Loading
  • 12 de Fevereiro, 2010
  • Por Carlos Esperança
  • Islamismo

O Islão e a demência da fé

Divórcio de rapariga de 12 anos lança debate sobre casamento infantil

A rapariga vai receber apoio legal de uma comissão estatal para tentar divorciar-se do seu marido de 80 anos. O caso pode levar à proibição do casamento infantil na Arábia Saudita.

25 thoughts on “O Islão e a demência da fé”
  • Joe

    curiosamente a A.Saudita não é molestada pela Policia do Mundo pq lhe é servil!

  • Mike

    è impressãoi minha ou só o islam é acusado de ser demente. Por acaso as demais religioes nao sao demente tambem ?

  • Eduardo Russo

    É interessante notar que esta prática de casamento entre crianças e adultos não é exclusividade dos árabes , outros povos também possuem este costume. Entendi que a demencia referida no título é a falta de consciencia por parte dos religiosos islâmicos para proibir tais práticas bárbaras. Porém esperar bom senso de clérigos é o mesmo que acreditar que a Terra é plana.

    Um lembrete ao Joe : a Arábia Saudita não é molestada pois não devemos “aborrecer” os sócios e nem estragar os negócios.

    Outro lembrete para o Mike : todas as religiões são dementes , algumas mais outras menos ; algumas são belicosas , outras hípócritas e falsas moralistas, mas todas estão em pé de igualdade quando for para defender a Verdade delas. Obrigado

  • Mike

    veja bem… o cristianismo promoveu e promove atos de demencias…. veja o zé povinho andando de joelhos em Fatima… veja as sangrentas tiranias católicas eslovaca, croata e sul-vietnamita nas ultimas decadas… veja os extremistas protestantes dos EUA….
    veja o envolvimente de clerigos catolicos e protestantes na “Shoah” de Ruanda…

  • HH

    O casamento é uma prática social e só depois religiosa. Esta forma de casamento está presente noutras culturas que nada tem de islâmico.
    Aqui levanta-se uma questão séria e interessante: a sociedade saudita é islâmica, tal como a sociedade portuguesa é católica. Serve isto para lembrar que não existem sociedades laicas, sim governos laicos. Acabais de reconhecer isso – já é um bom paço em relação à vossa ignorância e fanatismo!
    Quanto à questão das religiões, levantada pelo Mike e pelo Eduardo, demonstra a ignorância deles.
    Desde logo porque desconhecem o que é um sistema de valores, depois porque nem sabem que o costume é uma fonte de direito, e muitas das nossas leis nasceram do costume, da prática social, da ética via praxis.

    Depois deixo uma pergunta:
    Os fundamentos da doutrina católica são os mandamentos (e não a pratica individual de cada um do seus fieis) : Não matarás, não roubaras, não cobiçarás, respeitarás o próximo, honrarás pai e mãe, obedecerás… etc, etc.
    Achais vós que isto é uma demência? Explicai-me, então, quais são os vossos valores alternativos que não são demências.
    Notai que vós faleis da religião e não dos comportamentos dos crentes. Se falhásseis de alguns religiosos e de alguns crentes individuais, tal como de alguns ateus, seria justo que os vísseis como dementes, como hipócritas. Mas como as religiões são a “lei”, os valores e os princípios, se os achais uma demência, começo a ficar preocupado convosco.

    Quero-me longe das vossas ideias, venha a “demência” e escorracem-se os que pertencerem à “demência” mas não se sabem comportar como tal (alguns desses são os que aqui se dizem ateus).

  • Mike

    HH = Heil, Hitler ?

  • HH

    Mike:
    Veja a sangrenta imposição do ateismo na China comuna.

    Esses ateus chineses, sozinhos matam mais gente do que os restantes todos. E fizeram-no em nome do ateismo (ser católcio aidna hoje é crime na China). Os que refere não o fizeram em nome do catolicismo, mas por razões raciais, etnicas e politicas.

  • FireHead

    E não existirão ateus dementes? Pela vossa lógica parece que não.

  • Mike

    HH, o comediante

  • Pascoal

    A sociedade portuguesa é católica?
    Ai sim?
    Há 10 millhões de portugueses todos os domingos na missa?
    Ou ao menos 5 milhões?
    Haverá cem mil (100.000)?
    Bem, ao menos, no país todo é capaz de passar dos quatro algarismos, incluindo os velhos com medo da morte e as crianças que não sabem o que fazem.

  • Eduardo Russo

    Achei interessante o comentário de HH . Ele concorda comigo quanto ao facto de o casamento entre crianças e adultos ser uma prática comum em outras sociedades não islãmicas.
    Depois, afirma que sou ignorante . Concordo com ele , sou ignorante,e a consciencia da minha ignorancia é que me faz buscar o Conhecimento . Não tenho idéias pensadas por outrem nem dependo de pastores , padres e outros para pensar.
    Procuro comentar os artigos com educação e civilidade , expondo meus pontos de vista e opiniões . Para finalizar caro HH , devo lembrar-lhe que “passo” é com ss e não com ç .
    Obrigado

  • Revisionismo Histórico

    Nem falo da demência provocada pelo Santo Dogma Holocaustico.
    Sugiro aos sionistas criarem a Sinagoga Univer$al do Reino do Holocau$to. Irmãos… Aleluia… Glória a Zion!!! Glória a $hoah!!! E a I$rael!! Que Zion te dê Graça!!! Amen!!!

  • FireHead

    Pascoal, há que dar razão ao que dizes. De facto muitos portugueses são católicos não praticantes, ou seja, católicos de boca para fora. Poucos são os que vão à igreja. Cada vez menos, até. É o cumprimento do que tem de acontecer.
    Mas é inegável que a Igreja está na origem de Portugal e nossa cultura. Ou então, como eu não me canso de dizer, retirem as quinas da bandeira, removam os símbolos católicos e os nomes dos santos das instituições públicas, acabem com os feriados católicos que não são poucos e por aí fora.

  • Pascoal

    As quinas na bandeira, vários símbolos e nomes de santo não são importantes por um qualquer singificado religioso. Tal como os símbolos romanos ou islâmicos ainda existentes ou as ainda mais antigas antas ou os menhires mostram-nos o nosso passado histórico e não nos obrigam actualmente a cultos ou rituais.

  • Eduardo Russo

    Sr. Revisionismo Histórico, o seu comentário traz um equivoco : Que Zion te dê Graça ! (assim está escrito).
    Desde quando alguma igreja dá alguma coisa de graça ?
    Assim vc. vai pedir falencia logo, logo.
    Para prosperar os negócios é preciso sempre mais e mais novidades. E cobrar bem por elas. Vide a IURD que sempre tem uma novas campanha de arrecadação de fundos. Sucesso. Obrigado

  • Revisionismo Histórico

    caro. Edward… você não entendeu a ironia

  • Cidadão do Bem

    Nem falo da demência dos membros da Seita Paneleira e Fufa.
    Quando questiono a Sagrada Religião deles eles viram os profetas do ódio e grandes talibans…. O paneleirismo é anormalidade… é algo que corrompe nossa sociedade e juventude

  • Eduardo Russo

    Revisionismo Histórico

    Entendo o que vc. quer dizer. Apenas disse que nas igrejas e outros até as “graças” são cobradas.
    Boa noite e obrigado

  • FireHead

    Pascoal, as quinas não são importantes por um qualquer significado religioso? Isso surpreende-me! Assim como muitos países de maioria islâmica têm nas suas bandeiras o quarto crescente que é o símbolo do islão, Portugal e alguns países (como por exemplo Malta ou a Suíça) têm uma cruz (no caso português as quinas) exactamente devido à sua identidade cristã. E até lhe posso dizer mais. Por acaso conhece o significado da bandeira nacional sobretudo das quinas? D. Afonso Henriques quis com as quinas dizer que os portugueses ou seriam traidores apóstatas (os besantes representam as 30 moedas de prata da traição) ou seriam fiéis à cruz. Parece que esse nosso primeiro rei tinha razão…

  • FireHead

    Parece que foi precisamente por causa disso que Sócrates (o grego, não o primeiro-ministro) foi “eliminado”: por estar a corromper a juventude…

  • Cidadão do Bem

    FireHead!
    Infelizmente os adeptos da Seita Paneleira tentam silenciar a todo custo a oposição

  • FireHead

    Os adeptos dessa tal seita paneleira, ou melhor, os sócios dela, sobretudo os que têm as quotas em dia, é que constituem a verdadeira oposição: cada vez eles são mais, cada vez com mais ódio, obcecados… dizem até que é a seita que mais cresce a nível mundial. Uma praga autêntica. Talibãs dum raio que sonham em fazer do mundo um imenso califado, enfim…
    Tenho mais receio deles do que dos ateus ou incrédulos.

  • Carpinteiro

    Referes-te aos teus amigos do seminário?
    Trauma fica por muito tempo. Em ti um pouco mais apenas…
    Por aqui costuma dizer-se que, ser pobre é azar, mas ser pobre e asno já é castigo de deus. Em ti nota-se um pouco mais. Apenas…

  • jsousa

    esse mandamento é mesmo – “não cobiçarás”? ou será – “não cobiçarás a mulher do próximo”?…
    a demência…
    sexista?… a demência sexista é questão primeira do monoteísmo (judaico-cristão-muçulmano), verdade?
    quanto a uma sugestão lá mais para baixo (1 comentário) de acabar com os feriados religiosos… bom, aí não!… venham todos os feriados possíveis porque “trabalhar muito é viver pouco!” e o direito à preguiça é um direito fundamental do homem. daí se infere que esse outro mandamento de moisés que diz (ou defende) – “obedecerás…” só poderá fazer sentido para aqueles que se subjugam ao poder religioso ou político…

  • jsousa

    esse mandamento é mesmo – “não cobiçarás”? ou será – “não cobiçarás a mulher do próximo”?…
    a demência…
    sexista?… a demência sexista é questão primeira do monoteísmo (judaico-cristão-muçulmano), verdade?
    quanto a uma sugestão lá mais para baixo (1 comentário) de acabar com os feriados religiosos… bom, aí não!… venham todos os feriados possíveis porque “trabalhar muito é viver pouco!” e o direito à preguiça é um direito fundamental do homem. daí se infere que esse outro mandamento de moisés que diz (ou defende) – “obedecerás…” só poderá fazer sentido para aqueles que se subjugam ao poder religioso ou político…

You must be logged in to post a comment.