Loading

Ratzinger sabia… e nada disse à polícia

O New York Times traz hoje um novo artigo sobre a protecção e indulgência de Ratzinger para com sacerdotes responsáveis por crimes de abuso sexual de menores.

Em 1980, um certo padre Hullerman foi acusado, na diocese de Essen, de forçar um menor a ter relações sexuais com ele. Deve dizer-se, em abono da verdade, que a diocese o suspendeu das suas funções. Mas houve uma diocese que o aceitou: a de Munique, onde o arcebispo era o próprio Ratzinger. E que fez Ratinzger? Não colaborou com as autoridades judiciais (como recomenda agora) nem considerou o perigo que o padre representaria para as crianças da sua diocese. Pelo contrário, aceitou que o padre se mudasse para a sua diocese (ou seja, reabilitou-o), e até permitiu que ensinasse «Religião e Moral» numa escola pública. Em 1986, o padre foi condenado por um tribunal civil por um crime de abuso sexual de menor.

A semana passada, Ratzinger escreveu um texto a afirmar-se «escandalizado» com os abusos sexuais clericais na Irlanda, e convidando ao «arrependimento». Não explicou se ele próprio está arrependido.

Como já se vai dizendo, é a altura de perguntar «o que é necessário para um Papa se demitir»?

26 thoughts on “Ratzinger sabia… e nada disse à polícia”

    Pingback: Tweets that mention Ratzinger sabia… e nada disse à polícia :: Diário Ateísta -- Topsy.com

  • Carpinteiro

    Um americano que afirma ter sido abusado sexualmente por Lawrence Murphy, um padre acusado de maltratar cerca de 200 rapazes surdos, assegurou hoje que o cardeal Joseph Ratzinger, atual Papa Bento XVI, estava informado do caso e deve ser responsabilizado.

  • Joey

    Ke nada!! O papa não sabia de nada!! Ele era inocente, coitadinho!!!

  • Go

    Demitir-se?! Disparate… não existe essa figura no Código de Direito Canónico. E ainda bem.
    Quem conhece a Diocese de Munique, sabe muito bem as toneladas de papel de burocracia que existe. Quem conhece a Igreja sabe que antes de chegar ao bispo há uma série de outras instâncias.
    Os casos de pedofilia são muito graves, sejam os pedófilos padres, avós, pai, mãe, tio, tia, primos, vizinhos, etc, etc…! Acho muito bem que a Igreja Católica queira limpar a sua casa. E nós?! Já limpamos a nossa? Teremos a mesma coragem que o papa? Segundo as estatísticas, os verdadeiros violadores estão dentro de casa.
    Força Papa! Coragem! Dê o exemplo!

  • Zeca Portuga

    V, Senhoria deveria era reproduzir a segunda parte da noticia – como sempre faccioso e aldrabão!

    Estamos perante um jornalista tão bem informado e culto que nem sabe que não existe “demissão” na “Constituição” do Vaticano.

    A função da Igreja não é administra a justiça civil dos homens, como tal, nunca deve ser policia ou delatora.
    Se Ratzinger o tentar fazer está a ofender um principio básico da igreja – não querem os laicistas uma separação real entre as questões do estado e da Igreja?

    Por mim não o faria. A justiça da Igreja move-se no terreno da transgressão ao preceito religioso (pecado) e na expiação da culpa (penitencia –

  • Zeca Portuga

    Por mim não o faria. A justiça da Igreja move-se no terreno da transgressão ao preceito religioso (pecado) e na expiação da culpa (penitencia – perdão), propósito de emenda.
    “E quem nunca pecou que atire a primeira pedra!”

  • Carlos Esperança

    Para um Papa se demitir é preciso vergonha. Na Idade Média uma ordem religiosa encarregar-se-ia de o envenenar.

  • Zeca Portuga

    Não fale em vergonha, lucidez e decoro porque são coisas que você também tem muito pouco!

    Quanto a hipocrisia e infâmia, você já ganhou os campeonatos todos…

  • Luciano

    ''Não fale em vergonha, lucidez e decoro porque são coisas que você também tem muito pouco!''
    Típico dessa gentalha que que quando não dispõe de argumentos passa ao insulto raivoso.Infeliz!

  • 1atento

    “Acho muito bem que a Igreja Católica queira limpar a sua casa.”
    O que a igreja faz é esconder o “lixo” debaixo do tapete.
    “E nós?! Já limpamos a nossa?”
    Nós?! Cada um sabe de si; Em minha casa não há desse lixo.

  • Baal

    Luciano,

    “'Não fale em vergonha, lucidez e decoro porque são coisas que você também tem muito pouco!''
    Típico dessa gentalha que que quando não dispõe de argumentos passa ao insulto raivoso.Infeliz!”

    É engraçado.

    Perante centenas de acusações provadas em tribunais por todo o mundo vocês só respondem como idiotices como dizer que todas as vitímas são mentirosas ou que tudo o que a igreja faça de mal é tudo culpa dos ateístas etc, e depois dizem que são os outros que não têm argumentos ?

    Já leste as respostas dos teus correligionários ?

    Parecem o guião de um episódio dos gato fedorento.

  • Baal

    Claro que não !

    Não leste o sequinha ?

    Os papéis que chegam ao bispo são selecionados por ordem de importância.

    Aqui está o expediente normal de um dia de trabalho de ratzinger quando era bispo.

    – Primeiro as contas da lavandaia da diocese.

    – Depois as depesas com óstias.

    – O relatório ritmo de crescimento dos gerânios do jardim episcopal.

    – Lembrete de telefonar á tia Olga que faz anos.

    – IMPORTANTE. Tomar a decisão no caso do espaço de estacionamento em frente ao palácio episcopal – os padres Hans e Wolffgung iam pegando à estalada no outro dia porque cada um dizia ter precedência para estacionar o carro debaixo da janela do senhor bispo .

    – Escolher o vestido que a estátua da virgem vai levar na procissão do rosário. O abade Adof insiste que deve ser o verde, mas o padre Karlsberg não desiste do vermelho.

    – Escolher a cruz para levar ao peito na procissão. A de rubis ou a de esmeraldas ? Decidir hoje sem falta !

    – Pressionar a camãra municipal para mais um subsídio à igreja.

    – Pressionar o governo estadual para mais um subsídio à igreja.

    – Pressionar o governo federal para mais um subsídio à igreja.

    – Dar pessoalmente a confissão à octogenária milionária Greta Bilionen. Anda adoentada e está na hora de a começar a preparar para um testamento favorável à igreja.

    — Pressionar a camãra municipal para mais um subsídio para obras na igreja matriz.

    – Pressionar o governo estadual para mais um subsídio para obras na igreja matriz.

    – Pressionar o governo federal para mais um subsídio para obras na igreja matriz.

    – Dar a entender ao representante local do partido conservador que o apoio da igreja é sempre garantido, mas será tanto mais entusiastico quanto o partido conseguir em termos de doações para a igreja à camâra dos empresários.

    – Dizer mal dos homosexuais.

    — Pressionar a camãra municipal para mais um subsídio para a construção do altar para o discurso do bispo nas festas da nossa senhora da cidade..

    – Pressionar o governo estadual para mais um subsídio para a construção do altar para o discurso do bispo nas festas da nossa senhora da cidade.

    – Pressionar o governo federal para mais um subsídio para a construção do altar para o discurso do bispo nas festas da nossa senhora da cidade.

    – Dizer mal dos ateus.

    – Pressionar a camãra municipal para mais um subsídio para o pálio dourado incrustado de jóias que vai levar a santa.

    – Pressionar o governo estadual para mais um subsídio para o pálio dourado incrustado de jóias que vai levar a santa.

    – Pressionar o governo federal para mais um subsídio para o pálio dourado incrustado de jóias que vai levar a santa.

    Dizer mal do governo laico.

    Pressionar a camãra municipal para mais um subsídio para a obra social da igreja – era o que faltava que a igreja fosse gastar do seu dinheiro para essas coisas !

    – Pressionar o governo estadual para mais um subsídio para a obra social da igreja – era o que faltava que a igreja fosse gastar do seu dinheiro para essas coisas !

    – Pressionar o governo federal para mais um subsídio para a obra social da igreja – era o que faltava que a igreja fosse gastar do seu dinheiro para essas coisas !

    – Dizer mal de toda a gente que diga que são subsídios a mais.

    – Se houver tempo. SÓ se houver tempo, analisar aquele caso chatíssmo do escândalo de pedofilia que está a arrasar a diocese.

    Como vêem os bispos são pessoas ocupadíssimas, É perfeitamente natural que uqando cheguem ao ultimo ponto já estejam cansadíssimos e tenham mais que fazer do que estar a preocupar-se com minuências.

  • Carpinteiro

    “Este assunto é particularmente interessante” porque revela que, “na época, o cardeal Ratzinger estava em posição de acusar o padre, ou pelo menos de fazer com que deixasse de estar em contacto com meninos”, escreve o diário nova-iorquino.

    “O padre Hullermann passou directamente da vergonha ligada à suspensão das suas funções em Essen para a possibilidade de trabalhar sem restrições em Munique, apesar de ser descrito como 'perigoso' na carta em que se pedia a sua transferência”, acrescenta o jornal.

    Hoje é o segundo dia consecutivo em que o New York Times revela documentos embaraçantes para o Vaticano, depois de na quinta feira ter revelado que o papa Bento XVI cobrira o comportamento sexual de um padre americano, acusado de ter abusado de 200 crianças surdas numa escola do Wisconsin, no norte dos Estados Unidos da América.

    http://www.destak.pt/artigo/58520

  • 1atento

    Baal, essa frase, no comentário do Luciano, “…”, é uma citação do comentário anterior, da autoria do Zeca Portuga.

  • Pedro Lopes

    Dado que o papa não pode ser julgado, pois é chefe de um estado soberano, os seus representantes diplomáticos em toda a Europa e Estados Unidos da América deveriam ser remetidos à precedência, ou seja, ao Vaticano, pois toda a Organização é cumplice nos crimes cometidos. E todos os estados soberanos do mundo civilizado não deveriam permitir um culto onde os seus principais mentores permitem o abuso de menores. Ilegalize-se a Igreja Catolica Apostolica Romana, pois já é mais que tempo do mundo se libertar definitivamente dos abusos do clero. Ainda hoje no “El Pais” se descobre mais um deles, que até prostituiu crianças!

  • Poeta

    @Zeca Portuga
    “Quanto a hipocrisia e infâmia, você já ganhou os campeonatos todos…”

    Hipocrisia é ser-se padre e servir-se disso para actos de abuso sexual. E certamente que se você fosse abusado sexualmente por um não comentava com um tom tão insolente.

  • Joey

    nem precisa ir tão longe! Ke dizer da morte “natural” do papa JP1??

  • Joey

    então significa que os julgamentos de Saddam e Milosevic foram uma farsa…. afinal ambos eram chefes de estados soberanos!!

    “E todos os estados soberanos do mundo civilizado não deveriam permitir um culto onde os seus principais mentores permitem o abuso de menores.”
    concordo… mas aí o vaticano e seus lacaios usariam a fala stalinista de perseguição etc.

  • Zeca Portuga

    Portanto:

    Segundo o Luciano:

    Se eu disser que o sr. Esperança “''Não fale em vergonha, lucidez e decoro porque são coisas que [ele]também tem muito pouco!'', é um insulto. Se o sr. Esperança disser isto de alguém é uma afirmação sábia e justa.

    Poeta:
    “Hipocrisia é ser-se padre e servir-se disso para actos de abuso sexual.” – nada indica que alguém se serve de ser padre para abusar de crianças. A serem verdadeiros. os eventuais abusos ocorrem porque um abusador (nestes casos são paneleiros), estão em contacto com as vitimas (isso também acontece nas famílias, e não são os padres).
    O que é necessário fazer-se é uma avaliação precisa dos candidatos a padres e impedir os paneleiros de aceder aos seminários (proibindo-os de ser padres).

    Não venha o poeta com invenções, por muitos pedófilos são ateístas. Será possível estabelecer uma ligação entre ser pedófilo e ateísta?

  • Zeca Portuga

    Sim, é verdade!
    Os julgamentos de Saddam e Milosevic foram uma palhaçada.
    No caso de Saddam não se trata de um julgamento mas sim de uma assassinato.

    Nos dois casos, não tenho dúvida de que se trata de uma palhaçada.

    Os tribunais internacionais são uma palhaçada.

    O exemplo do Tribunal Penal Internecional, cuja jurisdição não se aplica aos EUA, um bom exemplo disso.

    Acho que o povvo de um pais se devia elvantar em armas contra tais tribunais e arrasa-los pela força, smepre que tenta julgar um individuo do seu país.

    Cada um deve ser julgado no seu país ou no pais onde cometeu os actos criminosos.

    Todo o resto são palhaçadas de uma instituição sem moram pra admninistrar a justiça – muito menos em nome do povo!

  • John

    “Sim, é verdade!
    Os julgamentos de Saddam e Milosevic foram uma palhaçada.
    No caso de Saddam não se trata de um julgamento mas sim de uma assassinato.

    Nos dois casos, não tenho dúvida de que se trata de uma palhaçada.

    Os tribunais internacionais são uma palhaçada.

    O exemplo do Tribunal Penal Internecional, cuja jurisdição não se aplica aos EUA, um bom exemplo disso.”
    Concordo com o Zeca… são uma palhaçada e uma farsa(e aberração) jurídica. TPI não molesta os EUA por que esta nação é “boazinha” (São Hollywood confirma isso)….

    Ah… o “julgamento” de Nuremberg foi uma da maiores aberrações juridicas de todos os tempos… pois os réus entraram no tribunal só pra ouvirem condenação… e nada +.
    Os tribunal de Nuremberg foi chefiado pelo pais da Gulags, do Stalinismo…. Pelo pais da pirataria, da monarkia… que promoveu inumeros genocidios em nome de “GOD”… Pelo país da “LIBERTY” dos COWBOYS…. que promoveram holocaustos nucleares… que exterminaram milhoes de pessoas em nome da “grande” civilização deles…. etcetc. e pelo pais da “Liberté,Egalité et Fraternité”… este pais “livre” que inventou o “terror revolucionário”, guilhotina…. em nome da Liberté.. massacrou milhares e milhões de pessoas….

  • John

    Ah… curiosamente.. os criminosos de Katyn,Dresden,Hiroshima e Nagasaki não foram condenados…. estranho… né??
    Curiosamente aquele general líder da “France Libre” tambem não foi condenado… afinal…quando ele “libertou” seu país… ele executou sumariamente uns 10000 “vichyistes”….e sem falar das mulheres acusadas de se terem se vendido aos alemães… elas tiveram cabeça rapada…. sofreram linchamentos nas Rues e Avenues….

    ah… nem falo dos “bondosos” ke internaram em campos de concentração. japoneses….

  • jsousa

    diz o tótó do zeca: “Será possível estabelecer uma ligação entre ser pedófilo e ateísta?” – tudo é possível zeca… tudo.
    mas convenhamos que no seio daqueles que apregoam a moral (e são “donos” da verdade) a situação é de maior gravidade. ou não?
    mas é tudo possível zeca, repito, até mesmo seres violado esta noite… mas duvido. não deves ser atraente qb. e o sr. bispo não vai perder tempo contigo quando pode servir-se da carne tenra que frequenta a catequese, o seminário ou os escuteiros.
    será mais fácil, no teu caso, estabelecer uma ligação entre estupidez e boçalidade.
    já agora:… porque é que és sempre parvo? podias intervalar de vez em quando… não?
    nota importante: o teu blogue é um primor. ali si, falam todos a uma voz… não há discordantes. muito parecido com o jornal da nossa paróquia… vai daí e conhecemo-nos há muito.continuas o mesmo fp de sempre

  • Zeca Portuga

    Caro John:
    Pela primeira vez, neste forum, vejo uma pessoa a falar de História com clareza, verdade e objectividade.

    Até hoje disse isso sozinho!

    Os meus parabéns e bem-haja.

    Mas, espere que vem aí um especialista em “história”, com mestrado e tudo o que é saber, chamado BAAL, e verá como ele desmente tudo isto!

    Tenho pena, mas amanhã vou à tarde viajar. Senão teria muito gosto em ver as desculpas do sabichão dr. Baal.

  • John

    Zeca Portuga:

    Os “heroicos” vencedores da II guerra mundial demonizam o nazismo no intuito limparem a imagem deles!!! Nada mais… hoje fazem o mesmo com o islamismo….
    Ah, procure saber do advogado Jacques Vergès…. ele demoliu a hipocrisia dos “herois”

  • DEDEL PEREI

    Bem, q há muita coisa errada, é obvio, pois Bento XVI renunciou por ter sido preso pelo TPI. Mas julgar todos pelo erros de alguns é leviandade e falta de inteligência. Agora quem ñ tiver pecado que atire a primeira pedra, foi o q Jesus Cristo disse. Cada um vai dar conta de si, crendo ou ñ.

You must be logged in to post a comment.