Loading

Tomás da Fonseca

na_cova_dos_leoes-185x300

Ontem, dia 14 de Novembro de 2009, na FNAC, em Lisboa, foram lançados dois livros de Tomás da Fonseca, com a chancela da Editora Antígona:

– Na Cova dos Leões

– O Santo Condestável

A mesa, constituída pelo Editor Luís Oliveira, por João Macdonald e pelo presidente da Associação Ateísta Portuguesa (AAP)  procedeu à apresentação de dois relevantes livros de Tomás da Fonseca, à apreciação da grande figura histórica e anticlerical e à luta do escritor pela liberdade, durante a ditadura que quis transformar os portugueses num bando de beatos, tímidos e idiotas.

Tomás da Fonseca não foi apenas o algoz que ridicularizou os milagres e denunciou os negócios pios, foi um amante da liberdade, republicano impoluto e corajoso defensor da democracia. Foi impoluto na gramática e na ética na vasta obra literária que nos legou.

Luís Oliveira, ao editar-lhe os livros referidos, ganhou o reconhecimento dos que amam a liberdade e defendem o património histórico da luta contra o clericalismo.

Na assistência bisnetos e trinetos não escondiam a alegria pela exaltação do antepassado e a vaidade por verem reconhecido o exemplo cívico do ilustre republicano que honrou a República, a literatura e o livre-pensamento.

Ler Tomás da Fonseca é tomar a vacina contra a gripe do clericalismo que ameaça, de novo, tornar-se uma pandemia.

10 thoughts on “Tomás da Fonseca”
  • pedro

    Lutar con o clerismo isso já parece alguma fobia ateista …

  • pedro

    Se vos dedicasseis mas é a lutar contra outras coisas é que provavelmente faziam algo melhor

  • António Parente

    Estive ontem na FNAC, caro Carlos Esperança. Ia tomar um café e comprar um livro mas a sessão de apresentação em que participou impediu-me de tomar o café dado que o bar da FNAC estava encerrado. Estive por alguns instantes a escutá-lo, ainda voltei na altura em que se falava de D. Nuno Álvares Pereira mas foi-me impossível ficar dado que as crianças que me acompanhavam não concordaram que assistir à conferência era uma boa maneira de passar a tarde de Sábado. Não o cumprimentei mas ficará para a próxima. Julgo que o ateísmo português não descurará a produção literária.

  • Carlos Esperança

    Tenho pena de o não ter conhecido pessoalmente. Sabe que é verdade. Digo isto porque alguns leitores podem pensar que é ironia.

    Abraço.

  • pedro

    Liberdade não significa libertinagem mas respeito pelos outros também 🙂
    Uma coisa é ser dizer-se que é ateu outra coisa é ser anti clericalismo …

  • Carlos Esperança

    Pedro:

    Ambas são legítimas. Também tem direito a não respeitar os ateus e a censurá-los.

    Não tem direito a impedir a liberdade de expressão tão do agrado das religiões.

  • pedro

    carlos esperança

    Se assim o fosse acabariamos com o respeito da liberdade e passariamos a uma sociedade de caos e violencia.
    Isso somente demostra atitudes arruaceiras geralmente criadas por algo delinquente.
    Uma coisa é não acreditar outra coisa é não agradar …
    Ninguem obriga ninguem a ir a Igreija que eu saiba … nem nos paises mulçumanos … ninguem obriga ninguem a ser religioso … algo que não acontece com ateistas fundamentalistas talvez porque se considerarem mais espertos, intelectuais, racionais, etc, etc, etc … pensando que somente existe algo e que não poderá apenas ser uma parcela da existencialidade o aparentemente palpavel, o que muitos chamam de ciencia … criando uma xenofobia para a religião somente porque eles são crentes … ora a xenofobia é o que a sociedade tem lutado até mesmo contra a homosexualidade, raças diferentes, etc, etc, etc …
    Dai essa sua afirmação ser uma autentica xenofobia …

  • jorge_miguel

    Ai meus amigos, depois de ler mais um pouco de “vómito ateísta”, vocês que se dizem defensores da liberdade e da igualdade, estão a ser incoerêntes.
    Ser-se anti-cleriacal, perseguir o clero, isso diz-vos alguma coisa. Se fosse a vocês preocupava-me não com a Igreja Católica, grande instituição, mas em ser coerente, por que isso é descredibilizador.

  • jorge_miguel

    Ai meus amigos, depois de ler mais um pouco de “vómito ateísta”, vocês que se dizem defensores da liberdade e da igualdade, estão a ser incoerêntes.
    Ser-se anti-cleriacal, perseguir o clero, isso diz-vos alguma coisa. Se fosse a vocês preocupava-me não com a Igreja Católica, grande instituição, mas em ser coerente, por que isso é descredibilizador.

  • Tvla

    Ao longo da História Universal da sociedade humana, nunca encontrei nenhuma organização que tivesse cometido tantos crimes como a igreja católica…

You must be logged in to post a comment.