Loading

A exigência do Sr. Bispo

Convidado para uma palestra nas jornadas parlamentares do PSD, o Bispo do Porto D. Manuel Clemente exigiu um debate alargado sobre o casamento homossexual.

Não contente, o Sr. Bispo ainda defendeu a realização de um referendo ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.

E pronto: cá temos a intolerância, a defesa da discriminação e o famoso relativismo moral como argumento tipicamente católico.

Já não bastava assistirmos a um promotor de cultos primitivos da Idade do Bronze defender um referendo aos direitos fundamentais consagrados na Constituição.
Agora ainda temos de assistir a um sujeito que fez voto de celibato a – vejam só – «exigir» um debate alargado sobre a definição do casamento na lei civil.

Pois é: se o Sr. Bispo acha que o tema merece uma profunda reflexão na sociedade portuguesa, talvez lhe ficasse melhor a honestidade intelectual de promover um debate e defender um referendo sobre o acesso a pessoas do mesmo sexo já agora também… ao casamento católico.

25 thoughts on “A exigência do Sr. Bispo”
  • Zeca Portuga

    O sr. “dótor” Grave, para mim mais alarve do que grave, é um excelente exemplo da “cavernícola” e cino-soviética noção de democracia.
    A não ser por uma disfunção pesicologica, não sei ase alguém consegue compreende a razão pela qual os ateístas, como este espécime, são apaixonados revivalistas das ditaduras e do despotismo. É uma primária manifestação de pensamento antidemocrático afirmar-se ofendido com um referendo.
    Lá diz o “dótor” da mula russa, espantado, que “o Sr. Bispo ainda defendeu a realização de um referendo ao casamento entre pessoas do mesmo sexo”. O mal é que um referendo ofende a democracia ateísta, que um plebiscito o fere, afronta e contraria a filosofia do sistema governativo de base ateísta, v.g. China, Cuba, Coreia do Norte… etc. e membros da Tasca Ateísta Suburbana de Lisboa defendem como ideal de “democracia popular” para o país.

    Por outro lado, o sr. “dótor” tem a noção ateísta de que existem pessoas que, em razão da sua matriz religiosa, já não têm direito a EXIGIR que se debata um dado assunto, seja ele o casamento da paneleirada, o aborto, a ilegalização do ateísmo fanático e antidemocrata, a venda de alfaces na feira ou as regras de cozinhar tripas á moda do Porto, etc. Em democracia é legítimo a todos os cidadãos exigir seja o que for e, usando este direito, falou o sr. Bispo… a menos que um Bispo tenha diminuídas as suas liberdades pessoais, em razão de ser bispo.
    O casamento da paneleirada é assunto meramente civil, e nem se coloca ao direito canónico. É do Código Civil que se fala. Canonicamente nunca será possível tal aberração.
    A ignorância magistral do sr. “dótor” leva-o a insistir numa imbecilidade primária: o Cristianismo nasceu com a presença de Jesus Cristo, e não é da Idade do Bronze, como, de forma ignorante, o “dótor” insite.

    O mesmo se passa na interpretação generosa da Constituição.
    Sabe o “dótor” que a Constituição tem subjacente uma noção de casamento que é aquela que ele defende, mas, generosamente, insiste em colocar lá a sua visão nublada de conceitos que a sociedade nunca teve, nem a Constituição previa.
    Enfim… coisas de um medíocre advogado a procurar clientela!!!

  • Baal

    Olá meu cabrão de merda. Como vão os outros cavalos lá na tua estrebaria ?

    Entaõ por seres católico podes exigir tudo mas não for católico não pode exigir nada ? Então ninguém pode achar que as práticas internas da igreja sejam contra os direitos humanos mas a igreja já pode exigir que as famílias sejam constituídas à sua maneira ?

    Eu meto-me lá tua estrebaria ? O que tens tu a ver com as famílias dos outros meu animal ?

    PS

    Lista de insultos, incluindo aos anfitriões deste blog, só neste texto, do cabrãozinho hipócrita que diz que não insulta ninguém. Diz que apenas vem aqui para CUSPIR em cima dos outros. Gostava de saber o que ele achava se eu fosse a uma igreja cuspir em cima do padreca. Claro que aí já deve ser insulto…

    “O sr. “dótor”
    “alarve”
    “paneleirada”
    “imbecilidade primária”

  • pedro

    -|-
    M Michael

    Dizer-se supostamente não crente é uma coisa, ser anti crente e com tudo o que se relaciona com isso, inclusive ser somente do contra porque é defendido supostamente pelos crentes é outra …
    Se é, senão é, se tem, se não tem creio que não seja o assunto que aqui se discute … e esse tipo de comentários acho talvez escusados …

    Sim podem achar que estão contra os direitos humanos mas não significa que o estejam … algo que não creio …
    Assim como foi levantado por um bispo … podia ter sido levantado por outra pessoa ou outra instituição … creio eu … não?

    Ps : Além disso “exigir” acho talvez um termo pouco forte o termo … voces sabem bem os filmes da nossa comunicação social as vezes … assim como talvez também os de muitos ateistas …
    “acho que creio que entendem onde eu quero chegar …” 🙂

    Além de isso ninguem na Santa Igreija Católica Apostolica Romana obriga ou exige ninguem a ser crente

  • pedro

    -|-
    M Michael

    Liberdade não significa libertinagem … mas sim respeito
    Poderá o ateismo justificar sua propria existencia?
    Como afirmar de inexistente a possibilidade da existencia?

  • JoseMoreira

    Tem toda a razão. Há muita possibilidade de existirem homenzinhos verdes em Marte.. Logo, não se pode afirmar que não existam. Mais: tal como fazem com os deuses inventados – e Jeová é um deles – vamos afirmar que existem homenxinhos verdes em Marte.

  • Baal

    M Michael

    “Além de isso ninguem na Santa Igreija Católica Apostolica Romana obriga ou exige ninguem a ser crente”

    Pois, “só” o exigiu durante 1500 anos, sob ameaça de morte.

    E “só” o deixou de exigir quando o estado laico lhe retirou à FORÇA o poder para o fazer.

    E agora ainda temos zeca merdosos que vêem invadir o espaço de discussão de terceiros para CUSPIR nos participantes.

    E entretanto, se a igreja já não consegue exigir que todos sejam crentes, ainda tenta exigir que todos, crentes e não crentes, vivamos como ela quer.

    O assunto do casamento homo é exemplar. Não interessa que os homos sejam crentes ou não, têem de seguir as ideias de família da igreja e acabou.

    Vocês são mesmo muito bonziiiiinhos…

  • pedro

    -|-
    M Michael

    Mas desde quando é que tu és obrigado a ir pela Igreija Santa Católica Apostolica Romana a ires a Igreija?
    Acho que nunca foi nem não é …

    Não a Santa Igreija Católica Apostolica Romana nunca foi estado, o unico Estado existente dentro de ela mesma é a simbologia e terreno do Vaticano … mas é normal que se existe um grande numaro de pessoas associadas a uma certa instituição que detenham uma certa influencia em suas decisões …

    Acerca do laicismo, o Estado não é a Santa Igreija Católica Apostolica Romana mas Estado não tem como significado ateismo também …

    Retirar a força e invasão é uma violação dos direitos humanos que o proprio estado defende para que iria trabalhar o estado contra aquilo que tanto defende? não me parece logico uma sociedade assim porque tornar-se-ia num caos.

    em relação ao zeca podias começar a poupar os comentários desnecessários que não tem nada haver com o assunto com que se está a debater …

    Representantes da Igreija Santa Católica Apostólica Romana podem pedir um referendo assim como qualquer outra instituição … não se trata de exigir mas se é um dever e uma obrigação do estado então sim lhe é exigido … e acho muito bem lhe ser exigido assim como o poderia ser feito por outra instituição qualquer …

  • Baal

    M Michael

    “em relação ao zeca podias começar a poupar os comentários desnecessários que não tem nada haver com o assunto com que se está a debater …”

    O teu amigo zeca bostinha anda a insultar toda a gente hà bastante mais tempo do que eu. Podes começar por lhe chamar a atenção a ele. Depois pensarei no teu pedido. Ou só os ateus é que têem de ser educados ?

    “Mas desde quando é que tu és obrigado a ir pela Igreija Santa Católica Apostolica Romana a ires a Igreija?
    Acho que nunca foi nem não é .”

    Agradecia também que lesses o que eu te respondo e não te fizesses de ceguinho.

    Já te respondi o que toda a gente sabe. Só não sou obrigado a ir à igreja porque o estado laico retirou à igreja o poder de me obrigar a ir.

    Mas como muito bem sabes vocês continuam a querer obrigar-nos a viver como vocês querem. São contra as campanhas do preservativo, são contra a educação sexual, contra os casamentos homo, contra a eutanásia.

    Que vocês queiram viver na idade média tudo bem. Que queiram obrigar os outros a recuar 500 anos é de péssimo gosto e nada democrático.

    “Acho que nunca foi nem não é .”

    Acho que devias deixar-te de piadas de MAU gosto

    Fazer-te de esquecido de 1500 anos de assassinatos contra todos os que não fossem católicos não tens piada nenhuma.nenhuma.

  • Baal

    “Acho que nunca foi nem não é .”

    Já agora diz que a inquisição nunca existiu.

    Que os milhões de pessoas que vocês assassinaram nunca existiram.

    Que as fogueiras que arderam na praça do comércio nunca existiram.

    Que os pogrons contra os judeus nunca existiram.

    Vocês são totalmente IMORAIS.

  • Nelson

    eu fui obrigado a ser crente a ir a missa catequese …. ate fui obrigado a ter relegiao e moral que e opcional …. .felizmente sai a aldeia onde vivi aos 13 anos e nunca mais pus os pes numa aula de relegiao e moral

    pessoalmente afirmo e digo sem qualquer problema que eu fui vitima em criança de uma autentica lavagem cerebral feita pelo cristianismo ….. felizmente tive a sorte de conseguir livrarme dessa cruz … mas ainda hoge sofro as consequencias desses abusos

  • pedro

    -|-
    M Michael

    Se é meu amigo ou não, não tens nada haver com isso …
    Sim, acho comentários desnecessários que não tem nada haver com o assunto com que se está a debater …

    Não, ninguem é obrigado á Igreija pela Santa Igreija Católica Apostolica Romana.

  • pedro

    Acho bem que se peça um debate sobre o assunto …

  • Nelson

    a tipica arrogancia da igreja catolica e do cristianismo em geral mesmo com provas a frente continuam a negar tudo

    sera que foi este tipo de situacao que galileu teve de enfrentar

  • Zeca Portuga

    Baal:

    E agora ainda temos zeca merdosos que vêem invadir o espaço de discussão de terceiros para CUSPIR nos participantes.

    Eu disse “CUSPIR” exactamente para ti. Mas, como tu achas pouco, ou não entendes, tenho que ser mais brejeiro: substituo “cuspir”, por “Cagar em cima de vossemecê”. Percebeste, agora!

    Vossemecê é tão besta que nem vê que a Igreja, quando s Inquisição foi instituída, não mandava em lado nenhum. A “estória” de Inquisição, com vossemecê (e mais uns tantos apedeutas ateístas a contam) não é História, muito menos a História da Inquisição (totalmente diferente Santo Oficio).

    A Inquisição não pertencia à Igreja. Foi da responsabilidade e foi explorada por alguns que eram tão católicos que vossemecê.

    De resto, os ateístas só não fizeram o mesmo (ou até fizerem, como aconteceu em Portugal), porque, felizmente, nunca tiveram expressão numérica ou social – nunca passaram de meia dúzia de pervertidos a vociferar as mais asquerosas indignidades.
    Sempre existiriam, sempre vão existir, nunca tiveram e nunca terão qualquer expressão, sempre serão o mesmo conjunto infinitesimalmente pequeno de aberrações, de meios-homens (porque lhes falta a formação/educação social e civilizacional – são apenas uns bichos humanos domesticados), de portadores de um género de demência conhecido há muito tempo…

    Uns, como o Baal, são dementes profundos e devem ser internados, outros são simples desadaptados com condutas desviantes e que devem ser tolerados numa sociedade inclusiva… mais nada!

  • Nelson

    “eu fui obrigado a ser crente a ir a missa catequese…

    Não foi a Igreja que obrigou o Nelson a “ir á missa”, ou a frequentar a catequese.
    Pelos vistos, os pais do Nelson até eram pessoas decentes. Provavelmente era gente humilde mas honesta, recta e pessoas muito válidas na comunidade em que estavam integradas.

    Ao contrário, o filho nem está integrado na sociedade em que vive, nem tem a capacidade de saber reconhecer a validade da conduta dos seus pais. Isto é comportamento típico dos ateístas cuja vida não passa de uma rebeldia da puberdade nunca (ou mal) resolvida.

    Provavelmente também o obrigaram a comer sopa, a ir á escola, a fazer os deveres, a aprender os nomes dos rios e das serras, a executar algumas tarefas… que não gostava. Não foi por isso que foram más pessoas… o filho é que não aprendeu nada com isso!
    Enfim… no melhor alfobre nascem ervas daninhas!
    Por aquilo que vejo, “nunca mais pôs os pés nas aulas de moral” nem em mais nenhuma.

    Pessoalmente afirmo e digo sem qualquer problema que eu fui vitima em criança de uma autentica lavagem cerebral feita pelo cristianismo … mas ainda hoge sofro as consequencias desses abusos

    O cristianismo (e não sei a que ramo do cristianismo se refere) não “lava cérebro” de ninguém. O Catolicismo, pele menos, é uma proposta séria e honesta de vida. Católico não é quem vai à missa todos os dias, quem aprece nas peregrinações a cumprir promessas só para ser visto.
    Até Jesus criticou os que ao faziam para ser vistos.

    O católico segue os princípios da Igreja na conduta da sua vida. E, sendo baptizado e agindo como “anti católicos”, não é um crente, muito menos um católicos – pode um impostor, um aldrabão, um palerma, um imbecil traidor que não merece qualquer tipo de respeito. Quem é um traidor no campo religioso, é o em todos os aspectos da vida.

    Ao contrário do Nelson, eu vejo centenas de crianças normais, que se sentem extremamente felizes com a honra de serem católicas, e elas próprias fazem os convites para que os amigos assistam aos momentos marcantes da sua vida que se ligam à Igreja (Primeira Comunhão, Profissão de Fé, etc.)

    Quais foram os abusos que sofreu? Quem, abusou de si? Que sequelas ficaram de tais abusos?
    Isso eu não percebi.

  • Baal

    “-|-
    M Michael

    Se é meu amigo ou não, não tens nada haver com isso …
    Sim, acho comentários desnecessários que não tem nada haver com o assunto com que se está a debater …”

    Tenho tudo a ver a partir do momento em que tu finges que não percebes a atitude agressiva do teu amiguinho mas te dás ao trabalho de me chamar a atenção quando eu adopto para com ele a atitude que ele adopta para com os outros.

    E eu chamar a atenção para o que o bostinhas anda aqui a fazer tem TUDO a ver com o que é debatido em TODOS os posts de denúncia da agressividade dos crentes.

    A atitude estupidamente agrressiva, cruel, mesquinha e hipócrita do teu amiguinho é simplesmente a confirmação das denúncias acerca da hipocrisia e agressividade dos crentes que é denunciada neste blog.

    Eu apenas chamo a atenção para essa confirmação e trato-o como merda, como ele faz aos outros, a ver se ele gosta. Parece que não gosta.

    Ainda bem.

    Se te estás nas tintas para os outros mas já ficas muito incomodado pelo teu amiguinho, ainda bem também, porque estás a dar provas de hipocrisia.

    “Não, ninguem é obrigado á Igreija pela Santa Igreija Católica Apostolica Romana.”

    E continuas a dar provas de hipocrisia fina.

    É mentira que toda a população tenha sido obrigada a pertencer à igreja durante mais de mil anos sob ameaça de morte ?

    É mentira que essa situação só tenha terminado quando o estado laico retirou esse poder à igreja ?

    É mentira que ainda hoje a igreja tente OBRIGAR os outros a seguir as suas leis através da manipulação do estado ? Por exemplo, é mentira que tenha tentado impedir, por lei imposta até aos não católicos, o divórcio, o casamento homo, a eutanásia, a educação sexual, etc etc ?

    Diz-me que tudo isto é mentira e poderei passar a tratar-te por mentiroso sem que seja um insulto mas apenas a confirmação de um facto. E o chamar-te mentiroso terá TUDO a ver com a denúncia da vossa hipocrisia nos posts deste blog.

  • Nelson

    Bom em primeiro lugar os ateus nunca tiveram expressão porque foram perseguidos e condenados( nem sequer julgamentos tiveram) … alias os ateus são também responsáveis pelo aquecimento global … os milhares que foram queimados pela inquisição a mando da igreja católica sem duvida que contribuíram em muito para o aquecimento global e a poluição de dióxido de carbono (sim estou a ser sarcástico)

    Felizmente tiveram expressão se não tivessem tido ainda vivíamos sobre a lei da inquisição … ou esta a esquecer-se que foram ateus que iniciaram a maior parte das “revoluções” que devolveram o mundo as liberdades que hoje desfrutamos e que nos foram roubadas pela igreja católica

    Mais todos temos o direito de acreditar no que quisermos que quisermos mas ninguém tem o direito de nos privar dessas liberdades fundamentais expressas na CARTA FUNDAMENTAL DOS DIREITOS DO HOMEM e que o Vaticano nunca ratificou apesar de ter assento nas nações unidas …..

    Todo e qualquer tipo de extremismo tanto de esquerda como de direita como de centro só trás miséria e pobreza e quem diz que uns são isto e outros aquilo e completamente ignorante

    Eu tenho o direito a ser ateu como você tem o direito a ser católico numa sociedade evoluída (o que cada vez me convenço mais que não é o nosso caso) a discussão e argumentação entras todas as opiniões traz um equilíbrio que nos permite evoluir … se não acredita faça uma retrospectiva da historia da Europa e depois falamos

    Com todo o respeito mas não lhe dou o direito de ofender os meus pais o senhor não os conhece para estar a falar deles … e muito menos me conhece a mim para me estar a insultar e a rebaixar se o senhor tivesse feito metade daquilo que eu já fiz só em apoio varias causas sociais em varias associações muito provavelmente teria uma visão muito diferente da que demonstra … realmente muito arrogante

    A muitos anos que venho a seguir o que aqui se diz e há apenas pouco tempo comecei a comentar e após apenas meia dúzia de comentários começo a ser insultado a torto e a direito … .com todo o respeito eu não o conheço e o senhor não me conhece … e se tiver em conta os seus comentários a minha opinião de si não e nada abonatória mas vou manter a minha postura e não me rebaixar ao seu nível e insulta-lo porque esse tipo de linguagem e ignorância não merece tal esforço

    Não não pus os meus pés em mais nenhuma aula de moral mas durante anos continuei a ir a missa todos os domingos ate ao momento em que “vi a luz” e comecei a racionar e pensar por mim mesmo esse dia foi sem divida o mais importante da minha vida e posse lhe dizer que foi pouco tempo depois de ler a bíblia e depois li o novo testa mente e pouco tempo depois já era ateu

    Fui escuteiro … no CNE não confundir com outras associações escutistas por favor e por acaso ate foi tudo quase ao mesmo tempo em que um padre me diz que eu tenho de obrigar e digo OBRIGAR que foi a palavra que ele disse os muidos que andavam nos escuteiros no mesmo grupo a ir a missa posso-lhe dizer que poucos dias depois e após uma seria reflexão era ateu

    Em resposta ao seu comentário

    “Ao contrário do Nelson, eu vejo centenas de crianças normais, que se sentem extremamente felizes com a honra de serem católicas, e elas próprias fazem os convites para que os amigos assistam aos momentos marcantes da sua vida que se ligam à Igreja (Primeira Comunhão, Profissão de Fé, etc.) “

    Pessoalmente revejo-me nesse seu comentário porque ate aos 21/22 anos estive envolvido profundamente num ambiente (igreja católica) onde nunca tive hipótese de ter outra visão senão a única e verdadeira que é a sua pelo menos pelo que da para ver pelos seus comentários

    Todos os que não tem a mesma opinião que vosses são um monte de merda, uns rebeldes , ervas daninhas, bestas, aberrações, meios homens, dementes … hum mas esperem ai …. Não são os senhores que criticam os regimes comunistas por ter a mesma a mesma opinião dos senhores

    Conclusão tudo o que é regimes repressivos e com culto a uma personalidade/ideia ou mentalidade única totalitária e que “pregam” a verdade absoluta e única apenas trazem mãos resultados para a humanidade sejam de esquerda de direita ou de centro

    Se não houver discussão não há evolução

    Sinceramente eu gostava de ver se nos ateus fossemos fará os fórum e paginas da igreja católica insultar-vos da maneira que vossa excelências nos vem aqui fazer … ui estava bonita estava era logo um escândalo que a içar fazia nos meios de comunicação social

  • Baal

    Nelson,

    Gostei da tua resposta. Mas obviamente é um engano o estar dirigida a mim, está dirigida a um dos católicos certo ?

  • Baal

    “A Inquisição não pertencia à Igreja. Foi da responsabilidade e foi explorada por alguns que eram tão católicos que vossemecê.”

    Está tudo dito. Além de um palhaço de merda és um mentiroso de primeira. É impossível que não saibas que a inquisição é uma instituição da igreja e que inquisição e santo ofício é a mesma coisa. Até um ignorante sabe isto.

    Agora dizes que os papas e bispos que a criaram, que os monges dominicanos e franciscanos que a dirigiram eram todos ateus.

    Podes dizer o que quiseres, com essas bacoradas fazes bem a figura da MERDA que és.

    Simplesmente um monte de merda como tu vem para aqui provocar as pessoas.

    Ouviram pessoal ?

    A INQUISIÇÃO FOI UMA CRIAÇÃO DOS ATEUS !!!!!!!!!!!!!!

    Estes tipos são capazes de tudo.

    Michael, meu amiguinho cego, surdo e mudo perante estas patifarias mas sempre tão atento quando eu perturbo o ANIMAL do teu amigalhaço… NÃO TENS NADA A DIZER ?=

  • pedro

    -|-
    M Michael

    Se defendes uma ideia deverias agir em favor da mesma, algo que creio que não seja o caso, logo não acho que acredites naquilo que tu proprio dizes defender …

  • pedro

    e … back off

  • Baal

    Pedro

    Tens o condão das respostas que ninguém entende. Já nem vou tentar perceber.

    Mas uma coisa percebi. Quando o animal de merda do teu amiguinho católico insulta as pessoas, finges que não vês. Quando alguém o trata da mesma maneira arrepias-te todo.

    Estás apresentado. Vocês são todos iguais.

    Quanto aos back offs, és tu que estás num blogue de ateus pelo que serias tu que estarias a mais, não achas ?

  • Baal

    Entretanto amiguinho Pedro, entre as muitas coisas que fiquei sem perceber na tua resposta (tudo) conta-se a minha dúvida se subscreves a ultima animalidade do asno do teu amiguinho zeca bostinhas, acerca de a igreja nunca ter tido nada a ver com a inquisição e que esta terã sido formada por ateus.

    Só para saber. Se conseguires uma resposta sem ser back off, back off, que isso é simplesmente fugir às questões.

  • Baal

    Pedro

    Tens o condão das respostas que ninguém entende. Já nem vou tentar perceber.

    Mas uma coisa percebi. Quando o animal de merda do teu amiguinho católico insulta as pessoas, finges que não vês. Quando alguém o trata da mesma maneira arrepias-te todo.

    Estás apresentado. Vocês são todos iguais.

    Quanto aos back offs, és tu que estás num blogue de ateus pelo que serias tu que estarias a mais, não achas ?

  • Baal

    Entretanto amiguinho Pedro, entre as muitas coisas que fiquei sem perceber na tua resposta (tudo) conta-se a minha dúvida se subscreves a ultima animalidade do asno do teu amiguinho zeca bostinhas, acerca de a igreja nunca ter tido nada a ver com a inquisição e que esta terã sido formada por ateus.

    Só para saber. Se conseguires uma resposta sem ser back off, back off, que isso é simplesmente fugir às questões.

You must be logged in to post a comment.