Loading

Vergonha sem remorso

A cúpula da Igreja Católica irlandesa irá discutir nesta semana com o papa Bento 16 a resposta que o Vaticano deve dar a um relatório do governo da Irlanda a respeito de 30 anos de encobrimento de abusos sexuais de padres contra crianças.

6 thoughts on “Vergonha sem remorso”
  • Zeca Portuga

    Pelos comentários que tenho isto neste site, pergunto-me:
    Quantos ateístas já leram o dito relatório?

    Nenhum, creio eu!

  • ricardodabo

    “O relatório irlandês, divulgado em 26 de novembro, diz que a Igreja irlandesa ocultou obsessivamente os abusos até meados da década de 1990. Todos os arcebispos que passaram pela arquidiocese souberam das queixas, mas preferiram proteger a reputação da Igreja”.

    E é preciso ler alguma coisa? Por acaso, as denúncias contra a Igreja Católica são alguma novidade? O que pode haver nesse relatório que já não tenhamos visto ou ouvido falar 790 vezes?

  • Rodrigo Melo – Barcelos

    “O que pode haver nesse relatório que já não tenhamos visto ou ouvido falar 790 vezes?”

    O Zeca Portugal exagera muitas vezes, mas aqui tem razão.

    Também li e reli o relatório.
    Não gosto muitos dos padres, dos bispos, dos frades. Quanto a freiras, depende!

    Mas, é com espanto que vejo os jornais dizer coisas que não constam do relatório e exagerar noutras que o relatório contém.

    Há casos curiosos no relatório, porque contém assuntos que até foram investigados pela polícia e chegaram a tribunal, mas foram depois arquivados. Agora aprecem como casos novos e denúncias recentes.
    Aquilo que se diz baixinho nos meios políticos internacionais, faz sentido.
    Diz-se que há uma clara tentativa de diminuir o peso dos católicos na Irlanda, para fazer triunfar as ideias da União Europeia. A Irlanda é o país da União Europeia onde as pessoas são mais defensoras dos princípios da sua educação.
    Vivi na Irlanda entre 1989 e 2007. Agora tenho lá filhos e netos. Tudo o que li no relatório eu já sabia. Qualquer pessoa sabe mais do que o que lá se diz e nem se admira se o mesmo relatório disser as mesmas coisas de organismo do estado, que não pertencem á igreja. Falo de organismos ligados ao ensino, ás prisões, aos organismos da segurança, entre outros.
    Essa gente religiosa não é boa gente. Mas os que não são religiosos e os ateus também não são melhores e não fizerem coisas melhores. Isto é tudo uma história mal contada.

    Embora o relatório acabe por deitar a culpa ao estado, os jornalistas dizem que quem tem a culpa é a igreja.

    Seja o Zeca Portugal quem for, acho que ele tem alguma razão na pergunta que faz.

  • ricardodabo

    Caro Rodrigo, valeu pela informação. Eu não digo que a Igreja Católica acoberta pedófilos baseado nas informações desse relatório. Digo isso baseado em informações colhidas em livros, revistas ou vistas em documentários. O relatório serviria apenas de reforço ao que já sabia.

    Mesmo que o relatório aponte para a culpa do Estado, isso não muda o fato (1) de que a Igreja Católica transfere padres pedófilos de paróquias, (2) de que ela suborna familiares das vítimas para evitar as denúncias, (3) de que ela faz de tudo para atrapalhar o andamento das investigações, (4) de que ela se recusa a extraditar pedófilos que estão escondidos no Vaticano, (5) de que ela mantém há séculos um sistema secreto de acobertamento de padres pedófilos.

  • Carlos Esperança

    O Papa João Paulo II ( o melhor de sempre, para muitos) emitiu uma nota a ameaçar de excomunhão quem denunciasse escândalos sexuais do clero, incluindo as vítimas.

    Não penso que os crentes sejam piores do que os ateus mas o celibato obrigatório dará certamente origem a mais taras.

  • Carlos Esperança

    O Papa João Paulo II ( o melhor de sempre, para muitos) emitiu uma nota a ameaçar de excomunhão quem denunciasse escândalos sexuais do clero, incluindo as vítimas.

    Não penso que os crentes sejam piores do que os ateus mas o celibato obrigatório dará certamente origem a mais taras.

You must be logged in to post a comment.