Loading
  • 17 de Fevereiro, 2010
  • Por Carlos Esperança
  • Catolicismo

Freiras carmelitas e liberdades individuais

A notícia de que as Carmelitas vão poder ligar o televisor para ver o Papa, quando da sua deslocação a Portugal, em Maio próximo, não surpreende quem acompanhe a vida religiosa, mas perturba os que se preocupam com a defesa dos direitos e liberdades individuais.

Não discuto se estas mulheres, que fizeram voto de silêncio, se encontram em clausura de livre vontade, se rezam por convicção e se anulam por vocação. A Irmã Lúcia, a mais antiga reclusa conhecida, morreu com odor a santidade e canonização garantida, depois de ter visto o Sol às cambalhotas, de ter falado com uma senhora muito bela, que lhe revelou segredos para o mundo inteiro, preocupada com a conversão da Rússia, e que, do cimo de uma azinheira da Cova da Iria, lhe pediu para divulgar o terço como o mais eficaz demonífugo.

Não me inquieta que a vidente tenha visitado o Inferno onde viu logo o administrador do concelho de Ourém que, por acaso, não frequentava a missa, nem que tenha previsto que um homem de branco seria baleado e que João Paulo II se tenha considerado o alvo dessa profecia.

O que me preocupa é a clausura, com a exclusiva excepção para votarem, certamente no partido que melhor defenda a família, que lhes é interdita, a obrigatoriedade da reclusão e o voto de silêncio, anormalidades a que podem pretender renunciar mas que a coacção conventual, o corte de laços com a família e com o mundo impedem definitivamente.

Será legítimo, num Estado democrático, a existência de cárceres privados, ainda que sob os auspícios da única religião verdadeira? Não deverá o Estado, à semelhança do que faz com creches e lares da terceira idade, exercer um papel fiscalizador que averigúe as relações de poder dentro desses cemitérios de gente viva, no interior de conventos onde as mais cruéis formas de relacionamento podem existir à margem de qualquer controlo?

Sabemos o que sucedeu na Irlanda com jovens metidas em conventos – por terem sido mães solteiras ou para serem afastadas das heranças –, eram vítimas de maus tratos e de tarefas repetitivas que as alienavam. Depois do julgamento dos tribunais que mandaram encerrar esses antros de violência e piedade cristã, não seria avisado que assistentes sociais, médicos e psicólogos ouvissem as reclusas fora do olhar assustador da madre superiora e do director espiritual?

Num país democrático não pode haver feudos onde a mais leve suspeita de violência se possa levantar e onde o Estado se desinteresse pela vida de quem alienou direitos que a consciência humana e as leis consideram irrenunciáveis.

25 thoughts on “Freiras carmelitas e liberdades individuais”
  • João Peneda

    Ora aqui está um excelente assunto para a ASAE investigar a fundo, ao mesmo tempo dando uma folgazita aos tipos das cassetes piratas.

  • Joe

    Viu o sol as cambalhotas?? Ela deve ter consumido algo “bem forte”(Maradona entende disso… sniffff) pra ter tido essa visão…

  • josecamoreira

    Ai Carlos, Carlos… Esse seu hábito (salvo seja!) de pôr o dedo em tudo quanto é ferida…

  • sempapasnalingua

    Da Eurábia com amor, corrijo, da Euraiva com ardor
    Especialmente para os amigos brasileiros que veêm aqui batucar nos católicos portugueses ou daquilo que sobra.
    Abram os olhos no seu próprio país para a gangrena que os está corroindo para que não cheguem à catástrofe que nos infligiram na Europa de outrora, das luzes e da laicidade, da Eurábia hoje do obscurantismo e já da dihmitude.
    Com este documento ainda percebo melhor a missão do canalha “Revisionista” e da complascência islamófila do povo DA. Salvo as raras excepções.
    Beijinhos e abraços do Belguistão

    http://www.liveleak.com/view?i=215_1265570218

    Garrafa ao mar:
    João Pedro Moura, por onde andas?????
    Não sabes a falta que fazes aqui…

  • Revisionista

    Por que sou canalha??Só por que ouso mexer com certos Dogmas Oficiais ??

    Este video não passa de paranoia.

  • Zeca Portuga

    Não deverá o Estado, à semelhança do que faz com creches e lares da terceira idade, exercer um papel fiscalizador…

    Não consegue V. Exa. divisar a diferença entre um serviço público (aberto ao público) e uma instituição de cariz privado e particular, onde o público não mete nariz.

    dentro desses cemitérios de gente viva, no interior de conventos onde as mais cruéis formas de relacionamento podem existir à margem de qualquer controlo?

    Esta O sr. Esperança a imaginar que se trata de uma instituição cavernosa, bafienta e badalhoca como as Tascas Ateístas?
    Está enganado sr. Esperança. Aqui está gente séria e culta, limpa e honesta, comprometida e recta. Aqui não cabe o bafio, a podridão, o ranço e a esterqueira que se acumula dentro as tascas ateístas.
    Ali não há desonestos “advogadotes” a mendigar importância e publicidade, pseudo-investigadores, e intelectuais de retrete pública (ou chupar o estado português, mandriando durante a hora de trabalho) como a cáfila pró-terroristas que compõe a máfia ateísta, a máfia do avental e quejandos.

    Ali não cabem decrépitos e senis inválidos intelectuais e travestidos bandalhos com o pingo a jorrar das narinas carcomidas pelas drogas, de consciência inquieta, com a mais biltre e pindérica falta de capacidades, tartamudeando estupidez e a barafustando, esclerosados, contra tudo o que seja decência e probidade.

    Ali, esteja descansado, para V. Exa ser digno de entrar, teria que, primeiro ter asseio suficiente para merecedor de lamber o chão que tais pessoas pisam.
    Mas, como nem para tal tem dignidade, descanse, porque se trata de instituições que nada têm a ver com o pútrido ambiente sepulcral – mundo de trevas, vermes e morte – que reina nas Tascas Ateísta.

    Aliás, se todos os ateístas juntos tivessem dignidade suficiente para merecer a honra de formar um tapete, para pôr fora da porta de uma destas instituições, e onde o mais humilde transeunte pudesse limpar a lama da sola das botas… se isso acontecesse, reconhecia-lhes alguma utilidade na imbecil lábia de ferro-velho, ou lixeira, da humanidade.

    Não percebo por que razão passa a vida a querer ver, ou projectar, nos demais as suas “qualidades” e características, como diariamente faz neste site.
    O mundo não é tudo igual aquele em que você se contorce… Também há sol, vida, alegria e gente de cara lavada!

  • Eduardo Russo

    Caro sempapasnalingua

    Eu já havia visto a reportagem da Tv Gazeta de São Paulo mostrando o crescimento do islamismo nas periferias das grandes cidades. E também das seitas pentecostais fundamentalistas. Em ambos os casos o campo é fertil (pessoas pobres , sem grandes perspectivas , marginalizadas) . Um dos líderes fala das revoltas dos negros muçulmanos no século XIX contra a escravidão vigente no Brasil de então, a chamada Revolta dos Malês ocorrida na Bahia por volta de 1848.
    Porém , esquece de dizer que ainda existe escravidão no mundo. Ela é aceita no Sudão por exemplo. E na Arábia Saudita até 1962 . Enquanto forem uma minoria os islamicos brasileiros vão portar-se como “vítimas” ; caso um dia cheguem a ser maioria vão querer aplicar suas leis ao restante da população. Existe algum país com a maioria da população islâmica e que tenha um governo laico ? Turquia talvez ? O vídeo não é paranóia e sim um retrato real das periferias das grandes cidades brasileiras. Obrigado

  • Revisionista

    Eduardo Russo… nota: A.Saudita não é molestada pq é boneca do US-Sionismo internacional.
    Ah. você falou do Brasil. Tem um infame deputado sionista chamado Marcelo Itagiba que quer perseguir todos os criticos do sionismo e dos seus dogmas.
    Sobre documentário francês sobre Islam em Sampa. O perigo de fato é a criminalidade e não o islam. O Brasil tem islamicos. Sim.. Mas nunca ouvi nada contra eles. ao contrário de grupos cristãos.

  • João Peneda

    Reparem que o Zé Portuga, na sua verborreia indignada, esqueceu-se de falar nos abortos conventuais e pedofilias sortidas.

    Que as pulgas de mil camelos lhe infestem as partes pudendas e que os seus braços sejam curtos de mais para se coçar.

  • Revisionista

    Eduardo Russo… nota: A.Saudita não é molestada pq é boneca do US-Sionismo internacional.
    Ah. você falou do Brasil. Tem um infame deputado sionista chamado Marcelo Itagiba que quer perseguir todos os criticos do sionismo e dos seus dogmas.
    Sobre documentário francês sobre Islam em Sampa. O perigo de fato é a criminalidade e não o islam. O Brasil tem islamicos. Sim.. Mas nunca ouvi nada contra eles. ao contrário de grupos cristãos.

  • João Peneda

    Reparem que o Zé Portuga, na sua verborreia indignada, esqueceu-se de falar nos abortos conventuais e pedofilias sortidas.

    Que as pulgas de mil camelos lhe infestem as partes pudendas e que os seus braços sejam curtos de mais para se coçar.

  • Carpinteiro

    Revisionista. Vi agora uma notícia sobre uma exposição de arte em Espanha, em que uma estátua representando as três religiões do livro não ofendeu cristãos nem muçulmanos mas a embaixada de Israel apresentou um protesto por ofensa. Começo a concordar contigo. Estes fulanos usam e abusam da vitimização.

  • Carpinteiro

    São Paulo (apóstolo, ano 67 d.C.)

    “Que as mulheres estejam caladas nas igrejas, porque não
    lhes é permitido falar. Se querem ser instruídas sobre
    algum ponto, interroguem em casa os seus maridos.”

    «««««««««««««««««««««

    Tertuliano (teólogo cartaginês, século III)

    “Mulher, tu és a porta do inferno, foste tu a primeiro violar
    a lei divina, a corromper aquele que o diabo não ousava
    atacar de frente; tu foste, na verdade, a causa da morte de
    Jesus Cristo.”

    «««««««««««««««««««««««

    Alcorão (livro sagrado dos muçulmanos, escrito por
    Maomé no século VII, sob inspiração divina)

    “Os homens são superiores às mulheres porque Deus
    lhes outorgou a primazia sobre elas. Portanto dai aos
    varões o dobro do que dai às mulheres. Os maridos que
    sofrerem desobediência de suas mulheres podem castigá-
    las: deixá-las sós em seus leitos, e até bater nelas. Não se
    legou ao homem maior calamidade que a mulher.”

  • Revisionista

    “Revisionista. Vi agora uma notícia sobre uma exposição de arte em Espanha, em que uma estátua representando as três religiões do livro não ofendeu cristãos nem muçulmanos mas a embaixada de Israel apresentou um protesto por ofensa. Começo a concordar contigo. Estes fulanos usam e abusam da vitimização.”

    Pra você ver. Os judeus querem monopolizar a vitimização histórica , querem proibir tudo que lhes desagrade.. o autoritarismo deles é aliado ao coitadismo…

  • Julio

    Sou pela nacionalização da propriedade da SEITA papal.
    Aliás, sou pela nacionalização do próprio Vaticano, se o governo Italiano tivesse t——s!

  • Julio

    Sou pela nacionalização da propriedade da SEITA papal.
    Aliás, sou pela nacionalização do próprio Vaticano, se o governo Italiano tivesse t——s!

  • Realismo

    concordo!!!

  • Carpinteiro

    Julio, o dinheiro, ouro, jóias e doações de todas as índoles que entram em Fátima, davam para tirar o país da miséria num ápice. Os padres é que não estão pelos ajustes.

  • Carpinteiro

    No seu livro: Monita Secreta, da Roma editora, o autor José Eduardo Franco, explica o modus operandi da Igreja, para sequestrar as filhas dos mais abastados para os conventos.
    É um livro que sinceramente aconselho, para quem tiver interesse em perceber como a Igreja destrói a vida das pessoas para lhes “rapinar” o dinheiro, herança ou fortuna.

  • Julio

    Dizem que Fátima faz milhões de Euros só na venda de velas de metro!
    Vamos EXIGIR que o governo Português NACIONALIZE aquele centro de superstição e abuso emocional de milhões de vítimas!
    Vamos converter o lugar em terra com melhor proveito; semear batatas ou plantar pinheiros!

  • Carpinteiro

    Julio, eu não arriscava na cultura da batata e do pinheiro. Porquê?
    A Igreja iria fazer hóstias das batatas e cruzes da madeira para vender aos crentes. Eles até água vendem como benta!

  • pedro

    -|- -|-
    M MA

    Capinteiro:
    Essas coisas não se pagam nem são coisas comercializaveis.
    Podes dar uma oferta, mas isso podes dar quando quizeres, se assim o entenderes e consoante as tuas possibilidades mas não por comercialização da maneira e que estavas a referir.
    Não te esqueças que isto nem é propriamente nosso, nós somente vivemos aqui…

  • Luis Almeida

    1º: A maioria dos lares de terceira e idade e infantários são PRIVADOS e não deixam, por isso, de ter fiscalização adequada pelo ESTADO ( o estado não deixa de “lá meter o nariz” para usar o seu colorido vocabulário );
    2º A Igreja não está nem pode estar fora da lei ( nalguns casos a Concordata, negociada com o ESTADO Português ). O que o artigo quer dizer, acho eu, é que Igreja não devia estar fora da lei que permite ao Estado controlá-las, ( autonomia não deveria querer dizer estar acima da lei…);
    Aliás, com o longo historial de crimes de genocídio ( Cruzadas, judeus etc. ), homicídio ( Inquisição, etc), contra o saber, a inteligência e a cultura ( retratação de Galileu, morte de Savonarolla e muitos etecetras ) da “Santa Madre” Igreja, quem pode confiar ( sem fiscalização ) que essas instituições são “gente séria e culta, limpa e honesta, comprometida e recta”? Os factos dizem-nos o contrário e devem é levar-nos a desconfiar. Veja-se os milhares de milhões que a Diocese de Boston teve que pagar para calar a boca âs famílias dos miúdos sodomizados ! E agora na Irlanda! Não, o ateísmo é que nunca causou nenhuma guerra nem morticínio.
    Aliás, pelo seu tom insultuoso e ordinário ( de quem não consegue suportar as opiniões dos outros, ou seja de crente ) se vê quanto lhes custa “engolir” que o estado seja democrático e que nos permita livre e abertamente ser ateus ! Se pudessem, tínhamos continuado todos a aprender só latim e teologia, não havia ensino laico e o espírito do povo continuava a embrutecer. Os vossos pseudo-argumentos ou são contra o raciocínio ( o que é a fé ? ) e o espírito da Luzes, ou descambam para o insulto soez, ou ambas as coisas…

  • Luis Almeida

    Estimado Carlos, gostei muito do seu equilibrado artigo. Comentei “à letra” o execrável comentário de Zeca Portuga mas, demasiado tarde… Fi-lo hoje e ele saiu há semana…

  • Vi Molter

    Deus deu vida e liberdade a todos os seres humanos, o que me consta é que Nossa Senhora de Fátima pediu apenas que rezasem o terço, e não a escravidão da tal clausura das pobres e indefesas freirinhas que queriam apenas fazer o bem, o estado deveria fazer uma averiguação nos conventos, com prisão dos responsveis, se ouver realmente violencia contra as meninas que ali chegam cheias de amor a Deus pemssando que sua vida será maravilhosa cantando rezando e fazendo caridade aos pobres; que decpição se tudo de ruim que lí for verdade. Alguem tem que fazer aumguma coisa por elas.
    Amar e servir a Deus pra mim é em primeiro lugar ser feliz! livre como um passáro praticando todo o bem que puder, ler a BIBLÍA sagrada todos os dias e tentar entender, e viver alegre todos os dias, agradecendo pelo dom da vida a Deus, e não inventar coisas terriveis e dizer que é pelo flagelo que se consegue a salvação. NÂO! flagelado por nossos pecados já foi JESUS CRISTO, nos que cremos nele, temos apenas que AMAR o proxímo como a nos mesmo,fazer caridade com amor e alegria,evangelisar, sem impor nada.
    É o amor que tudo de bom constrói,nada de preconceito com pessoas e religiões, é fazendo o bem sem olhar a quem. Um soriso uma palavra amiga, é sendo feliz que o proprio DEUS vem fazer morada em nosso coração.
    Para ganhar dinheiro todos devem trabalhar, e não ficar por de traz de auguma religião para tirar dinheiro dos outros, isto sim é pecado mortal, e todos que fazem isto já estão condenados pela justiça divina, que tudo vê tudo sabe.
    Paz! Amor! Caridade! Liberdade! tendo em nossas mentes, que esta vida é só uma passsagem para a vida eterna, muito cuidado para não perder a morada na casa do PAI, que o proprio Senhor JESUS NOS PROMETEU.
    Só depende de você. Paz e Bem a todos os irmãos.

You must be logged in to post a comment.