Loading
  • 29 de Abril, 2010
  • Por Carlos Esperança
  • Política

Espanha – Um país e dois Varelas

O cardeal Antonio María Rouco Varela, bispo de Madrid, um dos mais reaccionários de Espanha e do mundo, abriu feridas insanáveis com a ajuda de Ratzinger, ao canonizar e beatificar, em doses industriais, defuntos admiradores de Franco.

Foi um acto deliberado contra a democracia e, na pressa, nem todos eram aconselháveis para os altares apesar da generosidade com que Bento XVI eleva fascistas à santidade. Podia ter-se ficado por Escrivà, a quem devia favores e dinheiro, apesar da conivência com a ditadura e o ditador, e poupado a Espanha ao reavivar de memórias dolorosas de quem viveu horrores praticados dos dois lados da guerra civil.

Agora apareceu outro Varela, a quem também não faltam vestes talares e a nostalgia do ditador cruel que, depois de ganhar a guerra, nunca mais perdeu o espírito sanguinário.

O juiz de instrução do Supremo Tribunal, Luciano Varela, levará a julgamento Baltasar Garzón, por ter decidido investigar os desaparecidos da guerra civil e do franquismo, violando a lei de amnistia geral de 1977. Faltava este Varela para evitar que os crimes de um dos mais sanguinários ditadores do século passado fossem conhecidos com rigor.

Rejubilam os franquistas, incluindo a maioria do clero, que assistiram à democratização de Espanha, convictos de que Franco era o enviado da providência divina. O fascismo está vivo nas Forças Armadas, nos Tribunais e nas Universidades que permaneceram intactas, tal como a Igreja católica, e se mantêm redutos sólidos do fascismo espanhol.

Quando o juiz Baltasar Garzón, ciente de que os crimes contra a humanidade não devem prescrever, resolveu exumar os crimes da Guerra Civil, com a mesma coragem com que perseguiu os da ETA, viraram-se agora contra si os carrascos que então rejubilavam.

O julgamento de Baltazar Garzón não é só um libelo contra a democracia e o direito dos descendentes das vítimas à verdade, é a vingança mesquinha contra um juiz que, se for suspenso, perde o direito à protecção policial e fica sujeito às balas dos inimigos.

É talvez isso que os seus algozes querem. Basta que o Varela de toga possa fazer o que o Varela de mitra não consegue. Nem o escândalo internacional, nem a indignação dos descendentes das vítimas, nem a estupefacção de magistrados democratas o demoveu. O ódio é velho e não cansa.

21 thoughts on “Espanha – Um país e dois Varelas”
  • Baal

    Pois. Se violou uma lei de amnistia automaticamente está a cometer um crime, automaticamente está sujeito a ser julgado por isso. Presumo que ele próprio, como magistrado, já soubesse o risco que corria. A lei é para cumprir e quem não a cumpre sujeita-se.

    Agora, concordo que este é um caso em que vale a pena ir a tribunal para mudar a lei.

    Os crimes do franquismo devem ser julgados, mas com a condição de os crimes da república (espanhola, Sr. esperança) também o sejam. Estalinistas e anarquistas, também sujaram as mãos nessa guerra, e de que maneira. Alguns dos padres canonizados terão MESMO merecido a coroa do martírio. Embora desconfie, dada a perticipação da igreja na guerra, que alguns simplesmente terão merecido os riscos que correram.

  • Carlos Esperança

    Baal:

    Se leu o meu post não lhe restam dúvidas sobre o que penso da violência de ambos os lados.

    Quanto aos crimes do franquismo, Pinochet também era senador vitalício e amnistiado. E foi julgado.

  • antoniofernando

    Também acho que os crimes contra a humanidade não devem prescrever. Mas há um tempo histórico em que, com equanimidade, se deve enterrar o Passado e aprender com as lições trágicas da História. Não conheço o caso em concreto, de que só agora tomei conhecimento.Mas tenho de Baltazar Garzón a ideia de um juiz íntegro e corajoso, embora qualquer juiz deva sempre obediência ao primado da lei,concorde ou não com ela.Se desrespeitou a lei, não está acima dela, seja ele ou outro qualquer. Se não desrespeitou,terá oportunidade de dizer de sua Justiça.

  • Realismo….

    Ora ora… viva a hipocrisia!!! Exigem punição tanto pros republicanos quanto pros falangistas…
    Mas não vejo ninguem exigir punição ao “bons” Aliados por suas “boas ações” na 2ª guerra….

  • Revisionismo

    “Os crimes do franquismo devem ser julgados, mas com a condição de os crimes da república (espanhola, Sr. esperança) também o sejam. Estalinistas e anarquistas, também sujaram as mãos nessa guerra, e de que maneira. Alguns dos padres canonizados terão MESMO merecido a coroa do martírio. Embora desconfie, dada a perticipação da igreja na guerra, que alguns simplesmente terão merecido os riscos que correram.”

    E os crimes do Eixo na 2ª guerra deveriam ter sido julgados sob a condição de que os crimes dos Bons Aliados também o fossem!!! Mas… os Bons Vencedores não iriam permitir… claro…

  • Joe

    Quais foram os erros dos anarkistas e stalinistas ??

    “Alguns dos padres canonizados terão MESMO merecido a coroa do martírio”
    Os padres fuzilados pelos frankistas…. realmente merecem a coroa de martirio….

  • Baal

    Eu smpre disse que Nuremberga, ao armar-se em farol moral da nova ordem mundial, mas começando logo por ignorar os crimes dos aliados, foi uma FARÇA. No fundo não passou de mais um acto de propaganda de guerra em que os crimes dos perdedores foram exibidos até à exaustão enquanto os dos ganhadores eram estranhamente esquecidos. E que ganhadores. Até Estaline, cujos métodos eram iguais aos de Hitler, se sentou, como um cordeirinho, ao lado dos “bons”.

    Começou logo mal a nova ordem do prós guerra…

  • Baal

    Joe

    “Quais foram os erros dos anarkistas e stalinistas ??”

    Espero francamente que estejas a brincar. É que para doidos, hipócritas e ceguinhos já bastam os católicos conservadores que aparecem por aqui. E eu não estou a falar de “erros” mas de CRIMES tout court. A ascenção dos grupos extremistas republicanos provocou um banho de sangue. Queres exemplos ? Quais preferes ?

    A parte em que os republicanos estalinistasXtrotskistas se assassinavam uns aos outros é especialmente divertida. Mas como este blog é relacionado com o debate das relações entre ateus e religiosos, toma lá um texto acerca da perseguição da república aos religiosos.

    “Já em maio daquele ano, durante a “queima dos conventos”, foram tomados pelas chamas 107 edifícios religiosos, entre os quais as casas salesianas de Alicante e de Campelo. Depois a guerra que irrompeu a 17 de julho de 1936 provocou inúmeros massacres que dizimaram as fileiras do clero e das congregações religiosas. Basta o número de vítimas para dar uma ideia do horror do que aconteceu: em três anos a Igreja da Espanha perdeu 4.200 membros do clero secular, entre os quais doze bispos, 2.300 religiosos, 280 religiosas e milhares de fiéis leigos comprometidos. Acrescente-se a isso a destruição e a profanação de muitíssimos edifícios religiosos.”

    http://glaucosdb.blogspot.com/2010/02/martires-

  • Joe

    Certo… defendo a punição destes anticlericais violentos sob a condição de punirem a igreja por seus séculos de tirania na Espanha (e outras partes).. Só se os clérigos que incitaram o ódio à República desde 1931 sejam punidos também….. Só se o s clérigos que apoiaram o golpe fascista tambem sejam punidos… só se os clérigos que pegaram em armas pra massacrar os republicanos e outros tambem sejam punidos!!
    O clero perdeu várias pessoas gratuitamente?? huum sei…. o clero é a eterna vítima….

  • Baal

    Joe,

    Concordo que o clero se envolveu gratuitamente, como sempre faz, apoiando as forças de direita. Concordo que também sejam julgados os clérigos que incitaram à violência contra a república.

    Mas podes crer que estalinistas e anarquistas também não eram meninos de coro e podes ter a certeza que muitos clérigos foram perseguidos injustamente. Afinal, haver quem seja contra a república não deve ser razão para que a república limpe o sebo à oposição não é verdade ?

    Muitos dos mortos foram assassinados simplesmente porque estavam no lugar errado à hora errada. Algum comendante estalinista decidia limpar a padralhada e simplesmente arrebanhava quem estivesse à mão. E quem estava à mão podia ser alguém perfeitamente pacífico e honesto, gostasse ou não da república e era natural que não gostasse, visto que na república aconteciam coisas destas a padres como ele…

    Ora isto não faz qualquer diferença em relação à repressão que Franco exerceu e que Garzón quer julgar.

  • Baal

    Concordo na generalidade com o que estás a dizer.

    Embora saiba que vais ter outro ataque histérico por eu dizer isto.

    Mas como tens ataques histéricos por eu dizer seja o que for, a única coisa que posso fazer é aconselhar-te a comparência na urgência psiquiátrica.

  • Baal

    Carlos Esperança,

    A minha refererência a si foi apenas porque no outro dia confundiu a minha referência à república espanhola com a portuguesa.

    De resto sei que é absolutamente imparcial na questões dos crimes das ditaduras de esquerda ou de direita e que sempre condenou tanto umas como outras.

    Quanto aos crimes serem julgados concordo. Apenas referi ser natural haver uma reação legal, visto que que se pretende alterar uma lei em vigor. O que não quer dizer que a lei não deva de facto ser alterada, alteração com que concordo absolutamente.

  • Joe

    “Concordo que o clero se envolveu gratuitamente, como sempre faz, apoiando as forças de direita.”
    pois é… esse “envolvimento gratuito” custou a vida de milhares… talvez milhões de espanhóis (desde os tempos de Torkemada)!!

    “Mas podes crer que estalinistas e anarquistas também não eram meninos de coro e podes ter a certeza que muitos clérigos foram perseguidos injustamente. Afinal, haver quem seja contra a república não deve ser razão para que a república limpe o sebo à oposição não é verdade ?”

    muitos republicanos (de várias correntes ideológicas) foram perseguidos injustamente, inclusive por clérigos armados!!

    FAÇAMOS UM ACORDO!! SÓ ACEITAREI A PUNIÇÃO DOS STALINISTAS, ANARKISTAS QUANDO A IGREJA RESPONDER PELOS SEUS 2000 ANOS DE CRIMES.
    FEITO?

  • Baal

    Joe,

    “FAÇAMOS UM ACORDO!! SÓ ACEITAREI A PUNIÇÃO DOS STALINISTAS, ANARKISTAS QUANDO A IGREJA RESPONDER PELOS SEUS 2000 ANOS DE CRIMES.
    FEITO?”

    Concordo.

    O problema é que, provavelmente não será nas nossas vidas que veremos uns e outros serem chamados à pedra.

    Entretanto apenas chamo à atenção para o facto de todos os lados terem as mãos sujas.

  • Joe

    sinceramente, não sinto pena dos padres fascistas mortos…. partindo dessa logica… teia ke ter pena de Khomeini

  • Baal

    Joe,

    Até podes gostar imenso e rir-te ás gargalhadas. Mas em discussão de facto tens de admitir que é um assassinato como os outros.

    Podes não ter pena deles, mas tens de reconhecer que assassinar um padre fascista é como assassinar um comissário comunista. Assassinar é assassinar. Uma coisa é matar alguém em combate, de armas na mão. Outra é selecionar na rua aqueles de quem não se gosta e fuzilá-los. Espero que vejas qual é a diferença. Além disso, nestes casos, as vitímas costumam ser arrebanhadas ao acaso, segundo a cor da camisola e não por alguma culpa concreta do indivíduo. Pelo que, se calhar, muitos dos padres assassinados nem fascistas eram.

    Tens muitos exemplos de padres neutrais ou até de esquerda. Mas se lá estivessem iam com o molho. Os comissários políticos, no campo, não iam fazer processos idóneos nem exaustivos. Nem se preocupavam muito com isso e ainda bem. Porque os processos da rússia soviética que conhecemos eram ainda mais injustos do que um fuzilamento sumário, sem mais.

    Com isto não me quero armar em santinho, apenas referir que tanto é assassinato matarem-nos os amigos como nós matarmos os inimigos. A realidade e os padrões morais não se moldam a nosso belo prazer, tem de haver valores fixos que nos permitam avaliar os factos honestamente, sem fazer as figuras que vemos certos fanáticos fazer ao ponto de cairem na palhaçada total.

  • Joe

    mas estou falando de padrecos fascistas e armados….. Vários padrecos fascistas pegaram em armas na guerra civil!!

    ah… pergunta à máfia do vaticano se eles sentem pena de Oscar Romero… assassinato por uma ditadura amiga do vaticano (santa ironia!!!) Pergunta se eles sentem pena do frei Tito… que foi brutalmente torturado pela ditadura brasileira… Pergunta se eles sentem pena dos padres “vermelhos” e das freiras(EUA) assassinados pela ditadura salvadorenha…. se eles sentem pena das freiras francesas e dos padres palotinos mortos pela ditadura argentina.
    ah… outra coisa…. o ato do vaticano beatificar figuras que nem Kolbe e Edith Stein não passa de uma hipocrisia imunda…. Por ke sabemos ke o vaticano teve dubias relações com o nazismo e uma grande conivência com os regimes nazicatolicos de Tiso e Pavelic….

  • Baal

    Joe,

    O facto de lhes podermos criticar muitas coisas não quer dizer que justifique tudo o que nós façamos.

    Sem dúvida que muitos padres simplesmente meteram-se na guerra e correram os riscos implícitos. Mas outros foram lá metidos quisessem ou não. E quando falas de uns não te podes esquecer dos outros. Até padres progressistas podiam ser limpos apenas por ser padres. Outros não eram progressistas mas não pegaram em armas nem incitaram á violência e foram perseguidos à mesma.

    Quanto á colaboração da igreja com o nazismo já falámos sobre isso. A igreja de facto colaborou com o nazismo em alguma ocasiões, ao ponto de ter facilitado a sua ascenção, mas noutras ocasiões foi o seu maior inimigo. Também não nos podemos esquecer disso.

  • Joe

    Mas só o fato de ter tido relações dúbias com o nazismo é uma imensa corrupção moral….
    ah.. nem um só padre comparsa do nazismo foi punido pela igreja

  • Piku7

    Excelente artigo. Reflete o pensamento e o sentimento de muitos espanhóis e de pessoas em todo o mundo. Sabia que existe um outro Varela famoso? Pedro Varela, dono da libraria Europa, em Barcelona, onde difundem o nazismo (http://es.wikipedia.org/wiki/Librer%C3%ADa_Europa).
    Temos 3 Varelas já de duvidosa linagem democrática…

  • Nicolaesofran

    Nicolau da Romênia;Franco fiz uma burrice grande que não matou pelo menos Um Milhão de bandidos comunistas espanhois!

You must be logged in to post a comment.