Loading
  • 5 de Fevereiro, 2010
  • Por Carlos Esperança
  • Catolicismo

Itália – um país exótico

Luigi Tosti

Luigi Tosti

Roma está, desgraçadamente, perto do Vaticano. Os acordos de Latrão, celebrados com Mussolini ,deram ao Papa dinheiro, poder e influência e a concordata impôs o ensino da religião católica nas escolas do Estado. O papa considerou o ditador fascista Benito Mussolini enviado da Providência, mas as vicissitudes da história ou a falta de jeito do defunto ditador para obrar milagres têm impedido a sua canonização.

Porém, o tratado de Latrão, celebrado entre o enviado da Providência e o seu assumido representante legal, jamais foi revogado. As paredes das escolas e repartições públicas ainda exibem crucifixos sem respeito pela diversidade cultural e liberdade religiosa.

Um juiz – Luigi Tosti (na foto) – recusou-se a fazer julgamentos numa sala que exibia um crucifixo. Em 2003 quis retirar o símbolo católico e foi impedido pelos seus superiores. Como livre-pensador pretendeu que os Cristos dependurados nas cruzes fossem exonerados dos tribunais italianos.

A Asociación Civil 20 de Setiembre – Librepensamiento – Tolerancia – Humanismo
– acaba de informar que o referido juiz italiano Luigi Tosti foi afastado das suas funções. A Europa, cuja liberdade foi conquistada na luta das suas elites contra a toda poderosa Igreja católica, assiste impassível a este atropelo que põe em causa a liberdade religiosa e a laicidade do Estado.

No bairro de 44 hectares, um papa reaccionário baba-se de gozo, em silêncio, numa atitude igual à do fascismo islâmico onde a religião é um dever público e não um direito privado.

A Europa não pode ficar refém do incenso e da água benta.

4 thoughts on “Itália – um país exótico”
  • edy

    Está na hora de um magistrado saber que a liberdade dele acaba onde começa a dos restantes, e que num pais livre a liberdade exige tolerancia, responsabilidade e coesistencia pacifica.

    Em face do comportamento extremista, pode-se dizer que estamos na presença de um individuo que não reunia condições para ser juiz.

  • Eduardo Russo

    Uma coisa que eu nunca entendi é o facto de um símbolo religioso do cristianismo estar exposto num ambiente laico e público. O que tem a ver a religião com a Justiça humana ?
    Confunde-se o público com o particular. Não acho correto o uso de símbolos religiosos em prédios públicos , já que temos um Governo laico , então os Tribunais devem ter símbolos do Estado e nada mais. Obrigado

  • Américo Costa

    Sr. Edy

    Se alguma vez se der ao trabalho de ler a Bíblia verá que estamos na presença de um indivíduo que não reunia condições para se deus.

    Amen

  • Américo Costa

    Sr. Edy

    Se alguma vez se der ao trabalho de ler a Bíblia verá que estamos na presença de um indivíduo que não reunia condições para se deus.

    Amen

You must be logged in to post a comment.