Loading

Opus Dei – Colégios confessionais e intolerância

Esta notícia é um anúncio de publicidade escondida com o rabo da intolerância de fora. A propaganda dos êxitos escolares de um colégio do Opus Dei esconde a intolerância e a discriminação.

Os membros do Opus Dei, aquela instituição extremista da Igreja católica, fundada por um admirador de Hitler e incondicional de Franco, provavelmente santo em troca das contrapartidas ao apoio financeiro ao Vaticano, na sequência da falência fraudulenta do Banco Ambrosiano, não brincam em serviço.

Os alunos são escolhidos para os seus colégios, apesar da alegada tolerância para com as convicções religiosas dos pais, depois do escrutínio da vida familiar e religiosa dos progenitores.

Para o colégio feminino só contratam professoras. Claro que há algum padre para a direcção espiritual, pois as mulheres, mesmo as do Opus Dei, não estão isentas do pecado original e, por isso, estão impedidas de ser membros do clero e de ministrar os sacramentos, salvo o baptismo in articulo mortis, mas a notícia referida é omissa.

O proselitismo subentende-se na propaganda da instituição escolar o que não admira em quem está convencida de que o céu se ganha com a promoção do único deus verdadeiro. É nesta posição que eu estou de acordo com cada uma das religiões: são falsos todos os deuses das outras religiões. Só incluo mais um.

O que entendem por moral estas santas mulheres dedicadas á oração, às flagelações e ao ensino para encherem os cofres e o poder da Obra, não é difícil de adivinhar. Basta esta frase para se perceber a intolerância que as habita:

«Por exemplo, se uma professora é recasada, dificilmente conseguirá passar a mensagem de que o casamento é indissolúvel».

3 thoughts on “Opus Dei – Colégios confessionais e intolerância”
  • Pedro

    M Michael

    Mas sim não deixa de ser curioso … e até parece ser um facto … e lá por a opus dei ser uma instituição da Santa Igreija Católica não quer dizer que não tenha feito e faça um bom trabalho.

  • Pedro

    M Michael

    Mas sim não deixa de ser curioso … e até parece ser um facto … e lá por a opus dei ser uma instituição da Santa Igreija Católica não quer dizer que não tenha feito e faça um bom trabalho.

  • JMCerdeira

    Sou aluno de um dos colégios. Os meus pais (os dois) sempre foram e continuam a ser contra muitas das coisas no Opus Dei e contra o próprio Opus Dei. Nunca isso foi escrutinado, nem coisa que o valha. Não há esse escrutínio. No meu colégio há hindus filhos de hindus, ateus filhos de ateus, filhos de pais divorciados… etc. ( e o etc. não quer dizer que não me lembro de mais exemplos que contrariem o que disse).

    Quanto ao que disse sobre o fundador do Opus Dei… Leia um bocadinho.

    O facto de só contratarem senhoras no colégio para raparigas. Se se acredita pelo princípio de educação diferenciada que estes colégios seguem que rapazes e raparigas aprendem de maneira diferente, também se acredita que senhoras ensinam melhor raparigas e senhores ensinam melhor rapazes.

    E realmente, como alguém que é, sei lá, sportinguista dificilmente passará a ideia de que o “ser do Sporting” é errado, realmente, alguém que casou novamente passará a mensagem que o casamento é indissolúvel. Mas ainda assim, no meu colégio, há professores que não são católicos, professores divorciados, e outros que são católicos, e alguns que são do Opus Dei.

    Pode criticar… mas informe-se.

You must be logged in to post a comment.