Loading
  • 6 de Maio, 2010
  • Por Carlos Esperança
  • AAP

Colóquio – Coimbra

.

.

.

A Associação Ateísta Portuguesa (AAP) comunica o seu programa cívico e cultural, a realizar em Coimbra, no próximo dia 13 de Maio, para o qual convida a população e a comunicação social.

Quinta-Feira, 13 de Maio 2010

Colóquio: Ateísmo, Laicidade e Clericalismo em Portugal

14H00 – Tema: «A laicidade e o “Estado” do Vaticano»
Ricardo Alves

15H 00 – Tema: Saber sobre deuses e crer em Deus
Onofre Varela

16H00 – Tema: Ateísmo, laicidade e visita papal
Carlos Esperança

Local: Auditório da Fundação INATEL
Agência de Coimbra – Rua Dr. António Granjo, 6 (Junto à Estação Nova)

8 thoughts on “Colóquio – Coimbra”
  • antoniofernando

    Gostava muito de estar presente no colóquio mas não me será possível.Espero que o colóquio decorra de forma civilizada. Entretanto os argumentos prós e contra já estão todos reciprocamente alinhados. Não vale a pena ” malhar em ferro frio”. Há uns anos conheci o Onofre Varela quando ele andava pelo mundo ” mágico” da ovnilogia. Seriam os deuses astronautas ? Não sei. Mas pareceu-me ser bom tipo. Crer em Deus ? Que Deus ? Que concepção ou concepções de Deus ? Seria interessante analisar as variadas concepções de Deus, desde o tempo da concepção monoteísta do Faraó Akhenaton até à de Jesus Cristo, porque não se pode falar de um conceito unívoco de Deus…

  • Carlos Esperança

    António Fernando:

    Gosto da elevação com que comenta e discorda das nossas posições.

    Agradeço-lhe a elegância da prosa e da compostura.

  • antoniofernando

    Carlos Esperança:

    Agradeço o seu comentário. Não vejo porque não possamos todos conversar educadamente. Aproveito para lhe fazer uma confidência que o vai surpreender, mas que corresponde à mais absoluta das verdades: a minha querida mulher é ateia e encontra-se inscrita na Associação Ateísta Portuguesa. Foi através dela que tomei conhecimento deste blogue. Ela aderiu à AAP há alguns meses e o contacto para adesão foi estabelecido consigo por e mail. Chama-se MHS ( iniciais do seu nome) e referenciou como local de residência uma cidade que começa pela letra B.É psicóloga de profissão. Só não está aqui a intervir do lado das ” hostes ateístas” por falta de tempo e também por não apreciar o estilo agressivo de linguagem pelo qual todos aqui, incluindo eu, somos co-responsáveis.Como vê, nada nos afasta a nós, seres humanos, da possibilidade de dialogarmos civilizadamente a partir de posições ideologicamente distintas. Talvez possamos todos aprender a sermos mais tolerantes e reconhecermos o que é justo ou injusto a partir de posições naturalmente distintas.A Democracia é também um Caminho que se vai fazendo…

  • Carlos Esperança

    Caro António Fernando:

    Eu faço-lhe outra confidência. No dia em que os crentes forem perseguidos estarei com eles na defesa dos seus direitos.

    Nunca gostei de partido único, religião única nem de chefes de Estado hereditários e vitalícios.

    Cumprimentos à sua mulher e a si. sinto-me herdeiro de Voltaire e do século das Luzes.

  • Mike

    Caro Carlos:

    Tu fazes-me rir

    «No dia em que os crentes forem perseguidos estarei com eles ,,, » – para os dizimar… só se for. Tu tens um ódio de morte a todos os crentes, seja qual for a religião. Estás a armar-te para quê?
    O teu esforço é no sentido de eliminar os crentes, pois tu sabes que acabar (ou mudar) com as religiões, com o teu tipo de comportamento é impossível.

    «Nunca gostei de partido único, religião única nem de chefes de Estado hereditários e vitalícios.» – ou seja: tu gostavas que não existisse nenhuma religião, nenhum partido e que os chefes de Estado estivesse ao serviço da tua ideologia “pink” (não me digas que o que querias fazer ver (com esta afirmação), é que gostas do mundo com muitos partidos e muitas religiões…)
    Acontece que o mundo é diferente das tuas taras. E, os países com chefes de Estado hereditários e vitalícios são muito mais estáveis. Excepção para a república hereditária ateia da Coreia do Norte.

    «sinto-me herdeiro de Voltaire e do século das Luzes» – Ah sim!… quando sentires a morte a bater-te à porta também vais dizer como ele: “eu morro adorando Deus, amando os meus amigos, não odiando os meus inimigos e detestando superstições ”? [superstições = ateísmo]

    Na verdade tu és um verdadeiro herdeiro da filosofia do século das Luzes de Petróleo. Lembras-te delas, ou não existiam candeias de petróleo na tua terra?

    Porque é que tu (um “ateu-novo” de fim de linha) não resolves ser mais honesto e fazes uma palestra sobre:

    “O REGIME ATEU CHINÊS – UM EXEMPLO VÁLIDO DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS!”

    MWVT

  • Mike

    Algo está errado.
    Eu fiz parte duma “equipa” que estudou cientificamente fenómenos OVNI, no nosso país e nunca ouvi do tal Onofre Varela.

    Com um nome destes não teria passado despercebido. Afinal ele estudou o assunto é um OVNI?

You must be logged in to post a comment.