Loading
  • 20 de Dezembro, 2009
  • Por Carlos Esperança
  • Vaticano

S. Pio 12 – tão santo como Escrivà

O papa Bento 16 colocou seu predecessor Pio 12, acusado por judeus de fazer vista grossa ao Holocausto, de volta no processo de canonização.

Grupos judeus pediram ao papa para congelar o processo que poderia tornar Pio 12 santo até que mais arquivos da 2a Guerra Mundial sejam estudados.

Comentário: Está na altura de canonizar Benito Mussolini, um santo de provas dadas no amor à Igreja católica.

17 thoughts on “S. Pio 12 – tão santo como Escrivà”
  • Baal

    Safa, com tanto santo ainda me canonizam a mim.

    Aliás o grande inquisidor ateu, sua iminência laica, o realista, já enviou para Roma o processo, montado ao estilo dos processos de Moscovo, em que prova sem sombra de dúvida k eu sou um padre infiltrado nas hostes ateias com o fim de contaminar a puríssima fonte da santa fé ateísta – a minha canonização está no papo.

    PS

    Mas concordo que Mussolini, o criador do estado do vaticano e salvador das santas finanças católicas está a ser muito mal reconhecido pelo clero actual que, tadinho, tem medo de reconhecer os seus antigos amigos.

  • Realista

    oh… só os judeus foram vitimas da guerra?? e os outros grupos??? onde estão???

  • Revisionismo

    Meus caros… até quando vocês irão levar a sério essa história de Holocausto??? Morreram menos de 1000000 de judeus.
    Ninguém fala dos campos da morte de Eisenhower…. de Katyn….
    de Jedbawne….de Nankin….
    Os judeus “sao unicas vitimas”….
    “coitadinhos”…..

  • helio

    Mas que piada!!! Os judeus nao permitem que se faça um estudo serio, vide Ernst Zundel ou Germar Rudolf, entre outros.
    Por que nao param de se meter com as outras religioes? Que direito é esse que eles acham que tem de interferir em tudo que nao lhes diz respeito?

  • Baal

    Eu também, concordo que tem de ser dado ao revisionismo oportunidade de se expressar. Também estou informado de muitos possíveis exageros em números no respeitante ao holocausto.

    Mas atenção!

    Imaginemos que, de acordo com as teses reviosionistas “apenas” foram mortos 100 000 civis judeus em campos de concentração.

    Mesmo que tivessem sido mortos apenas 1000 ou 100 ou 10 ou 1 os judeus teriam TODO o direito de questionar quem colaborou com esse assassinato.

    E não brinquemos, mesmo que nem um tivesse sido assassinado, o que sabemos que não é verdade, eles teriam sido perseguidos à mesma. Toda a gente sabe, foi público e inegável, que os seus bens foram confiscados, que foram presos em campos de concentração, que eram agredidos nas ruas, que eram insultados de todas as formas possíveis e imaginárias e responsabilizados por todos os males do mundo etc.

    Como tal têem TODO o direito de questionarem os responsáveis pela religião do “amor” que na altura olharam para o lado ou mesmo colaboraram activamente.

  • Revisionismo

    eles se metem com imprensa também!!! Eles tem i$$o!!!! Por isso se metem!!

  • Revisionista

    Baal…
    minha intenção é questionar o monopólio judeu na história da 2GM… Eles recebem mais atenção do que qualquer outro grupo.
    Quase ninguém fala de gays,TJs,ciganos etc. mortos

  • lenaberardo

    A questão aqui está em tornar santo “aquele” papa…
    Qualquer dia temos padres skinheads.

  • Realista

    é.
    bom.. os prelados Stepinac (lacaio de Ante Pavelic), Schuster (lacaio de Mussolini) e Escrivá (lacaio de Franco) foram santificados

  • Der Führer

    Heil, Pius!!! Der Sankt!!!

  • monsenhor Tiso

    Deus salve são Pio XII!!! Pio foi meu grande guia e líder!! Deus o abençôe!!!

  • lenaberardo

    Tornar Pio 12 num santo é capaz de funcionar contra a igreja. Se ainda houver católicos que sejam boas pessoas e que considerem este acto vergonhoso (eu até conheço 2 ou 3…) isso vai fazer com que haja insurgimentos, mesmo que não sejam tornados públicos. No entanto essas vozes hão-de chegar pelo menos às pessoas que as rodeiam e por aí fora…
    É assim que se faz a história, não é?

  • lenaberardo

    Flag, esqueci-me de explicar o porquê deste acto ser mais importante, do que esses casos que refere no seu comentário ao meu: é que Pio 12 é muito mais mediático que qualquer um dos outros que referiu e assim vai gerar muito mais polémica por ser do conhecimento de muitas mais pessoas.

  • Realista….

    Lena…. vou te citar exemplo da santidade de Pio….
    A Croácia Ustashi de Ante Pavelic (1941-1945) era 1 regime nazicatólico…. promovia o exterminio de opositores,ciganos,judeus e sérvios… já com os não-católicos… a política era de conversões forçadas (estilo inquisição),deportações, torturas e assassinatos. a maioria dos não católicos vitimas da brutalidade eram ortodoxos sérvios…. os padres croatas participavam ativamente das atrocidades… alguns chegavam a dirigir campos de exterminio como por exemplo , Jasenovac. Tudo isso com a aprovação do santinho arcebispo primaz Stepinac… Pio XII foi alertado sobre as atrocidades na Croácia… inclusive sobre o envolvimente de seus padres, mas preferiu “fechar os olhos”.
    (Aliás… até hoje o Vaticano não reconhece a barbarie na Croacia…. pesquisei nos sites vaticanos e não achei nenhuma referencia)
    ah… o mesmo Pio XII não tomou nenhuma atitude contra o padre Jozef Tiso, ditador pró-nazi eslovaco…..
    tampouco tomou atitude contra os bispos austriacos(Alois Hudal e o primaz Innitzer), e alemaes(Bertram e outros) que cooperaram com Hitler…..
    ah… quando o Eixo caiu, vários nazis e ustashi fugiram da Europa graças ao Vaticano,Cruz Vermelha e CIA (Ratlines e ODESSA)
    os bispos Hudal(ex-membro do partido nazi),Draganovic(oficial ustashi),Montini(futuro Paulo VI), Tisserant etc. foram protagonistas das Ratlines…. tudo isso com a conivencia de $ão Pio XII….
    Pena ke a midia não fala nada disso….

  • Eduardo Russo

    Caro realista

    A fuga de nazis para a America do Sul é bem conhecida e a participação do Vaticano também.
    Na chamada grande imprensa raramente isto é veiculado pois tratam só das atualidades. Agora na tv a cabo e em revistas sérias de Historia já vi reportagens e entrevistas com vítimas do chamado genocídio balcanico. Mas não adianta só rever os erros do passado. É preciso evitá-los no presente, certo. Obrigado

  • Realista….

    Russo.. a % de pessoas que veem TV a cabo é baixissima

  • Realista….

    Russo.. a % de pessoas que veem TV a cabo é baixissima

You must be logged in to post a comment.