Loading
  • 26 de Fevereiro, 2010
  • Por Carlos Esperança
  • Religiões

Os manuais dos maus costumes

O Talmude e a Tora, O Antigo e o Novo Testamento, O Corão e a Sunnah (séc. IX) têm em comum o carácter misógino mas diferem em relação ao álcool, à carne de porco e na defesa do véu e da burka. No islão as proibições atingem o fulgor demente, onde até urinar com o jacto virado para Meca é proibido.

Paulo de Tarso moldou o cristianismo. Perseguir era a sua obsessão esquizofrénica sem cuidar do objecto da perseguição. Ouviu vozes na estrada de Damasco e passou a perseguir o que deixara em nome do que abraçou. Juntou a essa tara a vocação pirómana e apelou à queima dos manuscritos perigosos.

Paulo de Tarso odiava o prazer e injuriava as mulheres. Advogou o castigo do corpo e glorificou o celibato, a castidade e a abstinência. É um expoente da patologia teológica, do masoquismo místico e da cegueira beata – um inspirador do Opus Dei.
O cristianismo herdou a misoginia judaica. O Génesis condena radical e definitivamente a mulher como primeira pecadora e causa de todo o mal no mundo.

As três religiões monoteístas defendem a fé e a submissão, a castidade e a obediência, a necrofilia (pulsão da morte, não a parafilia), a castidade, a virgindade e outras santas tolices que conduzem à idiotia e ao complexo de culpa do instinto reprodutor.
A história de Adão e Eva é comum às três religiões monoteístas. Em todas, Deus proíbe a aproximação à árvore da sabedoria e o demónio incita à desobediência.

Aliás, o pecado é definido como a desobediência a Deus, ou seja, à vontade dos padres.
As páginas do Corão apelam constantemente à destruição dos infiéis, da sua cultura e civilização, bem como dos judeus e cristãos (por esta ordem) em nome do mesmo Deus misericordioso que alimenta a imensa legião de clérigos e hordas de terroristas.

Fonte: Traité d’athéologie, Michel Onfray – Ed. Grasset & Fasquelle, 2005

7 thoughts on “Os manuais dos maus costumes”
  • Fabio

    Sou ateu e me sinto inclinado a concordar, mas…

    é preciso, até por uma questão de respeito à própria inteligência, ler e entender esses livros dentro do contexto no qual foram escritos. O erro dos fanáticos é exatamente interpretar a sabedoria e os costumes de homens que viveram há séculos (e às vezes há milênios) antes deles como se fosse costumes inteiramente aplicáveis a suas próprias vidas, independentemente do fato de que o contexto histórico deles é completamente diverso. Acredito que os livre-pensadores, que se gabam exatamente de se opor a todo fanatismo, não deveriam proceder da mesma forma, e assim todos acabariam lucrando.

    Evidentemente a Bíblia nunca deveria ser lida ao pé da letra, sem levar em consideração as condições histórico-sociais em que o texto foi escrito. Que um fanático religioso faça isso demonstra a sua debilidade, mas que um ateu também o faça, ou dê a entender que se deve fazê-lo, é simplesmente lamentável.

    Temos que aprender a superar esse infantilismo. Eu já passei por essa “fase” de “a religião é cem por cento má”, mas felizmente a superei e hoje tento entendê-la como um fenômeno mais complexo do que padres, pastores e fanáticos de toda ordem querem dar a entender que é.

    • Ageuhamed

      NÃO CONSIGO ENTENDER COMO UMA PESSOA PODE SER ATEU?!

      1° QUEM PODERIA CRIAR TANTAS MARAVILHAS E COISAS TÃO PERFEITAS? SERÁ QUE FOI O BIGBANG?
      NÃO! FOI DEUS ELE CRIOU TODAS AS COISAS.

      2° DEVEMOS ENTENDER O QUE ESTÁ NA PALAVRA DO GEITA QUE DEUS NOS REVELA MAS NÃO SEGUIR OQUE OUTRA PESSOA NOS DIZ. A PALAVRA(BÍBLIA) É RELEVELADA A CADA UM. LÓGICO QUE UNS DEVEMOS ACHAR CERTOS E OUTROS ERRADOS…

      3° TUDO NA BÍBLIA SE ENCAIXA PERFEITAMENTE V.T.(VELHO TESTAMENTO ) E NOVO TESTAMENTO, E NÃO É AÇÃO DO HOMEM, MAIS SIM É AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS.

      4° HÁ INDÍCIOS HISTÓRICOS,GEOGRÁFICOS E FÍSICOS  DE MUITAS HISTÓRIAS QUE OCORRERAM NA BÍBLIA CLARO QUE ALGUNS NÃO PODEM SER COMPROVADOS POR FALTA DE PROVAS, DOCUMENTOS E ETC E POR ISSO QUE NÓS CRISTÃOS TEMOS UMA COISA A FÉ O FIRME FUNDAMENTO DA IGREJA.

      5° COISAS PREVISTAS A MUITOS TEMPOS ATRÁZ COMO NOS LIVROS DE DANIEL E APOCALIPSE QUE HOJE ACONTECEM. COMO: OS MAREMOTOS, TERREMOTOS, AQUECIMENTO GLOBAL , E A CIÊCIA A CADA DIA SE MUTIPLICANDO.

  • João Peneda

    O Luís Grave Rodrigues é a vergonha de todos os outros homossexuais deste país. No seu blog http://rprecision.blogspot.com/ só passam comentários “pro”, ou então os “contras” que ele publica com nomes fictícios para fingir que respeita as opiniões contrárias.

    Por exemplo, mandei-lhe o seguinte que nunca foi publicado:
    —————————-
    Sr. Luís Rodrigues

    Esse seu post não tem graça nenhuma.

    O trocadilho com a palavra “broche” poderia ser aceitável, embora continuando a não ter graça, se não fosse acompanhado da fotografia de uma senhora, perfeitamente identificável, a ganhar honestamente a vida manufacturando e vendendo artesanato de adornos femininos.

    Sabe, se aquela senhora fosse alguém da minha família, ia à sua procura e pespegava-lhe um par de estalos nessas suas flácidas bochechas homossexuais.

  • João Peneda

    Considerações histórico-sociais?

    Ó homem, mas a Bíblia é ou não a palavra de Deus? E desde quando a história influencia o pensamento de Deus?

    O que acha que devemos ler no livro do Josué onde está escrito que o sol parou para o Israel acabar de chacinar o inimigo?

  • Carlos Esperança

    Fábio:

    Quem interpreta a Bíblia são os funcionários de deus e não os ateus. Deixo-lhe aqui:

    Quatro citações do «Catecismo da Igreja Católica»:

    «§81 – A Sagrada Escritura é a Palavra de Deus enquanto redigida sob a moção do Espírito Santo».
    «§106 – Deus inspirou os autores humanos dos livros sagrados. Na redacção dos livros sagrados, Deus escolheu homens, dos quais se serviu fazendo-os usar as suas próprias faculdades e capacidades, a fim de que, agindo ele próprio neles e por meio deles, escrevessem, como verdadeiros autores, tudo e só aquilo que ele próprio queria».
    «§121 – O Antigo Testamento é uma parte indispensável das Sagradas Escrituras. Os seus livros são divinamente inspirados e conservam um valor permanente, pois a Antiga Aliança nunca foi revogada».
    «§123 – Os cristãos veneram o Antigo Testamento como a verdadeira Palavra de Deus. A Igreja sempre rechaçou vigorosamente a ideia de rejeitar o Antigo Testamento sob o pretexto de que o Novo Testamento o teria feito caducar».

  • Carlos Esperança

    A que propósito é que este comentário aparece neste post?

    O Sr. João Peneda deve comentar, se quiser, o post em questão e deixar de qualificar quem não conhece, neste caso um distinto advogado que patrocina o casamento de duas lésbicas.

  • João Peneda

    Sr. Carlos Esperança

    Pois tem o senhor toda a razão, este meu comentário está fora do sítio. Pelo facto, as minhas desculpas.

    Certo é que tentei por várias vezes, sem sucesso, inseri-lo no lugar certo, no blog do “distinto advogado”.

    Leitor que sou deste seu Diário Ateísta e, de um modo geral apreciador das opiniões que o senhor aqui divulga, pensei que aos seus leitores pudesse interessar saber que o tal “distinto advogado” tem uma opinião muito própria do que é moderação de comentários, ou seja, publica o que lhe interessa, simulando contraditórios.

    Quanto ao post em questão, o da fotografia da senhora (claramente identificada) a vender artesanato, deixe que lhe diga que não me parece trabalho de um “distinto advogado”, antes gracejo boçal e insultuoso de labrego sem instrução.

    Diz-me quem sabe que o sexo oral tem ultimamente substituido o sexo anal nas relações homossexuais masculinas. Se calhar, daí a fixação do advogado com os “broches” que a senhora vendia.

    Julgo saber que o “distinto advogado” é um homossexual assumido, se assim não for, ele que me desculpe, vendo bem não é nada da minha conta, apenas me revolta este tipo de humor grosseiro e sem graça nenhuma.

    Os meus respeitos.

You must be logged in to post a comment.