Loading
  • 6 de Março, 2010
  • Por Carlos Esperança
  • Ateísmo

Razões para ser ateu (2)

É difícil provar a inexistência do que quer que seja. Não é possível demonstrar que não existem, por exemplo, o abominável Homem das Neves, o monstro de Loch Ness ou as Sereias, ainda que destas últimas haja testemunhos numerosos e, alguns, de pessoas tão respeitáveis como Cristóvão Colombo que referiu, por escrito, tê-las avistado na costa da América, mas não nos esqueçamos de que o ónus da prova cabe a quem afirma a existência de deus e, sobretudo, a quem vive à sua custa. Se as religiões continuassem a dominar as mentes, a busca da verdade e a investigação científica teriam sofrido um atraso grave.

Como Bertrand Russell, estou tão firmemente convencido da nocividade das religiões como estou da sua falsidade (in Porque não sou cristão – Brasília Editora – Porto).

B. R. previu que “a condenação, pelo catolicismo, do controlo da natalidade, caso viesse a impor-se – como aconteceu –, tornaria impossível a supressão progressiva da miséria e a abolição das guerras”. Denunciou igualmente o sofrimento inútil causado pelas crenças hindus sobre o carácter sagrado da vaca e a suposta imoralidade da viúva que se casa de novo. E não lhe passaram despercebidas as várias abominações provocadas pela crença comunista na ditadura de uma minoria de verdadeiros crentes. (id, ibidem).

Não resisto a registar esta ironia certeira de Russel: « os protestantes gostam de ser bons e inventaram a teologia para que se conservassem assim, enquanto os católicos gostam de ser maus e inventaram a teologia a fim de fazer com que os seus vizinhos se conservem bons» (id. Ibidem).

18 thoughts on “Razões para ser ateu (2)”
  • Julio

    Não gosto de Bert Russell por razões de que, entre as suas muitas falhas como ser humano, era um mau ateu, mas ditou algumas observações de peso contra a religião, particularmente a SEITA do papa.
    Deus o tenha em paz e descanso no Além.
    Claro que foi para o céu exatamente porque teve coragem de atacar a dita SEITA e retratá-la com termos puros e genuínos, desmascarando o papa e os seus tenebrosos agentes com esses detalhes coloridos e certeiros!
    Que esteja auferindo no Além dos benefícios dos heróis.

  • ricardodabo

    Minhas razões para ser ateu:

    1) A religião desvaloriza a única vida que temos ao transformá-la num vestibular para a vida eterna, no qual os aprovados serão recompensados com o paraíso, enquanto os reprovados irão assar no inferno. Para um crente, esta vida não é real; a vida verdadeira é a outra. Neste caso, não pode haver sorte maior do que morrer o mais cedo possível.
    2) A religião sobrecarrega nossa vida de sofrimento ao inventar o pecado, impedindo que as pessoas gozem uma vida plena e feliz. Para o ateu, só existem crimes, não pecados. Por isso, a vida de um ateu tende a ser mais prazerosa e divertida. É verdade que um ateu não conta com a proteção divina nos momentos de adversidade, mas os religiosos também não gozam desse benefício…
    3) O ateísmo respeita a nossa privacidade ao se desembaraçar deste bisbilhoteiro cósmico que tudo observa e tudo vê. Um crente nunca pode desfrutar de um momento de intimidade com sua parceira, pois há sempre um vouyer espiando seus jogos sexuais. Pode-se argumentar que, por pudor, Deus retira seu olhar indiscreto das alcovas, mas isso entra em contradição com a sua onipresença. Significa que, pelo menos em algum momento, ele não está em toda parte.
    4) O ateísmo não nos ameaça com a vida eterna. Se a vida não tivesse um fim, ela provavelmente deixaria de ter valor. As pessoas que se fascinam com o Coliseu são aquelas que o vêem pela primeira ou, quando muito, pela segunda vez. Quem o vê todos os dias acha-o tão inócuo e insípido quanto um livro de receitas.
    5) O ateísmo não carece de intermediários entre a verdade que revela e seus seguidores. Diferentemente dos crentes, os ateus estão dispensados de sustentar uma corja de parasitas que interpretam crenças segundo suas conveniências.
    6) Os ateus não têm qualquer obrigação para com Deus, incluindo-se aí o pagamento do dízimo, a freqüência na igreja, a abstinência de carne na Semana Santa, etc.
    7) O ateu pode julgar seus heróis segundo o mérito de cada um, adequando suas idéias aos fatos que observa. O crente, por sua vez, assumindo de antemão que Deus é bom, fica condenado a adequar os fatos a suas idéias. Isso lhe permite dizer pela manhã que Deus é justo e benevolente, e pela tarde que esse mesmo Deus enviou um dilúvio para exterminar quase toda a espécie humana… Se este Deus fosse mau, o crente jamais poderia descobrir, já que está habituado a sempre inventar uma desculpa para eximi-lo de qualquer responsabilidade.

  • nadaempartes

    Amigos,

    Acredito que a mais adequada postura que devemos ter, como ateus, é a de não discutir religiões. Afinal, tudo o que os religiosos desejam é que suas concepções ocupem todas as mentes, inclusive as dos que a elas se opõem.

    Ainda que anterior às próprias religiões, por motivos óbvios, o ateísmo é mais evoluido do que qualquer crença em divindades e possui firmeza filosófica sofisticada. Por isso devemos, como ateus, nos dedicar a questões filosóficas, políticas, científicas e outras que expressem o ponto-de-vista racional, consciente e sem intervenção de crendices. Essa é a tarefa dos que não possuem religião ou crença em divindades.

    Em meu simplório blog brasileiro (http://nadaempartes.zip.net) escrevi, em 18/11/2008, post intitulado “Sobre Ateísmo”, no qual apresento algumas considerações a respeito das discussões religiosas. Escrevi aquele texto devido a um comentário que, na época, havia lançado em outro blog brasileiro também mantido por ateus.

    Espero que este comentário seja recebido como singela e leal contribuição e que, além disso, os inúmeros leitores deste blog façam uma visita ao meu texto e demais posts de meu blog, aberto às críticas que, acredito, serão produtivas.

    Em breve lançarei, também em meu blog, novo texto a respeito dos temas passíveis de discussão pelo ateísmo, de modo a contribuir para sua efetiva propagação.

    Saudações aos responsáveis por este blog e a todos os leitores.

  • jairoentrecosto@gmail.com

    Carlos Esperança,

    “mas não nos esqueçamos de que o ónus da prova cabe a quem afirma a existência de deus e, sobretudo, a quem vive à sua custa.”

    Isso não é verdade. O ónus da prova cabe a quem faz uma afirmação, seja de que algo existe,seja de que algo não existe. Logicamente, inexistências provam-se e demonstram-se. Se diz que Deus não existe, cabe-lhe o ónus de o provar.
    Ausência de prova, não é prova da ausência. Não devemos basear crenças,como o ateísmo, na suposta ausência de provas de outra crença. Isso é ilógico.

    “Se as religiões continuassem a dominar as mentes, a busca da verdade e a investigação científica teriam sofrido um atraso grave.”

    A sério? Então:

    Georges Lemaître,
    Gregor Mendel,
    Francis Collins
    William Thomson Kelvin

    E podiamos citar muuuuuuuitos mais, representam mentes ateias? Não sabia….

  • Carpinteiro

    nadaempartes.
    Por acaso já tinha dado uma “voltinha” no seu blog.
    Interessante e objectivo. Gostei dos textos, dos temas e exposição das ideias.
    Vou passar a visitá-lo. Parabéns.
    Seja bem-vindo.

  • nadaempartes

    Carpinteiro,

    Agradeço sua mensagem e, tenha certeza, continuarei a frequentar seu blog.

    Saudações

    Em 7 de março de 2010 17:31, Disqus
    <>escreveu:

  • josecamoreira

    Entrecosto, você nem grelhado servia para nada. Então explique lá, em frente ao espelho, como se fosse uma loira, como é que se consegue provar o inexistente. Você é capaz de provar que eu não tenho um dragão invisível no meu quintal?
    Por falar em quintal, vá cavar batatas, que sempre se aproveita alguma coisa.

    • bebêzinha

      Utilizar a lógica como um modo
      de entender tudo, não é conclusiva, já que a sua estrutura não é completa
      e possui erros, que foram comprovados pelo Teorema de Gödel, se é assim,
      como vocês discordam da existência de Deus? Que eu saiba, um autor sabe
      muito bem interpretar  seu livro, se
      eles sabem, como o homem, como criador da bíblia não pode explicá-la?

       

      Como a alma se destrói depois que morre? Vocês conseguem palpá-la? Dizer
      que a alma será destruída com a sua morte é a mesma coisa que dizer: ‘’Eu
      não palpo o ar e por isso, depois que minha existência  for exterminada ele deixará de existir’’

       

      Saibam que todas as teorias que vocês aprendem, não são 100%
      verdadeiras e que se acreditarem que estas tem um cunho totalmente
      verdadeiro, você não faz ciência, a humanidade fica estagnada. Para provar
      isso, na ciência, uma teoria substitui a outra, e isso prova que em toda a
      teoria existe uma falha e por isso devemos contestá-las.

       

      Estão errados os que pensam que todas as religiões estão
      preocupadas em ‘’colocar suas concepções nas mentes de todos’’, pois só
      adquiri essas concepções quem quer, ninguém é obrigada a nada. Você não é
      obrigado a acreditar, como também não é obrigado a usar drogas, ou ser
      preconceituoso.

       

      Esse papo de achar que mesmo na amargura, no poço, Deus não está
      conosco é a maior mentira, não é porque vocês ‘‘não têm ninguém’’ para
      consolá-los quando estão no abismo, que nós não teremos também.

       

       

      Se para vocês vampiro não existe, e essa gente que fica sugando o
      melhor dos outros é o que?

       

      Um dos maiores problemas da humanidade atualmente é a cegueira.
      Todos cometem erros, sim, todos cometem, mas porque vocês só conseguem
      enxergar os dos outros? Não é porque os seus erros parecem nulos diante de
      si e da sociedade que vocês não tem erros. Cometem ‘’super erros’’ e se
      elevam como um Deus. Vocês não são perfeitos como um e também não sabem de
      tudo, por isso estão errados.

       

      Bem curioso esse site, bem curioso mesmo para refutar. Aliás,alguns
      de vocês estudaram o espiritismo? http://ateupraticante.blogspot.com/2007/08/critica-ao-espiritismo.html

       

      Ok, começo por onde?

      Allan, era psicólogo e não sabia
      muito sobre o caso das mesas girantes, por isso, foi ao local pesquisar. Aliás,
      desde quanto ele era maçom? O.o

      As conversas não eram feitas
      somente por espíritos superiores (espíritos iluminados), qualquer “poder
      luminoso” poderiam se comunicar com eles

       

       

      Preconceitos? Que?

       

      Me desculpa, mas nessa doutrina
      explica que esses espíritos com deficiência, só estão passando por uma fase de
      melhoria espiritual, para reencarnarem melhores da próxima vez, mas isso não
      quer dizer que os que estão saudáveis, na próxima reencarnação ou até
      nesta  não poderão virar deficientes
      físicos. Contudo, isso também é uma fase, um benefício que lhes proporciona uma
      melhora espiritual e por isso não é ruim, aliás, todos nós arrecadamos
      experiência, ensinamentos depois ou até quando estamos com algum problema.

      Os homossexuais não pecaram pelo
      sexo. Os que pecam pelo sexo  são aqueles
      que ficam utilizando o seu corpo como se fosse sem valor. O que não tem nada a
      ver com a maioria dos homossexuais, transexuais,…Contudo, essa tal “cura”,
      não é uma cura, pois isso não é uma doença. Ela ao contrário, lhe proporciona
      uma adaptação ao seu corpo.

       

      Nesse trecho contra os negros,
      vocês perceberam de que data é o livro? É de 1862, quando os negros ainda eram
      ditos como amaldiçoados pelo igreja católica devido a sua cor de pele. No
      espiritismo há muitos livros que explicam o modo de pensar das outras gerações.

  • QueAssimSeja

    Caro Ricardo,
    Quando você fala religião está se referindo à visão popular da igreja católica. Quando diz 'crente' está claro que sua opinião está carregada de preconceitos, ou seja, que você ouviu falar e agora repete o que ouviu. Me desculpe, mas é isso que eu penso. Veja bem, não chame uma face de dado. O dado possui mais de uma face. Religião, existem muuuuitas. Essa à qual você se refere é apenas uma. Mal interpretada, diga-se de passagem. Existem religiões bastante sensatas e que se guiam pela razão. Com é o caso do espiritismo. O cristianismo é a bíblia. Ser cristão não é acreditar na igreja, mas acreditar na bíblia. Quem seguir só a igreja vai seguir a doutrina mergulhada em erros de interpretações humanas. Porém a bíblia não se atualiza sozinha. A bíblia é difícil de ser entendida. Por isso, só quem a leu mais de 3x se mostra digno de discuti-la. Concorda comigo?
    Não me considero espírita, mas estou estudando e gostando bastante.
    Respondendo às suas razões para ser ateu sob o ponto de vista espírita:
    1) Não há céu nem inferno. Há lugares melhores e piores, depende do que você é ( fez) para saber o lugar para onde irá. Como evoluir? Através da vida. Uma não foi suficiente? Reencarna. E assim, infinitamente até se mostrar digno de viver num lugar perfeito. Fazer o mal tem suas consequências (impostas por você mesmo) e só lhe mostrará ser uma perda de tempo.
    Ou seja, a vida passa de um NADA no tempo e no universo ( idéia do ateu) para uma oportunidade de melhorar.
    2) Não existem pecados. Você é livre, faz o que quiser, sem penas. Mas se seguir a moral e fazer o bem ao próximo irá viver melhor futuramente, questão de mérito. Nada mais justo. Ninguém é condenado por fazer o mal, apenas viverá onde merece e verá que o que na verdade está apenas perdendo tempo. É como se tivesse pernas e se recusasse a andar, o máximo que acontece é ficar parado. E mais pra frente irá perdecer que se tivesse caminhado teria vivido em um lugar melhor do que o que estava.
    3) No espiritismo isso não existe. Deus não é uma pessoa. Ele não irá rir de você em seus momentos íntimos. Ele te criou, criou o universo, que mal tem em presenciar isso? Uma mãe tira a liberdade do bebê ao dar banho nele? Não mesmo. Do mesmo jeito, Deus é indiferente à sua intimidade e privacidade. Ele tem o resto do universo para se preocupar.
    4) A vida deixa de ter valor se ela se repetir, na mesmice, sem objetivo. Na Doutrina, só existe mesmice para os desocupados, que permanecerem sem evoluir. Para isso, voltamos ao ponto da necessidade de melhorar como pessoa. Na verdade você não assiste o espetáculo, você o vive. A mesmice não existe pois é você quem o guia.
    5)No espiritismo não há movimentação de dinheiro. O que há é trabalho voluntário e doação aos necessitados e obras para auxílio dos necessitados. Todos os volutários e colaboradores fazem tudo de graça por livre vontade e sentem prazer e alegria nisso.
    6) Ninguém tem obrigação com nada. Mas é aquela coisa, se quer respeitado o mínimo que tem que fazer é respeitar. Sendo assim, você colhe o que plantou, questão de mérito, nada mais justo. Um ajuda o outro, sozinho ninguém consegue nada.
    7) As leis de Deus são imutáveis. Se algo vai mal com você a culpa não é de Deus, é sua. Você é quem tá 'jogando' errado. 😀 Brincadeiras a parte, é mais ou menos isso. Você é livre. Há vários caminhos, e Deus é o objetivo do caminho perfeito. É o que todos descobrirão um dia, cada um ao seu tempo.

    Essa é a doutrina espírita, uma fagulha de seus ensinamentos mostrando que nem toda religião é igual. Para julgar deve-se conhecer bem.
    Não tem como saber se ela é a verdade absoluta. Mas é um caminho.

    Agora, meus motivos para não ser ateu:

    – A história do 'quem criou o mundo' não existe. Sempre irão perguntar: ' e quem criou isso que criou o mundo'. Portanto, esse questionamento não leva a nada. Algo teve de dar início a tudo. Fato. E esse algo é o que chama-se de Deus. Deus é a causa primária de todas as coisas. Para mim, hoje, essa é a melhor resposta. Se algum dia a ciência descobrir e provar qual é a causa primária de tudo, vou acreditar na ciência e mudar meus conceitos. Mas enquanto isso…
    – Pensemos como um ateu: morreu = acabou. Qual seria a vantagem em viver 100 anos ao invés de 10min? As alegrias da vida? Aproveitar a vida?Pois bem, vivi 100 anos me deliciando com todos os possíveis prazeres que a vida pode me dar. Morri. E agora? O sujeito que viveu 10min está na mesma condição que estou agora, na consição de NADA! O que são 100 anos no infinito do universo e do tempo? NADA! A vida segundo o ponto de vista ateu é vazia. Não tem sentido de existência. E isso é triste. Como não sabemos a verdade, prefiro acreditar na idéia de vida após a morte, etc. Pensemos bem, a única verdade que temos na vida é a de que vamos morrer. Ora, seria eu inteligente em fazer dessa única verdade algo triste e angustiante? Não. Prefiro acreditar na beleza da vida eterna. Mesmo que seja mentira.
    – O que dizer do fato de a maioria da população ser religiosa, desde os promórdios dos tempos? A população pode ser o que for, mas ela não deixa de ser sensata e racional. A maioria é probabilisticamente detentora da verdade.
    – O que dizer dos infinitos relatos de experiências em quase morte, contato com Deus, curas milagrosas, mediunidade, lembranças de vidas passadas, Jesus ( que definitivamente não era um cara comum) e entre outras evidências a respeito da vida eterna? Seriam tooodos fraudes? Ateus que da noite pro dia amanhecem religiosos fanáticos, pessoas sérias inteligentes e sensatas que juram por tudo que existe algo mais além da matéria… tudo isso não pode ser ignorado. Porque é tão difícil de se provar cientificamente essas coisa? Porque experiências pessoais não servem de prova. Porque a ciência se baseia na matéria e estamos tratando de coisas não materiais. As provas que existem são ignoradas por muitos, como é o caso de Chico Xavier.. prova viva de que algo além do que enxergamos existe. No mais, é difícil produzir provas, o que há são boas razões para acreditar.
    – Se formos estudar todas as religiões, as maiores delas, veremos muitas coincidências.(Não sei enumera-las de cabeça, mas se pesquisarem irão notar_ Religiões que foram iniciadas por pessoas que nem mesmo sabiam ler ou que se mostravam impossibilitadas de terem conhecimento das demais religiões e que em alguns aspectos fundamentais dizem a mesma coisa. Como pode? Coincidência? Acaso? Não, existe algo maior por traz… é o que o bom senso diz..
    – Se só a evolução tecnológica trazesse a um mundo melhor, hoje deveria haver menas fome, menas violência e menos sofrimento que a mil anos atraz. Deve-se evoluir intelectualmente e moralmente. Enquanto houver esse desequilíbrio entre o ateu e o religioso haverá esse desequilíbrio entre o moral e o tecnológico que existe hoje.

    Vivendo e aprendendo.
    Não provo nada, apenas discuto com base no que já vi e aprendi.
    Não proiba, eduque.
    Abraços!

  • Pauloluizmendonca

    Mesmos cérebros e variados desenvolvimentos.

    Vivemos em um mundo totalmente desconhecido. Tudo aqui, para a nossa parca visão é algo extremamente misterioso. Encarar todos estes mistérios não é tarefa fácil, quanto mais se tenta entender, voltamos sempre na estaca zero, esta é a realidade nua e crua. Quando digo, mesmos cérebros e variados desenvolvimentos, quero dizer que há seres que se intrigam com tudo isso, e passam a vida toda pesquisando, refletindo e analisando o porquê das coisas que nos envolvem. Há outros seres os quais são extremamente acomodados, não se preocupam em saber de nada que envolvem suas vidas, preferem ser arrastados pela correnteza cega da maioria. Segundo a teoria de Nelson Rodrigues, “toda unanimidade é burra.”
    Estas pessoas acham mais cômodo serem lideradas por terceiros, do que usarem seu cérebro para delinear seu próprio destino. Acompanhe meu raciocínio o cérebro humano é sem sombra de dúvida uma ferramenta extremamente perfeita. Veja seu prodígio, o ser humano, já conseguiu fazer coisas maravilhosas na área da ciência e tecnologia, isso prova que temos um potencial magnífico. No meu modo de pensar, todos nós deveríamos usar mais intensamente este potencial maravilhoso e não se acomodar e seguir o caminho muito florido, mas incertos das diversas religiões. Porque floridos? Porque tentam nos esclarecer os mistérios que nos envolvem com explicações simplistas. E porque incertas? Incertas, porque não há até hoje nenhuma prova da veracidade dos fatos, tudo é suposição, suposições são como teorias, somente tem valor quando comprovadas, e até hoje não houve nenhuma comprovação, o mistério continua. Quem acha que os diversos livros sagrados das diversas religiões comprovam alguma coisa estão enganados, e ao mesmo tempo estão se enganando para tirarem das suas mentes o medo da morte a qual virá com toda certeza.
    Os religiosos partidários do criacionismo criticam e contestam a teoria do evolucionismo por acharem um absurdo, não vêem nela nenhuma prova consistente. Eu pergunto e onde estão as provas de consistência de que a Bíblia foi escrita por profetas? Isso nunca poderá ser provado porque não existe como. No evolucionismo segundo Darwin existe o elo perdido, na bíblia nem mesmo este elo perdido existe. Como poderemos comprovar a veracidade da mesma, o que temos na Bíblia são muitas interpretações conflitantes e cheias de interesses particulares de grupos religiosos, os quais proliferam por toda parte cada um puxando a brasa para sua sardinha, essa é a pura verdade.
    Aqui no mundo ocidental, usando o nome de Jesus e a Bíblia muitos estão se enriquecendo e arrastando multidões, apenas usando o dom da palavra para enganar as pessoas simples e cheias de problemas.
    Pessoas estas fragilizadas, as quais não encontram uma assistência social digna nos meios governamentais entram de cabeça nestes movimentos religiosos, atraídas por promessas de curas de doenças, prosperidades e problemas de ordem emocionais.
    Na verdade, as pessoas se encantam muito com as palavras bonitas ditas pelos mestres em teologia. Existem frases de impacto as quais, quando repetidas várias e várias vezes levam as pessoas ao delírio, mas tudo isso não passa de fantasia emocional, que causam um estado de estase, induzindo as pessoas a acreditarem que este é o verdadeiro caminho a seguir. Depois de receberem estes tratamentos repetitivos os mesmos passam a ser escravos consensuais. Estas mesmas as quais costumam reclamar do preço de todos os impostos vindo do estado pagam com todo prazer uma imposição financeira muito maior que é o dizimo.
    Não pretendo ser dono da verdade, mas acho na minha modesta opinião é claro, que alguma coisa está errada, não se pode negar.
    A verdade é inconfundível não adianta escondê-la, pois ela sempre estará visível aos olhos de quem tem bom senso e usa a razão para analisar os fatos.

    Paulo Luiz Mendonça, autor do livro Crônicas, Indagações e Teorias Editora Scortecci.

  • Pauloluizmendonca

    Deus, o mistério.

    Existe em um lugar qualquer do nosso planeta, uma caixa hermeticamente fechada. Esta caixa esta imóvel não tem nenhum odor, não há nada que a identifique. Muitos humanos passaram a observar, andaram a sua volta, a examinaram, chegando até tocar com as mãos, mas nada puderam perceber, era impossível saber seu conteúdo. Esta caixa continua a ser um grande mistério. Algum esperto teve uma idéia maravilhosa e disse; Deus o nosso criador esta nesta caixa, após dizer isso passou a descrever como seria este Deus, ele é onipotente, bondoso e justo, nós somos a sua imagem, ele foi o criador do universo. Foi assim que começou a primeira religião monoteísta.
    Como o negocio foi ficando muito lucrativo, apareceram outros adotando a mesma idéia e assim foi proliferando todo tipo de crença. A caixa continua lá no mesmo lugar e muito bem fechada como sempre esteve. Aquele pseudo conhecimento de Deus foi se alastrando por todo planeta, cada um dando sua versão de acordo com seus interesses, mas até o dia de hoje a caixa não foi aberta tudo que se fala, sem nenhuma duvida são suposições, pois o mistério continua, ninguém pode dizer que já o desvendaram, acredito que nunca será desvendado, passam gerações e gerações, e o mistério continua a desafiar nossa imaginação. Tudo que é pregado pelas religiões, são somente suposições nada pode ser provado até hoje.
    Não pensem que sou ateu, nada disso apenas tenho um cérebro para pensar, para raciocinar. E qualquer explicação que não tenha coerência, não posso aceitar como verdade. Penso que deve haver um criador de todo este misterioso universo, mas este misterioso criador não precisa ser necessariamente divino pode ser um criador sem dotes celestiais, isso não lhe tiraria os méritos diante de tamanha construção.
    Sei muito bem que minhas palavras não irão mudar nada na humanidade, pois isso já esta enraizado na mente humana não há como mudar. Gostaria que pelo menos as pessoas usassem mais o potencial maravilhoso dos seus cérebros, refletissem com mais clareza, deixando com isso de ajudar muitos espertos a montarem verdadeiros impérios de poder em nome deste Deus que continua fechado na caixa misteriosa.

    Paulo Luiz Mendonça. Autor do livro Crônicas indagações e teorias. Editora Scortecci.

  • Pauloluizmendonca

    JUSTIÇA A TODOS.
    Esta crônica não está de maneira nenhuma se relacionando pejorativamente a nenhuma entidade religiosa
    Ela somente terá a incumbência de abrir nossos olhos para as injustiças cometidas por nós seres humanos, principalmente nós cristãos.
    Em primeiro lugar, falamos de Jesus Cristo, um homem sábio, muito evoluído e audacioso para sua época. Seus feitos foram extraordinários, seus ensinamentos foram sem duvida muito significativo. Suas parábolas trouxeram mudanças profundas na nossa maneira de viver. Segundo relatos, foram feitos por ele centenas de milagres, isso ninguém discute são fatos reais os quais são relatados no novo testamento. Agora vamos fazer um paralelo, uma comparação entre Jesus e outros homens de grande talento que surgiram na terra. Por exemplo, enquanto Jesus fez centenas de milagres salvando pessoas as beiras da morte ou com grandes dificuldades. Alexandre Fleming salvou milhares, e milhares de seres humanos da morte certa com a descoberta da penicilina. Pessoas com infecções sem esperança de cura passaram a serem salvas, e a penicilina abriu caminho para outros antibióticos os quais continuam salvando seres por todo planeta terra. Podemos falar também de Luiz Pasteur, que através de suas pesquisas descobriu a vacina anti-rábica. Através desta descoberta, milhares e milhares de seres foram salvos da morte certa e muito dolorosa. Enquanto Jesus salvou centenas de paralíticos, Sabin descobriu a vacina contra a paralisia infantil, com isso salvou milhares e milhares de crianças a se tornarem paralíticas. Alem destes há também Osvaldo cruz, Vital Brasil, Robert Koch descobridor do bacilo da tuberculose e muitos outros médicos e cientistas pesquisadores os quais dedicaram suas vidas na luta contra as varias doenças que assolavam nosso planeta.
    Há também filósofos, educadores e muitos outros nomes importantes no desenvolvimento intelectual da espécie humana.
    Vamos agora, ao porque de toda essa explanação. Está no fato de o nome de Jesus ser amplamente divulgado, não só divulgado, mas vergonhosamente explorado, e estes outros grandes homens também super importantes, seus nomes caíram completamente no esquecimento.
    É fácil de entender a mídia não se preocupa em divulgar os nomes destes homens, porque esta divulgação não gera lucros e o capitalismo vive de lucros quanto mais lucro melhor.
    Paulo Luiz Mendonça. Autor do livro, Crônicas, indagações e teorias. Editora Scortecci.

  • Pauloluizmendonca

    QUAL É O SEU GRUPO.
    Há dois grupos de seres humanos. Os membros do primeiro grupo são aqueles que usam o potencial maravilhoso do seu cérebro, potencial este que é inerente a todos os humanos. Estes usam este potencial com criatividade, persistência e Perspicácia, conseguindo com isso, um invejável progresso e uma vida perfeitamente equilibrada. Os membros do segundo grupo são mais tranqüilos, desprezam preguiçosamente o potencial maravilhoso do seu cérebro, são essencialmente acomodados. Estes quando se encontram em dificuldades tanto financeira como com problema de saúde, se dirigem fervorosamente cheios de fé, as entidades supremas em busca de um milagre. Eles não descobriram ainda que milagres são como prêmios de loteria, somente alguns poucos são privilegiados. Também não descobriram ainda que o principal milagre, Deus já o fez, que é ter dado a nós uma privilegiada inteligência.

    QUAL A NOSSA POSIÇÃO.

    Os seres humanos que usam sua inteligência e criatividade sabem perfeitamente delinear seu próprio destino, baseando no bom senso e na razão. Os demais seguem fanaticamente os ditames da multidão.
    O poder do livro.

    Pensamentos bons e construtivos, quando não proferidos são inúteis eventos. Pensamentos bons e construtivos transformados em palavras são úteis alentos. Pensamentos bons e construtivos transformados em escrita são benefícios gloriosos que as paginas de um livro nos dita.
    Paulo Luiz Mendonça.

  • Pauloluizmendonca

    Manifestação religiosa.

    A manifestação religiosa, ou seja, a busca de um Deus exercida pelos seres humanos, dizem os entendidos que esta manifestação se dá porque existe dentro de nós uma chama flamejante e divina a qual nos impulsiona a crer em um ser superior e criador do universo como um todo.
    Eu particularmente não acredito em nenhuma chama flamejante interna nos levando para esta manifestação.
    Em primeiro lugar se o ser humano fosse eterno não houvesse a morte, ou seja, o fim da vida, esta manifestação, esta chama flamejante nem faria parte do nosso vocabulário, também não faria parte do nosso intimo. O que acontece na verdade é que o ser humano morre de medo só de pensar na morte, e como será alem dela. Todos nós sabemos que ela é impossível de ser evitada. Diante desta preocupação com o alem túmulo e que leva os seres humanos a buscarem alguma coisa na sua imaginação, ou ainda nos ensinamentos vindo de pessoas que professam religiões, mesmo que estes ensinamentos não sejam verdadeiramente provados, eles acreditam para aliviar um pouco as suas preocupações com o futuro incerto. Sendo assim eles se contentam com uma fantasia qualquer para aliviar suas duvidas e amenizar o medo mórbido da morte.
    A maioria das pessoas irão se arrepiar com esta crônica, irão dizer que é uma escabrosa heresia, mas estou tranqüilo porque, ela está baseada em raciocínio lógico e coerente, é só analisá-lo friamente sem a interferência de dogmas religiosos.
    O que leva a maioria dos seres humanos a buscarem as religiões não é nada mais do que buscar ajuda para problemas de saúde, de dificuldades financeiras, ou por problemas de foro intimo. Observem buscar ajuda: Ninguém se preocupa em levar ajuda para ninguém, pensam somente em angariar vantagens, isso é próprio do nosso egoísmo
    Pessoas, sem os problemas relacionados acima, dificilmente são freqüentadoras assíduas de templos religiosos. Elas freqüentam bem moderadamente sem muito fanatismo, muitas vezes, somente para fazerem se passar por pessoas cheias de moral, para mostrarem que são tementes a Deus, mas o egoísmo, maledicência, orgulho, arrogância e o individualismo continuam intactos na consciência sem nenhum progresso.
    O progresso tecnológico executada pela mente humana caminha rapidamente para um futuro promissor, continua avançando a passos largos, mas infelizmente a moral humana continua caminhando para traz, sempre retrocedendo. Continuando assim a moral humana que dizem ser a essência de Deus estará voltando lá para a idade da pedra.
    Paulo Luiz Mendonça, autor do livro Crônicas Indagações e Teorias. Editora Scortecci.

  • Carlosbrunooriginal

    burinhos….

    SE VOCE NAO ACREDITA EM DEUS MORRA E VERA HIPOCRITA
    E TENTE ME FALA COMO E O INFERNO..
    A PAZ DE JESUS E O AMOR DE MARIA

  • Pauloluizmendonca

    Manipuladores e manipulados.

    Meu comentário sobre manipuladores e manipulados não é observação de nenhum cientista, sociólogo ou de qualquer ser humano letrado cheio de diplomas na parede ou com muitas teses de pós-graduação. Meus comentários são de uma pessoa comum, sem nenhuma faculdade no meu pobre currículo. Tive apenas o prazer de ter freqüentado a faculdade da vida, a qual eu considero a melhor de todas, pois ela não é discriminatória, todos podem freqüentar, basta apenas saber aproveitar as aulas recebidas durante o curso de nossas vidas. No momento estou fazendo pós-graduação na terceira idade.
    Meu comentário é primeiramente sobre os manipulados os quais tendo um cérebro com um potencial maravilhoso, cujo potencial poderia desvendar mistérios, descobrir novas fontes de conhecimento, enfim caminhar com mais facilidades para um mundo melhor.
    Estas pessoas desprezam preguiçosamente o potencial do seu cérebro e são manipuladas por todos os tipos de manipuladores que existem em nosso país. Como são manipulados? Primeiro pela famigerada mídia que os leva a trabalharem igual um burro de carga para consumir tudo que os comerciais de televisão e rádios incutem em suas cabeças. Estes comerciais usam técnicas de convencimento especiais, usam os truques mais variados de indução, o governo é conivente, pois quanto mais consumo mais impostos entra nos cofres do estado. Outro tipo de manipuladores são os políticos Os quais conseguem montarem verdadeiros currais eleitorais. Em minha opinião, políticos, salvo raras e honrosas exceções, são todos iguais não há santos, a maioria trabalha sempre visando o próprio interesse, mas os pobres manipulados acreditam com tanto fanatismo nestes políticos que são capazes de brigar ou darem suas vidas para defendê-los. Pasmem quando o cidadão é fanatizado, o mesmo apóia até aumento de impostos, alegando que o governo, para trabalhar melhor precisa de mais arrecadação. Falamos agora de outro tipo de manipulação, a meu ver o pior de todos os quais são algumas igrejas cristãs aqui em nosso país. A manipulação do nosso povo está as raias do absurdo. Os falsos profetas estão montando verdadeiros impérios de poder e dinheiro. Os pobres manipulados estão tão fanatizados, que não conseguem ver o absurdo em que estão se metendo. O governo, neste caso também é conivente, porque enquanto o povo desvalido busca nas igrejas os fazedores de milagres de baciadas, os doentes se afastam dos hospitais do SUS dando um pouco de folga aos precários e medíocres atendimentos, mas neste campo o governo está cometendo um grave erro, porque este movimento religioso está montando um poder paralelo em nosso país é só observar o crescimento da bancada evangélica no nosso congresso.
    Para evitar esta situação de manipulados e manipuladores, é só sabermos usar nosso cérebro com eficiência. Nossas faculdades mentais são primorosas, são melhores e mais avançadas do que os mais avançados computadores. O que devemos fazer é somente usar nosso cérebro, aproveitando todo seu potencial, não ter preguiça mental e não se deixar levar pelos manipuladores, os quais nos transformam em Maria vai com as outras ou bodes embarcados.
    Nós podemos ser liderados e não manipulados, sei que a maioria das pessoas prefere ser lideradas por alguém é mais cômodo, mas ser manipuladas e outra historia, não devemos nunca permitir isso, ser manipulada é no mínimo falta de inteligência do manipulado. Nós podemos ser liderados por um partido político sério, por um líder religioso sério, mas nunca se esquecer de fiscalizá-lo em suas atitudes, cabe a nós aprovar sua conduta de líder e não deixar que ele decida tudo o que bem quiser só porque é o líder. Gente vamos abrir nossa mente, estamos no século 21 vamos tirar nossa mente da idade media e transportá-la para nossa era, vamos atualizá-las e fugir das mesmices do passado.

    Paulo Luiz Mendonça autor do livro Crônicas indagações e teorias. Editora Scortecci.

You must be logged in to post a comment.