Loading
  • 10 de Dezembro, 2009
  • Por Carlos Esperança
  • Laicidade

A Suíça e os minaretes

minaretes

O resultado do referendo suíço, proibindo minaretes nas mesquitas, constitui uma tripla decepção. Em primeiro lugar, não se referendam direitos individuais, protegem-se. Depois, os suíços votaram contra os minaretes. Finalmente, converteram em lei uma violação grosseira dos direitos humanos. A liberdade religiosa é um direito que implica a liberdade de cada cidadão ter a crença, descrença ou anti-crença que quiser, cabendo ao Estado democrático o dever de neutralidade.

Em suma, na Suíça os direitos humanos foram violados com a democracia a aderir ao paradigma das teocracias.

O voto contra os minaretes foi um sinal de que a intolerância já contagiou a Europa e de que o respeito pelos direitos, liberdades e garantias vai cedendo ao medo. Em vez de se vigiarem os templos onde se prega o ódio e de se punirem os pregadores, impedem-se os minaretes às mesquitas.

Há quem pense que a democracia é a aplicação da vontade das maiorias. É muito mais do que isso, inclui o respeito pelos direitos das minorias.

O referendo suíço pôs em causa a democracia e a decência. O precedente de sufragar o direito de voto das mulheres, em cantões que não o concediam, foi a confirmação da democracia coxa e de uma cidadania frouxa.

Não basta usar métodos democráticos, urge impedir que os direitos individuais sejam postos em causa. A democracia não se referenda, tal como a fé não pode atentar contra os direitos humanos nem ser vivida à margem da lei dos Estados democráticos.

30 thoughts on “A Suíça e os minaretes”
  • realista

    deveria proibir tambem as igrejas e sinagogas

  • Rasputine Saloio

    Mais vale prevenir do que remediar.
    Eu compreendo os suiços.

  • Eduardo Russo

    Entendo que a Suiça proibindo os tais minaretes iguala-se às
    teocracias islamicas (Arábia Saudita, Irã, Sudão, etc) onde não há liberdade de crença. Descrer é considerado abominação nestes países. Liberdade ,só para apedrejar “pecadores” e infiéis. Obrigado

  • realista

    Iran tem minorias religiosas ke vivem numa boa….

  • sempapasnalingua

    Caro Rasputine
    Faz-me prazer em não ser o único islamo-lúcido neste antro de desnorte ideológico e intelectual.
    As máscaras da dihmitude caem e o trigo da resistência ao totalitarismo vai-se separando do joio Muniquense, cobarde, sucida e traidor.
    A primeira caiu há uns anos quando eu soube e denunciei neste aterro de lixo palavroso e estéril, a qualidade de CATOLICO-ATEU (sic) do Carlos Esperança.
    A cobardia manifesta deste senhor levou-o a um profundo silêncio e nem uma só palavra para explicar o sentido paradoxal e esquizofrénico desta marca de fábrica: CATOLICO-ATEU!!!!! ora tomem! aos seus fanáticos seguidores perplexos, que nada devem ao comportalmento típico duma seita submissa e alienada, como o sr Esperança nada deve da postura e natureza ao de um reles guru vendedor de banha da cobra indevidamente tratada como de “ateismo”.
    Até hoje.
    Desta vez a montanha não pariu um rato, foi um dinossauro que produziu um cagalhão infecto.
    Felizmente que o desvario deste CATÓLICO-ATEU (??!!!), qual sapo repugnante, nunca atingirá com sua bava tóxica as alturas das montanhas onde o povo suiço vive e guarda a sua lucidez, dignidade e coragem.

    É preciso ser totalmente cego ou totalmente tolo, quiçá os dois, para não ver na votação do povo suiço e soberano no seu país, senão uma manifestação de democracia madura, um direito inalienável para dizerem aos seguidores dum depravado mental e adeptos duma “cultura” bárbara, que “nós temos a nossa Cultura e não queremos perdê-la em favor de costumes (qual “civilização”? qual “cultura”?) bárbaros feitos de desumanização, submissão e lapidação das mulheres, do enforcamento dos homosexuais, de degoladores de infiéis e apóstatas, de amputadores do corpo e do espírito, de interditos e imposições totalitaristas.
    Tudo o que há de mais contrário ao modo de vida que nos permite a nossa civilização feita de liberdades, tolerância e de respeito pelos seres humanos, tout court, a sociedade que eu gosto e que os suiços querem defender com toda a legitimidade que a sua soberania e a prática duma democracia madura, legitima. Estão em casa deles e têm o direito de rejeitar o suicidio civilizacional que a seita de bárbaros maometanos lhes querem impor, com a preciosa ajuda dos cobardes dihmis e traidores ao geito do plumitivo predador que aqui distila diáriamente o seu relativismo e colaboracionismo imundo, e persegue o que resta ainda de clarividência e lucidez na ilha rectangular.
    O CATÓLICO ATEU(?) preferiu Munique e eu espero, para ele e capangas, Nuremberga.
    Pois é, chegou o tempo de escolhermos o lado da barricada, a minha é definitivamente o da Civilização, da dignidade e da resistência, o do CATOLICO ATEU o da barbárie, obscurantismo, dhimitude e capitulação.
    Um artigo e um autor… simplesmente obscenos.

  • sempapasnalingua

    “Entendo que a Suiça proibindo os tais minaretes iguala-se às
    teocracias islamicas (Arábia Saudita, Irã, Sudão, etc)3
    Eduardo
    Não me vais dizer que desta vez era ironia?
    Será que eu, de raiva, a este artigo exacrável de ignorância, cegueira mental e desnorte “intelectual”, já não veja onde raio está a ironia que desminta a tua afirmação: Suiça=Arábia Sodomita=Califado?
    Como eu dizia em cima o CATOLIOCO-ATEU dihmmi Carlos Esperança é um predador mental temível, uma lixivia terrivel, consegue levar uma pessoa a afirmar barbaridades destas.
    Tudo se vale, até a Suiça já se confunde com o Sudão, Somália, Irão e por aí fora.
    Bem vejamos, por enquanto é falso e estúpido afirmar tal coisa, mas que é uma eventualidade futura isso não o quero negar. Bem ao contrário, a Suiça como qualquer outro país do Ocidente, está na mira do Islão para ser um território submetido à charia e ao califado e pelo caminho que isto leva, não é absurdo de todo admitir tal catástrofe.
    Com que então a Suiça= Afganistão?.
    Pois… a Caroline Fourest também afirmou que os Suiços=Talibãs afegãos, os primeiros fizeram explodir os minaretses e as mesquitas que os suportam, os talibãs as 3 estátuas de Buda, património universal. Olaró!!!! contra factos não há evidências.
    Olha lá oh Eduardo, eu estou aqui bem perto da Suiça e não ouvi as explosões nem ilmagens na televisão, não estarás enganado?
    Havia 4 minaretes e ninguém falou ainda em reduzi-los a pó?
    Não falaram de destruir as mesquitas, nem proibir o culto dessa

  • sempapasnalingua

    dessa pseudo religião dum profeta pedófilo e pilha caravanas, assassino, chefe de guerra sanguinário e esclavagista?
    Tanto quanto saiba, e é muito pouco, admito, (a sabedoria ficou toda no rectângulo, esse deserto intelectual à beira do rio plantado e a morrer de inanição mental), os suiços só disseram stop a outros minaretes. Se calhar o 4° minarete foi o que fez transbordar o lago de Genebra.
    Sabendo o que representa simbólicamente tal apetrecho arquitectónico, é claro, e os suiços também sabem, têm lá o Tarik Ramadan chefe dos salafistas da Irmandade Muçulmana, e neto da besta que fundou tal seita, para saberem melhor que nós a floresta de islamização rampante que o minarete esconde.
    Oh Eduardo! agora é que eu digo FOSCAAAAAA-SSSSSSEEEEE.
    Não esperava isso de ti.
    Não te vou chamar de estúpido porque te conheço mal, digamos apenas que te deixas-te intoxicar pelo DA do CATOLICO-ATEU e dihmmi Carlos Desesperança.
    E que tal tirares as olheiras e leres um bocadinho mais noutras fontes de informação?
    Eu pela minha parte começava uma terapia mental começando por ler o que dizem destas coisas os ateus e sobretudo ateias ex-muçulmanos.
    E depois se quiseres eu dou-te mais algumas pistas de leitura garantida não hallal.
    Até lá toma juízo.

  • fcl

    Sempapasnalingua

    Voce é uma besta. E podia ser “só” uma besta, mas PORRA é uma besta mal-educada! Não há pachorra!!!

  • realista

    Albania e Bosnia.. 2 paises europeus de maioria islamica… nunca vi 1 keixa contra os 2!!!

  • realista

    sem papas e rasputine.. a mesma pessoa

  • realista

    1847

    Guerra do Sonderbund. A Suíça é dilacerada por uma guerra religiosa. Os cantões católicos, cujos governos estão muito influenciados pelos conselheiros jesuítas, fundam uma aliança militar, o Sonderbund, que exige a anexação aos cantões católicos de regiões majoritariamente protestantes. Chamam os monarcas católicos da Áustria em seu auxílio, depois iniciam as hostilidades. Somente uma vitória rápida das tropas federais/protestantes permitiu evitar uma intervenção austríaca, que levaria a um conflito de extensão européia.

    Os protestantes, por seu lado, encetam uma feroz “Caça aos católicos”, nos campos de Genebra.

    Os jesuítas, considerados responsáveis pela guerra, são expulsos da Suíça, e essa expulsão valerá até 1970.

  • sempapasnalingua

    fcl
    Vá lá, quem é o insultador que se segue?
    Quem é que que sabe insultar mais e melhor?
    Quantos são? Quantos são?
    Não devem ser muitos, a saber a “multidão que enviou cumprimentos pelo aniversário do D(istilador da) A(sneira)…
    Guilherme o Tal sempapasnalingua

  • realista

    Heil, Sem papas… mein Führer!! (ironic mode)

  • Baal

    Concordo a 100%.

    Os muçulmanos têm tanto direito a erigir os seus monumentos religiosos como os católicos ou quaisquer outros.

    Se temos de lutar para que o estado não ande ao serviço das religiões também temos de lutar para que todos, religiosos ou não, possamos exercer o direito à consciência.

  • Baal

    Caro sempapas,

    Temo que se esteja a tornar um islamofóbico tal como o zecamerdoso é homofóbico.

    Todos nós sabemos dos caos que refere. Sim, o islâmico médio é totalitário e se puder faz-nos a folha.

    E daí ?

    Tanbém o comunista médio, o neoliberal médio e o cristão médio, se puderem transformam a sociedade num campo de concentração.

    vamos proibí-los a todos ?

    Se proibimos os minaretes porque raio deixaremos de pé as torres das igrejas ? E porque raio permitiremos os jornais comunistas ? E as publicações económicas neoliberais que mais parecem bíblias do deus dinheiro e que, a seguir seriamente os pareceres “técnicos”, criávamos uma sociedade de escravidão absoluta ?

    Temos de lutar por um equilíbrio, se necessário usando a força, mas garantindo a TODOS o direito à consciência e ao livre exercício das suas crenças – desde que não prejudique terceiros.

  • sempapasnalingua

    <font face=”Times New Roman” size=3>New shopping new life!
      How are u doing these days?Yesterday I found a web of a large trading company from china,which is an agent of all the well-known digital product factories,and facing to both wholesalers,retailsalers,and personal customer all over the world. They export all kinds of digital products and offer most competitive and reasonable price and high quality goods for our clients,so i think we you make a big profit if we do business with them.And they promise they will provide the best after-sales-service.In my opinion we can make a trial order to test that.
    Look forward to your early reply!
    The Web address: </font><font face=”Times New Roman” color=”#008000″ size=3>www.vanigo.com</font>
    <font face=”Times New Roman” size=3>E-mail: </font><font face=”Times New Roman” size=3>vanigo@188.com</font>
    <font face=”Times New Roman” size=3>MSN : </font><font face=”Times New Roman” size=3>vanigo@msn.cn</font>

  • JoseMoreira

    O sempapas está a exagerar na islamofobia. Há tanto perigo nos monaretes como nas torres das igrejas, ou seja: ZERO. O perigo está nas pessoas e, principalmente, nas lavagens cerebrais. E, para isso, os minaretes não são precisos. O que é preciso, como o CE disse e muito bem, é que os estados controlem as actividades das religiões, como controlam (ou deviam controlar) as actividades de certos grupos pseudo-políticos. Ou políticos, mesmo. Para isso, basta que os estados se tornem REALMENTE laicos, e abandonem a subserviência, explícita ou implícita, às religiões, sejam elas quais forem.

  • sempapasnalingua

    Caro Baal
    Vou tentar ser breve na resposta, quando tiver mais tempo poderei desenvolver as questões.
    por agora resumo:
    “Temo que se esteja a tornar um islamofóbico tal como o zecamerdoso é homofóbico.”

    Como o Zeca merdoso? Sinceramente, acho isso um insulto. Portanto, no comment.

    Sim sou islamófobo, assumido, sim! receio -fobia- uma sociedade em que domine o islão. Sou islamófobo no sentido de “católicófobo”, “naziófobo”, “fascistófobo”, “comunistófobo” e etc.
    Fica claro?
    Nota que este vocábulo estafado foi inventado por Khomeiny e hoje é instrumentalisado pelo COI no conselho dos direitos humanos da ONU, dirijida como tu deves saber por exemplares “democracias” como a Líbia, Irão e Cuba.
    Hoje estes tipos querem assimilar islamofobia com racismo para chegarem ( a nível mundial, ah pois, que eles não fazem as coisas em miniatura) a criminalizar a menor crítica ao alcorão e Maomé. Aí, ai,ai,ai, adeus liberdade de expressão e bom dia as fatwas de morte ,o terror e o fascismo em todo o seu explendor.

    “Tanbém o comunista médio, o neoliberal médio e o cristão médio, se puderem transformam a sociedade num campo de concentração.

    vamos proibí-los a todos ?”
    Não sei o que fazer, mas já há muito tempo que entrei em resistência para defender a minha barricada, não tenho vocação para dihmi, tu talvez te submetas e a dihmitude te convenha.
    Se proibimos os minaretes porque raio deixaremos de pé as torres das igrejas ?
    Até agora niguém, na Suiça ou fora, quer destruir as mesquitas e os minaretes existentes, muito menos proibir a prática do culto.
    Deves estar a perceber muito mal o que está em jogo.
    Seria melhor informares-te quais os problemas que se vivem no Ocidente.
    Só te digo que as torres da igreja e minaretes são diferentes em escala de perigosidade e força simbólica.
    Por outro lado os crentes democratas e patriotas são benvindos à frente republicana anti-islamização que se reclama.
    E é tudo por agora.

    sempapasnalingua

  • sempapasnalingua

    “O sempapas está a exagerar na islamofobia. Há tanto perigo nos monaretes como nas torres das igrejas, ou seja: ZERO.”
    JoseMoreira

    Se não há perigo nenhum porquê então toda esta guerra mediática, política, diplomática, que varre o Ocidente?
    Porque se fizeram sondagens e se revelaram resultados ainda maiores fora da Suiça?
    Se não há perigo, porquê tanto medo, tanta fobia?
    É bem claro que quando não se tem consciência do perigo o medo não existe.
    Quem é cego não vê, para dizer outramente a mesma coisa.

  • Eduardo Russo

    Caro sempapasnalingua
    Escrevi que a Suíça se iguala aos países islâmicos quando proibe a construção de minaretes , pois proibir ou coibir manifestações religiosas é prática comum em teocracias.
    Por acaso existem sinagogas no Vaticano ?
    O que é preocupante não é a construção de mesquitas e sim a mensagem de ódio que muitas vezes é inculcada nas mentes dos fiéis.Aliás ,não só no islamismo isto acontece. Nas seitas neo-pentecostais que infestam este país é comum o ódio aos católicos, aos umbandistas, espíritas, etc. Tudo por causa da crença no deus do amor.Uma igreja, uma sinagoga, uma mesquita ou seja lá o que for são apenas prédios sem vida; o problema são os indivíduos que as frequentam. Ser islamofobo é direito seu e ser civilizado e cortes são obrigações de todos nós. Obrigado

  • Baal

    “Como o Zeca merdoso? Sinceramente, acho isso um insulto. Portanto, no comment. “

    Peço perdão. Realmente comparar alguém com o zeca merdoso é demasiado horrível.

    Nesse aspecto também eu sou islamofóbico. Sou o primeiro a achar que se deve abater à vista qualquer participante ou apoiante de actos terroristas.

    Concretamente sou a favor da pena de morte para actos desse tipo.

    Mas construir um templo NÃO é um acto terrorista.

    É um direito básico de qualquer crente seja qual for a religião ou até a não religião, como a maçonaria.

    E sim, concordo que NESTE momento o islão é o mais perigoso, de um ponto de vista imediatista concretizado em violência bombista.

    Mas ao contrário de ti, considero os cristãos, os comunistas e os neoliberais IGUALMENTE perigosos a prazo.

    Excepção feita aos comunistas que andam por baixo, os neoliberais têem um poder político quase absoluto, que usam para criar uma sociedade escravocrata onde campeia a violência nas relações laborais e na criminalidade em geral. São muito mais as vitímas causadas pela criminalidade violenta induzida pelas criminosas desigualdades sociais, as vitímas da fome e doença por causa das desigualdades de uma distribuição criminosa dos rendimentos do que as vitímas do terrorismo.

    Mas destas vitímas ninguém fala. Ou fala como “coisas da vida” que nada se faz para alterar. Porque os notíciários estão demasiado ocupados com o terror islâmico que não causa nem 1% das vitímas…

    Por outro lado os cristãos também perderam muito poder, é certo.

    Mas tens a certeza de que nunca o recuperarão ? Na Europa e américa é muito mais grave o perigo de uma recuperação cristã do que uma ditadura islâmica.

    E podes crer que os cristãos são IGUAIZINHOS aos islãmicos em matéria de violência. Neste momento não parece apenas por estão açaimados.

    Mas já imaginaste o que seria um zecamerdoso com o poder político nas mãos ? Achas que seria diferente de um aiatolla iraniano ? Francamente acho que não.

    Ora não é possível nem desejável proibir a exist~encia de toda esta gente. O que é desejável é apenas controlar os seus excessos para que não se matem uns aos outros e não nos matem a nós.

    Mas construir um templo ou praticar publicamente um culto NÃO é um excesso – é um direito básico de cidadania.

    A menos que a liturgia inclua sacrifícios humanos, como os nossos amiguinhos cristãos faziam ao queimar os nossos antepassados ateus na praça do comércio. Tirando isso temos de respeitar minaretes ou torres de catedrais.

  • Rasputine Saloio

    Ó Realista, Stefano, Ateu Bolivariano, ou lá como é que te chamas, vê lá se tens cuidado com as insinuações que fazes a meu respeito.
    O Carlos Esperança é uma pessoa por quem tenho o máximo respeito, posso não estar de acordo com algumas das suas ideias mas jamais enveredaria pelo insulto como faz o 'sempapasnalingua'.
    Por isso tem muito cuidado ó 'ateu'-filoislâmico, que eu não sou da tua laia.

  • pedro

    -|-
    M Michael

    Acho que foi um post sensato com bons valores democraticos

  • realista

    a menina se descontrolou!! Hahahahaha!!!

  • sempapasnalingua

    “O Carlos Esperança é uma pessoa por quem tenho o máximo respeito, posso não estar de acordo com algumas das suas ideias mas jamais enveredaria pelo insulto como faz o 'sempapasnalingua'.”

    Gostaria que me explicasses onde estão os insultos do sempapasnalingua e eu dirte-ei onde estão os insultos do Carlos Esperança.
    Não confundirás por acaso o crime da legítima defesa com o crime do agressor?
    Também tu Baal… já aprendeste a técnica dos maomerdas, mestres a passarem de agressores a vítimas?

  • sempapasnalingua

    Escrevi Baal em vez de Rasputine Saloio.
    Peço desculpa ao Baal.

    São os tais problemas do directo.

  • Realista

    xiiii… as comadres se desentenderam?? rasputin e sempapas….
    aiaiaiaiaiaiai!!!
    “já aprendeste a técnica dos maomerdas, mestres a passarem de agressores a vítimas?”
    se for verdade… é pq eles aprenderam com os judeus

  • sempapasnalingua

    “O Carlos Esperança é uma pessoa por quem tenho o máximo respeito, posso não estar de acordo com algumas das suas ideias mas jamais enveredaria pelo insulto como faz o 'sempapasnalingua'.”

    Gostaria que me explicasses onde estão os insultos do sempapasnalingua e eu dirte-ei onde estão os insultos do Carlos Esperança.
    Não confundirás por acaso o crime da legítima defesa com o crime do agressor?
    Também tu Baal… já aprendeste a técnica dos maomerdas, mestres a passarem de agressores a vítimas?

  • sempapasnalingua

    Escrevi Baal em vez de Rasputine Saloio.
    Peço desculpa ao Baal.

    São os tais problemas do directo.

  • Realista

    xiiii… as comadres se desentenderam?? rasputin e sempapas….
    aiaiaiaiaiaiai!!!
    “já aprendeste a técnica dos maomerdas, mestres a passarem de agressores a vítimas?”
    se for verdade… é pq eles aprenderam com os judeus

You must be logged in to post a comment.