Loading
  • 20 de Fevereiro, 2010
  • Por Carlos Esperança
  • Catolicismo

Bispos não vão à manifestação

Apesar de ninguém ser obrigado a casar com pessoas do mesmo sexo, são esperados numerosos participantes, desejosos de impedir que outros o possam fazer, no desfile de hoje, na Av. da Liberdade, em Lisboa.

Exercem um direito legítimo e indiscutível, além de ser a oportunidade para visitarem a capital com transporte pago, para os que aí rumam de dioceses tão longínquas como a de Bragança.

A Plataforma Cidadania e Casamento que convocou o protesto para as 15H00, com a ajuda de 19 comités regionais, teve a bênção eclesiástica e a divulgação da homofobia percorreu todas as paróquias de Portugal. A manifestação teve apelos nas homilias, nos confessionários e na comunicação social, mas é desolador saber que apenas alguns padres, a quem é vedada a interrupção do celibato, integram a manifestação.

Em Espanha foi diferente. Cardeais e bispos misturaram-se com as sotainas do baixo clero e os vestidos luxuosos da alta sociedade num êxtase de raiva beata e de ódio santo. Em Portugal nem uma só mitra indica o caminho da revolta, nem um só báculo marca o passo desde o Paço à Avenida, nem um único anelão com ametista se exibe aos beiços ansiosos dos devotos.

A Conferência Episcopal aplaude a iniciativa mas recusa comprometer os bispos – esses especialistas em moral familiar – nas vicissitudes da manifestação de êxito incerto e sem apoio divino. As próprias condições meteorológicas podem trocar a devoção pia pelo aconchego dos cafés e das bebidas quentes. Só o Papa se alegra com as intenções.

O céu pode esperar.

4 thoughts on “Bispos não vão à manifestação”
  • Torres

    E uma manifestação pela liberdade de Casamento dos padres e pela Família das vítimas de abuso sexual por membros do clero? Estou em crer que a Conferência Episcopal será a primeira a aplaudir,

  • Cidadão do Bem

    È engraçado ver os paneleiros de sotainas condenandos paneleiros!! Santa hipocrisia!! Av. da Liberdade deveria sde chamar Av. da Libertinagem e Depravação. A Seita Paneleira quer obrigar os cidadãos decentes a reconhecerem este infame “casamento”. O único casamento legítimo é homem com mulher. Daqui a pouca a Seita Paneleira via mudar o nome da nação para Portugay!

  • Carpinteiro

    Cidadão do Mal, sai do armário, assume-te. Como dizem os brasileiros, solta a franga. Tens conversa de quem reprime o desejo. Fazes parte dos que ontem desceram a avenida para protestar contra a homossexualidade que têm vergonha de assumir.
    És dos que quando se conquista uma liberdade te organizas logo contra. Nota-se que és um traumatizado da catequese, não admira, tu nem escrever sabes quanto mais pensar.

    É esta a “força” da Igreja Católica? tanto barulho, tanta mobilização a nível nacional e o melhor que conseguem são meia dúzia de gatos pingados que a organização aponta para cinco mil e a polícia nem se deu ao trabalho de contabilizar? A Igreja devia admitir que a manifestação foi um fracasso pois cinco mil manifestantes nem 1% nem 1 da população portuguesa representam.

    Querem que se referende o casamento entre pessoas do mesmo sexo, concordo, referendem o fim da assistência religiosa que “nós pagamos” nos quartéis e hospitais, que se referende o fim da concordata, que se referende o fim da manutenção dos palácios, igrejas e demais imóveis da Igreja que “nós pagamos”, o fim dos benefícios e isenções fiscais concedidas à Igreja, que se referende o fim do ensino da religião nas escolas públicas e que se referende o fim de todos os privilégios concedidos à Igreja e seus ministros. Eu sou a favor dos referendos.

    Se a homossexualidade existe, foi deus que a criou. Na homilia de hoje na tv, ouvi o padre dizer que deus fez todas as coisas visíveis e invisíveis.

    Pessoas que perdem um sábado a manifestarem-se contra a liberdade de alguém que não vai mudar nada na vida delas, em vez de fazerem alguma coisa de útil pelas vítimas da Madeira, é pura maldade.
    Curiosamente não vejo estes mesmos defenderem as mulheres que são maltratadas ou as crianças que todos os dias sofrem abusos por parte do clero.

  • Cidadão do Bem

    Não sou católico!!! a igreja é antro de paneleiros

You must be logged in to post a comment.