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  • 4 de Fevereiro, 2010
  • Por Carlos Esperança
  • Religiões

REFLEXÕES SOBRE RELIGIÃO

Por

C S F

As religiões baseiam-se num pensamento ilusório que falseia a origem do universo e do próprio homem cuja validade é apenas justificada pela fé.

Combina um máximo de subserviência com um máximo de idealismo do conhecimento que apenas admite o eu como realidade (solipsismo).

Inventa-se ver e não se procura ver.

Perguntas:

Se o criador inventou a realidade naturalmente e sem esforço, por que razão havemos de o louvar servilmente por isso?

O universo e certas paisagens terrenas inóspitas demonstram que o criador foi deliberadamente indiferente e hostil ao homem e a toda a vida!

Se um deus pode curar um cego num milagre, por que razão não optou por erradicar a cegueira?

Que sentido tem o criador, depois de expulsar os demónios, tê-los feito entrar numa vara de porcos? Só porque estes animais serem desprezíveis aos olhos dos homens da época em que foi contada a parábola?

As rezas são contínuas e, muitas vezes realizadas para debelar catástrofes impressionantes, mas nunca se vêm resultados?

A cura das consequências de um pingo de óleo fervente num olho duma cozinheira, em casa de um padre, é suficiente para catapultar um nobre militar medievo a santo centenas de anos depois de ter morrido (Nuno Álvares Pereira)?

Há quem afirme que a religião pode não ser verdadeira, mas que isso não importa porque é eficaz a dar consolo a muitos…

Se a conversão às religiões foi desde sempre efectuada pela força do poder de Estado e dos seus exércitos, agora que temos mais liberdade e as nossas vidas não estão em perigo, por que razões devemos aderir aos rituais?

11 thoughts on “REFLEXÕES SOBRE RELIGIÃO”
  • Realismo

    pq deus criou e permitiu o mal?

  • Américo Costa

    Sr. Carlos Esperança
    Pelos seus comentários desrespeitosos Deus o castigará em devido tempo.
    Entretanto respondo às suas oito perguntas:

    Deus Nosso Senhor esforçou-se durante 7 dias para criar o mundo. Se qualquer idiota ao fim de 8 horas de trabalho já espera recompensa, grande admiração que o Senhor precise de uma palavrinha de reconhecimento.

    O criador desejando proteger a sua criação fez os desertos para evitar que os homens ocupassem todo o planeta. Mas os herejes encontraram maneira de contra a sua vontade penetrarem nos espaços proibidos. Depois ainda se vêm queixar…

    E claro que se não houvesse cegueira não podia haver milagres para a curar. Essa só da cabeça de hereje.

    O episódio a que se refere passou-se na Terra Santa. Varas de porcos havia com fartura, manadas de bisontes nem por isso. Assim Deus escolheu a bicharada que estava mais à mão. Se os factos tivessem ocorrido por exemplo nas pradaria do oeste americano, Deus teria certamente enfiado os demónios numa manada de búfalos.

    Nunca se vêm resultados das rezas? Ora essa, ainda agora no Haiti graças às rezas encontraram um cidadão debaixo dos entulhos passados 15 dias de Deus ter castigado aquela matula de infiéis.

    Acha fácil curar o olho de uma cozinheira salpicado por óleo a ferver? Então experimente e depois venha falar comigo. Não fora o Dom Nuno e a pobre senhora nunca mais veria o bacalhau à Gomes de Sá em estereoscopia. Bem merecida canonização.

    E mais não lhe digo, devia ter vergonha das suas opiniões blasfemas.

  • filipe

    Sr Americo Costa, deve ser catolico, assim como eu, mas há coisas no seu texto que não entendo, se está a ser ironico, ou se é mesma a sua convicção.
    Deus não criou o mundo em 7 dias!! isso não passa de sentido figurado para dizer que tudo foi criado por vontade de Deus!

  • Carlos Esperança

    Senhor Américo Costa:

    Cuidado que vamos juntos para o Inferno. Olhe que o deus dos milagres não gosta que brinquem com ele.

    Mas não perca o humor. Só não gostam os beatos.

  • Juan Carlos I

    POR QUE NÃO TE CALAS ?

  • filipe

    EM RESPOSTA A Realismo

    – Como no texto em baixo fse ala muitas vezes do Pecado, vou escrever o meu entendimento do Pecado.
    Este “Pecado” não deve ser visto como aquilo que nos castiga e nos julga a toda a hora! Nada disso, o pecado é mais como que uma limitação que nós temos! Depois, tendo consciência das nossas limitações, temos que as superar! Por isso é que uma boa confição deve ser como que uma conversa sobre estas limitações inerentes a condição humana! Deve ser uma autocritica construtiva! os pecados compreendidos deste modo existem todos os dias, desde uma falta de consideração para um semelhantes, inveja, irritação compulsiva, tratar mal um filho, suborno, roubo, dependencia do dinheiro, drogas, fanatismos, egoismo, etc etc.. resumindo tudo coisas bem humanas! Logo daqui criticar muiito os Ateistas porque não entendem o significado do pecado na Igreja dos dias de hoje e apenas o pensarem como algo castigador! NÃO é isso. Infelizmente muitos catolicos mal informados também pouco contribuem para esta desmistificaçao do pecado! –

    Santo Agostinho, já no século IV meditava profundamente sobre esta questão. Os seus ensinamentos, que também são os da Igreja, se resumem no seguinte
    1 . Deus não é o autor, criador, do mal e da dor; Deus não pode fazer nada de mal e de imperfeito.

    2 . O sofrimento e a morte são consequências dos pecados dos homens, individual e coletivamente. Isto é, eu sofre por causa dos meus pecados, mas também por causa dos pecados dos homens, especialmente daqueles que estão mais ligados a mim: parentes, amigos, etc. É lógico que os vícios de um pai fazem sofrer os filhos e a esposa… Assim por diante. Deus não é o culpado de nada disso, e nem deseja nada disso.

    3 . Quando se diz .aceitar a vontade de Deus., não estamos afirmando que foi Deus que quiz aquele mal, aquela tragédia, doença, etc.,tanto assim que um sinal do Reino de Deus eram as curas, milagres, exorcismos, etc, isto é, vitórias sobre o mal e sobre o sofrimento.

    4. Para que o homem fosse .grande., nobre, imagem do seu criador, Deus teve de fazê.lo livre, inteligente, dotado de mãos maravilhosas, instinto, sensibilidade, vontade, memória, etc. que os animais não receberam. Depois de dar ao homem todas essas faculdades maravilhosas, Deus lhe deu o mundo em suas mãos, para cuidar dele como um jardineiro. Se o homem não cuida desse mundo bem, e não ama os irmãos, não é culpa de Deus. A Sua Lei manda Amar a Deus e ao próximo. Sem a liberdade, até para pecar, o homem não seria grande; seria apenas um robot ou uma marionete, não é verdade.

    5 . Deus não é paternalista; é Pai. Isto é, Deus não fica .passando a mão por cima. dos erros dos homens; mas deixa que o homem que erra sofra as consequências do seu erro por ter violado as leis da natureza e da moral. Se Deus ficasse nos livrando dos males, consequências dos nossos erros, nunca nos tornaríamos filhos maduros.

    6 . Mas Deus deu um sentido profundo ao sofrimento: veio à terra como homem e sofreu todos os sofrimentos do homem. Santo e Justo, morreu a pior das mortes que havia no seu tempo. Assim, Deus fez do sofrimento, que Ele não criou, a matéria prima da salvação da humanidade. Na morte e sofrimento de Cristo, seu Filho, Deus nos salvou da morte eterna. Então, agora, todo sofrimento é redentor, tem um sentido. Nenhuma gota de sofrimento e nenhuma lágrima é perdida depois que Cristo sofreu.

    Então, Deus sabe usar o sofrimento, repito, que Ele não criou, e que não quer para ninguém, como meio de salvar o próprio pecador.

    É a história do filho pródigo; o Pai não queria que aquele filho fosse embora, mas deixou que o filho fosse; deixou que a vida, e os seus sofrimentos o resgatassem. Não foi o que aconteceu.? É o que Deus faz com todos nós. Ele não quer de jeito nenhum o sofrimento de ninguém; e poderia evitar que o mal nos atingisse; mas não impede, porque a culpa é nossa; minha e da humanidade toda.

    Santo Agostinho conclui dizendo que .Deus não permitiria o mal nos atingir se não soubesse tirar dele algum proveito.. E que também, .Deus às vezes permite que o mal nos atinja, para evitar um outro mal maior.. É o que são Paulo nos garante quando diz que .tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus. (Rom 8,28), mesmo o sofrimento e a morte. O que para nós é uma tragédia, para Deus não é, porque Ele sabe tirar o bem do mal. Foi porque os irmãos de José, venderem.no para a caravana que ia para o Egito, que Deus pôde salvar todo o povo da fome. Veja, o que foi uma tragédia (os irmãos venderam o caçula , por inveja!) Deus soube transformar numa grande benção para toda a nação. Assim, não podemos desesperar e nem desanimar diante de qualquer sofrimento que seja. Na fé (esta é hora da fé!) temos que dizer como Jó: .Deus dá, Deus tira, bendito seja Deus.; é por isso que São Paulo manda: Em todas as circunstâncias (boas e más) daí graças a Deus pois esta é vontade de Deus a vosso respeito em Cristo Jesus.. (1Ts 5,17).

    Portanto, se Deus permitiu que o sofrimento nos atingisse, não foi porque Ele o enviou a nós, não, apenas permitiu; ou porque o merecemos por causa do nosso pecado que gerou este mal, ou porque a sociedade o gerou, ou porque Deus quer através dele me dar algo ainda melhor.

    Em resumo, todo sofrimento, qualquer que seja deve ser enfrentado para ser vencido, seja pela medicina e outros meios; mas, se o mal é inevitável, soframos na fé, acreditando que Deus, que é Pai, está vendo, e saberá nos dar o melhor, ainda que seja na eternidade. Não foi Ele que disse: .De que vale ganhar o mundo inteiro, se vier a perder a alma? .

  • Américo Costa

    Sr. Filipe

    Que Deus lhe acuda, que nós cá na Terrau já não lhe podemos valer

  • Américo Costa

    Queria dizer “Terra” mas Deus acrescentou o “u” só para me deixar mal visto

    As minhas desculpas

  • filipe

    EM RESPOSTA A Realismo

    – Como no texto em baixo fse ala muitas vezes do Pecado, vou escrever o meu entendimento do Pecado.
    Este “Pecado” não deve ser visto como aquilo que nos castiga e nos julga a toda a hora! Nada disso, o pecado é mais como que uma limitação que nós temos! Depois, tendo consciência das nossas limitações, temos que as superar! Por isso é que uma boa confição deve ser como que uma conversa sobre estas limitações inerentes a condição humana! Deve ser uma autocritica construtiva! os pecados compreendidos deste modo existem todos os dias, desde uma falta de consideração para um semelhantes, inveja, irritação compulsiva, tratar mal um filho, suborno, roubo, dependencia do dinheiro, drogas, fanatismos, egoismo, etc etc.. resumindo tudo coisas bem humanas! Logo daqui criticar muiito os Ateistas porque não entendem o significado do pecado na Igreja dos dias de hoje e apenas o pensarem como algo castigador! NÃO é isso. Infelizmente muitos catolicos mal informados também pouco contribuem para esta desmistificaçao do pecado! –

    Santo Agostinho, já no século IV meditava profundamente sobre esta questão. Os seus ensinamentos, que também são os da Igreja, se resumem no seguinte
    1 . Deus não é o autor, criador, do mal e da dor; Deus não pode fazer nada de mal e de imperfeito.

    2 . O sofrimento e a morte são consequências dos pecados dos homens, individual e coletivamente. Isto é, eu sofre por causa dos meus pecados, mas também por causa dos pecados dos homens, especialmente daqueles que estão mais ligados a mim: parentes, amigos, etc. É lógico que os vícios de um pai fazem sofrer os filhos e a esposa… Assim por diante. Deus não é o culpado de nada disso, e nem deseja nada disso.

    3 . Quando se diz .aceitar a vontade de Deus., não estamos afirmando que foi Deus que quiz aquele mal, aquela tragédia, doença, etc.,tanto assim que um sinal do Reino de Deus eram as curas, milagres, exorcismos, etc, isto é, vitórias sobre o mal e sobre o sofrimento.

    4. Para que o homem fosse .grande., nobre, imagem do seu criador, Deus teve de fazê.lo livre, inteligente, dotado de mãos maravilhosas, instinto, sensibilidade, vontade, memória, etc. que os animais não receberam. Depois de dar ao homem todas essas faculdades maravilhosas, Deus lhe deu o mundo em suas mãos, para cuidar dele como um jardineiro. Se o homem não cuida desse mundo bem, e não ama os irmãos, não é culpa de Deus. A Sua Lei manda Amar a Deus e ao próximo. Sem a liberdade, até para pecar, o homem não seria grande; seria apenas um robot ou uma marionete, não é verdade.

    5 . Deus não é paternalista; é Pai. Isto é, Deus não fica .passando a mão por cima. dos erros dos homens; mas deixa que o homem que erra sofra as consequências do seu erro por ter violado as leis da natureza e da moral. Se Deus ficasse nos livrando dos males, consequências dos nossos erros, nunca nos tornaríamos filhos maduros.

    6 . Mas Deus deu um sentido profundo ao sofrimento: veio à terra como homem e sofreu todos os sofrimentos do homem. Santo e Justo, morreu a pior das mortes que havia no seu tempo. Assim, Deus fez do sofrimento, que Ele não criou, a matéria prima da salvação da humanidade. Na morte e sofrimento de Cristo, seu Filho, Deus nos salvou da morte eterna. Então, agora, todo sofrimento é redentor, tem um sentido. Nenhuma gota de sofrimento e nenhuma lágrima é perdida depois que Cristo sofreu.

    Então, Deus sabe usar o sofrimento, repito, que Ele não criou, e que não quer para ninguém, como meio de salvar o próprio pecador.

    É a história do filho pródigo; o Pai não queria que aquele filho fosse embora, mas deixou que o filho fosse; deixou que a vida, e os seus sofrimentos o resgatassem. Não foi o que aconteceu.? É o que Deus faz com todos nós. Ele não quer de jeito nenhum o sofrimento de ninguém; e poderia evitar que o mal nos atingisse; mas não impede, porque a culpa é nossa; minha e da humanidade toda.

    Santo Agostinho conclui dizendo que .Deus não permitiria o mal nos atingir se não soubesse tirar dele algum proveito.. E que também, .Deus às vezes permite que o mal nos atinja, para evitar um outro mal maior.. É o que são Paulo nos garante quando diz que .tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus. (Rom 8,28), mesmo o sofrimento e a morte. O que para nós é uma tragédia, para Deus não é, porque Ele sabe tirar o bem do mal. Foi porque os irmãos de José, venderem.no para a caravana que ia para o Egito, que Deus pôde salvar todo o povo da fome. Veja, o que foi uma tragédia (os irmãos venderam o caçula , por inveja!) Deus soube transformar numa grande benção para toda a nação. Assim, não podemos desesperar e nem desanimar diante de qualquer sofrimento que seja. Na fé (esta é hora da fé!) temos que dizer como Jó: .Deus dá, Deus tira, bendito seja Deus.; é por isso que São Paulo manda: Em todas as circunstâncias (boas e más) daí graças a Deus pois esta é vontade de Deus a vosso respeito em Cristo Jesus.. (1Ts 5,17).

    Portanto, se Deus permitiu que o sofrimento nos atingisse, não foi porque Ele o enviou a nós, não, apenas permitiu; ou porque o merecemos por causa do nosso pecado que gerou este mal, ou porque a sociedade o gerou, ou porque Deus quer através dele me dar algo ainda melhor.

    Em resumo, todo sofrimento, qualquer que seja deve ser enfrentado para ser vencido, seja pela medicina e outros meios; mas, se o mal é inevitável, soframos na fé, acreditando que Deus, que é Pai, está vendo, e saberá nos dar o melhor, ainda que seja na eternidade. Não foi Ele que disse: .De que vale ganhar o mundo inteiro, se vier a perder a alma? .

  • Américo Costa

    Sr. Filipe

    Que Deus lhe acuda, que nós cá na Terrau já não lhe podemos valer

  • Américo Costa

    Queria dizer “Terra” mas Deus acrescentou o “u” só para me deixar mal visto

    As minhas desculpas

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