem todos os anos nada mais.
Reinam sim. Uma das maneiras de nos referirmos ao Santo Padre é, entre outras “Vossa Santidade, [Bento XVI], gloriosa e valentemente reinante”. E tal como o Reino de Deus não é deste mundo mas está no mundo – na Igreja católica – ela é a representação deste reino de Deus que um dia se instalará na sociedade, quando se reconhecer no mundo inteiro a Jesus como Rei Soberano do Universo. Assim, o Santo Padre é como que o “rei” deste Reino – a Igreja – figura do Reino de Deus, Reino eterno que possuiremos no Céu (quem o merecer, obviamente).
Gostava de saber como ficará o reino de Deus e da Santa Madre Igreja quando o núcleo da Terra arrefecer-se e não mais houver o campo magnético que nos protege da radiação solar… vai ver que antes de reinar na Terra, Jesus reinou em Marte pois é assim que acabaremos quando nosso campo magnético cessar…
Claro que não houve, em 1917, nenhuma revelação, pela Senhora de Fátima, àcerca do nome do papa Pio XI. Basta, para tanto,perguntar: porque é que os Pastorinhos, em 1917, não referiram logo saber que, após o pontificado de Bento XV, o papa seguinte iria aparecer em 6/2/1922.? Alguém poderia saber que o papa seguinte a Bento XV se iria chamar Pio XI ? Um ente divino poderia. Mas um ente divino não se enganaria. A Senhora de Fátima sempre teria errado se tivesse referido que a 2ª Guerra Mundial iria começar no ” reinado” de Pio XI. Os Pastorinhos nada disseram em 1917 sobre este tema, não por constituir segredo, mas porque esta história foi inventada a partir de 1939, quando a 2ª Grande Guerra Mundial já se tinha iniciado. Ora, este comportamento manipulatório é ignóbil. Quem o fez não se coibiu de instrumentalizar o nome de Maria da Nazaré para servir de cobertura à sua estratégia insidiosa. Isto de Cristianismo não tem nada. De Anti- Cristianismo tem tudo. Depois,se analisarmos as ” Aparições” de Lourdes, La Salette, Fátima e Garanbandal, vemos que há um denominador ” teológico” comum:
a) A Senhora vem interpelar para conversões, penitências e rezas obcessivas de rosários;
b) Ameaça com castigos colectivos se essas conversões ” forçadas” não acontecerem;
Imaginemos a seguinte efabulação:
Um Pai, muito ” bondoso” tem vários filhos. Uns portam-se segundo os princípios do Bem. Outros segundo os do Mal. Esse Pai ” bondoso” está algures sentado num grande cadeirão celestial. E está descontente porque alguns dos seus filhos portam-se Mal. Envia à Terra uma Senhora ” mais luminosa do que o Sol” a dizer o seguinte:
“O Pai está triste com os seus filhos que se portam mal. E eu já não consigo segurar o seu braço. Se não se arrependerem, eu já não posso aguentar a sua cólera. Para que isso não aconteça é preciso que me peçam muito, através de múltiplas rezas. Que façam penitências e que enveredem pelo caminho do Bem. Se não corresponderem ao meu pedido, esse Pai muito ” bondoso” e muito ” justo” ,vai castigar todos indiscriminadamente, bons e maus “
Alguém acreditaria nesta história ? Algum cristão sustentaria que esta construção não ofenderia princípios básicos, teológicos, da Doutrina de Cristo ?
Pois bem: esta história é exactamente a mesma que, recorrentemente, passa desde as “aparições” de La Salette até às de Garanbadal, incluindo também Lourdes e Fátima. Quem tiver dúvidas, analise essas 4 supostas ” aparições marianas” que vai encontrar esse mesmo padrão ” apocalíptico” repetitivo.
Agora, pergunto ainda:
Porque é que essas ” aparições” só aparecem nos meios católicos ?
Porque é que não aparecem a ateus, agnósticos ou cristãos não católicos ?
A partir daqui, as contas são fáceis de fazer. Fátima foi apenas uma ignóbil mistificação de uma suposta Maria de Nazaré. Maria Santíssima, também para mim é Maria de Nazaré. Mas esta certamente não é a menina adolescente que em Fátima os Pastorinhos dizem ter identificado com ” Nossa Senhora”…
João C: não consegues responder aos meus argumentos. E mais uma vez usas argumentos ” ad hominem”, que te ficam muito mal. Mas, sabes, o tempo em que alguns católicos falavam sozinhos, sem confronto ideológico, acabou. Hoje, é tempo de mostrar, sim, que, a nível teológico e dogmático,a ICAR é das igrejas de Cristo a que mais se afastou do Evangelho de Cristo. Que criou uma ficção teológica a partir do abuso recriador da Doutrina de Cristo e das construções forçadas que fez, ao longo dos séculos, a partir dessa amálgama conceptual chamada ” Tradição”. Que concebeu e divinizou a figura de ” Nossa Senhora” em termos quase equivalentes à expressão ” Nosso Senhor”, vulgarmente usada para referenciar a Divindade de Cristo. E que chegou ao desplante de a erigir em figura co-redentora da Humanidade, à total revelia do que consta nos Evangelhos. Todo este comportamento institucional da ICAR, ao nivel dogmático e teológico, revela uma evidente heresia em relação ao que consta nos Evangelhos. E, por consequência, um notório relativismo interpretativo,muito afastado do que consta nesses textos fundadores do Cristianismo. Podes não gostar de ler a minha argumentação. Mas, no mínimo, para mostrares quão bom católico és, podias, ao menos, em vez de insultares o padre Mário, divergires dele com o respeito que ele merece.Tu sabes bem, ou devias saber, que Fátima, nem na ICAR, é dogma de fé…
Citar padres com opiniões distintas, comentar essa citação e entretanto enunciar outras opiniões divergentes, é uma demonstração de pluralismo e permite a troca e o debate de ideias. Não devemos criticar o acto, mas está à vontade para trocar impressões como os restantes, nos quais se inclui o citado.
A irmã Lúcia tinha, segundo ela, uma ” linha especial” com Deus. Tão grande e variada, que até soube que Deus legitimou os 48 anos de ditadura de Salazar:
É óbvio que os Pastorinhos não revelaram nada na altura, porque fazia parte do Segredo. na altura, o Segredo não estava dividido em 3 partes – isso só aconteceu depois com a narração da Lúcia, por escrito. Desde a visão do Inferno até à famosa 3ª parte do Segredo, era, na altura o mesmo segredo. E os pequenos pastores sofreram muito – inclusive na prisão – por não o revelarem. Chama-se a isso seriedade e fidelidade, conhece? Se calhar não, mas aquelas 3 crianças souberam muito bem o que isso queria dizer.
Acho piada aos que querem ver Nosso Senhor apenas como bondoso, misericordioso, porreiro, amigo e esquecem a outra parte: perfeitamente Justo e soberano juiz. Convém, não é? Se Deus é infinitamente misericordioso e bom, também é infinitamente Justo, em igual medida. Senão, não seria perfeito. Assim, a Sua Justiça em nada se compara à justiça humana, tal como a Sua bondade não se compara à bondade meramente humana.
É evidente – se calhar para si não é assim tão óbvio – que um pai, quando pune os filhos, não é por não os amar. Pelo contrário, castiga porque ama. Pune para que se emendem, para que aprendam que erraram. E nenhum pai parte para a pancadaria sem antes advertir seriamente e de todas as maneiras possíveis os filhos. Maria Santíssima é mensageira de Deus, que viveu connosco, conheceu a miséria humana (menos o pecado) e que nos adverte o que necessitamos de fazer para que esse castigo seja minimizado e até eliminado. O que temos feito até agora? NADA. O mundo continua, e cada vez mais, num caminho de perdição, de selvajaria, de lixo e lama a nível de moral e valores. Com tanta advertência do Céu e com tantos ouvidos moucos na terra, Deus, na Sua extrema Justiça, não pode deixar passar, em nome de uma bondade à maneira humana, este tipo de acontecimentos.
Muitos como você deviam agradecer a Maria Santíssima por nos re-lembrar as palavras do Evangelho “Convertei-vos e acreditai no Evangelho”. A mensagem de Fátima é essa: Penitência, mortificação, oração. Porquê só nos meios católicos? Porque só a Igreja Católica pode dar o testemunho da Verdade, por muito que digam o contrário e por muito que seja humilhada e perseguida por isso. Porque, e por isto vê-se, só a Moral e a Doutrina católica podem salvar, na verdade, as almas. Daí a mensagem ser para todos (de católicos a budistas,a ateus…etc), mas através da Igreja por Deus fundada.
Maria de Nazaré, essa menina humilde que passou sobre a terra há 2.000 anos, ocupa neste momento – e bem merecido, por todas as dores e, sobretudo, pelas graças com que foi cumulada desde o primeiro instante da Sua existência – o papel de co-Redentora da Humanidade, Medianeira de todas as Graças, a Advogada dos pecadores. Se Jesus é o Caminho, Maria é o atalho seguro que nos leva a Deus. Se Cristo nos veio por Ela, é por Ela que iremos até Ele. Ela, a mesma menina de há 2.000 anos que nos fala em Fátima, a Mensageira de Deus, para que nenhum dos Seus filhos se perca.
“Porque é que não aparecem a ateus, agnósticos ou cristãos não católicos ?” Boa pergunta. Aliás, teria toda a lógica, principalmente no que diz respeito aos ateus e agnósticos. Esses é que precisam de ser convencidos da existência de deuses. Os crentes já acreditam, não precisam de aparições para nada.
João C: compreendo que te custe não aceitar a pertinência dos argumentos que apontam no sentido de fraude, no caso da Senhora de Fátima. Tu, enquanto católico, não tens maior apreço por Maria de Nazaré ou Maria Santíssima do que eu. Acredito em Deus, em Cristo e na dimensão sobrenatural da existência.Mas os dados disponíveis apontam todos no sentido de que a Mensagem de Fátima foi uma ignóbil maquinação.Conheço sim o sentido de seriedade e de fidelidade. Mas só os cães, animais que muito estimo, são fiéis. Os seres humanos são livres por natureza e ninguém manda na consciência individual de cada um. Não te fica bem reincidires nos processos de intenções: “Chama-se a isso seriedade e fidelidade, conhece? Se calhar não”. Se calhar não porquê ? Conheces-me de algum lado para te arvorares agora, mais um, em censor pidesco da minha consciência ?
“Acima do papa, como expressão da autoridade eclesial, existe ainda a consciência de cada um, à qual é preciso obedecer antes de tudo e, no limite, mesmo contra as pretensões das autoridades da Igreja.” Sabes quem disse esta máxima em 1968 ? Um tal Joseph Ratzinger ? Conheces ?
“ACHO PIADA AOS QUE QUEREM VER NOSSO SENHOR APENAS COMO BONDOSO, MISERICORDIOSO, PORREIRO, AMIGO E ESQUECEM A OUTRA PARTE: PERFEITAMENTE JUSTO E SOBERANO JUIZ. CONVÉM, NÃO É? SE DEUS É INFINITAMENTE MISERICORDIOSO E BOM, TAMBÉM É INFINITAMENTE JUSTO, EM IGUAL MEDIDA. SENÃO, NÃO SERIA PERFEITO. ASSIM, A SUA JUSTIÇA EM NADA SE COMPARA À JUSTIÇA HUMANA, TAL COMO A SUA BONDADE NÃO SE COMPARA À BONDADE MERAMENTE HUMANA.”
A Bondade Divina é totalmente incompatível com o Justicialismo ” Divino” de que falas. Nunca ouviste dizer que Deus é Amor ? Ora, se é Amor, não pode ser o demiurgo justiceiro denunciado, e muito bem por José Saramago.
Antes de Cristo, Deus já se manifestara na Humanidade. Alguns sentiram que Deus é Amor. E a esse sentir chama-se Sentimento Religioso. Sabes o que é isso , para além da cartilha dogmática que te ensinaram e que tu citas acríticamente, como se estivesses a recitar o catecismo de Pio X ?
Amor Divino é incompatível com Justicialismo Divino. Tu,infelizmente, acreditaste em todas as patranhas religiosas a que te induziram os teólogos sofistas da ICAR. Sim, para alguns desses sofistas, tudo conciliam, até o inconciliável.
Tu acreditas numa concepção de Deus impossível. Acreditas na antropomorfização de Deus feito à semelhança da medíocre imagem de um patriarca humano austero e castigador, quando devias acreditar numa concepção sumamente bondosa de Deus.
Por isso, é que a ICAR vos conduziu a uma infeliz concepção de Deus. Por isso é que a ICAR caminha para o descalabro. O ” intrépido” Bento XVI, na sua visão autista, está a conduzir a ICAR para o precipício. Hans Kung, gostes ou não dele, tem toda a razão. Por este andar a Igreja Católica corre o risco de ficar localizada como seita inexpressiva. As pessoas hoje pensam, João. Reflectem autonomamente pelas suas próprias cabeças e já não aceitam inúmeros dogmas e posicionamentos da ICAR, de que as aprovadas ” aparições marianas” apenas reflectem o total desvario ideológico de uma teologia católica falida.
Podes gostar ou não do Padre Mário, mas ele tem toda a razão quando sustenta que a Mensagem da Senhora de Fátima contraria princípios essenciais do Cristianismo.
Cristo veio ao mundo para clamar contra os sacrifícios. Veio para salvar não para punir. “”Misericórdia quero, e não sacrifícios. Porque eu não vim chamar justos, mas pecadores.” (Mateus 9:11-13), lembras-te ?
Olha, a Senhora de Fátima é tão ignorante que nem conhece o elementar da Doutrina Cristã. Vê lá tu que nem conhece Mateus 9:11-13. Se ela fosse estudante de Teologia, chumbava pela certa.
E como era ignorante, a Senhora de Fátima, ou alguém por ela, instigou os pobres e incautos Pastorinhos a sacrificarem-se de forma infame, dois deles até à morte, pelas escassas defesas orgânicas que tiveram de resistir à pneumónica.
O que é que essa atitude da Senhora de Fátima tem de divino ? Nada, rigorosamente nada. E de satânico ? Tem tudo.
A imagem da Senhora de Fátima é uma bela imagem. A multidão na procissão de velas traduz um tocante momento de Paz.Tudo isso é certo. Mas chega para aferir como teologicamente válida a Mensagem de Fátima ? Não chega. É muito pouco. Cristo não merecia ser tão indignamente invocado em Fátima. Infelizmente já não a primeira vez que a ICAR ,ao longo dos séculos, invocou o Santo Nome de Deus em vão: nas criminosas Cruzadas, na satânica Inquisição. No genocídio dos cátaros. Homens, mulheres e crianças trespassados apenas porque quiserem, certos ou errados, ser livres nas suas formas de pensar…
Santa esta Igreja ? Santos e santas são os homens que ,nas suas humanas condutas,se coadunam com a Bondade de Deus. Foi o caso de Francisco de Assis. Mas não foi o caso da ” Senhora de Fátima”….
O Sr. é extremamente ácido em seu comentário. E, infelizmente, com muito pocuo conhecimento em relalção à revelação das escrituras. Faz menção apenas de um item do evangelho de Mateus, mas, pelo visto, desconhece todo o contexto. Talvez precises sabe, em relação à MARIA: gen 3/15: …” porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. esta lhe feririá a cabeça e tu tentará ferir-lhe o calcanhar.”. Há pouco tempo ouvi de um pastor, dito missionário, acerca do significado dessa passagem, em seu propgrama de TV. Simplesmente o mesmo rspondeu: “Não tenho a minima idéia, interprete como determinar o teu coração… Lindo, não? Ou seja, cada interpreta a biblia a seu bel przer, o mesmo que vc preconiza em seu comentário. No entanto, a palavra de Deus permanece e permanecerá imutável até o fim dos tempos. É Jesus quem declara: ..”passarão o céu e a terra, mas minhas palavras não passarão.Para a Igreja Católica, então, Maria é uma proteção eficiaz contra satanás, no dizer dessa passagem. E não há outra interpretação possível, porquanto não é plausível dizer que as mulheres em geral ficarão písando em cabeças de cobras. até porque o texto se refere À MULHER, E NÃO EM MULHERES. E a serpente, naquele mesmo contexto, simboliza satanas, nas palavras do próprio Deus.
Em Lucas, 1/28 lemos:
“…Alegra-te BEM AVENTURADA, o Senhor está contigo…Achaste graça diante de Deus…”Ora, bem venturada é sinônimo de SANTA. Foi o que o Anjo declarou a Maria. Portnto, Maria foi a única mulher a ser chamada de SANTA PELO PRÓPRIO EMISSÁRIO DE DEUS. E logo a seguir, no versículo 48 a própria Mãe de Deus profere: “…Porque ele (deus) olhou para a humildade de sua serva, todas as gerações me chamarão bem aventurada…”É evidente que, como diz lucas, Maria cantou o Magnificat sob a inspiração do Espírito Santo, aliás, como tudo ocorre na biblia. E as únicas gerações que celebram a mãe de Deus são as gerações católicas. Aliás, nota-se por parte das igrejas evangélicas verdadeiro desprezo por Maria. E no entanto, pelo que se deprende da biblia, Maria é considerada SANTA, E POR ISSO MESMO ÚNICA, por haver sido a escolhida por Deus não somente para gerar Jesus, mas conviver colçe até sua morte na cruz.
Mas não termina aqui. João em 2/1 a12 descreve o primeiro milagre de Jesus, quando este tranformou a água em vinho, nas bodas de Caná. E iso ocorreu graças à interseção de Maria sua mãe. Ao levar ao conhecimento de Jesus que havia faltado vinho na festa, Jesus de início informou a Maria que ” sua hora ainda não havia chegado”. É evidente que Jesus se referia ao momento de fazer milagres. Apesar disso, Maria simplesmente mandou fazer “tudo o Ele vos disser.. Então Jesus operou o milagre exclusivamente em atenção à sua mãe. É por isso que os católicos apelam a Maria para, em sendo mãe de Jesus, interceda junto a Ele. Infelizmente, muitos se valem disso, inclusive evangélicos, para caluniar a´Igreja Católica de ADORAR Maria, acusando-os de idólatras.
No mesmo evangelho de João,19/25, antes de Jesus expirar, do alto da cruz dirigiu-a a sua mae, e apontando para o apostolo dizendo: …”mulher, eis aí teu filho. E depois falou ao discíplo, apontando para Maria: … eis aí tua mãe…” Através dessa passagem, Maria é considerada a mãe de toda a humanidade, por entender-se que esta foi a intenção de Jesus, considerando-se, ainda, seu estado de moribundo, já nessa altura com bastante dificuldade de falar,.
Po todos esses atributos Maria, a mãe de Jesus, e por estar ao seu lado, é a grande intercessora da humanidade. O desvario ideológico, assim, deve ter acometido o autor de tanta besteira, provando apenas sua profunda ignorância acerca das escrituras. ademais, ele não sequer idéia de quanto tempo a Igreja Católica levou para aceitar as aparições de
aria, agindo com extrema cautela, submetendo os pequenos pastores a todoa os testes psicológicos existentes na época, e coleotando todas as provas poss´veis. E não foram apenas quatro as aparições de Maria, mas incontáveis vezes ela apareceu, em varios lugares pelo mundo, inclujindo méxico, Croácia, Brasil e outros.
E os sinais são incontestáveis. Basta ver as milhares de placas depositados em todos esses lcais, por pessoas grata por incontáveis milagres aperados pela interceção da Virgem Maria. É fácil apenas negar ou debochar dos fatos. A revolução dosol, em fátima, foi assistido opor milhares de pessoas. Para o atue basta chamar a todas essas pessoias de mentirosas, ou chamar de alucinados, como declara um dos Cavaleiros do Atísmo, Sr. Richard Weekins.
E porque ela somente aparece a católicos?
Uma das razões óbvias é porque somente os católicos a reverenciam. conforme os Evangelhos. Os ateus certamente queriam que ela aparecesse para eles, para assim “acreditarem”. Apenas esquecem que Deus e seu mensageiros somente aparecem a pessoas simples de coração. Veja em Mateus 11, 25:…Eu te louvo, Pai, Senhor do ceu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e e as revelaste ais pequeninos”…
Por fim, salienta-se o que Jesus falou após várias de duas pregações: quem tiver ouvidos que ouça. Assim como advertiu a todos: não jogueis pérolas aos porcos, porque, além de pisar sobre as mesmas, avançarão contra vós.
Mas porque vos incomoda tanto e falam diariamente nas aparições de fátima. Não são para vocês invenções? Então façam o que se faz com qualquer invenção, não liguem. Mas o que vos custa são os milhões de pessoas que ali vêem todos os anos. Pois é. Fosse Fátima uma mentira , como alguns dizem para combater a República e em 100 anos a coisa já tinha morrido porque não tinha sustentação. Mas ao contrário, estas aparições que um qualquer “padre” resolveu agora dizer que nega, levaram a mensagem ao mundo e cada vez se adensou o culto por fátima. Quantos e quantos peregrinos do mundo inteiro vimos nós todos os anos, independentemente da vinda do Papa, que visitam e rezam em Fátima, a saber: Americanos, talianos, eslovacos, chineses, croatas, alemães, espanhóis, tibetanos, libaneses, brasileiros, venezuelanos, peruanos, bolivianos, japoneses, etc. Todas as nações do mundo se ajoelham aos pés de NOssa Senhora em Fátima (aliás nunca nehum dos outros locais onde apareceu Nossa Senhora tem esta projecção mundial). Portanto, volto a repetir, fosse Fátima uma invenção para combater a implantação da República e a coisa em 100 anos já tinha acabado. Como é que todo o universo se dobrava aos pés da Virgem Maria em Fátima se isto fosse apenas e só para combater a implantação da República (o que interessa ao mundo inteiro que POrtugal tivesse implantado uma República!). Repito: nenhum dos outros locais onde apareceu NOssa Senhora teve ou terá a projecção universal de Fátima. Se forem inteligentes, pensem um bocadinho nisto.
Há pouco tive a ouvir um cinico qualquer, nem fixei o nome, do Portal ateu, na sicnoticias. COmo é que esta gente mostra tão falta de inteligência comparando uma eventual visita de Dalai Lama a Portugal com a visita do Santo Padre. Respeito o Dalai Lama, mas sei que a maioria do povo português nem sequer é budista e por isso caso ele voltasse a POrtugal não significaria sequer que tivesse estas enchentes. Sejam inteligentes a discutir as coisas. Agora o que vocês não dizem é que quando o Santo Padre João Paulo II recebeu Dalai Lama o mundo inteiro esteve lá e viu através da imprensa, televisões, etc. Um acontecimento notável para quem está sempre a invocar Dalai Lama. O que vocês não dizem é que Bento XVI foi recebido em Jerusalém tão bem ou melhor que será em Portugal e a sua visita teve ecos em todo o mundo, no mundo muçulmano, mundo judeu e mundo católico. Vocês não falam é od sucesso da visita de Bento XVI aos Estados Unidos, que não sendo país maioritariamente católico foi recebido com grande pompa e circunstância. Porque não falam do sucesso que foram todas as viagens de João Paulo II a áfrica, na europa, na australia? O que vos dói, é que apesar da vossa luta o mundo acaba por se curvar ao Santo Padre seja em que ponto do planeta esteja. Dói-vos que no funeral de Sua Santidade o Papa João Paulo II tenham estado os cehfes de estado de todo o mundo e se tenham reunido todos oslideres religiosos do mundo. Dói-vos. Azar!
Se há algum sentimento de indignação, não de dor isso garanto-lhe, será pela posição do Estado em toda esta situação.
Caso não tenha percebido o papa é chefe de um Estado com confissão religiosa, Portugal é um Estado que não tem confissão religiosa e consta na sua constituição o direito (melhor que dever) de não favorecer qualquer confissão religiosa que seja. O Estado recebe o papa como qualquer outro chefe de Estado, e isso acho que cumpre o seu dever, mas a visita do papa não é inteiramente uma visita entre chefes de Estado, mas também é uma visita religiosa e esta parte da visita o Estado português não devia favorecer. Noutros comentários já desenvolvi a minha opinião sobre a tolerância de ponto, mas como escrevi no singular fui criticado como se estivesse a ser parcial, por isso neste comentário adopto a seguinte fórmula: sou contra todas as tolerâncias de ponto no contexto actual que o país atravessa, a tão afamada crise económica e financeira, e contra o qual somos constantemente exortados para trabalhar, quer o sector público, quer o sector privado, e depois reparamos que esses avisos têm pouca seriedade se continuarem as concessões de dias sem trabalho, logo de mínima produtividade. Todas as outras “dores” que mencionou passaram-me completamente ao lado, veja bem que nem sequer fiz esforço para assistir a esses momentos pela televisão, salvo através dos blocos noticiosos.
“SE FOREM INTELIGENTES, PENSEM UM BOCADINHO NISTO.”
Catarina:
Se fores inteligente, aplica a ti própria a receita que sugeres aos outros.Fátima é uma mentira e existem tantas mentiras que perduram milhares de anos. Já ouviste falar em Adão e Eva e no Génesis ? Nunca existiram como pessoas reais. Mas durante muito tempo pensou-se que era uma história real e não mítica. Na controvérsia entre Agostinho de Hipona e Pelágio sobre a existência ou não de ” Pecado Original”, ambos partiram do pressuposto errado que Adão e Eva foram os primeiros seres humanos. Agostinho construindo essa concepção teológica. Pelágio negando-a. A tese deste foi vencida. A ICAR adoptou a construção absurda de Agostinho, mas Pelágio é quem tinha razão.Em Cristo não encontras nenhuma alusão ao ” Pecado Original”. No episódio do cego de nascença, Cristo afirmou claramente que esse cego não o era por algum pecado que ele ou seus pais tivessem cometido.No caso de Fátima, interpelo-te para contrariares os meus argumentos. Que, no essencial, são os do Padre Mário de Oliveira. Podes não gostar dele, porque ele está a pôr em causa algo em que tu acreditas.Mas conheço-o pessoalmente e sei que é um homem sério, justo e bem intencionado.A Senhora de Fátima não é Maria de Nazaré. E eu também reverencio Maria de Nazaré como Maria Santíssima. Acredito em Deus. Mas não na mistificação torpe da Senhora de Fátima. Aquela menina adolescente que os Pastorinhos dizem ter visto em cima de uma carrasqueira nem sequer movia os lábios quando supostamente falava. Podes confirmar isso nos relatos da irmã Lúcia. Não achas isso estranho ? Se alguma imagem apareceu em Fátima, ela pode ter vindo projectada de algures. Há várias explicações teóricas para essa projecção .Mas não é relevante equacioná-las. Importante é saber se Maria de Nazaré poderia ter dito as barbaridades teológicas que a suposta menina adolescente, que tu qualificas erradamente de ” Nossa Senhora”,alegadamente afirmara.Se reparares em Mateus 9-11-13, verás que Cristo proclamou: ” “”Misericórdia quero, e não sacrifícios. Porque eu não vim chamar justos, mas pecadores.” (Mateus 9:11-13), Essa máxima cristã, por si só, contraria a Mensagem de Fátima, de conteúdo obsessivamente sacrificial. Por outro lado, não vês em Cristo nenhuma orientação para rezas monocórdicas e repetitivas de orações. Nenhuma. Vês exactamente o contrário. Cristo apelou para uma religiosidade verdadeiramente espiritual. E até se insurgiu contra o ritualismo excessivo das práticas sacerdotais dos fariseus. Portanto:
a) O conteúdo sacrificial da Mensagem de Fátima desrespeita a orientação de Cristo em Mateus 9-11-13;
b) A sugestão da Senhora de Fátima para sucessivas rezas de rosários também colide com o que Cristo sustentou a propósito de práticas litúrgicas repetitivas, desprovidas de simplicidade e espiritualidade. Deixou uma oração muito simples, o Pai Nosso, mas para ser rezada no recolhimento simples de cada um. Achas que Deus necessitaria de muitas rezas de rosários para intervir ? Como se Deus fosse um patriarca surdo, a quem fosse necessário gritar muitas vezes ao ouvido ?
c) A coacção da Senhora de Fátima quanto à aplicação de eventuais ” castigos colectivos”, se as pessoas não se convertessem, também colide com o princípio do pecado individual, que resulta do Cristianismo. Só um Deus louco é que poderia vir aplicar castigos colectivos por pecados individuais, castigando indiscriminadamente bons e maus, santos e pecadores.
Teologicamente, a Mensagem de Fátima é um absurdo e é estruturalmente anti-cristã. Portanto, Maria de Nazaré nunca lá poderia ter aparecido nos moldes que lhe são apontados pelos Pastorinhos e pela ICAR.
“SE FOREM INTELIGENTES, PENSEM UM BOCADINHO NISTO”
Eu já pensei muito sobre esta temática.E não ser inteligente é querer acreditar em algo porque sim, só porque apetece ou dá jeito. Inteligência é usar a lógica e o raciocínio e os conhecimentos para chegarmos às nossas próprias conclusões. Não às que os outros nos querem impingir. Tens direito à tua opinião e eu à minha. Mas que Fátima foi e continua a ser uma grosseira mistificação anti-cristã, não me restam dúvidas…
Fátima e as suas supostas aparições não nos incomodam, quer na sua forma quer na sua natureza, contudo não nos coibirá de discutir aspectos e realidades do nosso país, mesmo aquelas que têm frágil explicação e que a História fixou de diferentes maneiras, bem como qualquer pessoa tem o direito de comentar qualquer opinião, mesmo que seja contrária ao “mainstream”. Certamente concordará comigo que a troca de opiniões é construtiva e que necessariamente, por serem diferentes ou similares, não as tornam verdades absolutas e inabaláveis, por isso continuarei a comentar se for esse o meu desejo e cumprirei o meu direito de liberdade de expressão, tal como você cumpriu neste comentário o seu igual direito. Cumprimentos.
Muito Bem João C. Já tenho escrito noutros blogues isso mesmo. Os ateus de serviço só citam o Bispo Vermelho Januário Torgal Ferreira, Anselmo Borges, Frei Bento Domingues e agora um padre qualquer da LIxa. Eles citam precisamente aqueles que se dizendo padres ou bispos (aliás os únicos que também os orgaãos de comunicação social dão voz) não são mais do que oporsitores da veredadeira doutrina cristã. Bastou ouvir a entrevista de Bento Domingues hoje no RCP para perceber o que está por de trás de toda esta “guerra” contra o Santo Padre. Imagine-se só que Bento Domingues à semelhança do que fez o Bispo Vermelho há 15 dias tbm na entrevista ao RCP vem dizer que a Igreja tem de mudar a sua ética. Claro. A Igreja é que tem de mudar e não a sociedade que tem de sguir principios. Nunca a citação de Pacheco Pereira foi tão verdadeira e cito: “… tem gerado em vários países, Portugal é um deles, um surto de imbecilidade considerável. À falta de anticlericalismo popular, há agora uma nova forma de anticlericalismo intelectual de parte da esquerda « fracturante ». Enquanto não houver um Papa que seja mulher, lésbica, negra, de preferência não crente, e que vote nos EUA no Obama, os Papas, em particular este, são alvos preferenciais. E este acirra os ânimos de forma muito especial porque é branco, alemão, conservador, teólogo, e conhece bem demais a impregnação da doutrina cristã pelas variantes na moda desde os anos sessenta de « progressismo » esquerdizante. A absurda intolerância dos « fracturantes » exerce-se então em toda a sua amplitude.” De facto muitos destes padres, bispos, freis e afins devem sentir-se bem inferiores intelectualmente e por isso acham que este Papa não serve. Parabéns Pacheco Pereira, você é de facto dos poucos que fala sem medo e diz as verdades..
O tal Mário não é um padre porque foi corrido, uma vez q tinha atingido um estado de demência incompatível com a tarefa dos padres.
Ora, ver os ateus a apoiar e a dizerem-se discípulos do ressabiado ex-padre, torna-os igualmente dementes.
Fico estarrecido com os teus conhecimentos de teologia, sobretudo quando achas q Deus é infinitamente bom e, por consequência, para Ele, um cristão como eu ou um cristão católico como o João C. merecem o mesmo tratamento e a mesma recompensa q Hitler, Stalin, Carlos Esperança, etc?
Deus, se assim procedesse seria extremamente injusto, logo imperfeito.
É FALSO QUE FÁTIMA CONTRARIE A TEOLOGIA CATÓLICA.
«Porque é que não aparecem a ateus, agnósticos ou cristãos não católicos ?»
A questão é tão infantil q me mereceu uma gargalhada. Então a “Senhora de Fatima” deveria aparecer a um tipo como tu ou como o Carlos, inimigos pérfidos da religião católica, da Virgem Maria e partidários da Igreja e com comportamentos satânicos. O que farias tu de tivesses uma aparição dessas? Tornavas-te crente ou ías a um psiquiatra pq te achavas doente?
A tua interpretação de “misericórdia” é completamente infantil-
Jesus disse o mesmo que a “Senhora de Fátima”, mas por outras palavras:
“quem quiser vir comigo negue-se a si mesmo, pegue na sua cruz e siga-me”; “Felizes os que sofrem…”; “Quem perder a vida por minha causa, ganha-la-á…” etc. etc. A tua teologia particular é porreira.
O Estado tem obrigação de se comprometer com vontade da maioia do seu povo e apoiar as suas exigencias e a sua vontade. Por isso está a agir bem.
Um estado laico não é ateu e não está obrigado a afastar-se, alhear-se ou ignorar as questões religiosas.
Pelo contrário, a sua laicidade permite-lhe participar nas cerimónias do aniversário da Sinagoga de Lisboa e na visita do Papa. A diferença é que o povo é, na sua quase totalidade, apoiante do Papa.
O Governo e os restantes orgãos do Estado estão a agir bem.
Sabes muito ó sabichão…ainda não parei de rir com os teus doutos conhecimentos sobre Cristianismo…” aquela” de a aniquilação dos habitantes de Sodoma e Gomorra ser uma prova de que o Cristianismo aprova ” castigos colectivos” no tempo de Abraão e de que Cristo preconizou a queda de toda a Jerusalém vai ganhar o 1º prémio do anedotário mundial. Continua que vais ser melhor do que o Quim Barreiros ou o Zé Cabra a dar bailarico de ” Doutrina Cristã”…
Reconhecerá certamente que o ponto de vista que apontou não reúne consenso, uns interpretam da forma como fez outros de forma distinta.
Deixando essa discussão de parte, o que contesto no contexto actual do país são as paralisações, seja esta ou outras, pois agora não é um momento favorável. Nas últimas semanas têm-se intensificado as mensagens dos governos europeus para o exterior assumindo que Portugal tem uma situação distinta da Grécia, e que está a fazer tudo ao seu alcance para regular as contas públicas e relançar a economia nacional.
Entendo por isso esta posição do governo, ou outras similares, no sentido das paralisações voluntárias em sectores importantes, e no que isso representará para os mercados internacionais, como representando sinais contrários à prioridade do país mitigar os prejuízos adensados durante os últimos anos.
Importa notar que esta visão não restringe de modo algum a visita papal. Todos reconhecemos que há pessoas que não se envolverão na visita e, caso não tivesse havido tolerância de ponto, os interessados em participar procurariam uma solução com a entidade patronal para não faltar à visita.
Concordará certamente que para qualquer ateu aquilo que diz não será verdade e um acto de coragem, então, em termos igualitários, compreenderá que aquilo que Pacheco Pereira escreve não constituirá verdade revestida de coragem só porque concordamos com ele. Enfim, cada um fará o seu juízo.
“Por isso, é que a ICAR vos conduziu a uma infeliz concepção de Deus. Por isso é que a ICAR caminha para o descalabro. O ” intrépido” Bento XVI, na sua visão autista, está a conduzir a ICAR para o precipício. Hans Kung, gostes ou não dele, tem toda a razão. Por este andar a Igreja Católica corre o risco de ficar localizada como seita inexpressiva. As pessoas hoje pensam, João. Reflectem autonomamente pelas suas próprias cabeças e já não aceitam inúmeros dogmas e posicionamentos da ICAR, de que as aprovadas ” aparições marianas” apenas reflectem o total desvario ideológico de uma teologia católica falida.”
Então meu animal ?
Estás a “generalizar” ?
Então eu não posso dizer que a igreja e os seus chefes estão a ir por mau caminho mas que existe uma minoria de padres e crentes honestos que a tentam reformar, mas TU JÀ PODES minha histérica ?
Não vais dar gritinhos e morder o tapete não ?
É que etsás a dizer EXACTAMENTE o que eu digo meu anormal.
Tinha um livro do Aquilino Ribeiro (“O Fosso dasVíboras”, “Quando os Lobos Uivam” ou outro) onde me lembro de ler a invenção do milagre de Fátima, resultante do conluio entre o pároco tão miserável que lhe chovia na cama e um clérigo de Leiria…Resultou tão bem para eles que o resultado está à vista: Fátima é hoje um negócio chorudo de milhões e já não chove na cama de ninguém (a não ser na dos pobres camponeses que ainda por lá habitam e não têm camas para lugar aos turistas-peregrinos, comos os hotéis de 4 estrelas e pensões residenciais que por lá superabundam,. Se algum Amigo se lembrar de que livro se trata, agradeço me informe. O meu foi levado pela PIDE, no tempo do Cardeal Cerejeira e seu acólito Sal_azar. Muito obrigado.
Argumentou-se, xingou-se, ofendeu-se e até agora nao se falou de fé. Fé é acreditar sem vê, assim como disse Jesus: Bem aventurados os que creem sem ver.. A fé não é para ser estudada, explicada ou entendida; a fé é para ser sentida, vivenciada e testemunhada. Melhor se apegar a dogmas ou qq outro tipo de verdade embutida pela Igreja, do que em coisas que só fazem sofrer o ser humano. A Igreja está aí, aberta, chamando as pessoas a conversão. Onde tem Deus, tem misericórdia, e com certeza, é melhor procurar a fé do que discutir a veracidade dos acontecimentos. Deus é perfeito e um dia, não por nossos merecimentos, mas por sua misericórdia, entenderemos isso quando chegarmos a vida eterna. Que Maria, seja nossa intercessora, pois Deus a fez para ser a Mãe do Filho de Deus, merece toda a glória e devoção.
Que Deus perdoe os nossos pecados, que nos restaure, para que possamos também viver a paz no Reino que nos preparou.
A Segunda Guerra mundial teve início com a anexação da Áustria
a… 13 de Março de 1938, violando-se assim o artigo 88º do Tratado de
Saint-Germain-en-Laye….. no reinado de… PIO XI.
PIO XI faleceu em 10 de Fevereiro de 1939
PIO XII foi eleito em 02 de Março de 1939
Lúcia podia ter
escrito que o segredo se reportava ao reinado de PIO XII mas…. foi fiel.
A violação do pacto internacional é que é um acto de guerra.
J Luz (Lx)
Pelo contrário……….
A Segunda Guerra mundial teve início com a anexação da Áustria
a… 13 de Março de 1938, violando-se assim o artigo 88º do Tratado de
Saint-Germain-en-Laye….. no reinado de… PIO XI.
PIO XI faleceu em 10 de Fevereiro de 1939
PIO XII foi eleito em 02 de Março de 1939
Lúcia podia ter
escrito que o segredo se reportava ao reinado de PIO XII mas…. foi fiel.
A violação do pacto internacional é que é um acto de guerra.
O Diário de uns ateus é o blogue de uma comunidade de ateus e ateias portugueses fundadores da Associação Ateísta Portuguesa. O primeiro domínio foi o ateismo.net, que deu origem ao Diário Ateísta, um dos primeiros blogues portugueses. Hoje, este é um espaço de divulgação de opinião e comentário pessoal daqueles que aqui colaboram. Todos os textos publicados neste espaço são da exclusiva responsabilidade dos autores e não representam necessariamente as posições da Associação Ateísta Portuguesa.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
31 thoughts on “Padre da Lixa nega aparições de Fátima”
Pingback: Tweets that mention Padre da Lixa nega aparições de Fátima #fátima -- Topsy.com