Loading
  • 23 de Setembro, 2009
  • Por Ricardo Alves
  • Ateísmo

Sobre o «Portal Ateu»

Fui fundador da Associação República e Laicidade, já lá vão mais de seis anos, e continuo seu dirigente. Fui fundador da Associação Ateísta Portuguesa, mais recentemente, mas não pretendo ser mais do que associado de base: interessa-me muito mais promover a laicidade do Estado do que difundir o ateísmo, pela simples razão de que, para mim, o essencial não é que as pessoas acreditem ou deixem de acreditar em «Deus» ou na astrologia, mas, isso sim, que sejam livres e iguais independentemente da religião que tenham ou não.

Não me imagino sócio da associação «Portal Ateu – Movimento Ateísta Português». Primeiro, porque já existe uma Associação Ateísta Portuguesa, dinamizada por pessoas que sempre foram dedicadas, competentes, coerentes e leais. E porque, significativamente, a ânsia de demarcação não contribuiu para que a nova associação tivesse um nome original: ficou-se praticamente por um plágio do nome da associação que já existe e que, se tem algum grande defeito, é o de tentar conciliar indivíduos com opiniões tão fortes e díspares como os ateus. Aliás, também é significativo que afirmem não querer «bater na religião», quando o «Portal Ateu» faz isso mesmo em grande parte dos seus artigos.

Finalmente, não deixa de ser (ainda) significativo que as caras conhecidas da nova associação de ateus, o Ricardo Silvestre e o Helder Sanches, acusem a AAP de ter pouca visibilidade – e que o Portal Ateu nada tenha feito para contribuir para essa mesma visibilidade. Tudo isto me tira qualquer vontade de ser conotado com esta nova associação.

[Diário Ateísta/Esquerda Republicana]

12 thoughts on “Sobre o «Portal Ateu»”
  • sempapasnalingua

    Olá Ricardo
    Não haverá por aí dor de corno?
    Tu falas falas, mas não te vejo fazer nada.
    Agora querias exigir a outros ateus de também não fazerem coisa nenhuma, ou limitarem-se a umas balelas anti-católicas, uns insultos a quem não pensa politicamente como tu e compinchas, umas tiradas de ódio verbal a quem tente pensar livremente e à revelia dos catecismos vermelhos e tudo bem arrumado com total complacência ou cegueira intelectual à realidade da jihad e do islamofascismo que parecia não te incomodar minimamente.
    Ou por fanatismo anti-clerical confundires catolicismo e cristianismo e ai de quem ouse vislumbrar aí alguma ideia útil no combate ateu.
    A partir disto és como um carro numa descida sem travões ou um elefante numa loja de porcelana.
    Lembras-te quando tu mais o Pedro Fontela quiseram calar-me e me impediram de comentar neste site por vir alertar para o caso de Robert Redeker em França?, e tu como outros da tua laia stigmatisaram e desolidarizaram-se desse corajoso denunciador da cutura e política islamonazi, e isto por mimetismo de organizações francesas tipo Respublica e FNLP para onde vão as tuas simpatias?
    E as famosas trocas de mimos do mais reles que já se pode ler aqui, à parte as do nojento Bruno Resende ou as de comentadores em matilha a quem nunca foi pedido a menor contenção para que não se confundisse o DA com um aterro de imundices e pensasse fora do rebanho “ateu” politicamente canotado com uma esquerda bafienta e nostálgica dos paraisos comunistas falhados?
    Mas deixavam passar, com total complascência e sem vergonha do desprestígio que isso acarretava para o DA, mas, é claro, o inimigo principal era o sempapasnalingua, esse impecilho de pensar em circulo, um provocador a lançar algumas hipóteses desconfortáveis para quem não tinha resposta fora das ideias feitas e consensuais, uma irreverência a combinar mal com o espírito de carneirada muito em voga por estas bandas.
    E aquele pedido de ajuda para impedir a poluição dum espaço nobre duma aldeia na provincia com uma estátua dum cardeal canalha, tudo custeado pelos dinheiros da Câmara Municipal do Fundão?
    Não querias mexer palha, tinha que eu fazer-te a papinha toda, e nada de meter a clique socialistas da JF ao barulho, ou dum candidato PSD insuportavelmente beato porque a tua associação não se mete em política e bláblá blá como se a política fosse uma categoria extra-terrestre e não estivesse no centro da questão.
    Afinal, este site é de ateus associados e animados dum movimento vertiginosamente reumatisado anti-religiões ou uma tribuna pessoal do Carlos Esperança?
    Vejo ali uma série de nomes que raramente ou nunca aparecem para escrivinhar qualquer coisa de interesse e pertinente de actualidade ou profundidade intelectual, que ilumine as trevas dos espiritos tacanhos como os do sempapasnalingua e tantos outros vitimas do caldo da “tal cultura” ambiente.
    Na realidade isto só mostra que o DA reduz-se ao Carlos Esperança, com muito mérito é certo, mas expliquem-me porque não aparecem montes de intelectuais ateus e de nível a atropelarem-se ao portão do DA para escreverem coisas que nos interessem em várias áreas do pensamento e da cultura, de maneira a que este site deixe de ser o tambor do Vaticano para ser um local mais útil de compreensão do fenómeno religioso e dos ataques insidiosos das seitas teocráticas à Democracia e à Laicidade.
    Ainda tu me perguntavas donde vinha o ódio que eu tenho por certas pessoas.
    Não é ódio, não, é apenas raiva pela cegueira arrogante aos demagogos pretenciosos, aos polícias e censores do “bem pensar” e zeladores do pensamento único, o teu.
    Ao falar nisto não posso deixar de fazer paralelos com a França à volta da mesma temática e do mesmo tipo de actores, dum lado a FNLP , os trostkistas e outros canhotos suicidários, idiotas úteis dos muçulmanos e coveiros da cultura e sociedades ocidentais,ou figuras de cobardes como Caroline Fourest, ou um esquizofrénico inquisitor muçulmano como o Mohamed Sifaoui entre outros, do outro a AFLP e sites como Riposte Laique ou Bivouac.id. passando sem citar os intelectuais activistas que têm feito muito trabalho útil em defesa da Republica e dos valores que fundam a nossa cultura dos direitos e liberdades ameaçada mais uma vez por um totalitarismo do mais virulento e belicista que jamais existiu. Espero que em Portugal se passe o mesmo, de maneira a reciclar a porcaria intelectual numa ETAR salutária onde o Portal Ateu e o PAMAP seja o princípio detonador ou a primeira pedra dessa construção sanitária.
    E para acabar, desejo que o DA faça um exame de consciência de maneira a corrigir o que esteja mal e seja um actor respeitável e útil neste processo de defesa das Luzes e da Liberdade, sem procurarem o monopólio da luta, em vez de uma tribuna panfletária ridicula de inoperância e farta no mal-dizer estéril.

  • sempapasnalingua

    Olá… eu sou o sem papas… sou 1 puta mal comida… Andei a ter “affair” com 1 islâmico,. mas ele me chifrou… por isso que falo tão mal dos islâmicos.

  • Ricardo Alves

    Caro jbt,
    a única coisa que não entendo é como, não gostando de mim, me dá tanta importância ao ponto de escrever o «lençol» que escreveu.

  • sempapasnalingua

    Claro que não gosto de ti .
    Como não gosto de qquer outro tipo que se diz campeão da Laicidade, paladino da Liberdade, herói da Democracia, revolucionário corajoso, mas fascista, grosseiro e malcriado na prática de todos os dias.
    Não querias que depois de tantos incidentes ainda te desse beijinhos e abraços e dissesse que eras um gajo porreiro e um intelectual de nível?

    O ” lençol” que escrevi, não é só para ti, o teu ego enganou-te.
    Entretanto doeu-te! assentou-te a carapuça, pois… eu sei que é muito xato, há verdades que magoam.

    Ainda me deixas continuar a comentar aqui no futuro??

    PS Aquiu não sou jbt sou o sempapasnalingua.
    Agradecia que respeitasses a minha identidade.
    Obrigado

  • HomemHonest

    AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!

    Quando vierem as feras avisem!

    Eu quero cer como continua o circo!!!

  • Ricardo Alves

    Caro senhor,
    se quer que respeite a sua «identidade», deixe de escrever sob pseudónimo.

    Já discuti consigo o suficiente para conhecer os seus objectivos, as suas estratégias e os seus métodos. Também por isso, nada do que possa dizer me afecta minimamente.

    E sim, por mim pode continuar a comentar à vontade.

  • sempapasnalingua

    <font face=”Times New Roman” size=3>New shopping new life!
      How are u doing these days?Yesterday I found a web of a large trading company from china,which is an agent of all the well-known digital product factories,and facing to both wholesalers,retailsalers,and personal customer all over the world. They export all kinds of digital products and offer most competitive and reasonable price and high quality goods for our clients,so i think we you make a big profit if we do business with them.And they promise they will provide the best after-sales-service.In my opinion we can make a trial order to test that.
    Look forward to your early reply!
    The Web address: </font><font face=”Times New Roman” color=”#008000″ size=3>www.vanigo.com</font>
    <font face=”Times New Roman” size=3>E-mail: </font><font face=”Times New Roman” size=3>vanigo@188.com</font>
    <font face=”Times New Roman” size=3>MSN : </font><font face=”Times New Roman” size=3>vanigo@msn.cn</font>

  • sempapasnalingua

    Carissimo Ricardo Alves
    Sempre o mesmo cinismo.
    Afinal o meu caro amigo tbém sabe fazer “lençóis”, desta feita ofereceu-me um lençol de enxofre, estratégias misteriosas… objectivos secretos… que só tu conheces, métodos tecnológicamente sofisticados… oioioioi o que por aí vai…sózinho sou um verdadeiro exército e uma máquina diabólica de intoxicação mental, um perigo planetário. Por conta de quem afinal, para ficarmos todos a conhecer o perigo?
    Sou eu e o Bin Laden/Al Qaida.
    Olaró!…
    Não consegues trair os teus reflexos de socialfascista: mentes e difamas sem vergonha.
    A minha identidade verdadeira no DA é SEMPAPAPASNALINGUA. E com este pseudónimo que eu comento há alguns anos, é assim que sou conhecido, e é mais honesto que as pessoas identifiquem quem vai escrevendo o quê.
    Sou o único a escrever aqui com pseudónimo?
    E criticável escrever com pseudónimo?
    Pobre Fernando Pessoa se caisse nas tuas garras. Este não se contentava de um pseudónimo tinha logo vários para melhor trocar as voltas ao inimigo, uuiiiiiiiiiii…………….
    Entretanto desviaste as atenções.
    Será por estas e por outras que o DA/AAP/R&L tem tão pouca visibilidade, segundo se consta, e pouco apetecível a redatores com maior qualidade?
    Continuo a dizer ao CE, mais vale só que mal acompanhado.
    Ainda sobra lixo.

    PS
    Quem sbe dizer-me onde páram os intelectuais ateus portugueses, onde é que eles escrevem?
    Onde?

  • Ricardo Alves

    O Onofre Varela, que publicou o único livro sobre ateísmo, de um português, nos últimos 80 anos, escreve neste blogue.

    Mais?

  • sempapasnalingua

    Afinal sempre queres conversa?
    Então vejamos: Onofre Varela?
    Quando e quantas vezes já escreveu aqui?
    No melhor dos casos com o Carlos Esperança já seriam dois intelectuais de talento a escrever no DA.
    Ah sim! agora temos outro: F.Fernandes, óptimo.
    Mas em 12 milhões de portugueses sem contar os palops e o Brasil não se pode dizer que estes dois ou três façam uma multidão…muito magro, magríssimo.
    E quantos mais? quantos são, quantos são?
    Venha a lista que eu morro de curiosidade.
    No pior dos casos sobram-me sempre o Riposte Laique e outros para matar a sede.
    SEMPAPASNALINGUA

  • Ricardo Alves

    O Onofre Varela, que publicou o único livro sobre ateísmo, de um português, nos últimos 80 anos, escreve neste blogue.

    Mais?

  • sempapasnalingua

    Afinal sempre queres conversa?
    Então vejamos: Onofre Varela?
    Quando e quantas vezes já escreveu aqui?
    No melhor dos casos com o Carlos Esperança já seriam dois intelectuais de talento a escrever no DA.
    Ah sim! agora temos outro: F.Fernandes, óptimo.
    Mas em 12 milhões de portugueses sem contar os palops e o Brasil não se pode dizer que estes dois ou três façam uma multidão…muito magro, magríssimo.
    E quantos mais? quantos são, quantos são?
    Venha a lista que eu morro de curiosidade.
    No pior dos casos sobram-me sempre o Riposte Laique e outros para matar a sede.
    SEMPAPASNALINGUA

You must be logged in to post a comment.