Loading
  • 2 de Maio, 2010
  • Por Carlos Esperança
  • Vaticano

Estava para ser canonizado…

O Vaticano anunciou neste sábado que o papa Bento 16 promoverá uma “profunda revisão” no movimento católico Legionários de Cristo, cujo fundador, o padre mexicano Marcial Marcel, é acusado de ter abusado sexualmente de crianças por décadas.

14 thoughts on “Estava para ser canonizado…”
  • pedro

    -|- -|-
    M MA

    Carlos Esperança:
    Acusado é uma coisa, ter sido provado é outra e ter sido ele é outra… estar a ser investigado é uma coisa etc, etc, etc…
    Uma pessoa canonizada é uma coisa, uma instituição aprovada é outra… Não se canoniza instituições…
    Uma instituição é compostas por vários elementos e não um só…
    O vaticano para aprovar alguma coisa é das instituições mais exigentes nesse aspecto o caso pode levar anos… e existem coisas tipo o papa pode ter visto mas se o padre da freguesia não aprovar nada feito… “senão erro” coisas assim…

  • Carpinteiro

    O problema começou quando em 2002, Jose Martinez de Velasco escreve o livro: Los Legionarios de Cristo: El Nuevo Ejercito Del Papa. Onde denuncia o uso de drogas, abusos de menores e vínculos deste movimento com o poder político e a alta finança, com o apoio do braço secular ” Regnum Christi”, um dos novos movimentos dentro da greja Católica com mais poder no Vaticano. Em apenas sessenta anos este movimento conseguiu uma presença assinalável na América Latina, nos Estados Unidos, Espanha e restante Europa.

    Através de uma série de colégios e universidades, em Madrid, Valencia, Cantabria, Salamanca, Barcelona e Sevilla, onde captam grande parte dos seus seguidores, este movimiento está a introduzir-se nas famílias e círculos mais poderosos e influentes da economía e da comunicação social de Espanha, e já controla através dos seus seguidores o mais alto patamar financeiro e empresarial.

    Nomes como Koplowitz, Oriol, Villapalos… ou círculos inflluentes como o da Moncloa, têm sido associados a este grupo.

    Fiéis à máxima de Pío XII: «sempre prontos para a batalha» para formar os futuros líderes mundiais, os Legionários de Cristo, com discrição e muita habilidade no meio social e cultural de cada país, avançam imparáveis como, – novo exército do Papa.
    São uma força avançada da hegemonia da Igreja Católica.

  • Carlos Esperança

    A abertura do processo de beatificação do padre mexicano Marcial Marcel já tinha sido autorizada. A pedofilia remeteu-o para uma casa de recolhimento mas o que lhe destruiu a santidade foi uma filha.

    Todos os fundadores de ordens religiosas (homens ou mulheres) são canonizados. Este vai ter de esperar.

  • karipande

    Podia continuar no processo de canonização…Ficava o São Pedófilo, mas tinha que fazer como os antigos autocarros em Coimbra…S. Pedófilo 1, ou S. Pedófilo Traço, porque havia muito candidato ao lugar, e como Deus Tudo perdoa, isto era uma coisa de Satã na Terra!!!

  • antoniofernando

    Onde está a notícia de que Marcial Marcel estava para ser canonizado ? Qual é a fonte ?

  • pedro

    -|- -|-
    M MA

    Eles também podem mandar canonizar socrates…, até já pediram a canonização da mulher do mourinho 🙂

  • Baal

    E era perfeitamente adequado ! São Marcial, patrono dos pedófilos.

    Até soa bem.

  • Baal

    “Acusado é uma coisa, ter sido provado é outra e ter sido ele é outra”

    Ora, não te preocupes. Mesmo que acabe por ser condenado em tribunal, só tens de fazer o que já fazes para todos os outros casos de condenação. Fingir que não sabes.

  • Mike

    Caro Carpinteiro:

    ««sempre prontos para a batalha» para formar os futuros líderes mundiais, os Legionários de Cristo, com discrição e muita habilidade no meio social e cultural de cada país, avançam imparáveis como, – novo exército do Papa.» – não precisas de dizer mais nada. Já percebi tudo. Só não percebeu um cego!

    Os ateus trataram de “fazer a folha” ao padre, pois ele era uma ameaça a subrevivência dos ateus.

    Só me falta saber quanto pagaram a alguém para dizer que foi abusado pelo padre, e servir “de manequim” no livro que encomendaram ao tal autor.

    Salta à vista o que se passa!

  • pedro

    -|- -|-
    M MA

    Fingir que não sei o quê?
    Por causa do processo que falaram que meteram no papa é…?
    Deixa-te de coisas…

  • Carpinteiro

    «Os ateus trataram de “fazer a folha” ao padre, pois ele era uma ameaça a subrevivência dos ateus.»

    Mike tenha juízo homem. Quem se queixou foram os seus colegas não os meus. Entendam-se.

  • Rui Falcao de Campos

    Como e possivel escrever tamanho disparate? O Pe. Marcel foi condenado pela Santa Se em 2005, e faleceu em 2008. Assim, nem passaram os 5 anos sobre a sua morte, pelo que o processo nao poderia nunca ter sido iniciado, e de todo o modo e impensavel declarar que praticou as virtudes de forma heroica e exemplar um sacerdote criminoso e hipocrita.
    Tambem o Sr. Esperanca faria bem em resistir a tentacao. Sabemos que o demonio e o pai da mentira e a verdade atributo de Deus, mas faltar a verdade de forma tao clara, deturpa as regras do debate intelectual, e nem e um bom servico que faz ao Demo. Deus o tenha em Sua Sta Guarda.

You must be logged in to post a comment.