Loading
  • 25 de Março, 2010
  • Por Carlos Esperança
  • Vaticano

O começo do fim…!

Por

E – Pá

O bispo John Magee, prelado da diocese de County Cork, que, no passado, foi secretário privado de João Paulo II, renunciou ao cargo, por cumplicidade nos encobrimentos dos casos de pedofilia ocorridos no seio da igreja católica irlandesa.
Não foi o primeiro, nem deverá ser o último.

Em Dezembro, o bispo de Limerick – Brendan Murray – já tinha resignado sobre a pressão dos mesmos escandalos.

Todavia vai ser difícil à ICAR contornar a exigência dos “violentados” e das associações defensoras das vítimas de abusos sexuais, relativamente ao primaz da Irlanda – cardeal Sean Brady – um “príncipe da Igreja” que será o segundo alto responsável pela cascata de encobrimentos registada.

O primeiro responsável é, naturalmente, Bento XVI, chefe da ICAR, cuja explícita responsabilidade não teve a coragem de assumir na tão mediatizada “carta-pastoral” aos católicos irlandeses.

Mas dificilmente a ICAR conseguirá evitar o “efeito dominó”.

3 thoughts on “O começo do fim…!”
  • hvilhena

    O fim dos católicos?

  • Baal

    Continuas a dar a entender que tudo isto tem algum efeito nos católicos.

    Seria preciso que tivessem amgum sentimento moral.

    Ora, da parte de pais que aceitam calar-se porque o bispo mandou, da parte de “irmãos” de fé que não hesitam em cruelmente colocar-se ao lado dos agressores, como vemos neste blog, condenando os seus “irmãos” católicos que foram abusados e respectivas famílias a mais um sofrimento para além do que já passaram, da parte de gente desta tudo isto é completamente indiferente.

You must be logged in to post a comment.