Loading
  • 1 de Abril, 2010
  • Por Carlos Esperança
  • Vaticano

A Igreja católica, os milagres e os escândalos

Enquanto sobram as dúvidas sobre a virtude dos seus padres, minguam as certezas sobre a intercessão divina nos milagres dos seus santos.

A pressa em canonizar João Paulo II, um papa que era crente, depara-se agora com a nódoa que atingiu em cheio João XXIII e que persegue Bento XVI – a ocultação dos casos de pedofilia que envolvem os seus padres.

Os milagres obrados para fabricar beatos e santos, cada vez mais medíocres, têm sido um factor de descrédito da Igreja católica e motivo de ridículo que embatuca os crentes e hilaria os incréus. Salva-se o milagre da Alexandrina de Balazar que, segundo afirmou o próprio Papa João Paulo II, passou mais de 13 anos sem ter comido, bebido, defecado ou urinado, alimentando-se apenas de hóstias consagradas e cuja beatificação ainda teve de passar por uma milagre obrado numa conterrânea emigrada em Estrasburgo.

A cura do olho esquerdo de D. Guilhermina de Jesus, queimado com salpicos ferventes de óleo de fritar peixe, foi um milagre que transformou Nuno Álvares Pereira, de herói que era, em colírio, desonra que não mereceria o vencedor de Aljubarrota.

Na semana em que o Vaticano comemora a morte de João Paulo II e já tinha um milagre confirmado para a sua beatificação, tudo correu mal, desde a contestação da posição assumida em vida quanto aos abusos sexuais dos seus padres até à validade do milagre obrado depois de morto. Depois de aprovado o milagre da cura da freira francesa, Marie Simon-Pierre, que sofria da doença de Parkinson, foi posto em causa por um prestigiado jornal que duvidou do diagnóstico e da cura.

Para além da dúvida de ter curado uma freira, depois de morto, de uma doença que não conseguiu evitar a si próprio, em vida, resta a incúria com que lidou com as inúmeras queixas de abusos sexuais que recebeu e de que se desinteressou, deixando a resolução às dioceses.

A quantidade avassaladora de milagres e a catadupa de escândalos vão transformando o Vaticano de referência ética que foi para alguns em espaço mal frequentado reconhecido por quase todos.

18 thoughts on “A Igreja católica, os milagres e os escândalos”

    Pingback: Tweets that mention A Igreja católica, os milagres e os escândalos :: Diário Ateísta -- Topsy.com

  • ricardodabo

    Carlos, este parágrafo ficou estranho:

    “Depois de aprovado o milagre da cura da freira francesa, Marie Simon-Pierre, que sofria da doença de Parkinson, foi posto em causa por um prestigiado jornal que pôs em causa quer o diagnóstico quer a cura.”

    Muita causa. Abraços.

  • pedro

    -|- -|-
    M MA

    É de notar que dizem que no sitio onde supostamente foi sepultado Jesus Cristo todos os anos no mesmo dia sai de lá um fogo, juntam-se centenas de pessoas a passar-lo de uns para outros em tochas, etc… etc… etc… e parece que esse fogo não queima, nem mesmo as barbas, dizem…
    A Igreija onde se encontra está sobre administração da Igreija Ortodoxa, dai muitos ortodoxos dizerem que eles é que são a religião verdadeira.
    Não esqueçamos que a Nossa Senhora no egypto tem aparecido inclusive sobre Igreijas ortodoxas mas mais católicas em cima de elas suspensa no ar e quando a comunicação social vai entrevistar as pessoas na rua elas relatam factos não muito normais tipo ficar curada do olho esquerdo e até ficar a ver melhor, outros a dizerem que gostavam de ter ido ver e de manha aparecem com a biblia pintada com uma Nossa Senhora coisas assim… e acho estranho nem comentarem isso na comunicação social… senão na propria televisão do egipto.
    Pessoas de várias religiões juntam-se nesses sitios durante esta época do ano…

    Chamam-lhe o Fogo Santo

    http://www.youtube.com/watch?v=ys8hNr7BZ70

  • pedro

    -|- -|-
    M MA

    O proprio presidente do egypto testemunhou um dos acontecimentos… mas não foi divulgado na comunicação social internacional.

  • pedro

    -|- -|-
    M MA

    Parece que existe certas coisas por ai, a que alguns chamam de fenómenos.
    Os Ortodoxos dizem por ai que um dos papas considerou o fogo como não verdadeiro ou que poderia ser supostamente falso mas a Santa Igreja Católica não tem juridição nessa Igreja onde supostamente se encontra o sepulcro de Jesus Cristo e a realidade é que para aprovar as vezes coisas oficialmente poderá ser complicado e ter-se de analisar bem e não creio que exista nada propriamente como oficial.
    Dizem que não queima as barbas… qual a vossa opinião sobre este fenomeno?

  • Carlos Esperança

    Obrigado, Ricardo.

  • Baal

    Se queres que seja franco, parece que a vossa igreja é uma filial do Jornal do Incrível.

    Só falta a mulher barbada e o rapaz elefante.

    E sem querer ser derrotista, aconselho-te vivamente a não chegares as barbas ao fogo.

  • sempapasnalingua

    A propósito de escândalos da ICAR e das reacções dos submissos acéfalos e mui pios seguidores, sapetece-me dizer: Jota cê volta que estes gajos andam completamente doidos!
    Mas, e a propósito de escândalos religiosos,e porque já não sou criança,nem menino de coro, nem seminarista, temo mais os “escândalos” da outra Religião furiosamente adepta do Amor,Tolerância e Paz, abreviando: RATP.
    Em Portugal não sei como vai a moda de exaltar o islão e a sua “gloriosa” cultura (?), cujo solestício roçou a órbita de Júpiter (façanha que nem os americanos pré Obama Hussain sonharam) durante a “idade de ouro” no califado do Al Andalus.
    Mas suspeito que haja uma onda perigosa de nostalgia desses “épicos” tempos (esperando que essa onda não se transforme em tsunami como está acontecendo por estas bandas da Eurábia), depois de ter visto na RTPI al Margarida Martins a fantasiar sobre Marrocos onde se passeava com véu e djellebah com os olhos toldados e a fantasmar sobre as origens àrabes dos alentejanos como ela.Há sempre um princípio a tudo.
    Escândalos dos “areias” dizia eu, desta vez ainda se saíram mal, mas no futuro não sei o que irá a contecer aos nuestros hermanos com um abcesso de fixação de três ou quatro milhões de maometanos que se pretendem tão espanhóis, como eu ser um trineto do último czar da Rússia e um parente de Einstein.
    Na Andalusia agora, cada vez mais cierca, o garrote vil cada vez mais estreito:
    http://www.abcdesevilla.es/20100401/sevilla-cor

    PS
    Ninguém me vai retorquir que os guardias civis atentaram contra a liberdade de culto destes maometanos, como os suiços e os minaretes,pois não?

  • Carlos Esperança

    O Islão consegue ser o pior e mais implacável dos monoteísmos. E o pior é que Maomé é o último profeta e ouviu o que deus disse pela última vez.

    Temos de estar atentos.

  • pedro

    -|- -|-
    M MA

    baal pois é mas parece que é verdade isso até vem na televisão de Israel nos telejornais e tudo… não mostram isso também na comunicação social internacional… e não é muito conhecido no ocidente esse fenomeno…
    Segundo o que dizem o fogo em as suas propriedades durante 33 minutos…
    mais informação sobre o fenomeno aqui:

    http://www.holyfire.org/eng/
    http://www.catedralortodoxa.com.br/submain.asp?…

    Nota: Não esqueçamos que aquilo é o suposto sepulcro de Jesus Cristo mas a Igreija que está sobre ele está sobre juridição da Igreija Ortododoxa mas não significa que não vão lá pessoas de outras religiões visitar-lo… dai que naquele local é uma confusão de religiões e a maior parte todos falam sobre Jesus Cristo até mesmo no hinduismo ele é considerado de outra maneira.

    Nota: Não esqueçamos que aqui é o suposto sepulcro de Jesus Cristo e que a Igreija que se encontra sobre ele está sobre juridição da Igreja Ortodoxa.
    Dai ser uma confusão de religiões naquele sitio envolto… sepulcro onde está Jesus Cristo

    Carlos Esperança:
    A primeira mulher do fundador do islão pertencia ao cristianismo e foi a primeira pessoa a declarar o Muhammad como o ultimo profecta… mas a realidade é que o que eles falam sobre Jesus é uma história diferente, tanto que eles nem conhecem nada nem e muitos de eles nunca sequer ouviram falar de São José, ou seja sobre Jesus existe somente 4 livrinhos oficiais que estão introduzidos na biblia mas os livros de eles dizem histórias diferentes, quando confrontados com isso eles dizem que foram más traducções… mas más traducções é diferente de ocultar São José por exemplo e outros e a Santa Igreija Católica nunca teve outras histórias sobre isso… até existe registro de livros muitos anteriores desde a existencia de sua religião como o famoso Códex_Sinaiticus
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Codex_Sinaiticus

    Ou seja se quizerem traduzir e boas traduções podem ir ao museu não? ou até mesmo a alguns sites na internet…

    Ou seja o que é que se conclue, que alguem provavelmente declarou-se como o ultimo profecta na altura e quem tinha os livros escritos em latin e essas coisas… era a Santa Igreja Católica e eles provavelmente escreveram mais ao menus sobre o que ouviram da religião católica e sobre os manuscritos sobre Jesus e meteram outras coisas… creio que até tem coisas que vem mesmo dos judeus. assim como a própria bibliia os contém.
    Até os islámicos acreditam em Jesus Cristo só que acreditam que ele era um profeta.

  • pedro

    -|- -|-
    M MA

    Fogo que sai do próprio suposto sepulcro onde Jesus Cristo foi sepultado, esse fogo é passado de uns para outros e não queima tem a duração de 33 minutos o fenomeno dizem.

    http://www.youtube.com/watch?v=ys8hNr7BZ70

    sobre o islão a primeira mulher do fundador do islão era de oriens cristãs

  • pedro

    -|- -|-
    M MA

    Khadijah bint Khuwaylid
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Khadijah_bint_Khuw

  • pedro

    -|- -|-
    M MA

    Reportagem na tv:
    http://www.youtube.com/watch?v=VrcVBEHe9d8&feat
    http://www.youtube.com/watch?v=56Cxx_zsx30&NR=1

    Por causa de a igreja que está sobre o suposto sepulcro onde foi sepultado Jesus Cristo estar sobre juridição e de isso acontecer eles afirmam ser por causa de isso muitas vezes como a verdadeira igreja.

  • pedro

    -|- -|-
    M MA

    Corrijo:
    Por causa de a igreja que está sobre o suposto sepulcro onde foi sepultado Jesus Cristo estar sobre juridição da Igreja Ortodoxa e de isso acontecer eles afirmam-se muitas vezes como a verdadeira igreja.

  • Baal

    Um fogo que não queima. Um grande milagre. E que, só para chatear o papa só acontece em presença dos padres orientais, Quando os católicos não estão presentes…

    Evidentemente que isso cheira a um truque barato de feira com que que os ortodoxos impressionam os crentes e que evitam fazer em frente aos católicos com medo que estes os metam a ridículo.

    As comunidades de padres que guardan o santo sepulcro são uma espécie de arruaceiros, frequentemente pegam-se à estalada, ortodoxos contra arménios. Há até um ortodoxo que se tornou famoso por morder os arménios durante as rixas em que chovem pontapés. Ali vale tudo. O ambiente é de feira mesmo, pelo que truques de magia não destoam nada.

    O que acho incrível é a facilidade com que as pessoas se deixam levar por qualquer conversa de milagres e milagreiros.

    Há-os às dezenas de milhar. Na igreja universal, como em centenas de seitas evangélicas, qualquer funcionário é milagreiro, enquanto vão depenando os patos. As outras igrejas têm todas milhares de milagres e milagreiros que provam que estão certas e todas as outras estão erradas.

    A credulidade das pessoas é verdadeiramente incrível.

  • Baal

    E se experimentassem serrar uma gaja em cima do sepulcro ?

    Vi isso uma vez num circo e impressionou-me imenso. Se bem que a garota-crododilo estava mais bem conseguida.

    Repara bem, enquanto um monge ortodoxo serrava a garina, um urso de bicicleta dava voltas ao sepulcro – last but not least TOCANDO A CAMPAÌNHA.

    Era o triunfo total para a igreja ortodoxa !

    Posso-te dar o endereço de uma firma de mágicos circenses profissionais que anuncia na net.

    Até fazem descontos em festas infantis com mais de 15 crianças.

    Perante um elenco desses as pessoas iam converter-se em massa. Era IMPOSSÍVEL não descortinar o dedo de deus num número desses !

  • Fpinto

    Serrar ao meio!

    Ofereça-se para isso Baal, e não mande executar os outros.

  • hiran telles

    Em Lanciano, na Itália, no
    séc.VIII, na dúvida do padre, a hóstia tornou-se carne viva e o vinho tornou-se
    sangue. Um trabalho científico em 03/71, confirmado por análise médica em 12/76
    da OMS (ONU), atestou que a carne e o sangue são humanos e que o diagrama do
    sangue, incrivelmente, corresponde como se tivesse retirado no mesmo dia não
    obstante o transcurso de 12 séculos. Contém ainda outro fenômeno da física:
    Cinco fragmentos de sangue coagulado em que o peso de cada um é igual ao peso
    de todos eles juntos.

    Este milagre extraordinário até
    hoje se encontra em exposição em Lanciano. Os milagres eucarísticos são
    diferenciados porque são concretos e visíveis e há muitos: Em Cáscia, 1330, o
    padre colocou a hóstia dentro do livro, ela sangrou e até hoje é venerada na
    basílica de Santa Rita. Em Siena, desde 1730, existem, até hoje, à exposição
    pública, 223 hóstias milagrosamente intactas. Existem, ainda, no mundo, cerca
    de 130 milagres eucarísticos catalogados na Internet. Portanto, Jesus, fora de
    dúvidas, se encontra vivo na eucaristia.

You must be logged in to post a comment.