Loading
  • 19 de Dezembro, 2009
  • Por Carlos Esperança
  • Religiões

Ateus e crentes

Já repeti imensas vezes que há crentes bons e ateus maus. O que não há é religiões boas. Por isso respeito os crentes e combato as crenças podendo apanhar, no caminho, padres, aiatolas, bispos e mullahs, parasitas da fé que intoxica multidões.

Os crentes embrutecidos pela religião acabam a atribuir aos ateus a infinidade de crimes que vários políticos cometeram. Estaline, Mao ou Kim Il-sung não foram assassinos por serem ateus mas por serem loucos e totalitários. Pinochet, Franco, Salazar ou Mussolini não eram criminosos por serem católicos, embora o anti-semitismo cristão e Pio XII tenham ajudado Hitler a subir ao poder.

O que se combate no Diário Ateísta são as burlas das religiões, a começar pelo deus que comercializam, e os crimes que cometem por proselitismo. Não deixamos passar sem a devida denúncia a cura do olho esquerdo da D. Guilhermina de Jesus, queimado com salpicos de óleo de fritar peixe, por Nuno Álvares Pereira e a desfaçatez com que o papa transformou o herói em colírio. Não se desonra um herói com uma canonização. Não se faz uma humilhação dessas a quem morreu há séculos e gozava de boa reputação do lado de cá da fronteira com Espanha.

O que não podemos esquecer, quando se fala de crimes e não de simples burlas para esportular o óbolo dos simples e desesperados, é a quantidade de mortes que as cruzadas, a Inquisição, a evangelização dos índios e outros actos pios provocaram. O que não podemos permitir é a demência fascista do islão que não consente outras religiões e tem particular ódio aos ateus.

Finalmente, por hoje, devo lembrar que a liberdade e a democracia foram conquistadas contra a vontade das religiões e, NUNCA, com o seu apoio.

22 thoughts on “Ateus e crentes”
  • Realista

    “O que não podemos permitir é a demência fascista do islão “
    discurso dubio…. o islam só viram demente e fascista quando atenta contra os interesses dos Grandes.

    “Pinochet, Franco, Salazar ou Mussolini não eram criminosos por serem católicos, embora o anti-semitismo cristão e Pio XII tenham ajudado Hitler a subir ao poder.”
    o ke 2ª frase de Hitler e Pio tem a ver com 1 ª??? Nada!

    e o Ante Pavelic?? esse sim foi criminoso por ser despótico e católico!! Tiso idem!!! Ngo Dinh Diem idem (lembremos do tratamento dele aos budistas…. com as bênçãos dos irmaos Nhu e Thuc).

    tem mais…. não acredito que e o papa e outros portavozes de deus sejam crentes de verdade…. ele fingem crer em deus

  • Realista

    “Os crentes embrutecidos pela religião acabam a atribuir aos ateus a infinidade de crimes que vários políticos cometeram.”
    mas eles fazem isso pq tem milhões de ze povinho que acreditam

  • Baal

    Concordo com tudo menos com o costume.

    Não sendo eu crente não posso deixar de reparar que, se uma ditadura política que apregoava e praticava o proselitismo ateu, perseguia a religião e procurava ateizar a sociedade, aos seus líderes podem chamar-lhes loucos, criminosos, políticos interesseiros, podem ter sido tudo isso, mas também foram ateus que procuraram ateizar pela força a sociedade.

    Não há volta a dar a isto. É o célebre gato escondido com o rabo de fora – está na cara.

    Quanto a pinochet mussolini etc não vejo o que tenha a ver, porque nunca ningúem o acusou de crimes de ódio religioso.

    Uma melhor comparação seria um Torquemada ou um Simon de Montfort.

    Esses foram criminosos que perseguiram os não crentes ou os crentes de outras religiões. Os seus crimes foram motivados pelo ódio religioso. Exactamente como os crimes de um pol pot ou um beria, quando perseguiam os religiosos eram motivados pelo ódio ateu. Se além disso uns e outros também foram loucos, interesseiros ou simplesmente sanguinários até posso acreditar, mas uma coisa não tira a outra.

  • Realista

    odio ateu?? fala serio, padre baal!!! voce me diverte!!

  • Baal

    Realista,

    “odio ateu?? fala serio, padre baal!!! voce me diverte!!”

    Sim grande inquisidor ateísta, basta olhares para o espelho para veres um exemplo de ódio ateu.

    Ainda no outro post justificaste o assassinato de crianças, desde que sejam assassinadas por ateus comunas, o confisco de todos os bens das igrejas etc.

    O teu programa não difere em nada do de um Torquemada, só que ao contrário. O que vale é que pessoal como o Esperança, apesar de ter toda a história diante dos olhos, apesar de ter exemplares como tu no seu próprio blog, continua calmamente a dizer que gente como tu não existe.

    Mas eu acredito que és bem real.

    Também acredito que num regime ao teu estilo eu seria fuzilado como apoiante de padrecas, assim como seria queimado vivo, acusado de ateu radical, num regime ao gosto do zequinha.

    A única diferença é que, depois, o Esperança faria um longo texto em milnha honra, se eu fosse executado pelos cristãos, mas olharia para o lado se o fosse pelos ateus. Aí diria que era apenas uma “questão política” e continuava a olhar para o lado.

  • Realista

    d enovo o papo de vitima….. voce me condena…. mas defende as ações dos EUA por causa da fraude do 11/9….
    oh grande hipocrita

  • Viva Faurisson

    Lembremos de Robert Faurisson… ha 20 anos ele foi brutalmente espancado por fanaticos sionistas!!

  • Baal

    Realista,

    Olá grande inquisidor ateísta, santo terror da crendice, que até descobre crentes entre os agnósticos que tenham a hombridade de denunciar os crimes de santinhos laicos, como São lenine, ou o imaculado São Troskie. És exactamente como os inquisidores que até decobriam judaízantes entre os k tivessem o azar de não gostar de presunto. Até nisso és igualzinho.

    “”d enovo o papo de vitima….. voce me condena…. mas defende as ações dos EUA por causa da fraude do 11/9….
    oh grande hipocrita””

    Podias deixar-te de bocas infantis e começar a dar alguns argumentos racionais para variar um bocadinho.

    Eu disse que qualquer grande potência que sofresse um ataque que causasse milhares de mortos, a destruição do do centro da sua principal cidade e do seu quartel general militar reagiria inevitavelmente de forma violenta. Dei como conjectura o que aconteceria se no tempo da URSS um ataque semelhante destruisse o kremlin e a praça vermelha.

    Estou pronto a ler os teus brilhantes argumentos em que provarás, sem dúvida alguma, que o politburo e o exército vermelho, como resposta, iriam promover uma ronda de conversações amigáveis com os agressores.

    Estou certo de tens prosápia para isso e muito mais. E a gente precisa de se rir um bocadinho.

  • Baal

    De facto o brutal ataque a Robert Faurisson foi um cobarde atentado contra a liberdade de expressão.

    Mas não estou a ver o que tem isso a ver com ateísmo ou religião.

  • alfredodinis

    Caro autor do texto ‘ateus e crentes’ (Carlos ou Ricardo?).

    Afirma:
    “O que não há é religiões boas. Por isso respeito os crentes e combato as crenças.”

    Os erros a que se refere a seguir a estas duas afirmações são cometidos por pessoas que aceitam determinadas crenças religiosas e não pelas mesmas crenças. Embora algumas delas possam ser objectivamente erradas e, por isso mesmo, inaceitáveis, as crenças não agem por si mesmas. Por isso não entendo muito bem o que quer dizer quando afirma que ‘não há religiões boas’. Se se refere à religião enquanto crença na existência de um deus e às correspondentes atitudes e comportamentos dos seus crentes, então, há que reconhecer que há crentes que têm atitudes e comportamento de elevada qualidade humana e outros que não têm estas qualidades. Mas isso torna impossível afirmar que não há religiões boas, uma vez que em todas elas há pessoas que, em nome das mesmas crenças, têm atitudes e comportamentos diametralmente opostos, e as pessoas são elementos constitutivos das religiões.

    Quando se refere aos erros cometidos em nome das religiões, não menciona um único facto positivo relacionado com elas. Com este género de argumentação pode-se ‘provar’ o que se quiser. Por exemplo, dado que em todos os regimes políticos, do passado como do presente, há políticos honestos e políticos corruptos, eu posso ‘provar’ que não há regimes políticos bons, bastando para isso enumerar alguns dos actos mais reprováveis de alguns políticos. Mas esta argumentação não é aceitável. No caso das religiões, por exemplo, se é verdade que a atitude da Igreja Católica para com os Índios em diversas regiões é muito criticável, não é menos verdade que há episódios históricos em que missionários deram a vida para defender os Índios da exploração dos regimes políticos de Espanha e Portugal, como aconteceu com os Jesuítas no célebre caso dos Índios Guarani, admiravelmente representado no filme ‘A Missão’.

    No que se refere à denúncia de todos os erros cometidos em nome da religião, considero isso muito positivo, enquanto crente. Mas considero também que a denúncia destes erros só pode ser benéfica para a religião, pelo menos no caso da Igreja Católica a que pertenço.

    Finalmente, quando diz que “a liberdade e a democracia foram conquistadas contra a vontade das religiões e, NUNCA, com o seu apoio” creio que está a cometer o mesmo vício argumentativo que a que me referi atrás. O sinal para o início da movimentação de tropas que conduziu em Portugal ao 25 de Abril – uma canção de Paulo de Carvalho – foi dado na Rádio Renascença. E é necessário não esquecer que muitos católicos pagaram caro a oposição ao regime de Salazar. Lembre-se também que o Papa Paulo VI recebeu no Vaticano, antes do 25 de Abril, representantes dos movimentos independentistas que em África lutavam pela independência.

    Cordiais saudações,

    Alfredo Dinis

  • Carlos Esperança

    Alfredo Dinis:

    Refiro-me às 3 religiões do livro.

    Todas integram o Antigo Testamento. A violência do AT reflecte a sociedade patriarcal e a violência própria da Idade do Bronze.

    A vingança, a homofobia, a crueldade e o espírito misógino são comuns às 3, com particular violência no mais implacável dos monoteísmos – o islão.

    Os crentes respeitam-se mas as crenças discutem-se e, se for caso disso, combatem-se. Pela palavra, naturalmente, porque não aceito outras práticas.

    Não acredito em religiões boas nem em deuses mas tenho amigos católicos cuja bondade e generosidade seria cegueira não apreciar. O mesmo se passa com os crentes de outras religiões mas o fanatismo é comum às 3.

    Foram o Iluminismo e a Revolução Francesa que nos permitiram a liberdade.

    Lembro-lhe que a Igreja católica só aceitou a liberdade religiosa no Concílio Vaticano II e este papa está a pô-la em causa numa deriva fascizante e lefebvriana.

  • Baal

    Caro esperança,

    Chamo a atenção para a seguinte argumentação do amigo AlfredoDinis:

    “Os erros a que se refere a seguir a estas duas afirmações são cometidos por pessoas que aceitam determinadas crenças religiosas e não pelas mesmas crenças. “

    Não nota nada ? Vou explicar,

    Esta é a tradicional argumentação dos católicos quando sacodem a água do capote, até aí nada de especial.

    Acontece porém que esta é EXACTAMENTE A VOSSA ARGUMENTAÇÂO para sacudir a água do capote do ateísmo.

    Apenas invertem os termos, onde se lê ateu escreva-se crente e vice versa.

    Vou fazer o exercício e inverter os termos só para ver o que é dá :

    “OS ERROS A QUE SE REFERE A SEgUIR A ESTAS DUAS afirmAÇÕES SÃO COMETIDOS POR PESSOAS ATEIAS E NÃO PELO ATEÍSMO EM SI MESMO.”

    LINDO ! Descobri a pólvora !

    Com esta chave cabalística já tenho material para argumentar com crentes ou ateus. Basta inverter os termos que no fundo, a sacudir a água do capote, isto é tudo a mesma coisa.

    PS

    A grande e excelente novidade de que são a pessoas que praticam e constroem as ideologias não altera em nada os dados da questão. Não é o ateísmo em si mesmo, nem é a religião em si mesma que praticam os crimes, simplesmente porque não passam de conceitos humanos.

    Obviamente que estes conceitos não existem por si mesmos sem os homens que os criaram e praticam. Assim, para o comentador menos honesto é fácil dizer que a ideologia X nunca preticou nenhum crime, apenas os homens que a abraçaram…

    Isto para qualquer pessoa com um mínimo de honestidade é reconhecido como uma redundância, porque, sendo as ideologias uma criação e instrumento humano, obviamente que são utilizadas pelos homens. São inseparáveis dos homens.

    A grande questão é que, obviamente, quando homens inspirados por determinada ideologia cometem crimes pode dizer- se que determinada ideologia foi usada para cometer crimes. Porque, se a ideologias são inseparáveis dos homens, são os homens que dão o cunho às ideologias.

    Uma ideologia é violenta se os seus seguidores forem violentos. Uma ideologia pacífica que inspira massacres é uma contradição de termos.

    Assim, podemos concluir que o ateísmo pode ser, eventualmente, uma ideologia violenta, tão violenta como qualquer outra, se seguidores seus a usarem de forma violenta.

    O mesmo para a religião.

    É tão o mesmo que até usam os mesmos argumentos para sacudirem a água dos capotes.

    Devem ir ao mesmo alfaiate…

  • Realista

    “A vingança, a homofobia, a crueldade e o espírito misógino são comuns às 3, com particular violência no mais implacável dos monoteísmos – o islão.”
    curioso… nao soube de nenhum regime genocida vinculado ao islam… mas as cristianismo… vários… não ke o islam seja do bem…. mas…

    “Lembro-lhe que a Igreja católica só aceitou a liberdade religiosa no Concílio Vaticano II e este papa está a pô-la em causa numa deriva fascizante e lefebvriana.”
    o Concilio é dos grandes embustes da ICAR… é pra enganar os tolos. os lefevrianos são mais autenticos e assumidos.. e menos hipocritas….
    ah… durante o Concilio…. (1962-1965)…. a ICAR dava apoio espiritual ao tolerante e católico presidente Ngo Dinh Diem de Saigon… Diem tratava muito bem… os budistas….. e tolerante irmão de Diem… o primaz Thuc.. participaria do Concilio….

  • Baal

    “No que se refere à denúncia de todos os erros cometidos em nome da religião, considero isso muito positivo, enquanto crente. Mas considero também que a denúncia destes erros só pode ser benéfica para a religião, pelo menos no caso da Igreja Católica a que pertenço.”

    É um alívio encontrar alguém com mais do que um neurónio seja qual for a ideologia. É uma espécie em vias de extinção.

  • Baal

    Olá realista, grande eminência inquisitorial protectora da fé ateia,

    Escrevo só para dizer que concordo no respeitante ao islamismo. Hoje em dia o cristianismo só se pode comparar positivamente com ele, no respeitante aos direitos humanos, porque o cristianismo foi AÇAIMADO pelo estado laico como o esperança muito bem referiu embora não pareça consciente do alcance do que disse.

    Se não fosse este AÇAIME chamado estado laico nós todos já eramos conteúdo de cinzeiro hà muito tempo.

    Tirem-lhe o açaime e vão ver zequinhas enfurecidos a pedir sangue pelas ruas.

  • Realista

    estado laico… bom… andei sabendo ke a ICAR anda aprontando em Timor Leste…
    igrejas catolica e evangelica aprontam na Africa… o caso Ruanda foi exemplo…. o laicismo é escasso na Africa…
    a ICAR filipina incita “tolerancia” ao islamicos de Mindanao….

    nem falo dos tolerantes cristãos do Bible Belt nos EUA…
    ah os EUA são pseudo laicos… pois o President jura IN NAME OF GOD…..
    só pra relembrar os EUA cometeram massacre religioso terrivel em Waco,TX. Mas nao vi nenhuma reação indignada na midia…. se os opressores fossem islamicos ou socialistas… aí a historia seria outra…

    bom… sobre os islamicos… existem os “bons” e os “maus”… os “bons” são akeles ke são titeres dos Grandes.. NATO etc etc… ao contrario dos “maus”….

  • Baal

    Realista,

    “ah os EUA são pseudo laicos… “

    Infelizmente não são só os EUA.

    Quase todos os estados “laicos” do mundo continuam a financiar a religião e a fechar os olhos aos seus abusos.

    Que outra instituição senão à igreja seria permitida a criminosa campanha contra o preservativo em plena epidemia de sida ?

    Estes anormais contribuem para espalhar a doença e são responsàveis por milhões de mortos, é um verdadeiro genocìdio.

    Se fosse outra instituição os seus chefes já teriam sido levados a tribunal para responder pelos seus crimes, como é a igreja esquece-se a lei e olha-se para o lado.

    Por outro lado, se o estado acabasse com os financiamentos à igreja metade da sua prosápia acabava. Porque os seus crentes gostam muito de praticar a sua religião com o dinheiro dos outros, mas quando lhes toca a pagar mandam a sua igreja à malvas com uma esmolinha. Somos nós todos que temos de pagar a arrogância deles.

  • Realista

    Experimente você escrever tudo isso ke voce falou num jornal…. te f… no ato!!

  • Realista

    infelizmente a ICAR é a “keridinha”…..

    ah.. quando é ke a Europa vai parar de molestar a Ig. da Cientologia??? Pobrezinha, ela não fez nada!!! Ela é tão inocente como a ICAR e IURD….
    a Ig. Renascer idem….

  • Baal

    Realista,

    “ah os EUA são pseudo laicos… “

    Infelizmente não são só os EUA.

    Quase todos os estados “laicos” do mundo continuam a financiar a religião e a fechar os olhos aos seus abusos.

    Que outra instituição senão à igreja seria permitida a criminosa campanha contra o preservativo em plena epidemia de sida ?

    Estes anormais contribuem para espalhar a doença e são responsàveis por milhões de mortos, é um verdadeiro genocìdio.

    Se fosse outra instituição os seus chefes já teriam sido levados a tribunal para responder pelos seus crimes, como é a igreja esquece-se a lei e olha-se para o lado.

    Por outro lado, se o estado acabasse com os financiamentos à igreja metade da sua prosápia acabava. Porque os seus crentes gostam muito de praticar a sua religião com o dinheiro dos outros, mas quando lhes toca a pagar mandam a sua igreja à malvas com uma esmolinha. Somos nós todos que temos de pagar a arrogância deles.

  • Realista

    Experimente você escrever tudo isso ke voce falou num jornal…. te f… no ato!!

  • Realista

    infelizmente a ICAR é a “keridinha”…..

    ah.. quando é ke a Europa vai parar de molestar a Ig. da Cientologia??? Pobrezinha, ela não fez nada!!! Ela é tão inocente como a ICAR e IURD….
    a Ig. Renascer idem….

You must be logged in to post a comment.