Loading

Dois bispos fora do tabuleiro

Demitiu-se mais um bispo irlandês, implicado no encobrimento de crimes de abuso sexual de menores. Demitiu-se um bispo alemão acusado de violência física sobre crianças e desvio de dinheiro.

Xeque ao rei?

16 thoughts on “Dois bispos fora do tabuleiro”
  • Willy

    os EUA e o Vaticano sempre fracassarão no xadrez… Pois o 1° perdeu as 2 torres e o 2° perdeu os bispos!!!

  • Baal

    E depois dizem que não podemos generalizar quando vemos o mesmo em toda a parte, Estados Unidos, Irlanda, Alemanha, Malta, Espanha, Itália etc etc. Em toda a parte a hierarquia se comportou exactamente da mesma maneira. Só um perfeito idiota é que não compreende que estamos perante o que era a política NORMAL do vaticano para estes casos.

    E já que tanto se falou de falta de urbanidade, gostava que também se encarasse como tal armar-se em idiota e tentar fazer os outros de idiotas dizendo que não se pode generalizar aquilo que toda a gente está a ver que é a conduta geral da igreja.

    Em TODOS os casos em que a hierarquia tomou conhecimento encobriu. Em qualquer época. Em qualquer parte do mundo. Dizer que 100% dos casos não é suficiente para generalizar é GOZAR com as pessoas, é uma FALTA DE RESPEITO por quem está a falar.

    Devia haver um limite para a provocação.

  • 1atento

    O vaticano está de pedra e cal enquanto tiver o cavalo.

  • ricardodabo

    O organograma de toda organização criminosa é complexo, abarcando uma multiplicidade de funções. Pense-se, por exemplo, no tráfico internacional de drogas. Existe alguém que planta ou sintetiza a droga; alguém que a transporta; alguém que a distribui; alguém que alicia crianças para comercializá-la; alguém que, finalmente, a consome e assim financia o tráfico e a violência.

    Na Igreja Católica, acontece o mesmo. Existe o padre que molesta a criança; o bispo que acoberta o padre transferindo-o de paróquia; o papa que redige um documento instruindo seus subordinados a guardarem silêncio; alguém que utiliza o Espirito Santo como pombo correio para distribuir essas instruções; e, por fim, há o católico que deixa o seu dinheiro na caixinha de dízimo da igreja – o mesmo dinheiro que será usado depois para pagar indenizações milionárias a vítimas de abuso sexual, ou, como no caso do monsenhor de Arapiraca que prestou depoimento na CPI da Pedofilia esta semana, para pagar o valor do programa aos coroinhas seduzidos.

    A transferência de padres é um fenômeno que acontece onde quer que exista uma Igreja Católica. A pergunta que deveríamos fazer aos ingênuos católicos é a seguinte: quando todas as sucursais agem em sintonia, você acha que isso é só uma coincidência ou você acha que isso é orquestrado pela matriz?

    Que os católicos sejam capazes de se enganar a si mesmos, que queiram atribuir os crimes de abuso sexual contra menores aos indivíduos, eximindo a igreja de qualquer responsabilidade, isso é um problema deles. Nós, ateus, é que não temos a necessidade de adotar essa cegueira voluntária.

    Tenhamos, pois, a coragem de dar nome aos bois: a Igreja Católica é uma organização criminosa que refugia e acoberta pedófilos. Bento XVI deveria estar na cadeia. E na cadeia deveria ter passado os últimos dias aquele infame cujo currículo pouco recomendável parece ser incapaz de abalar sua popularidade: João Paulo II.

  • sxzoeyjbrhg

    É mesmo “xeque ao rei”!

    Bento XVI implicado em processo judicial nos Estados Unidos
    22 de Abril de 2010, 19:55

    Um cidadão norte-americano, do estado de Illinois, processou o Vaticano e o Papa Bento XVI por terem alegadamente encoberto os casos de abuso sexual de menores levados a cabo por um padre do Wisconsin.

    Ler o resto aqui: http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1060176.html

  • 1atento

    Papa formalmente processado nos EUA
    http://www.tvi24.iol.pt/internacional/pedofilia

  • antoniofernando

    O Baal continua o mesmo grunho e imbecil. E o Carlos Esperança o mesmo silencioso hipócrita.A generalização a que me referi,em comentários, foi em relação ao universo dos padres da ICAR, não foi em relação ao núcleo minoritário dos abusadores sexuais, pedófilos ou não.Qualquer tipo medianamente inteligente percebe que, em todas as organizações há pessoas de Bem e de Mal.Há padres que desonram a sua condição sacerdotal e humana e há sacerdotes que se comportam de forma perfeitamente santa. Óscar Romero foi apenas um desses elevados exemplos. Claro que a iluminária do Impoluto e Anjinho Baal só não vê isto porque não quer, porque permanece intelectualmente desonesto e bilioso. Nem o chazinho de tília o sossega. Tem maus fígados o rapaz.Mas tanto vai levar na tola que acabará por amansar…

  • zgd

    Quando será que o 3/O começará a pôr ordem em todos os seus mandatários? LOL.

  • JoseMoreira

    Estão a esquecer-se dos peões… Olhem que, no xadrez, são peças bem importantes.
    E peões é o que o Vaticano mais tem.

  • Baal

    “A transferência de padres é um fenômeno que acontece onde quer que exista uma Igreja Católica. A pergunta que deveríamos fazer aos ingênuos católicos é a seguinte: quando todas as sucursais agem em sintonia, você acha que isso é só uma coincidência ou você acha que isso é orquestrado pela matriz?”

    É essa sintonia, essa perfeita coordenação entre centenas de padres diferentes, de dezenas de países diferentes, registada ao longo de décadas que eles não conseguem responder.

    Não conseguem porque a resposta é só uma – evidentemente que é uma política generalizada do vaticano, evidentemente que todos foram instruídos para agir assim. Seria impossível que assim não fosse.

    Porque se não fosse então teríamos o bispo A a agir de determinada maneira, o bispo B a agir de outra, o C poderia agir exactamente como o A mas o D já agiria de maneira diferente etc.
    Isto seria assim se fosse como o aldrabão do antoniofernando está a dizer, uma questão de consciência a decidir por cada um.

    Mas não é iso que se passa, centenas de responsáveis da igreja, sem se conhecerem pessoalmente, de países diferentes, gerações diferentes agem TODOS exactamente da mesma maneira.

    Ora é totalmente impossível agirem TODOS exactamente da mesma maneira sem que se trate de uma política geral na qual foram instruídos.

    É isso que os crentes nunca reconhecerão, porque para reconhecer isso era reconhecer que a igreja tem problemas de fundo e isso eles nunca farão. Porque para o fazer era preciso um mínimo de honestidade que é coisa que não sabem o que é.

    É assim que face a uma actuação generalizada da igreja exactamente igual em TODOS os casos, vêm dizer que não se pode generalizar como se TODOS já não fosse em si mesmo a maior generalização que é possível conceber.

    O que me leva a perguntar, serão apenas ingénuos ou estarão a gozar com as pessoas ?

    É que, por muito ingénuo que seja, um pobre de espirito para ser enganado precisa d eum mínimo de informação contraditória, para que possa ser baralhado. Ora estas senhores sabem perfeitamente que a igreja agiu da mesma maneira em TODOS os casos, ora TODOS deixa pouca margem para dúvida, mesmo para o maior tolinho da aldeia.

    Estou em crer que estão apenas a gozar com a gente.

  • JoseMoreira

    1atento: sabemos que não vai dar em nada. A ICAR ainda é muito poderosa. Qualquer católico de meia-tigela ou, até, de tigela inteira, te dirá, gargalhando alarvemente, que nada nem ninguém consegue destruir a ICAR. E eu dou-lhe razão, basta atentar no que se passa com a Máfia: há tantos anos a combatê-la, e não conseguem destruí-la. E não venham com a história de que a Máfia não se compara com a ICAR. Ou então, digam-me qual a diferença.

  • JoseMoreira

    Pelo menos, dá para se saber que tipo e quantidade de consideração é devida ao Rato Zinguer: ZERO! Afinal, o dito “santo padre” não está acima dos homens; está a ser tratado como um igual. Só isso, já é uma vitória.Porque ele é quase igual aos outros homens, afinal. A única diferença é que não pode casar, e os outros podem.

  • Mandaforte

    Caros amigos

    No tabuleiro da igreja, faltam as pedras principais que nunca lá são colocadas.
    Exactamente. Os burros.
    Esta categoria como sabemos abarca todos aqueles que de forma ingènua ou inconsciente continuam a olhar para a igreja como uma instituição recomendável, quando de facto não é.
    A coisa mais sinistra que nos é por vezes oferecida é o chamado concílio de cardeais, com aqueles seres despreziveis de “barrete” vermelho na cabeça.
    Não faltará muito para os vermos a “baptisar” e absolver os novos recuperados pela fé e pelo antigo amor ás crianças.
    Por favor não deixem os vossos filhos aproximarem-se do papa. É muito perigoso.

  • Baal

    Olá antonioistonãoéoqueparece,

    Como sempre continuas o mesmo mentiroso provocador.

    Nunca eu disse que todos os padres e crentes são pedófilos como vocês andam agora a espalhar para baralhar a assistência.

    O que eu disse é que TODOS os responsáveis pela igreja agiram exactamente da mesma maneira em relação à pedofilia, ENCOBRINDO TODOS OS CASOS, pelo que, na questão do ENCOBRIMENTO só alguém com uma total falta de carácter pode fingir que que não existe uma atitude generalizada da igreja como instituição em relação a esses casos.

    A nossa “conversa” abarcou também a perseguição aos padres progressistas que pretendem reformar a igreja a partir de dentro, perseguição esta que é também generalizada.
    Por todo o lado, por todo o mundo, TODOS os padres que se destacam nessa tentativa de reforma, são enxovalhados, calados, quando não expulsos e às vezes até excomungados. Mais uma vez a palavra TODOS não deixa qualquer dúvida de que, quem negue que isso é uma política generalizada da igreja não passa de um MENTIROSO sem escrúpulos.

    Ora, se grande parte dos crentes adoptam essa postura de negação do óbvio, se a carapuça vos serve, não tenho culpa.

    O que nos remete para a questão dos insultos. Que tu me trates por grunho imbecil estou-me nas tintas. Cada um sabe o que é e não me importo nada de devolver o insulto e referir que quem se comporta como tal és tu.

    Agora particularmente insultuoso, pela HIPOCRISIA é fazeres-te de parvo e tratares os outros como parvos dizendo anormalidades como, numa questão em que um determinado comportamento abrange 100% dos casos, dizer que não podemos generalizar nem admitir que é esse o comportamento geral. Se gostas de fazer figura de maluco acho bem, precisamos de palhaços para animar o circo. Que tentes fazer os outros de palhaços é que é uma falta de EDUCAÇÃO e de CARÁCTER coisa que parece que atua muito católica família não te soube dar.

    Continua então a dizer que não se pode generalizar um comportamento que abarca 100% dos casos como comprovamos no ENCOBRIMENTO da pedofilia ou na PERSEGUIÇÃO aos padres honestos que tentam reformar a igreja.

    ou a inventar mais MENTIRAS como dizer que eu digo que todos os padres são pedófilos etc.

    Quem não tem argumentos nem sabe o que é a moral, inventa desculpas esfarrapadas mesmo que completamente idiotas só para tentar lançar a confusão.

    PS

    Gostei da tua referência aos padres honestos como Boff etc, dizendo que eu não reconheço a sua existência quando nas ultimas “conversas” que tive contigo eu já os elogiei umas três ou quatro vezes. Aliás, até te chamei traidor pela óbvia razão de não reconheceres a perseguição que os padres honestos estão a ser vitímas dentro da igreja. Nesse aspecto acho que a designação de FARISEU se te aplica muito bem.

    Ora é impossível que te tenhas esquecido completamente de todas estas coisas em que trocámos dezenas de linhas ainda há um dia ou dois.

    Isto prova que não estás a conversar, apenas a provocar, talvez na esperança que eu te insulte para depois ires dizer ao Carlos Esperança – vê, vê, os agnósticos também são maus.

    Seja como for já te topei. Todo educação e moderações, o menino antonio, quando se lhe esgotam os argumentos recorre ao insulto à mentira descarada e à provocação para desviar o assunto. Tu não estás aqui para conversar, estás apenas a tentar semear a confusão.

    Até já ponho em dúvida que não sejas católico como estás sempre a dizer.

    A histeria e total falta de escrúpulos que demonstras quando te vês sem argumentos na defesa da santa madre igreja faz-me pensar que deves ser mais um daqueles infiltrados como o otário que se tentava passar por “agnóstico” mas que subscrevia em 100% todas as teses do vaticano ignorando tudo o que não conviesse às sotainas.

    O que se passa é que vocês ficam às aranhas pela existência de espaços de livre discussão e tentam desestabilizar isto de todas as maneiras possíveis e imaginárias. Este blog é alvo de sabotagem informática, de energúmenos que se põem a insultar toda a gente a eito e de outros, mais finos, que se tentam passar pelo que não são para lançar a confusão como o outro “agnóstico” seguidor fanático da propaganda do vaticano.

    Vão brincando. O resultado está à vista. Á pála das vossas brincadeiras a população tuga, num século, passou de 90% de praticantes para uns 20 ou 30%. Continuem, não moralizem a casa que o resultado está a ser lindo.

  • Baal

    Claro que não vai dar em nada. O poder da igreja ainda se sobrepõe a isso.

    Mas é um BOM aviso para o futuro.

    Há umas duas gerações era impensável sequer denunciar os abusos de que as crinaças eram vítimas. Qualquer bispo era demasiado poderoso para que alguém se atrevesse.

    Há uns anos os bispos começaram a ser acusados corriqueiramente. Apesar de certos mentirosos profissionais garantirem que não se pode generalizar, na generalidade dos países mais desenvolvidos começou a ser “natural” ver os bispos serem chamados a contas, nos caso dos states entrando até as dioceses mais ricas do mundo em falência devido aos constantes pagamentos de indeminizações.

    Agora, finalmente, pedem-se contas ao PRINCIPAL responsável, alguém que seria impensável mencionar seuqer de viés em qualquer acusação ainda à uns anos atrás.

    Por este andar, não será nos próximos anos, mas na próxima geração a igreja será uma instituição com os mesmos direitos e deveres de todas as outras, acabando-se os privilégios de intocabilidade.

  • Willy

You must be logged in to post a comment.